Como Ter um Relacionamento duradouro: 5 Fatores
Não faltam gurus por aí dizendo o que devemos fazer. Muitas vezes, encontramos uns conselhos bem ruins, mesmo quando se usa descobertas científicas para justificá-los.
Mas rolam também umas dicas ótimas baseadas puramente em experiências pessoais. E pode valer a pena dar uma olhada nelas.
Estes dias, o escritor Mark Manson se casou e pediu conselhos maritais aos seus milhares de leitores de várias partes do mundo.
O cara escreveu dois best-sellers recentemente e é um ex-dating coach, o que significa que há muita gente acompanhando o seu trabalho e que ele tem algum conhecimento sobre o tema “relacionamentos”.
Mas ele não queria conselhos de qualquer um queria ouvir apenas aquelas pessoas que estivessem casadas há mais de 10 anos e que ainda estivessem felizes nessa relação.
Também valiam os relatos de pessoas que fossem divorciadas, contando o que havia dado errado.
Segundo ele, quase 1.500 pessoas lhe escreveram, muitas delas detalhando sua experiência em várias páginas. Depois de duas semanas lendo e organizando tudo, Mark chegou à conclusão: “Era tudo incrivelmente repetitivo”.
Longe de ser algo ruim, isso lhe mostrou que, aparentemente, existe mesmo uma receita para os relacionamentos serem bem-sucedidos.
A lista toda está em seu site (em inglês), mas trouxemos aqui cinco deles. Depois de ler, que tal contar sua própria experiência? Essas dicas são mesmo válidas? Você tem outras? Comente aí.
Como Ter um Relacionamento Duradouro: Estejam juntos pelos motivos certos
Ficar com uma pessoa porque sua família, sua igreja, seus amigos ou sua própria carência o pressionaram não são motivos certos.
Achar que o relacionamento vai resolver todos os seus problemas ou que irá resolver os problemas do seu parceiro também entra na lista dos motivos errados.
Motivo certo é estar com alguém porque você ama e admira a pessoa e ama estar em sua companhia.
Como ter um relacionamento duradouro: Tenha expectativas realistas no amor
Amor não é aquela coisa que te deixa cego, doido e com uma felicidade absoluta o tempo inteiro. A paixão pode te deixar assim, mas o amor é outra coisa.
Então, se você está sempre esperando aquela pessoa que vai te arrebatar e te deixar em estado de graça para sempre, sinto dizer, mas isso não vai rolar.
A boa notícia é que o amor é um negócio muito melhor que isso. O amor verdadeiro, isto é, o profundo e permanente, que é impermeável aos caprichos emocionais ou à fantasia, é uma escolha.
É um compromisso constante com alguém, independentemente, das circunstâncias presentes. Com uma pessoa que você compreende que não vai fazer você sempre feliz e nem deveria!”, escreve Mark.
Leia também
Casais: Descubra os 5 Sinais de Separação e Como Resolver
Como ter um relacionamento duradouro: Aceitem que vocês dois vão mudar
Se você espera passar o resto da vida junto com alguém é fundamental entender que os dois passarão por muitas mudanças.
Transmutação de emprego, visual, gosto musical, interesses, religião, filosofia de vida e de opinião.
Não só relacionamentos amorosos, mas também amizades podem acabar por causa disso, se os envolvidos não souberem respeitar e acolher essas mudanças.
“Quando você se compromete com alguém, você não sabe com quem realmente está se comprometendo.
Você sabe quem a pessoa é hoje, mas não tem ideia de quem ela vai ser em cinco, dez anos, e assim por diante.
Você tem que estar preparado para o inesperado e se perguntar se admira essa pessoa, independentemente, dos detalhes superficiais (ou não tão superficiais).
Porque eu garanto que quase todos esses detalhes em algum momento vão mudar ou ir embora”, escreveu um leitor.
Como ter um Relacionamento Duradouro: No Amor aprendam a brigar do jeito certo
Casais felizes e casais infelizes brigam. Não dá para compartilhar seu dia a dia com alguém sem nunca ter brigado com essa pessoa. A questão é saber lidar com os conflitos do jeito certo.
