Deepak Chopra: Onde Não Existe Amor Espere o Medo
Qualquer pensamento que não seja revestido de amor é um convite para que a sombra entre. Somos levados a acreditar no mito da neutralidade: Que não precisamos realmente amar contanto que não causemos dano.
Mas todo pensamento cura ou causa dano. O poder criativo infinito do pensamento garante que qualquer coisa que escolhermos pensar resultará em efeito.
Se não escolho amar e sim retê-lo, naquele momento é criado um vácuo psíquico e o medo se apressa em preencher o espaço.
Isso se aplica aos seus pensamentos sobre os outros e sobre você, tendo focado nos aspectos da sombra de outra pessoa não posso deixar de entrar nos meus.
Deepak Chopra: Foque na Luz
Uma vez que entro na escuridão da culpa e julgamento fico cego para enxergar minha luz e não consigo achar meu self melhor.
Ou tendo esquecido a verdade essencial do meu ser, deixando de apreciar a mim mesma e por não apreciar a luz divina que reside em mim, facilmente, caio na armadilha do comportamento auto destrutivo.
Entrego-me a qualquer forma de sabotagem pessoal que fará os outros se esquecerem, como eu me esqueci de quem realmente sou.
Seja atacando os outros ou atacando a nós mesmos, a sombra provê a tentação aos pensamentos de destruição e insanidade.
Em seu estado natural, a mente, está em comunicação constante com o espírito do amor. Mas a sombra, como o amor, tem seus embaixadores dentro de nós.
Pensamentos que nos atraem, constantemente, é um convite a perceber as coisas de modo isento de amor, enfim, o mundo está dominado pelos pensamentos de medo.
Na falta de meditação ou prece somos, facilmente, tentados a perceber tudo sem amor. Em consequência, ingressamos na zona sombria dentro de nós.
A Influência da Sombra
Se projetamos a culpa nos outros ou de fato ferimos alguém ou até chegamos a nos envolver em um comportamento dependente ou de repulsa pessoa que fira, primordialmente a nós mesmos, a sombra exerce uma influência horrível.
A maioria de nós acorda, pela manhã, e efetivamente entrega a mente à escuridão, pois, o mundo está dominado pelo pensamento baseado no medo e no plano mortal.
O medo fala primeiro e mais alto, já a voz do amor é chamada, tanto no judaísmo quanto no cristianismo, de “pequena voz” de Deus. No qual poucas vezes escutamos devido as nossas tarefas diárias.
Não escutamos esta voz e muita gente fala pra si mesmo: “Eu me odeio por ser negativa”.
Mas o que esta pessoa não sabe é que o problema não é a presença de negatividade, mas a ausência da positividade, ou seja, na presença do amor, o medo some.
Enfim, somente uma coisa pode triunfar sobre nosso self sombrio e ao medo. Uma dica é que ele habita dentro do amor mais sublime de todos, qual é?
O amor de nosso criador em quem não há escuridão, sofrimento e medo. É psicologicamente irreal subestimar o poder da sombra, mas é espiritualmente imaturo subestimar o poder de Deus.
Para a sombra a luz é um inimigo, mas, para a luz a sombra não é nada! Ela, simplesmente, não existe.