AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Concentração: Como Podemos se Concentrar Melhor?




Concentração: Como Podemos se Concentrar Melhor?

Nos dias atuais a grande dificuldade humana é se concentrar. A cada dia que passa o homem está mais distraído, cansado e desanimado pra atingir seus sonhos por que não consegue focar em apenas 1 coisa.

A Sobrecarga Mental Tira a Concentração

Antigamente, ser concentrar era muito mais fácil e espiritualmente era mais saudável. Por que no passado não havia tanta informação. Não existia a internet, televisão, então, não sobrecarregava a mente humana.

Atualmente, existe esta sobrecarga mental. Você está o tempo todo suscetível as informações que aparecem no teu celular, computador e televisão. Enfim, quanto mais perto da tecnologia mais distraído você está.

E quando você se distrai é a mesma coisa de ficar o dia inteiro almoçando com barriga cheia e mesmo assim você vai colocando comida no prato e entupindo seu estômago até vomitar.

Então, tudo que você recebe através dos 5 sentidos como os teus olhos e ouvidos vai se acumulando e é aí que o teu cérebro não consegue processar tudo que aparece na tua frente pois ela entra em colapso.

Enfim, os teus olhos recebem infinitas informações, acontece a sobrecarga de ideias e por isto acontece o seu déficit de atenção.

Concentração: Como Podemos se Concentrar Melhor?
concentração

O Motivo da Falta de Concentração

Um dos motivos de você não se concentrar de forma eficaz é o foco para fora de si mesmo e assim não consegue olhar pra dentro de você mesmo.

Os seus olhos abrem para fora, suas mãos se estendem, também para fora de si mesmo e as suas pernas se projetam além de você.

Há dois modos de vida. Um é o modo de ação onde você faz algo e o outro é o modo de recepção na qual você recebe. O modo de ação é exterior. Se você quer mais dinheiro não pode apenas ficar esperando cair do céu.

Muita gente não consegue no seu dia a dia se sentar e respirar um pouco ou ficar em silêncio. Não conseguem proporcionar um momento de relaxamento pra si mesmos por que só se interessam pela ação.

Outro fator importante de não conseguir se concentrar é não gostar do que faz. Portanto, só faça na tua vida o que você gosta de fazer em suma o prazer advém do seu centro e o desprazer é de não estar conectado com seu centro.

Caso você esteja lendo um livro e de repente se passou 10 páginas e você não lembra ou não entendeu nada você não gostou do livro. Ou se você está passeando mas não está focado nas paisagens abandone o passeio.

Então, sempre quando você está gostando de algo você está concentrado. O prazer é a impressão de estar concentrado. Veja na hora do orgasmo. Você não tem nenhum foco aléma não ser de ejacular.

Portanto, sempre que você não está gostando de algo, você está fora do seu centro. Está desconectado de si mesmo, então, não force.

E por ultimo o julgamento. Ao julgar alguém você está o atacando. E todo ataque volta contra você. (osho)




Entenda: A Tua Mente é Tagarela

Uma coisa bem importante que nunca te ensinaram é que sua mente é bem tagarela. Quer você esteja falando ou não ela continua falando, internamente. 

Quer você esteja acordado ou adormecido a conversa interna continua como um espécie de ruído de fundo. E mesmo quando você trabalha, dirige ou caminha a tagarelice interna continua.

Saiba que a tua mente fala o tempo inteiro. Se este falatório interno puder ser silenciado, mesmo que durante um único instante, você terá uma breve visão da não mente.

Esse é o objetivo e a essência da meditação. O estado de não mente é o estado correto e natural. E como faz este estado?

O importante é você perceber que não adianta forçar, na verdade, o intervalo acontece o tempo todo. É só você estar atento. Pois entre dois pensamentos há um intervalo.

Enfim, você tem uma mente tagarela por isto sua percepção de mundo precisa ser alterada.

Geralmente, você está atento às palavras e não aos intervalos. Você está olhando para “uma” e para “rosa” mas não para o intervalo entre as duas, então mude o foco. (osho)

Concentração: Como Podemos se Concentrar Melhor?
concentração

Falar Sozinho Tira a Concentração

O poeta hesíodo disse uma vez: “O maior tesouro do homem é uma língua econômica”. A fala nos exaure. Falar e fazer brigam pelos mesmos recursos.

Pesquisas mostram que a visualização de algum objetivo é importante, mas depois de algum tempo nossa mente começa a confundí-la com o progresso, propriamente, disto. O mesmo se aplica a verbalização.

Observou-se que falar sozinho enquanto trabalhamos em problemas difíceis diminui a concentração e a chance de fazermos descobertas importantes.

