AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Pais Tóxicos: As 10 Características Mais Evidentes

Narcisismo: As 10 Características de Pais Tóxicos




Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?

Atenção: Aqui estão dez características de pais tóxicos que acabam com a vida de seus filhos.

Você sabia que psicólogos e especialistas em comportamento infantil conseguem diferenciar crianças ingratas daquelas que têm sido vítimas de uma influência tóxica?

O psicólogo clínico Seth Meyers, por exemplo, explica como as atitudes de alguns pais podem arruinar a vida dos seus filhos.

Vale lembrar que educar os filhos é muito difícil e ninguém tem o direito de julgar o estilo de nenhum pai ou mãe, mas há há uma lista tênue.

Sumário

As Consequências dos Pais Tóxicos nos Filhos

Quando são educados por país narcisistas os filhos não se sentem amados, ouvidos ou vistos.

Acreditam que a própria aparência é mais importante do que sua personalidade e não se sentem apoiados quando tentam desenvolver sua verdadeira personalidade.

Não sabem confiar, sofrem um atraso no desenvolvimento emocional ou não desenvolvem esta parte. Tem durante a vida toda aquela incômoda sensação de nunca serem bons o suficiente.

Não tem nenhum exemplo que os ensine a se relacionar emocionalmente e têm dificuldades de se tornarem independentes dos pais.

Quando crescem e é bem provável que sofram depressão, ansiedade e distúrbios de estresse pós traumático quando se tornarem adultos.

Podem se tornar adultos que se auto sabotam ou pessoas prontas a sacrificar tudo para alcançar objetivos maiores, estes são apenas alguns dos efeitos que os pais narcisistas podem causar em seus filhos.

Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?
pais tóxicos

Sinais de Pais Tóxicos

1- Tenha medo de mim, mas me ame

Para os pais tóxicos um ataque emocional é sinônimo de amor e atenção. Em famílias assim os filhos podem identificar o humor dos pais só de ouvir o barulho das chaves ou dos passos deles quando estão chegando.

Estes filhos convivem com o medo e a apreensão o tempo todo, os pais tóxicos, geralmente, se ofendem quando suas atitudes são tratadas com desconfiança. Eles reclamam: “Eu faço tudo por você mas você não dá valor!”

2- Sinais de Pais Tóxicos

Você precisa lidar com problemas de adultos mas ainda não tem direito nenhum

Em famílias tóxicas os pais compartilham suas responsabilidades com seus filhos, um exemplo disso é quando o filho acredita que é o seu mau comportamento que faz o pai abusar do álcool para se acalmar.

Mais tarde os filhos vão até ser envolvidos em escândalos de adultos. Eles vão virar adolescentes que são forçados a ouvir as reclamações de seus pais e se ajustar às situações complicadas e a se colocar no lugar dos seus pais, ajudar, tolerar e consolá-los.

O mais triste disso é que mesmo nestes casos os filhos não têm direito de expressar sua própria opinião.

3- Sinais de Pais Tóxicos

Seja o melhor mas não se esqueça de que não é diferente de ninguém

Pais narcisistas esperam que seus filhos tenham o melhor desempenho possível e na maioria dos casos eles só estão tentando compensar seus próprios erros.

Podem ter tentado construir uma carreira de prestígio ou ter sonhado em se tornar um atleta profissional mas não tiveram as qualidades necessárias para serem bem sucedidos nestas empreitadas.

Mesmo que o filho tenha um desempenho muito melhor do que eles tiveram todas as suas conquistas não são valorizadas.

Os comentários depreciativos podem acabar com a vida de uma criança, pois, podem fazer eles crescerem pensando que são uma vergonha para os seus pais.

Se abra comigo mas não fiquei surpreso se eu zombar de você

Os pais tóxicos forçam seus filhos a serem sinceros e às vezes até os fazem se sentir culpados por não compartilhar o que sentem.

Porém, mais tarde, aquela informação pessoal vai ser usada contra os filhos, quer um exemplo? Os pais podem achar que não há nada de errado em sair espalhando aquelas coisas íntimas que os filhos custaram a abrir para eles.

Para os parentes, vizinhos e amigos da família e o pior: Os pais podem se aproveitar daquela informação pra jogar na cara dos filhos ou para zombar deles.

Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?
pais tóxicos

Você é ruim, então, nem perca seu tempo tentando melhorar

Quanto mais baixa for a autoestima de uma criança mais difícil ela será controlada por isso os pais tóxicos têm tanto interesse em apontar as falhas e imperfeições de seus filhos.

