AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Codependência Emocional: Você é um Narcisista Invertido

Codependência Emocional: Você é um Narcisista Invertido




Em 1997 eu escrevi um monte de artigos sugerindo que codepentente e o narcisismo são os lados opostos da mesma moeda.

Em ambos os casos se devem a reações de abuso infantil e traumas. Também, são patológicos e ambos envolvem fantasia como mecanismo de defesa.

Eles, concomitamentente, tem uma avaliação bastante realista de si mesmo, todavia, as suas visões, especialmente, de seus parceiros íntimos é muito fantástica.

Já a auto imagem e a autopercepção do narcisista é delirante e grandioso.

Entretanto, ele tem uma visão penetrante dos outros e isto é, assustadoramente, preciso. Inclusive, eu chamo de empatia fria.

Portanto, resumindo, o codependente fantasia sobre os outros e tende a idealizar seu parceiro íntimo e a pessoa com transtorno narcisista fantasia sobre si mesmo.

Pois tende a se idealizar e atribuir a si mesmo características grandiosas e qualidades como onipotência, onisciência, brilhantismo e perfeição.

Codependência Emocional: Você é um Narcisista Invertido
codependência emocional

Codependência se Desvaloriza Muito

A pessoa codependente tende a se desvalorizar por idealizar muito o outro, já o narcisista tende a desvalorizar os outros, pois, idealiza muito a si mesmo.

Como você vê a codependência é uma imagem espelhada do narcisismo. Mas isto levanta algumas questões interessantes:

Perguntaram-me em uma conferência em Londres qual é a diferença entre buscar suprimento narcisista ou esta na busca por validação?

Afinal, o codependente, também, sai por aí buscando algum tipo de alimentação e exatamente é um narcisista.

Pois, eles andam por aí buscando adulação, admiração e afirmação, então, qual é a diferença?

Codependência Emocional é Precisar do Outro pra se Avaliar

A resposta é que a diferença é bem grande, em suma, o codepentente pede a outras pessoas e especialmente ao seu parceiro íntimo para que dê a ela uma avaliação realista de si mesma para ajudá-la a restaurar seu teste de realidade.

O codependente quer que os outros a calibrem que forneça a ela apropriadas dimensões de apreço e valorização.

Ela quer que os narcisos digam a ela, por exemplo, que não é louca e percebe a realidade corretamente ou  que suas ações e reações são um pouco demais.

Então, a pessoa dependente do outro procura nas pessoas para que elas mostrem o caminho para elas.

Meio que desenha a trajetória que ela deveria seguir, enfim, está contando com os outros e com a aceitação deles para chamar e calibrar a realidade de forma mais eficaz.

Então, a validação dela é sobre restaurar o sentido do real e não do fantástico. Enfim, o codependente quer que os outros a ajudem a restaurar seu senso de realidade.




O Narcisista Procura se Alimentar Fora Dele

O narcisista é exatamente o oposto, pois, ele está procurando alimentação de fora, o famoso suprimento narcisista.

Mas não é para restaurar algum tipo de senso de realidade ou se sentir melhor no mundo ou se encaixar no universo.

O narcisista busca alimentação de fora pra se apoiar, melhorar e endossar sua visão fantástica de si mesmo, a grandiosidade e seus delírios.

O narcisista quer que os outros o ajudem a evitar e escapar da ilusão. Querem que o ajudem a construir uma terra da Disney como reino onde ele é o rei, governante, juiz e júri.

Narcisista quer que outros o ajudem a construir uma realidade virtual, como se fosse um universo alternativo no qual ele pode ser tudo o que ele se imagina ser, principalmente, a grandiosidade. Então, esta é a primeira definição importante.

Mas o codependente pode ser narcisista e vice versa? 

Codependência Emocional: Você é um Narcisista Invertido
codependência emocional

Pessoas com Codependência Emocional são Narcisistas Invertidos

Uma minoria de codependentes podem ser narcisistas e são, realmente, narcisos que eu os chamo de narcisistas invertidos.

Estes são narcisos encobertos que não são capazes de obter suprimento narcisista, exceto por meio de outra pessoa.

Este tipo de narcisista não pode obter suprimento narcísico por que eles são introvertidos, evitam holofotes, são esquivos e tem medo da exposição pública, rejeição, são tímidos, frágeis e vulneráveis.

Então, para obterem suprimento eles devem se juntar a alguém que é o oposto, extrovertido é o centro das atenções. Então, se juntam com um narcisista clássico

Aqui nós temos um tipo ou subtipo de narcisista encoberto se juntando com um narcisista clássico ou extrovertido com objetivo de obter suprimento vicário, por procupação.

E ainda assim o narcisista invertido que é um narcisista de fato e também um codependente, é o único subtipo de codependente que, também, é narcisista.

Leia Também

Shakira: Sua música revela que o marido é narciso

Como Lidar com o Medo do Abandono? 5 Dicas Fundamentais

Rejeitado? Os 5 Ambientes que te Desperta o Gatilho da Rejeição

Como Curar a sua Dependência Emocional? 10 Passos

Dependência Afetiva: Quais os Motivos de Ser Dependente?

Codependente tem Simpatia

A esmagadora maioria dos codependentes não são e podem ser narcisistas por que eles possuem simpatia e por causa de outras características eles não podem ser narcisistas.

O oposto não é verdade!

A esmagadora maioria dos narcisistas, realmente, tem traços codependentes, pois, dependem de outras pessoas para regular o seu senso de auto valor, estima, imagem e confiança.

Eles precisam de outras pessoas para se alimentar e sem o ‘alimento’ de outras pessoas o narcisista desmorona como um império, ou seja, ele vira pó.

Então, existe a necessidade deste alimento para, simplesmente, manter o equilibrio precário de sua personalidade que é lembrada e feita por duas etapas:

Existe o dilapidado, o gerado, disfuncional verdadeiro eu, que está no nível de uma criança de quatro a nove anos, congelado, ossificado, no espaço, esquina, chorando, enfim, este é o verdadeiro eu do narcisista.

E há o falso eu, que é o verdaderio eu mas não é. O falso eu é todo poderoso, sabe de tudo, divino, celestial, ele é perfeito e brilhante.

O narcisista tende a se identificar com o falso eu para a exclusão do verdadeiro eu. Ele se torna, gradualmente, ao longo dos anos este falso eu.

Como ele se torna o falso eu vira um viciado em drogas, enfim, desenvolve uma personalidade viciante.

E sua droga de escolha é o suprimento narcisista e sem empurradores por perto que forneçam a ele este suprimento conhecidas como fontes de suprimento narcisista é totalmente disfuncional.

Portanto, os narcisistas precisam do ‘alimento’ de outras pessoas para, meramente, funcionar e se levantar de manhã.

Reagem com severa disforia a ausência ou deficiência de suprimento narcisista, então, eles são dependentes de outros suprimentos e desenvolvem traços codependentes marcados e pronunciados

Não é uma ironia? Os narcisistas, que considera os codependentes como fracos ou seres desprezíveis ou sub humanos são os próprios narcisistas, que são na verdade eles próprios codependentes.

Professor Sam Vaknim




 

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.