Estudo mostra ligação entre saúde mental e física
Pacientes psiquiátricos quase duas vezes mais propensos a ter múltiplas doenças físicas.
(Data: 9 de novembro de 2023)
- Fonte: Universidade Anglia Ruskin
-
Um novo estudo publicado no BMJ Mental Health descobriu que indivíduos com doenças mentais graves têm quase duas vezes mais probabilidade de relatar multimorbidade física.
(Enfatizando a importância crítica de abordar a interseção entre saúde mental e física.)
A pesquisa, liderada pela Anglia Ruskin University (ARU) em colaboração com o Centro de Pesquisa Biomédica da Universidade de Cambridge, envolveu uma extensa análise de 19 estudos diferentes.
Abrangendo dados de 194.123 pacientes psiquiátricos em todo o mundo em comparação com 7.660.590. indivíduos em grupos de controle.
Saúde Mental
Multimorbidade ocorre quando uma pessoa é afetada por qualquer combinação de doença crônica com pelo menos uma outra condição de saúde física.
E os pesquisadores descobriram que os pacientes psiquiátricos tinham 1,84 vezes mais probabilidade de relatar multimorbidade do que o grupo de controle.
O estudo descobriu que pessoas com problemas graves de saúde mental, também, relatam condições físicas.
Incluindo doenças metabólicas, hipertensão, epilepsia, doenças respiratórias, vasculares, renais e gastrointestinais, bem como cancro.
Em 2019, quase 1 milhão de pessoas viviam com perturbações mentais, tornando-as uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
De acordo com a Mind, uma em cada quatro pessoas terá algum tipo de problema de saúde mental a cada ano na Inglaterra.
Pesquisas descobriram que uma grande parte de indivíduos que necessitam de serviços de saúde mental não têm acesso a cuidados eficazes, acessíveis e de qualidade, especialmente, em países de baixo rendimento.
Saúde Física
Por exemplo, 71% dos indivíduos com psicose em todo o mundo não recebem os serviços de saúde mental necessários, com uma grande disparidade entre países de rendimento elevado e países de baixo rendimento.
O autor principal Lee Smith, professor de saúde pública na Anglia Ruskin University (ARU), disse:
"A saúde mental sustenta nossas habilidades individuais e coletivas para tomar decisões, construir relacionamentos e moldar o mundo em que vivemos"
Que indivíduos com doenças mentais graves correm um risco, significativamente, maior de sofrer multimorbidade física.
Essa relação complexa entre doença mental grave e multimorbidade física tem implicações de longo alcance.
Incluindo diminuição da adesão ao tratamento, aumento do risco de falha do tratamento, aumento dos custos do tratamento, recaída da doença, piora do prognóstico e redução da expectativa de vida.
Leia também
O que é ter saúde mental, sintomas de cansaço e dicas
Casais Podem Compartilhar Pressão Alta Diz Estudo Científico
Saúde Mental
“O mau manejo clínico das comorbidades físicas em pessoas com transtornos mentais agrava o problema, levando a um aumento da carga sobre os indivíduos, suas comunidades e sistemas de saúde.
Uma abordagem holística é, urgentemente, necessária para melhorar os resultados físicos, mentais e sociais de indivíduos que lidam com doenças mentais graves e multimorbidade física.
O estudo completo e de acesso aberto pode ser lido aqui
https://mentalhealth.bmj.com/content/26/1/e300870