Na maioria dos casos eles, também, comentam a aparência do filho, pois, este é um dos pontos fracos dos adolescentes e até das crianças menores.

Se não houver nenhuma imperfeição óbvia, eles tratam de criar uma. Eles podem até fazer comparações injustas entre o filho ou a filha e os filhos de seus amigos de vizinhos ou de colegas de trabalho.

Pais que agem dessa maneira Implantam um complexo de inferioridade nos seus filhos, já que eles não querem vê-los experimentando coisas novas e sendo bem sucedidos.

O amor-próprio narcisista deles geram medo de que seus filhos sejam melhores e mais inteligentes e mais bem sucedidos, em outras palavras a auto estima deles é desafiada, então, tentam puxar seus filhos para baixo.




Você pode ser bem sucedido mas só se eu ganhar alguma coisa com isso

Claro! Estes pais querem que os seus filhos sejam bem sucedidos desde que isso traga alguma vantagem para eles, por exemplo:

Eles esperam que seu filho construa uma carreira de sucesso, mas só se for em uma área que eles tenham aprovado.

Quando os filhos não fazem isso o pai narcisista só vai ficar empolgado por dois motivos:

Eles adoram se gabar do sucesso dos seus filhos para causar inveja nos outros, pois, o sucesso do filho é a garantia de uma vida melhor para os pais.

O filho pode estar, realmente, satisfeito com seu trabalho. Mas se ele não obedecer a estes dois critérios os seus pais tóxicos vão desencorajá-lo o tempo todo.

Eles não estão nem aí se o filho encontrou sua realização pessoal e felicidade.

Faça exatamente o que eu disser mas se você errar a culpa é sua

Neste caso os pais tratam o filho como se fosse um objeto, fazem todos os planos esperam que os filhos sigam à risca.

Eles não estão preocupados com as consequências de ter o controle de tudo o tempo todo. Se alguma coisa der errado não será culpa deles e sim do desajeitado do filho deles.

Você só causa transtornos mas não me deixe sozinho

Em famílias saudáveis os pais encorajam os filhos a sair de casa e a viver sua própria vida, os pais tóxicos fazem o contrário, nunca querem deixar seu filho ir embora.

Mesmo assim eles sempre estão deixando claro que a casa o dinheiro e a comida pertencem a eles. Qualquer opção ou objeção vinda de seus filhos é completamente ignorada e o que estes pais realmente querem?

O desejo secreto deles é fazer seus filhos obedientes ficarem do lado deles para sempre.

Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?
pais tóxicos

Aceite nossa ajuda mas pare de explorar a gente

Estes pais parecem estar oferecendo alguma coisa que seu filho não precisa, mas qualquer recusa vai causar ressentimentos.

Um filho já crescido começa a pensar nos pais, provavelmente, só querem um pouco de companhia e querem se sentir úteis, aí ele aceita a ajuda, agradece os pais e oferece algo em troca.

Mas não há final feliz aqui, pois, os pais vão sempre lembrar o filho daquele favor que fizeram e os filhos se tornam prisioneiros de qualquer jeito se recusarem a ajuda dos pais e serão os moleques ingratos.

Se aceitarem sempre vão se sentir em dívida com os pais, enfim, é um beco sem saída para os filhos e um negócio vantajoso para os pais, típico de quem é narcisista.

Confie em mim mas mesmo assim eu vou bisbilhotar nas suas coisas

Privacidade e espaço pessoal? Nada disso existe para os filhos de pais tóxicos! Se você tentar restringir o acesso ao seu território pessoal seus pais vão lhe aAcusar de desconfiança ou vão dizer que você está escondendo alguma coisa imoral ou ilegal.

E os filhos crescidos, que têm suas próprias famílias, também, não escapam dessa já que estes pais tem chaves extras de casa. E aí vem aquele turbilhão de perguntas incômodas:

“Por que você comprou uma nova mesa de jantar? Quanto custou? O que você fez com a velha? Por que você não falou com a gente?”

E a lista continua! Pais assim não tem respeito algum pelas vidas e decisões pessoais de seus filhos.




Como lidar com Pais Tóxicos?

É bem difícil mesmo para adultos se livrar de uma atmosfera tóxica e mesmo assim os especialistas têm algumas dicas que podem ajudar você a proteger sua privacidade e a salvar seu relacionamento.