A fala esgota a energia de que necessitamos, desesperadamente, para conquistar o que Steven Pressfield chama de “resistência”, o obstáculo existente entre nós e a expressão criativa.

O sucesso requer 100% dos nossos esforços e a fala filtra parte desses esforços antes mesmo de podermos usá-los.

Segundo filósofo Kierkergard a mera tagarelice antecipa a fala real e expressar o que ainda está no pensamento enfraquece a ação por antecipá-la. Enfim, o silêncio é o descanso dos fortes e dos que tem confiança em si.

Leia também

Aceitação: Leia este texto se você depende dos outros

A Meditação é um Bom Caminho para a Concentração

A meditação é uma forma de se concentrar melhor. Ao fechar os olhos, você acaba neutralizando qualquer tipo de informação na tua mente para olhar pra dentro de si.

Ficar em estado meditativo é deixar de encobrir o mundo de palavras e rótulos. Quando você olha para algum objeto sem dar nenhum tipo de julgamento surge uma maravilha dentro de você. Pois a essência deste objeto se comunica com você.

É um momento que ela sai do tempo e consegue relaxar. Ela desaparece do mundo. Parece que não existe o planeta terra. Enfim, sem ruídos e gente.

Por isto é importante a pessoa separar um tempo pra assimilar as informações. Logo após agir com as ideias que foram assimiladas e por fim cair na inércia e não fazer nada. Isto pode ser feito, diariamente, separando uns minutos pra cada estágio.

Quando você faz isto encontra-se íntimo com o te ser. Está mais relaxado, confortável e tudo que acumulou foi assimilado e o que não tem valor é jogador fora.

A meditação é uma faca de 2 gumes, em suma, de um lado assimila tudo o que foi nutritivo e do outro rejeita e joga fora tudo que é lixo.

Hoje, infelizmente, não se vê pessoas meditando. Ela desapareceu no mundo. Antigamente, as pessoas tinham tempo pra não fazer nada ou para contemplar as estrelas, pássaros e árvores.

Então, um bom caminho pra adquirir mais concentração é implantar o hábito de meditar. Isto evitará um monte de neuroses e irritações.

A meditação é tão necessária que é quase uma questão de vida ou morte. Se uma pessoa não meditar pelo menos 1 hora por dia, então, a neurose não ocorrerá por caso e será criada por ela própria.

Enfim, a pessoa precisará ter momentos meditativos de modo intencional. Se uma pessoa não meditar pelo menos 1 hora por dia, então, a neurose não ocorrerá por acaso e será criada por ela própria. (osho)




Concentração Como se Fosse um Copo D’Água

Imagine na tua mão direita um copo de vidro e na tua mão esquerda tem uma jarra cheio de água. A sua mente é o copo e água da jarra são as informações que você coloca dentro da tua mente.

O que quero dizer que, dependendo das informações, que você encheu a sua mente você terá paz interna ou não. Se a sua “água” é notícias negativas ou ataques a outras pessoas como política, dificilmente, você conseguirá se concentrar.

Portanto, fique atento as informações que você coloca na tua mente e o que você faz com ela. Se você assume uma torcida, por exemplo, por um político, dificilmente, você conseguirá se concentrar por que ficará atacando o tempo todo o seu oponente.

Os Julgamentos da Vida Tira a Concentração

O ser humano tem uma voz dentro de si mesmo que o tempo inteiro fica julgando as situações de vida. Ele recebe as informações do mundo e julga de acordo com esta voz interna. O problema da falta de concentração começa com a interpretação desta voz.

Por exemplo: Se você foi roubado ou xingado por um amigo esta voz interna vai interpretar o fato. E através desta interpretação esta voz interna vai querer se “vingar”. É aí que você terá que ter controle! Afinal, a busca pela vingança pode tirar a sua paz.

Entretanto, se você conseguir controlar a sua mente e buscar interpretar os acontecimentos da tua vida de forma positiva, provavelmente, você elevará a sua concentração em nível maior.

Pare e Esvazie a Tua Mente

É muito importante você parar por alguns minutos no seu dia pra fechar os olhos e se concentrar na respiração. Você se acalma, tranquiliza, tira o estresse e esvazia a tua mente. Uma parada pra respirar no teu dia a dia é fundamental.

Afinal, quanto mais um indivíduo faz de seus pensamentos sua própria identidade mais se distancia da dimensão espiritual que existe dentro dele.

Então, é importante você reservar alguns minutos diários pra esvaziar a tua mente e assim conseguir se libertar da voz de dentro da cabeça que tanto te atormenta, se não você continuará recriando o mesmo mundo, males e os mesmos distúrbios.




 

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.