AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução

 

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução

A palavra crise é muito mal usada e falada nos dias atuais. Ela tem uma característica sistêmica por que atinge a vida de uma pessoa, enfim, afeta e tem a capacidade de destuir tudo que está em sua volta tanto no âmbito individual como no coletivo.

Então, imagina que a tua vida está um nó e nada encaminha e anda pra frente, enfim, tudo travado. Você pode achar que isto possa ser uma compensação kármica por alguma coisa de errado que você tenha feito no passado. Na India, por exemplo, se diz: “Toda Ação tem uma Reação”.

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução
crise

Muito parecida com a idéia cristã que diz: “A semeadura é livre, porém, a colheita é obrigatória”, ou seja: Uma coisa errada que você faz volta na mesma intensidade.

Isto pode até ser doloroso mas não se configura como uma crise. Talvez, a idéia mais didática de se explicar a palavra crise seria pensar numa escada.

Mas pode-se dizer que se há um esgotamento de um certo patamar que você se encontra e a vida vai lá e te coloca na parede.

Ela está te avisando que não quer mais que você fique no conforto dos prazeres por que este patamar de experiência está esgotado.

Entretanto, e se você insistir? Provavelmente, a tua situação vai piorar. Então, o importante é começar a dar início a um processo de destruição do atual status quo dentro e fora da sua vida, para começar a reconstruí-la a partir de outras premissas.




A Crise Serve pra Destruir um Mundo

A todo momento vai aparecer alguma parede pra você enfrentar por que o ser humano sempre gosta de ficar num certo patamar e que de preferência seja eterno.

Então, a crise funciona para desmontar um tipo de mundo que você se encontra pra você construir outra fundamentada em novas premissas. Mas mudar dá angústia e porque isto acontece?

Por que você quer curar os seus problemas sem sair do mesmo patamar, então, você faz qualquer coisa pra ficar naquela zona de conforto. Mas a vida vai te dizer: “Chega!”, ou sua vida vai será ainda mais desastrosa.

Gerando mais dor pra você por que tudo que você faz é pra se esforçar em permanecer no mesmo lugar, ou seja, a crise não te dá alternativa pois ela te obriga a mudar de premissas e patamar.

Infelizmente, o que encontramos na vida real são remendos para no fundo não mudarmos. Você não vê quem vai nas bases dos valores humanos, ninguém se propõe a uma mudança de valores profundos.

E ficamos, todos, presos as coisas externas ou no passado. Sem nenhum remendo pra funcionar para a humanidade. Quais seriam, por exemplo, a verdadeira posição política? A de transformar seres humanos.

Como Lidar com Crises Pessoais, Profissionais e Sociais

Na etimologia a palacra crise vem do latim CRISIS, grego crises, julgamento, seleção, resultado de uma avaliação de krinein, separar, decidir, julgar de uma base indo europeia-KREI. Que é discriminar, distinguir e peneirar.

Ou seja, a a palavra crise significa peneirar, então, temos que separar as coisas boas das nossas experiências. Colocar na mochila e subir à montanha.

Então, quando você ouvir a palavra crise lembre-se da imagem de você subindo uma montanha e selecionando coisas boas, se não você vai abandonar tudo que foi feito.

Enfim, sempre há coisas boas neste ciclo que você viveu e aprendizados, entretanto, está na hora de você de você passar para outro patamar, basicamente é o que as crises propõem, enfim, isto está na etmologia.

Teoria do Contraste

A doutrina indiana chama de teoria do contraste. Pois ele gera consciência, por exemplo: Se o universo fosse todo azul você não veria outras cores. Também, não existiria duas notas musicais, o som e o silêncio, enfim, você percebe ambos

Muitas pessoas só percebe o valor das coisas quando perde ou quando sai de uma cidade ou quando a vida confronta com a morte. 

Então, o contraste gera consciência e a natureza sabe disto. Como diz o filósofo Marco Aurélio: “A de ser direito e endireitado”.

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução
crise

Enfim, se eu reflito sobre a vida eu posso crescer. Se eu não pensar sobre a vida ela vai me colocar contra a parede.

Todas as forças da naturezas nos trama para empurrar por isso. Então, a crise é a vida nos colocando na parede. Ela usa este princípio para que os seres humanos mudem de patamar em vários pontos de vista sociais.

Na vida física, o teu corpo está mutio preparado para problemas e lidar com eles. Sabe coletar coisas do meio e descartar o que não é necessário. 

A vida é muito inteligente pois a gente não se alimenta do que comemos e sim do que assimilamos. A vida sabe selecionar o que vale para nossa saúde e joga o resto fora.




Passamos por Várias Crises e Perseveramos

Tem um critério seletivo muito bom que permite que a vida persevere por várias crises, vejam quantas crises ambientais ou sociais e estamos aqui por 200 mil anos. Ou seja:

A vida biológica sabe sair da crise. Agora você imagine se a sua vida mental ou psicológica parasse um pouco para olhar para o corpo, pois ele tem muitas coisas para nos ensinar.

Ou seja, ficamos congelados quanto a ideias e as vezes absorvemos coisas que não são sadias e não sabemos eliminar o que nos serve. Somos infantilizados no ponto de vista emocional.

