Neste texto você vai encontrar alguns pontos de vista sobre o medo de mudar e mergulhar o desconhecido. Você vai ver este texto na ótica do guru espiritual osho, além do autor Steven Pressfield, Roberto Shyniashiki e algumas citações de diversos autores.
Espero que gostem. Boa leitura!
Por que Sentimos Medo?
Toda mudança gera temor, pois, te coloca no campo do desconhecido, enfim, num mundo estranho. Agora, se nada mudar e tudo permanecer estático você nunca terá medo algum.
Isso significa que se tudo estiver morto você não ficará amedrontado. Por exemplo: Você está sentado e existe uma rocha ao lado, pois, não há nenhum problema:
Você olha para a rocha e está tudo bem. De repente a rocha começa a se mover, você fica assustado, vivo! Movimento gera temor e se e se tudo tiver parado não há nenhum receio.
Eis porque as pessoas com temor de cair em situações temerosas arranjam uma vida sem mudanças.

Medo: A vida é um Fluxo
Tudo permanece na mesma e a pessoa segue uma rotina morta, completamente, esquecida de que a vida é um fluxo, ela permanece numa ilha própria onde nada muda.
A mesma sala, fotografias, mobília, casa, os mesmos hábitos, as mesmas camas, enfim, tudo na mesma.
O mesmo maço de cigarro, você não gostará nem mesmo de uma marca diferente, entre isso, no meio dessa mesmice , a pessoa se sente a vontade.
As pessoas vivem quase em seus túmulos, o que você chama de uma vida conveniente e confortável não é nada se não um túmulo disfarçado.
Então quando você começa a mudar, quando você começa na jornada do espaço interior, e tudo está mudando tão ligeiro, cada momento tremendo de medo.
Desse modo, mais e mais temor precisa ser enfrentado, deixe o temorestar lá, pouco a pouco você começará a desfrutar tanto das mudanças que você estará preparado a qualquer custo.
Mudanças irão lhe dar vitalidade, mais vivacidade, alegria, energia.
Então, você não será como um poço, encerado por todos os lados estático, você se tornará como um rio correndo em direção ao desconhecido em direção ao oceano onde desaparece.
De Onde Vem o Medo?
A resistência, por exemplo, se alimenta dele e as pessoas a experimenta, em suma, quando estão sentindo as consequências de seguir seus corações
As pessoa, também, tem temor da falência, pobreza e da insolvência. Sentem receio de se humilhar quando tentam vencer por si mesmos e de se rebaixar quando desistem e voltam de joelhos a estaca zero.
Mas não são apenas estes temores: Surge, também, o de ser egoísta, péssimas esposas ou maridos infiéis, talvez, o de não conseguir sustentar as suas famílias ou sacrificar seus sonhos pelos nossos.
Por conseguinte, também, tem pavor de trair seus semelhantes, companheiros ou familiares.
Do fracasso e do ridículo, de desperdiçar a educação, o treinamento, enfim, o preparo pelos quais aqueles que amamos se sacrificam tanto pelos quais nós mesmos nos esforçamos
Um dos piores medos que o ser humano tem é o de lançar-se no vazio e de se arriscar longe demais lá fora.
De ultrapassar o ponto de onde não volta mais onde não possam mais renunciar já que não conseguem cancelar, cuja arrogante escolha tem que conviver para o resto de suas vidas.
Enfim, vários temores! O da loucura, insanidade e da morte que sâo temores sérios, mas não reais
Medo de ser Bem Sucedido
Entretanto, a mãe de todos os temores está tão perto de nós, que mesmo quando o verbalizamos, temos dificuldade de acreditarmos.
O temor que sejamos bem sucedidos e ainda de que possamos acessar, secretamente, o que sabemos que possuímos.
De se tornar a pessoa que sentimos em nossos corações a que realmente somos.
Essa é a perspectiva mais terrível que um ser humano pode enfrentar, pois, o expele de um golpe só de todas as inclusões tribais para as quais sua psique está programada e tem estado por 50 milhões de anos.
