Verdades e Mentiras se Encontram um Dia
Segundo uma lenda do século XIX, a Verdade e a Mentira se encontram um dia, então a mentirinha fala para a verdade:
“Hoje é um dia maravilhoso!”
Então, a Verdade olha para os céus e suspira, pois o dia era realmente lindo. Eles Passaram muito tempo juntos, chegando, finalmente, ao lado de um poço e então a mentira a verdade:
“A água esta muito boa, vamos tomar um banho juntos!”
A verdade, mais uma vez desconfiado, testa a água e descobre que é realmente está muito gostosa. Eles se despiram e começaram a tomar banho.
De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge. A Verdade, furiosa, sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.
Leia também
Frases de Falsidade: O Sutil Jogo de Palavras. 50 Citações
O mundo, vendo a verdade nua, desvia o olhar, com desprezo e raiva.
Então, a pobre Verdade volta ao poço e desaparece para sempre, escondendo-se nela a sua vergonha.
Desde então, a mentira viaja ao redor do mundo, vestida como verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.
Fonte: A mundialmente famosa pintura “A Verdade saindo do poço” Jean-Léon Gérôme, 1896.
Verdades e Mentiras: Por onde Você Caminha?
A busca pela verdade além de ser uma necessidade inerente ao espírito humano, como ensinou Aristóteles, é a porta de entrada para o conhecimento de qualquer espécie.
Já a mentira, para funcionar precisa ser grande e repetida à exaustão.
Sendo repetida várias vezes se instala na personalidade da pessoa e então passa a fazer sentido, permitindo desta forma uma série de outras mentirinhas, mas que servirão de base para outras ainda maiores.
Então, pense: Você caminha pela verdade ou pela mentira
O que você precisa entender é que a busca pela verdade passa pela eliminação constante e eterna das mentiras que assimilamos durante toda nossa vida, seja do exterior, seja da nossa própria imaginação.
Perseguir a compreensão da realidade que se esconde por trás de uma rede de mentiras é fundamental para descobrir aonde você está contaminado.
E esta contaminação começa a ir embora quando você começa a acordar da hipnose.
Mas ao sair da hipnose entra na descrença dos mais ignorantes, o mais ferrenho dos problemas de quem tenta “acordar” os seus entes queridos é a ridicularização.
Mesmo diante de pessoas de estreita confiança, muitos tendem a evitar o desconforto do desconhecido e preferem permanecer na mentira.
Todo aquele que buscar a verdade deve estar ciente de que esta reação será a mais frequente.
Também é bom saber que todos que decidem seguir por este caminho enfrentam o isolamento e inúmeras tentativas de ridicularização natural.
Enfim, quanto maior for a ignorância do interlocutor, mais bizarra lhe parecerão as explicações de quem estudou o assunto.
Portanto, uma sugestão: Dedique-se a estudar e divulgar para os mais próximos, os que sabem que você não tem nenhum interesse além de informá-los.
Autor desconhecido
Leia também:
O Sol e o Vento Discutiam Qual Era o Mais Forte