Krishnamurti: As 21 Frases Impactantes do Mestre Indiano
1- Somos condicionados, talhados, pela religião, pelo isolamentos, nossas próprias ilusões, pelo ambiente, imaginações circunscritos, pelas nossas próprias aspirações.
2- Uma pequena parte do nosso cérebro é que age. Estamos preocupados com nossa própria vida limitada, preocupados com nosso sucesso, nossas misérias e toda agitação e tudo isso condiciona o cérebro e assim nunca temos a percepção de toda a vida.
3- A sociedade é o resultado da nossa vida complexa, vocês são condicionados pela saúde, cultura, nacionalismo. As pessoas perseguem suas próprias ilusões solitárias, isoladas, suas estimulações, aspirações e ideologias e isso chamam de liberdade.
4- Estamos seguros com nossas crenças, conclusões e perdemos todo o sentido de humildade profunda e natural que novamente é um fato.
Krishnamurti diz: Disciplina é Observação
5- Disciplina é uma constante observação. Você vai observando suas próprias reações, de forma contínua, vendo qual é a origem do seu pensamento.
Por que vocês reagem de certas maneiras, quais são seus vieses, seus preconceitos, suas mágoas e etc.
6- Observação constante trás sua própria disciplina natural, ordem, não seguir um certo padrão, isso causa naturalmente sendo de desordem, portanto, ordem é disciplina e não ao contrário.
Então vocês perceberão que não existe diferença entre você e o mundo.
7- Precisamos aplicar o que vemos ser verdadeiros aplicar isto, não dar intervalo de tempo entre percepção e ação.
8- O conflito existe somente quando já uma lacuna, divisão entre o que vocês vêem ser real, ser verdadeiro e todas as implicações do medo da sua ação.
9- Questione sua própria vida, crenças, a dúvida é necessária na nossa exploração, neurose e ela tem que ser removida, temos que investigar.
10- A experiência condiciona o cérebro, para dirigir um carro você precisa de experiência e conhecimento.
11- Não olhe para os outros e sim para você mesmo. Se alguém esta condicionado pergunto: É o conhecimento?
12- A psique, o eu, o mim é essencialmente um movimento no conhecimento, uma série de conhecimentos, que é uma série de memórias. Certo? Assim nós somos uma série de memórias.
13- Memórias são o passado, projetadas no futuro, mas ainda é memória. Essas memórias são modificados pelo presente e continuam no futuro, mas ainda são uma série de memórias.
Krishnamurti: O que você é sem memórias?
14- O que você é sem memórias, sem lembranças das suas realizações? Filho, irmão, família, lembranças de viagens, o que fizeram? Memórias são coisas mortas e dessas coisas mortas vivemos.
15- É possível viver psicologicamente sem memória? Coloque esta questão pra você mesmo. O eu, ego e o mim é um movimento de identificação com a memória.
16- Como observamos nossas memórias? E vocês veem estas memórias como diferentes do observador?
17- Estou observando que sou uma longa série de memórias, enquanto existir as memórias e o observador está a divisão e assim cria o conflito.
18- A própria pessoa que persegue sua ambição particular, seu preenchimento individual, suas aspirações e assim por diante deve, inevitavelmente, criar conflito, não somente para si mesma mas para outros.
19- Se o conflito pode terminar, porque vivemos com o conflito? Bom…toda a natureza está em conflito, uma árvore numa floresta esta lutando para alcançar a luz, esta se debatendo, lutando, comprimindo outras.
20- E os seres humanos estão fazendo a mesma coisa, se aceitam isso acabam aceitando todas as consequências do conflito como guerras, confusão, brutalidade, feiura e a maldade.
21- Terminar um conflito é viver com essa paz, a qual requer tremenda inteligência, é compreender a natureza do conflito.