A Bela Adormecida é um clássico conto de fadas cuja personagem principal é uma princesa que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira por um dedo picado pelo fuso de uma roca.
(Por vezes descrita como uma bruxa ou como uma fada maligna).
Para cair num sono profundo até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro. É um dos contos mais famosos da humanidade.
Mas…o que significa esta história? O que está por trás deste simbolismo? Vamos a explicação:
O Rei e a Rainha esperavam ter um filho até que um dia geraram uma bela princesa.
Logo após, o rei chama umas 7 fadinhas para dar um “dom” para a princesa, pois, cada fadinha tinha um talento, só que tem uma bruxa que aparece na história e para se vingar dá o seu dom para a princesa que era:
O Dom do Sono
Ou seja: O desejo de experiências do mundo material faz ela adormecer. Mas uma pequena observação: Será que as pessoas materialistas não são no fundo a Bela adormecida?
De fato ela cai no sono e vive cem anos adormecida junto com todo o palácio, assim fecha-se uma floresta densa e então esta alma fica fechada pelo mundo material.
Isso não se parece com mundo que vivemos hoje?
O Surgimento do Príncipe
Até que se passa um tempo, surge um príncipe intuindo que no meio daquela floresta deveria haver algo a ser descoberto.
E levado pelo seu espírito de aventura vai…Vencendo…vencendo…vencendo…todos os obstáculos, cumprindo ociclo de cem anos, encontra a sua princesa, vence a bruxa e consegue entrar em harmonia.
Mas quem é o príncipe? O que ele representa? O príncipe é o espírito da Bela Adormecida.
Ou seja: Nossa essência espiritual é que fica nos caçando e não o contrário, pois, no fundo nós tentamos nos esconder dela o máximo possível.
A nossa essência o tempo todo fica tentando nos mandar mensagens buscando ver se consegue nos acordar.
Infelizmente, no dia a dia nós temos um sono mais pesado do que a da Bela Adormecida, pois, constantemente, este “príncipe” que temos dentro de nós está tentando nos despertar.
Bom…aí os dois se casam e tem dois belos filhos, o primeiro se chama Aurora, já o segundo se chama Sol.
Enfim, os dois representam a luz e iluminação associada a sabedoria, então, o que isto quer dizer?
Que quando a alma humana desperta e se une a tua essência espiritual, deu a luz, no caso representado pela aurora e sol.
Moral da história:
A sociedade se parece com a Bela Adormecida ou Príncipe? Estamos buscando a nossa essência representado pelo príncipe ou vivemos dormindo e até “casados” com o Dom da Bruxa?
Pense.
(Prof Lucia Helena Galvão)
Quem é o Autor da história A Bela Adormecida?
O autor de “A Bela Adormecida” é Charles Perrault.
Charles Perrault foi um escritor francês do século XVII, conhecido por ser um dos primeiros autores a popularizar contos de fadas clássicos, como “Cinderela”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Bela Adormecida” e “João e Maria”.
Perrault nasceu em 1628, em Paris, e foi um membro da Academia Francesa. Além de sua contribuição para a literatura infantil, ele também escreveu poesia e textos teóricos sobre literatura. Perrault faleceu em 1703.
Qual é o Nome das 3 Fadas da Bela Adormecida?
As três fadas da Bela Adormecida são:
- Flora (ou Fauna)
- Fauna (ou Primavera)
- Primavera (ou Azul)
Por quanto tempo Dormiu a Bela Adormecida?
Na história original dos Irmãos Grimm, a Bela Adormecida dormiu por 100 anos até ser despertada pelo beijo do príncipe. No entanto, em outras versões e adaptações da história, o tempo em que ela dorme pode variar.