A Espiral

Como é utilizada a espiral? Ela é usada como símbolo da história. É o eterno retorno como dizia Nietzsche: “Voltamos ao mesmo ponto com mais consciência”. 

Assim vamos superando as coisas com maior rapidez, aprendendo com as crises do passado e crescendo com mais segurança. 

Então, se a humanidade estivesse cumprido com o protocolo da consciência humana não estaría sofrendo tanto pela mesma coisa.

Tiraría o aprendizado do passado e percebería quais eram as saídas mais rápidas que os fizesse sofrer menos desgastes e riscos já que a crise oferece uma dose de risco. 

Fazer com que a espiral passe pelos mesmos pontos mas não na mesma altura, ou seja, quando você passa pelos problemas do seu egoísmo e não passa pela mesma altura, enfim, é o homem passando pelas dificuldades e se afunilando ao enconro de si mesmo.

E este símbolo tem sabedoria com relação as crises que, talvez, deixassem mais suave, pois, se você passa pelos mesmos pontos e nunca encontra resposta para ele não tem espiral.

Você fica andando em círculos e a vida sadia é uma vida em espiral, entretanto, uma vida doente é andar em círculos e os seus grandes problemas é passar por estas espirais com perícias. Isto faz parte das leis da vida, a saída da dor é o aprendizado.

Combate a dor é o enfrentamento da ignorância e não supostos algozes que inventamos por todos os lados, pois a raiz dos nossos problemas, se aprendemos de forma madura, não pode estar em outro lugar.




Por que as Crises Aparecem na Tua Vida?

Por que, inconscientemente, você as chamou. Pois, só confrontando com este tipo de problemas você passa para outro patamar maior, ou seja:

A vida trama para que você cresça, se não fosse estas circunstâncias seria outra. Enfim, é o ponto de esgotamento que vai te fazer crescer. Enfim, o homem deve adquirir a responsabilidade pela sua vida e não terceirizar e ficar eternamente se vitimizando.

Infelizmente, hoje, vivemos a teoria da irresponsabilidade. A culpa é do outro, do esposo, chefe, mãe, etc, enfim, sempre há um carrasco para o que acontece com você, por isto você não cresce e quem cresce é o outro.

Então, quem é o culpado? Ninguém! Quem é responsável? Você! Pense: “Eu recebi uma missão e vou cumprí-la” e o produto dessa missão não são coisas, mas sim você mesma por que você veio neste mundo para se construir como ser humano.

A natureza já fez tudo que ela quis e necessitou. Queria que seres viajassem a velocidade da luz e fez a própria luz. A natureza não precisa da nossa ajuda para construir coisas e sim homens.

Então, você é responsável pelo seu crescimento e vai usar esta situação como trapolim para crescer e ser referencial para a construção dos demais. A voz da crise está pedindo mais seres humanos.

Crise: Uma Grande Oportunidade de Crescimento e Evolução
Crise

Não Interprete as Crises como Algo Pessoal

Não interprete os problemas como algo pessoal. O universo não chegou e nem correria por causa de você. A chuva não foi feita para contrariar você. O inverno não foi feito pra você. As coisas são o que são. 

A coisas são cíclicas e se você vai pra vida sem estar preparado pra ela, isto é um problema do teu despreparo. Enfim, despersonalizar os problemas é vital.

Nós vivemos problemas por que crescemos através deles. É o seu filho que precisa aprender matemática para ele crescer. Pode até ser um inferno pra ele mas vai fazê-lo crescer.

O que vale pro pequeno que não vale pro grande? É uma lei da vida que quer que você cresça, despersonalizar mata qualquer angústia que a crise possa trazer para nós. Não tem ninguém nos perseguindo.

Crise é Igual uma Ponte Erguida Sobre o Abismo

Ela vai exigir paciência, auto controle e foco. E um passo de cada vez. Sem pressa e pausa. Muitas vezes temos pânico e ficamos parado para que alguém nos salve. Esta é a pior reação que se pode ter para uma crise.

Imagine que os compromissos que você tem por coisas boas, justas e belas são como uma corda que pode te redimir e te levar para outro lado.

Então, nem pense! Agarre a eles e segura o teu caminho. Não permita que a crise corroa a única corda que você tem. O amor profundo a compromissos podem te transformar.




Crise é um Canal de Redenção

Nunca deixa que seus problemas corte o seu único canal de redenção que é o compromisso. Eu quero chegar a outro lado do rio, então, não vou soltar a corda pra chegar lá. Não se detenha! Quebrar a inércia dá muito trabalho e exige energia.

O foco no negativo causa morbidez no ser humano por que ele não compensa com coisas boas. A atenção no ruim causa falta de auto estima e se não confio na humanidade nem você mesmo, se você não acredita que já algo de bom no ser humano para que um dia ele quebre sua casca vai ser muito difícil sair de uma crise.

A humanidade precisa de pessoas que acreditem ainda mais nela. Pois vivemos uma crise de auto confiança no ser humano. Se você não acredita que pode mudar, zero chances! Esquece!

Prof Lúcia Helena Galvão




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.