Mark explica que, segundo o psicólogo e pesquisador John Gottman, ofender seu parceiro, culpá-lo por ações suas, colocá-lo para baixo e até mesmo fugir das brigas ignorando o que ele diz são atitudes comuns entre casais mais propensos ao divórcio.
Em vez disso, tenha o cuidado de nunca insultar seu parceiro, por mais bravo que esteja. Não ressuscite brigas anteriores e desencane do impulso de querer estar sempre certo.
Não adianta nada “ganhar” uma discussão se a pessoa que você ama sai se sentindo para baixo ou não amada.
E, embora seja importante sair para respirar um pouco se as coisas ficarem muito pesadas, não fuja das brigas.
É preciso ter conversas desconfortáveis e estar aberto para ouvir coisas que você não gostaria de ouvir mas tendo sempre o objetivo de resolver a situação.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Nunca deixe de fazer pequenos gestos
Por simples que pareçam pequenas atitudes como jantar juntos, segurar a mão enquanto assistem a um filme ou levar um presentinho de surpresa são fundamentais para manter um relacionamento saudável.
E garantir que vocês não virem simplesmente colegas de quarto. Mark conta que quase metade dos 1.500 relatos que ele recebeu abordam isso de alguma forma.
Os leitores dizem que precisamos cultivar o hábito de ter encontros românticos, planejar escapadelas em alguns finais de semana e arranjar tempo para o sexo.
Mesmo quando estamos cansados, estressados e o bebê está chorando ou quando o Junior tem futebol às 5h30 da manhã do dia seguinte. Vai valer a pena”.
Fonte: Revista super interessante
Como Ter um relacionamento duradouro: Os 7 Sinais de uma relação feliz
Muitos relacionamentos passam por altos e baixos, mas apenas alguns deles resistirão ao teste do tempo.
E porque não temos uma bola de cristal para olhar para o nosso futuro romântico (por mais que gostássemos de um), apelamos para a ciência por alguma boa evidência antiquada de que nosso relacionamento é tão bom quanto acreditamos ser.
Então, aqui estão sete sinais de que você está em um lugar feliz com seu parceiro.
1- Você teve relações de amor anteriores de longo prazo.
Ninguém gosta de insistir em relacionamentos passados quando você está ocupado se apaixonando por alguém novo, mas acontece que isso pode ajudar nossos novos empreendimentos.
Segundo o especialista em relações, o Dr. Jacqui Gabb , aqueles de nós que amamos e perdemos não devem “trancar essa experiência em um armário”.
Em vez disso, devemos aprender com essas experiências, pegando sinais de alerta de relacionamento e aprendendo a quem se apegar.
2- Você conheceu seu amor no Tinder.
Ou qualquer outro aplicativo de namoro on-line para esse assunto.
Um estudo descobriu que os casais que se conheceram online, em vez de trabalhar ou em um bar, estão mais satisfeitos uns com os outros e menos propensos a se separar.
3. Você não publica fotografias irritantes no Facebook.
Por mais que pareça realmente tentador postar essa selfie #couplegoals no Facebook, um estudo descobriu que aqueles que não postam sua relação por toda a internet são os mais felizes.
Isto é porque eles não estão ansiosamente buscando outras pessoas para validar seu romance. Então lembre-se disso na próxima vez que você escolher o melhor filtro para otimizar sua presunção.
4. Você gosta de assistir Netflix com seu amor
É sexta-feira à noite, e você se estabeleceu com uma festa e uma noite na frente da televisão pela terceira semana consecutiva.
Embora possa parecer que você não está vivendo sua melhor vida social, assistir caixas de boxe e filmes é “bom para relacionamentos” e para sua saúde, de acordo com pesquisadores .
Isso porque supostamente melhora a qualidade do seu tempo juntos (eles claramente não viram você discutindo sobre spoilers do GOT).
