Neste texto trago as 100 frases narcisistas mais ditas por eles em cima das suas vítimas. Veja se você você se identifica e boa leitura.
Quero ressaltar que a Associação Americana de Psiquiatria classifica o narcisismo como um transtorno de personalidade, em seu Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).
O narcisismo é um conceito na teoria psicanalítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro sobre o narcisismo.
Aliás, Freud acreditava que o narcisismo existe quando a libido estava direcionada para si próprio.
O transtorno de personalidade narcisista é um transtorno que se manifesta por ter um estado de espírito grandioso, ou seja, é uma perturbação da personalidade caracterizada por um investimento exagerado na própria imagem.
Como os Narcisistas te Manipulam?
As pessoas que têm transtorno de personalidade de narcisista são manipuladoras e assim fazem os outros se curvarem à sua vontade.
Inclusive fazem muito gaslighting, espécie de fofoca. É uma característica e um comportamento que eles aprendem quando são muito jovens.
Pode parecer divertido no início de um relacionamento ser colocado em um pedestal. No entanto, mais tarde, quando as manipulações começam, pode ser cansativo.
Limites são cruzados, sentimentos são feridos e relacionamentos muitas vezes não duram.
O narcisista te manipula, também, se mostrando uma pessoa bondosa e amigável, mas suga a energia da sua vítima.
Usam uma espécie de manipulação mental sutil para destruir e desvalorizar a vítima.
Logo após, eles fazem o tratamento de silêncio e ainda leva a vítima a se sentir culpada, com medo de abandono ou término da relação.
Leia também
Como o Narcisista se Comporta?
Os narcisistas podem ser identificados pela ausência das melhores qualidades humanas como ternura, compaixão e solidariedade.
Não sentem a tragédia de um mundo ameaçado por um holocausto nuclear, nem o drama de uma vida consumida tentando provar seu valor a um mundo indiferente.
Praticamente, o narciso ele coloca o desejo de sucesso acima da necessidade de amar e ser amado.
Como disse Theodore I. Rubin, psicanalista e escritor: “O narcisista torna-se o seu próprio mundo e acredita que todo o mundo é ele”.
Já Otto Kernberg, outro ilustre psicanalista, diz que os narcisistas apresentam várias combinações de ambição intensa, fantasias de grandeza, sentimentos de inferioridade e excessiva dependência da admiração e aprovação externa.
Além de incerteza crônica e a insatisfação consigo mesmos, a manipulação e a desumanidade conscientes ou inconscientes em relação aos outros.