Antes de tudo você tem que se dar conta dos seguintes fatos:

Você não pode mudar o passado

Uma relação tóxica é como uma doença crônica, portanto, é quase impossível de curar mas você pode tratar os sintomas.

Nós não escolhemos os pais que temos e não podemos mudá-los, mas a única coisa que podemos mudar é a nossa reação as atitudes deles.

Lembre-se de que se você sentir raiva deles isto vai jogar de volta em um relacionamento desequilibrado entre pais e filho ou filha.

Estes conselhos são baseados no entendimento mútuo de que cada pessoa tem seus próprios direitos e necessidades dos quais não deve se envergonhar.

Você tem o direito de viver na sua própria casa e ter suas próprias regras, não se envolver em problemas dos seus parentes, limitar o acesso ao seu território pessoal, construir sua própria experiência ao invés de seguir as recomendações de seus pais.

Gerenciar seus recursos: Dinheiro, tempo e dedicação para escolher seus interesse mesmo que eles sejam diferentes dos interesses dos seus pais.

E não se esqueça de que estas regras se aplicam as duas partes os filhos não devem cortar os pais de suas vidas injustamente ou desvalorizar a ajuda deles.

Fonte: Canal Incrível

Leia Também

Família Narcisista: Quais são as 11 Dinâmicas Que Existe?

Famílias: Todo Filho Vira Pai dos Seus Pais

Mais Características e Sinais de Pais Tóxicos

1- As Nossas Necessidades Não São Importantes

Qualquer coisa que você precisa não é importante para o narciso, por isto nem expressá-los você vai conseguir, enfim, as pessoas criadas por narcisistas nunca podem expressar o que sentem.

É assim que começa a jornada da criança em buscar aceitação dos adultos.

2- Nunca Estão Satisfeitas com Nada

De forma fácil se tornam pessoas perfeccionistas, insatisfeitas e competitivas, pois, os pais narcisistas os fazem acreditar que elas nunca tem valor.

Ficam sempre ficam se esforçando para ser amado, portanto, nunca está nada bom.

Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?
pais tóxicos

3- Sofrem uma Inversão de Papéis

Os filhos que nascem com pais narcisistas acabam vivendo pra satisfazer as vontades e gostos dos seus pais mesmo quando são crianças, enfim, os pais jogam nos filhos as suas próprias necessidades.

Se o pai, por exemplo, foi um jogador de futebol frustrado, com certeza, ele vai querer que seu filho seja um jogador de futebol de sucesso.

4- O Filho Acredita que Seu Valor Pessoal Depende Daquilo que Ele Faz

Ela depende dos seus bens materiais, da sua profissão ou dos resultados que podem obter.

Isso acontece por que os pais não aceitaram seus filhos como eles eram, pois, sempre alguém era melhor do que o seu próprio filho, consequentemente, o filho narciso acredita que não tem valor.

Aliás, a maioria das pessoas acham que não tem valor.

5- Ela Não tem Auto Conhecimento e Não se Conhece

O filho criado por pais narcisistas não conhece seus desejos, necessidades ou objetivos, pois, se sente, completamente, perdida.

Isto acontece por que ela nunca teve LIBERDADE para expressar suas necessidades e idéias.

Você já não viu muita gente de 40 anos pra cima sem a menor ideia do que quer ser na vida?

Canal Eloy’s – youtuber – psicológo

Quais as 10 Características de Pais Tóxicos?
pais tóxicos

Pais Tóxicos: Os 35 Sinais de Ter Mãe Narcisista

1- Quando algo dá errado a tua mãe culpa todos menos a si mesma.

Narcisistas não assumem as suas culpas, pois, não querem assumir nada. As vezes pedem desculpas, mas é pra manipular.

2- Sua Mãe se recusa a não se responsabilizar pelo seu mal comportamento.

Se ela faz difamação de você, fala mal ou faz algo errado, mas ela não vai assumir nada, pois, acreditam que são  “mães perfeitas”

3- Sua Mãe pensa que é Perfeita

Ela é um cristal de tanta perfeição, uma pérola brilhante e isto dá margem para ela sempre se achar a melhor a melhor

4- Sua Mãe não tem Empatia

A mãe narcisa não tem empatia pelos filhos e muitas dão prioridade até a outros filhos de outras famílias. 

5- Muito preocupada Com o seu comportamento que reflete na imagem dela.