5. Você faz o tempo para pagar-lhes elogios.
Todo mundo gosta de ouvir coisas boas sobre si mesmos, mas em um relacionamento as coisas podem facilmente ficar um pouco obsoletas e forçadas a isso.
Então, você ficará satisfeito em saber que a ciência quer que todos nós façamos mais alguns elogios e que digamos “obrigado” com mais frequência, já que é um dos fatores mais importantes para manter um relacionamento saudável em todos os grupos.
6. Você faz sexo uma vez por semana.
Se você está preocupado que todos estão ficando entre os lençóis mais do que você, então você pode se sentir confortado ao saber que a quantidade ideal de sexo para um relacionamento feliz é apenas uma vez por semana.
Embora ter uma festa para adultos mais de uma vez por semana não atrapalhe, também não está fazendo diferença em seus níveis de felicidade, então você pode querer conservar sua energia.
7. Você não tem filhos juntos.
Embora este possa não ser o plano para sempre, você deve aproveitar seus anos sem filhos, já que um dos maiores estudos já realizados sobre relacionamentos na Grã-Bretanha revelou que, se você quer ser o mais feliz possível, é melhor não ter filhos.
Homens e mulheres sem filhos estão mais satisfeitos com seus relacionamentos e mais propensos a se sentir valorizados pelo parceiro.
Fonte: Clique aqui
Como ter um relacionamento duradouro: Pratique o amor
Quando seu par vier falar com você sobre o dia que passou, passe a mão na tua cabeça e faz cafuné, pois, a outra pessoa vai gostar.
Pratique o amor e deixa o ego de lado, o teu ser agradece.
Quando seu par estiver triste, dê o teu colo, ombro e principalmente o teu ouvido. Enfim, pratique o amor e deixa o ego de lado, o teu ser agradece.
Quando seu par estiver tomando alguma coisa com você em algum restaurante ou barzinho, olhe para os olhos desta pessoa e diga:
“Você é bom demais! É vencedor e guerreiro(a), eu tenho orgulho de estar ao teu lado. Pratique o amor e deixa o ego de lado, teu ser agradece.
Quando seu par afetivo estiver quieto, isolado e com dor na alma, diga que você estará ao lado desta pessoa até o último dia de suspiro de sua vida.
Pratique o amor e deixa o ego de lado, o teu ser agradece.
Quando seu par afetivo for na tua casa, faça um grande elogio. Pratique o AMOR e deixa o ego de lado, teu ser agradece.
Quando estiver na cama com teu par afetivo, fale palavras bonitas no ouvido desta pessoa. Enfim, pratique o amor e deixa o ego de lado, o teu ser agradece.
Pratique o amor…sempre! E vença o teu ego.
Assim você verá que vive um relacionamento de amor e não do ego. Pois o teu ser se uniu com da outra pessoa e sabe quem agradece?
Deus! Pois você acabou de descobrir ele dentro de você.
(Autor desconhecido)
Como ter relacionamento duradouro: Pare de se Rejeitar!
O medo da rejeição incapacita milhões de pessoas. Foi cultivado em várias culturas que o amor não correspondido é uma tragédia, mas não é bem assim.
Rejeição: Espiritualmente não existe esta palavra
Espiritualmente, não podemos ser rejeitados, a menos que rejeitemos a nós mesmos.
Para analisarmos a questão da rejeição, temos que entrar no campo do julgamento, pois, somos especialistas neste quesito, principalmente, quando o julgamento é contra nós mesmos.
Este diálogo interno é caracterizado por medo do fracasso, um senso de ser vitimado e falta de confiança. E devido a este julgamento, o que fazemos? Buscamos uma falsa solução.
Colocamos máscaras e desenvolvemos uma imagem ideal, depois tentamos fazer jus a essa imagem e buscamos convencer o mundo de que aquilo é o que somos, mas este ‘SELF’ idealizado soa como um modelo de aceitação.
