Família: Ser Leal a Ela Pode Ser Uma Grande Furada
Muita gente não muda de vida por que quer ser amada, querida e aceita pela família, porém, dependendo do caso, pode não ser bom ser leal a família.
O que quero dizer é que muitas famílias possui uma consciência ou crença que não leva a lugar algum. Um exemplo bem prático:
Eu, dono deste blog, fui pessoalmente a uma constelação familiar em São Paulo. Na primeira constelação que seria feita tinha uma senhora de 65 anos e negra.
Ao lado direito dela tinha a sua filha de mais ou menos 40 anose do lado esquerdo a filha caçula de 20 e poucos anos. E o que foi revelado na dinâmica desta família?
A senhora de 65 anos foi estuprada. O que foi desconberto é que sua mãe, que hoje passaria de 100 anos de idade, foi escrava no início do século.
E o que aconteceu com a mãe dela? A mãe foi abusada pelos fazendeiros na época, em suma temos uma senhora de 65 anos que foi estuprada e a mãe dela que hoje teria mais de 100 anos, também, abusada.
Mas não foi só isto que foi revelado! Olha a desgraça abaixo:
Na família as Filhas Foram Estupradas
Pois é! Isto mesmo que você leu. A filha de 40 anos foi estuprada, também. E não pára por aí. Esta mãe tem outra filha de 20 e poucos anos e o que aconteceu com ela?
Felizmente, o padrão repetitivo familiar foi quebrado, em suma a garota quase foi estuprada pois ela gritou. Isto chamou atenção e o estuprador saiu correndo assustado.
Ou seja, veja o emaranhado familiar:
O fazendeiro da época estuprou a mais velha da família. Esta filha de 65 anos foi estuprada, também e junto com ela a sua filha. Ainda bem que a última filha quebrou o padrão e não foi abusada.
Esta história mostra pra você identificar aí na tua casa qual é o padrão repetitivo que tem na tua família e repensar: vale a pena seguí-los por “amor”?
Outro caso: Conheço um rapaz que bebe muito e por que isto acontece? Por que o pai bebeu muito e morreu. O irmão dele, também, bebe muito!
E o que pode acontecer? Os irmãos podem morrer igual ao Pai, ou seja: De cirrose. Portanto, faça uma reflexão: Vale a pena seguir a sua família e seguir os padrões que eles estabeleceram?
Na Maioria dos Casos os Filhos não Questionam a Família
A maioria dos filhos não tem o hábito de questionar suas famílias, afinal, querem ser amados. Entretanto, se você tem amor próprio é necessário você questioná-los.
Agora se os teus pais são muito felizes, parabéns! Até eu quero aula particular com eles. Mas se você olha para a tua família e vê frustração, tristeza, rancor e insucesso é necessário você pensar:
“Será que não estou indo pro buraco seguir minha família?”
Lembre-se da família Jackson. O Michael Jackson, pra ser quem ele foi, teve que abrir mão da tua família e do grupo Jackson 5.

O caçula Michael poderia ter tido sua carreira destruída. Afinal, ele levava o grupo nas costas por que era o mais talentoso.
Bom…eu conheço outro caso pra vocês pensarem no padrão repetitivo familiar.
Meu amigo terminou um namoro por que a namorada dele usava drogas, mas ela começou a usar drogas por que a mãe usava e a outra irmã era usuária, também, enfim, a família inteira usava drogas.
Então, percebam o emaranhado familiar: As filhas, por “amor”, estão sendo levadas a usar drogas pela mãe tóxica.
Não tome as dores dos seus antecedentes sendo como seu. Essa DOR É DELES e você não precisa carregá-los nas costas pois o fardo é pesado. Você está aqui pra ser feliz e não pra carregar o sofrimento dos outros.
Enfim, te pergunto: Será que você está seguindo algum padrão familiar? Você parou pra pensar nisto? Se você percebeu algum padrão repetitivo na tua família neste exato momento busque ajuda psicológica.
Pensem nisto.
Walmei Junior