AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Desculpas: Como o Narcisista Faz pra Pedí-lo a Você?

Desculpas: Como o Narcisista Faz pra Pedí-lo a Você?




Se você está desconfiado de que tem alguma coisa errada com a pessoa que está perto de você e que fica o tempo inteiro pedindo desculpas ou se tem alguém que nunca pede este texto é pra você.

Antes de tudo é importante saber quem é esta pessoa. Provavelmente, quem não se desculpa são os narcisistas. E você sabe o que é isto?

Narcisismo é um transtorno de personalidade que superestima a sua própria imagem e realizações. É uma pessoa que acredita que é superior aos outros, original ou especial. 

A pessoa narcisa tem uma ideia de grandiosidade, exibicionismo e um sentimento de indiferença em relação a você. A sua característica principal é a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar.

Por isto, talvez, você esteja convivendo com ela e não sabe o que são pessoas narcisas, mas agora sabe. Enfim, narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria auto imagem por isto a dificuldade por se desculparem dos seus erros.

Sabendo a razão da pessoa não se desculpar com você, é importante você ter consciência que existem algumas táticas para os narcisosse desculparem. Alguns jamais pedem, outros transformam o pedido dando presentes e por fim alguns até se desculpam pra te manipular e continuar com o ciclo de abusos.

Desculpas: Como o Narcisista Faz pra Pedí-lo a Você?
desculpas

Desculpas: Até Pede Mas Volta a Errar

Se você tem uma mãe narcisista ou um pai ou é o seu namorado, namorada, esposa ou marido saiba que eles vão até pedir desculpa pra você mas vão errar, novamente, assim você fica num ciclo que nunca irá acabar. Estes pedidos duram no máximo de 1 a 2 dias.

Portanto, é importante se desapegar! Eles vão errar a todo momento! A melhor coisa que você faz é desistir de ter uma mãe ou pai, namorado ou namorada, marido ou esposa por que eles não vão mudar, então, se desapegue por que vai se transformar em abuso mental e a culpa será sempre tua.

Outra forma de manipulação é fazer algum pedido de perdão pra se afirmar como um ser superior que ele ou ela acha que é, mas sempre repetia tudo de novo. Contam histórias que tem mil versões que nunca vai dar pra saber se é verdade ou não.

Outra forma de se desculparem é chorando com com lágrimas e tudo mais. Outros podem te mandar cartas se desculpando, mas ao mesmo tempo vão te esculhambar e depreciar nesta mesma carta. 

Se no caso você é uma pessoa carente usam isto em você como forma de se desculparem e fingirem que mudarão.

Quando são pegos na mentira ri muito e tenta tirar o teu foco no assunto. Enfim, viver com pessoas assim é como estar em um pesadelo, portanto, nunca tente agradá-los e deixe-os ir embora.




Desculpas: A culpa é sempre Tua

Eu conheço uma pessoa que aprendeu a se desculpar para outras pessoas depois de ver que eu não hesitava em me desculpar quando estava errado.

Então, a narcisa se desculpava justificando o erro como: “Eu tenho razão e só queria fazer o bem” (lógico que não). Ou seja, é comum esse pedido ser seguido de um “mas a culpa é sua“, ou “a culpa é de outro“, “o erro é teu”, só fiz tal coisa por que você agiu assim!” e nunca dela.

Um outro jeito de falar jogando a culpa em você é: “Me desculpa se você não me entendeu!”, “pensei que você tinha entendido”, “agora chega de discutir, peço desculpa se não fui claro!”, se quer que eu fique me desculpando, eu peço!”. Enfim, invalidam qualquer colocação tua.

E assim vai indo e nunca reconhecendo o erro. Não aceitam a observação da outra pessoa de que não foi uma pessoa correta. Então, sem chances de mudanças para estas pessoas transtornadas, afinal, o que elas não tem é vontade de mudar.