Como ter um relacionamento duradouro: A imagem substitui a realidade dolorosa
Na verdade, a beleza de ter uma imagem ideal de si mesmo é sentir-se bem com quem você é, pois, a imagem substitui a realidade dolorosa.
O que devemos saber que criar uma imagem idealizada não é uma solução viável, apenas a auto aceitação é e quando isso acontece não há nada para os outros rejeitarem.
Isto não significa que seremos amados por todos, pois, alguém pode se afastar. Mas se acontecer, não vamos nos sentir rejeitados e emocionalmente feridos.
Por isto, não precisamos investir na negação de nós mesmos, pois, isto é cegueira! A auto imagem idealizada é pura sedução, por isto, a saída é passar por todas as imagens, já que não há necessidade de defender quem somos.
Então, o que temos de compreender é que temos que ‘SELF’ aceitável, não por que somos bons, mas porque somos completos.
“Rejeição não é o fim da estrada, mas um caminho diferente para novas conquistas”. Mylpool
A aliada mais importante contra a imagem idealizada é a CONSCIÊNCIA.
Quando olhamos para alguém e rotulamos como ruim, errado, inferior, indigno, estamos olhando para uma lente limitada, então, quanto mais consciente formos, mais aceitaremos a nós mesmos.
Portanto, precisamos nos dedicar um tempo para olharmos todos os sentimentos que negamos, reprimimos e disfarçamos a vida inteira.
Felizmente, estes sentimentos são temporários. Podemos ir além deles, já que não há nada a rejeitar e sim apenas muita coisa a rever.
Enfim, aceitando nosso lado que menos desejamos, mais vamos nos sentir completos, teremos mais compaixão por nossas falhas que ao invés de nos conduzir para a rejeição, vamos entrar no caminho da auto aceitação
Deepak Chopra)
Relacionamento Duradouro: Como Conseguir na Relação?
Manter um relacionamento harmonioso e duradouro pode ser uma fonte de felicidade. Quem defende essa ideia é Nyomi Graef mestre em promoção de saúde pela Curtin University, na Austrália.
Para expandir a proposta, Nyoni descreveu 10 passos para manter um relacionamento saudável e feliz por muitos anos.
Segundo ela, para a maioria das pessoas, ter um relacionamento feliz e duradouro – seja ele em um casamento ou não – é uma das maiores alegrias e desejos na vida.
– A maioria de nós provavelmente quer ser amado, querido, desejado, feliz, saudável, rico, bem sucedido e seguro – relata a australiana.
Apesar disso, a especialista admite esses fatores não dependem só de sorte. De acordo com Nyomi, como qualquer realização, há coisas que podem ajudar e outras que podem dificultar o sucesso de um relacionamento.
Coloque tempo, energia e amor para ter um relacionamento longo e feliz e vê-lo crescer mais forte ao longo dos anos. Assim, terá um melhor amigo, um amante e um companheiro, afirma ela.
Confira um resumo das dez propostas da especialista, publicadas em seu site, Extra Happiness:
Como ter um Relacionamento Duradouro: Primeira ideia
1. Tenham os mesmos valores pessoais
Se um dos parceiros espera um relacionamento monogâmico e o outro quer um aberto – e não vai se comprometer – esse relacionamento vai funcionar a longo prazo?
Quando se trata de assuntos como saúde, hábitos financeiros e formas de criar os filhos, é preciso que haja opiniões em comum, ou que pelo menos um dos parceiros aceite a opinião conflitante do outro.
Se não, o ressentimento pode se transformar em brigas intermináveis ou raiva. Ou os casais podem evitar conversar sobre o assunto, e a relação estará condenada.
Leia também
Namoro: Algumas dicas pra você não cair em furada
Como ter um Relacionamento Duradouro: Segunda ideia
2. Mantenha a chama viva
Como sabemos, os relacionamentos passam por diferentes estágios – o cortejo, os primeiros sinais do amor, o período de lua de mel.
Mas apesar da “pressa” inicial, o amor muitas vezes desaparece com o tempo. Portanto é preciso manter a química viva para evitar que a companhia um do outro se torne entediante.