Quando você fizer algo ela não vai ficar preocupada com você pra poder te ajudar e sim no seu comportamento que foi refletido nela.

6- Sua mãe Não se preocupa com seus sentimentos

Tanto faz se você está triste ou não, seus problemas não importa pra ela

7- Sua Mãe guarda rancor

A primeira chance que ela tiver vai jogar na tua cara o que você fez a ela. 

8- Tudo é sobre sua mãe

Ela é sempre o assunto principal, vai falar sempre dela, pois, o foco é sempre a sua própria pessoa.

9- Sua mãe não está disposta a te escutar

Quando ela escuta é pra falar mal de você logo após com outra pessoa.

10- Sua mãe sempre lhe diz o que fazer

Sempre tem que fazer do jeito dela, já o dos outros não adianta. Sempre te colocar cabresto pra te controlar.

11- Sua mãe lhe faz não se sentir BOM o suficiente

As constantes críticas da sua mãe te fez internalizar uma visão distorcida de si mesmo

12- Sua mãe nunca pergunta de você, seu sentimento ou como você está

A única coisa interessante para ela é a sua própria vida.

13- As Mães Narcisistas Mentem, Manipulam Muito e o tempo todo

Se ela fez alguma coisa, faz questão de dizer que não foi ela, pois, vivem de mentiras.

14- Sua mãe conta histórias diferentes

Ela tem a capacidade de contar a mesma história de forma diferente para diversas pessoas e ainda procura tirar vantagem sobre tal história.

15- Ao falar dos filhos é mais o que eles fazem do que eles são

Esqueça! Ela não está preocupada com sua essência, mas quando você faz alguma coisa errada é uma arma pra ela.

16- Seus filhos se sentem desconfortáveis com sua mãe.

Se você fica desconfortável perto da sua mãe é um indício.

17- Quando os filhos vão pra casa da sua mãe e voltam diferentes ou arredios.

Fica de olho no comportamento do seu filho ao visitar a mãe

18- Seu filho sempre fica tentando ganhar a aprovação da mãe

Se você busca muito o amor da sua mãe é um indício que ela seja narcisista

19- Sua mãe tenta ficar perto dos seus filhos

Se ela fica o tempo todo rodeando seus filhos, com certeza é mãe narcisista




20- Sua mãe perde a guarda dos seus filhos

Se ela tentou fazer isto é um indício de ser mãe narcisista

21- Sua mãe narcisa incentiva seus filhos em atividades que ela gosta e você não

Ela fica fazendo uma guerra contra você, pois, tiram a sua autoridade e incentivam que você não gostaria de fazer.

22- Outras pessoas na sua vida diz que há algo diferente na sua mãe

Se alguém já falou isto pra você, desconfie.

23- Sua mãe tira a vontade das pessoas

Aquela pessoa que quando pode tira as penas das pessoas. 

24- Sua mãe tem tudo a ver com controle e poder

Ela te persegue no trabalho, faz fofoca, persegue pessoas.

25- Sua Mãe narcisista é fascinada com imagem

Ela é muito preocupada com sua própria imagem, então, sempre busca querer as coisas que os outros tem.

26- Sua mãe narcisista é uma pessoa sem valores e moral

Em determinada coisa ela não tem honestidade e moral, pro exemplo, traição.

27- Tenta te explorar mesmo você distante

Ela não liga se você se afastou

28- Quando discute seus problemas ela muda de assunto

Ela não está nem aí com os seus problemas.

29- Quando você descreve seus sentimentos ela tenta superá-los com suas próprias histórias

Ela sempre tenta colocar a sua própria história nos teus sentimentos

30- Sua mãe narcisa tem ciúmes de você

O filho é seu brinquedo principal para controlar.

31- Sua mãe não tem empatia com os outros

Ela não tem empatia nem por sua família e por ninguém

32- Só apoia você em alguma coisa se for favorecê-la

Sempre o objetivo é ela e nunca você

33- Você sente uma falta de proximidade emocional entre você e sua mãe

Se falta de proximidade emocional ou carinho

34- Você questiona se sua mãe se, realmente, ama você.

Se você carrega esta dúvida pode ser um um sinal de mãe narcisista

35- Você se sente responsável pelas doenças da sua mãe

Ela sempre te responsabiliza por eventuais enfermidades que possam acontecer com ela.

Enfim, espero ter te ajudado neste texto.




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.