Você tem Pavor Por que foi Programado
Você tem temor e não encara a realidade por que desde quando nasceu foi programado pelo mundo. Mas teme descobrir que você é mais do que imagina.
Mais do que seus pais, filhos, professores pensam de você. De possuir, realmente, o talento que sua voz interior sussurra onde fica apavorado de possuir a coragem, perseverança e a capacidade.
Ficam com pavor de poder manobrar seu navio, fincar sua bandeira e alcançar sua terra prometida.
Por que se for verdade seremos afastados de tudo que conhecemos, pois, atravessaremos uma membrana, seremos monstros e monstruosos.
E por fim, saberemos que se abraçarmos nossos ideias teremos que nos mostrar dignos deles e isto nos apavora.
O que será de nós? Se perdemos nossa família e amigos?
Ou será que acabaremos sozinhos no vazio glacial do espaço estrelado sem nada ou ninguém a que se agarrar?
É, exatamente, isto que acontece, mas o truque é o seguinte: Acabamos no espaço, mas não sozinhos.
Ao contrário, somos capturados em uma insaciável, inesgotável, inexaurível fonte de sabedoria, consciência e companheirismo.
Enfim, você tem temor e não encara a realidade por que tem que assumir o que tem dentro de você e de perder amigos! Mas, também, o encontramos em lugares onde nunca imaginamos procurar.
E saiba que são amigos melhores, entretanto, verdadeiros! E nós somos melhores e mais leais com eles, acreditam em mim?
Vale a Pena Buscar Segurança?
Por sentirmos inseguros e medrosos buscamos a segurança custe o que custar, por isto, buscamos onde não se devíamos buscar. Veja abaixo algumas definições abaixo:
Todos nós buscamos segurança nas amizades. Mas veja o que William Shakeaspeare diz:
“O maior inimigo do homem é a segurança”
Todos nós buscamos segurança nos relacionamentos afetivos, entretanto, olha o que Antony Robbins diz:
“A unica segurança verdadeira na vida, provêm, de saber que a cada dia você melhora de alguma maneira”
Todos nós buscamos segurança no emprego, todavia, perceba o ponto de vista Benjamin Franklin:
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança”
Todos nós buscamos segurança em tudo, só que veja o que Richard Bach diz:
“Se buscas a segurança antes da felicidade, em suma, a segunda será o preço que terás que pagar pela primeira”
Pra terminar, veja o que Dolstoiévski diz sobre esse assunto:
“Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio, por que, é só no vazio que o vôo acontece, pois, o vazio é o espaço da liberdade, ausência das certezas e é isto que temos temeridade:
De não ter certeza. Por isto trocamos vôos por gaiolas, pois, as gaiolas são o lugar onde as certezas moram.”
Perceba que todos estes autores citados acima tem opiniões muito semelhantes com relação a busca por segurança que é um retrato por ter medo.
(Walmei Junior)

Como Superar o Medo?
Na verdade todos os medos são ilusões que temos dentro da nossa cabeça e a técnica a ser usada é: Apenas Olhe! Pois, só olhar para esta pessoa, este temor, dificuldade, enfim, precisamos apenas olhar!
O seu pavor está na cabeça onde parece um espírito, mas fale com ela e olhe por ela. Diga que vai dar amor para estas vozes na cabeça. Assim que é seu temor, se você ficar fugindo dele o mesmo cresce e aumenta.
Pega uma lata e encha de feijões, então, pergunte pra esta voz na cabeça ou sabotador quantos feijões existem dentro do pote.
Caso ele acerte você vai levar tudo que ele diz a sério, entretanto, caso ele não saiba, (é o que vai acontecer), esta voz, ou seja, seus temores, vão desaparecer, imediatamente.
Enfim, o temor está dentro da nossa cabeça. Ele sabe tudo sobre você até que você o encare e o olhe.