Se caso você perdoa é como se você não pudesse lembrar de tudo que a pessoa fez, mas seus erros do passado eles amam relembrar e jogar na tua cara. Isto é com pais ou relacionamentos amorosos e até amizades.

Já outros tem a cara de pau de dizer assim “Se casou comigo sabendo que eu traía é por que me aceitou deste jeito!”, falam isto na maior cara dura.

Outra coisa perceptível no narcisista é tentar inverter a situação e muita das vezes agir de forma agressiva como forma de proteção. Outra situação é tentar procurar um erro no outro pra mostrar que a pessoa não pode reclamar.

Por fim, alguns se desculpan pra que você não saia de perto deles e assim poderem continuar a te manipular. 




Desculpas: Alguns Narcisos não Pedem

Tem narcisistas que jamais se desculpam, mas em algumas vezes buscam fazer isto de outras formas. Uma delas é dar presentes ou coisas ligadas ao dinheiro.

Outros narcisos sugerem sair. Vai ao shopping e tentam te empurrar coisas como pagar uma pizza pra você, enfim, ficam insistindo em dar algo para você.

Também, tem os que desaparecem! E mandam você esquecer que eles existem, mas logo após te procuram como se nada tivesse lhe acontecido. Já outros se desculpam dizendo que antes não conheciam Deus. Enfim, são covardes e mentirosos.

Enfim, você nunca ouvirá um pedido de desculpa, mas se ouvir será de boca pra fora. Ou só pedirão perdão quando precisarem que você se cale pra mantê-los numa pose de bom moça ou moço ou quando o suprimento lá fora estiver fraco.

Desculpas: Como o Narcisista Faz pra Pedí-lo a Você?
desculpas

Desculpas e Depois Humilhações

Muitos narcisistas usam esta técnica para continuar manipulando a presa. Eles humilham, te colocam na lata do lixo, fazem o diabo contigo e depois pedem desculpas prometendo mudanças que com o decorrer do tempo não vem. Muitas vezes fazer até cara de coitadinho depois das humilhações.

Te acusa de fazer o que, na verdade, são eles que fazem e para cada maldade um presente ou momento mágico. Criam situações absurdas e infantis pra gerar reação na vítima e inverter a situação, enfim, uma manipulação enlouquecedora.

Além disto, vale lembrar que se você reagiu as humilhações e bateu de frente mesmo que, minimamente, aí é que a pessoa narcisa não se desculpará mesmo.

Vai pegar ódio de você, dizer que é tudo culpa sua e depois vai te evitar ao máximo por medo de alguma forma você possa expor a verdade sobre a personalidade dela.

Vale ressaltar, também, as amizades. Muitas vezes fazem críticas destrutivas, deboches, cinismos e a deslealdade.

Em resumo, ficou claro que o narcisista tem habilidades manipuladoras incríveis, inclusive quando se trata de pedir desculpas.

Ao analisarmos os diferentes tipos de “desculpas” que ele oferece, percebemos que, na maioria das vezes, não passam de estratégias para manter seu poder sobre a vítima. É crucial estar ciente desses padrões.

Também, é importante você não FOCAR na mudança do narcisista e sim FOCAR no que você quer para a sua vida. Como diria Renato Russo: “Sempre as mesma desculpa e a desculpa nem sempre é sincera”

Desculpas e as Conclusões

Chegamos ao final desse artigo e espero que ele tenha sido esclarecedor pra você. Discutimos como um narcisista utiliza desculpas como uma ferramenta manipuladora para continuar controlando suas vítimas.

É importante lembrar que reconhecer o padrão de comportamento de um narcisista é fundamental para se proteger e romper essa dinâmica tóxica.

Se você é alvo desse tipo de manipulação, não se esqueça de que você merece respeito e amor genuíno.

Identificar as estratégias utilizadas por um narcisista, como desculpas vazias ou superficialidades, pode ser a chave para se libertar desse ciclo danoso. Ninguém merece ser manipulado ou ter sua dor invalidada.

Lembre-se sempre de colocar sua saúde mental em primeiro lugar

att

Walmei




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.