As coisas que podemos fazer não precisam ser caras para serem agradáveis.
Beber um vinho em um belo parque, divertir-se em um clube juntos, aconchegar-se vendo um pôr do sol qualquer coisa que funcione para ambos manterem a chama acesa.
Além disso, continuem rindo. Casais que compartilham o mesmo senso de humor e com frequência riem juntos – são mais propensos a terem uma relação a longo prazo.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Terceira ideia
3. Faça o seu parceiro se sentir a pessoa mais importante no mundo
Se um dos parceiros se sente segunda (ou terceira …) melhor pessoa para seu parceiro com relação aos pais ou amigos … ele vai dizer “eu te amo muito”?
Nós somos sensíveis, e podemos dizer se alguém nos ama ou não, ou nos ama menos do que gostaríamos.
Seja quente – não frio e distante. Se o parceiro quer afeto, ofereça afetos muitas vezes, e faça isso com amor.
Diga “eu te amo” muitas vezes, e diga espontaneamente. Esteja disponível para ele em momentos de necessidade.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Quarta ideia
4. Pequenas coisas significam muito
Como sabemos, coisas pequenas podem se transformar em coisas grandes ao longo do tempo. Se deixar a roupa suja no chão do banheiro todos os dias irrita o parceiro pare de fazer isso.
Qualquer que seja essa atitude que incomoda, tente encontrar um equilíbrio para que o excesso de agrado não torne um o capacho do outro.
Um simples abraço ou um “eu te amo” a cada noite antes de dormir. Ou um carinhoso “sinto muito”, durante uma discussão.
São coisas pequenas que podem fazer a diferença entre o ressentimento duradouro ou a paz e a felicidade em um relacionamento.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Quinta ideia
5. Tenham uma vida social e interesses mútuos
Para um relacionamento feliz, é óbvio que os casais precisam fazer regularmente coisas agradáveis juntos.
Não é preciso minimizar totalmente a sua individualidade, mas sem ao menos um interesse em comum, será que essa relação tem motivo? Vale a pena continuar?
Porém, ter interesses fora do relacionamento é vital. Ter apenas o parceiro para compartilhar o tempo com qualidade, seria confiar apenas a ele a nossa felicidade, e isso não é uma coisa boa.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Sexta ideia
6. Agrade o outro
Pequenos presentes, como cartas, bilhetes de amor, flores, coisas que dizem “eu te amo”.
Presenteie com sinceridade em todas as fases da relação e não apenas durante o namoro. Mas não exagere não é preciso sufocar a pessoa ou se afundar em dívidas.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Sétima ideia
7. Não jogue sujo em uma briga, e faça as pazes rapidamente
Discussões longas e desagradáveis são maneiras eficazes de aniquilar um relacionamento. Brigue sem ferir o parceiro fisicamente e ou emocionalmente.
Diga “desculpe” rapidamente se achar que está errado, não espere por dias ou deixe de dizer.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Oitava ideia
8. Trate o parceiro com respeito
Bondade, consideração e dignidade são essenciais para manter um relacionamento feliz. Comentários maliciosos, palavras desagradáveis e críticas podem destruir o amor.
Ninguém gosta de se sentir menosprezado. Se não gosta de algo que o outro faz, encontre uma maneiras de expressar seu sentimento sem ferir a auto estima do outro.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Nona ideia
9. Dê apoio
O suporte pode ser emocional, físico, espiritual …. Tente incentivar o outro com palavras e ações para mostrar o quanto se preocupa com ele.
Assista o parceiro se ele joga faz algum esporte. Cuide do outro quando este está doente. Ouça com atenção quando o parceiro está chateado.
Como ter um Relacionamento Duradouro: Décima ideia
10. Aprecie o parceiro
Anos atrás, li que a principal razão pela qual muitos casamentos acabam é porque pelo menos um dos parceiros se sente desvalorizado no relacionamento.
Faça-o sentir especial e valorizado como pessoa no mundo.
Tradução: Sabrina Silveira