AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Narcisista: Quando Descartá-los Espere Estes 10 Comportamentos

uma pessoa na parede sentada com medo de um homem que vai bater nele




Além dos 10 comportamentos de um narcisista, neste texto você encontrará uma pequenina junção do que li e ouvi na internet sobre o narcisista. Espero que gostem!

Boa Leitura!

Narcisista: Quando Descartá-los Espere Estes 10 Comportamentos

As relações tóxicas e abusivas do ponto de vista emocional quase sempre são marcadas por 3 fases chamado: “As 3 fases do relacionamento tóxico”.

Basicamente são:

A fase da idealização:

funciona como se fosse um conto de fadas em que o alvo do abusador mal pode acreditar na sorte de tê-lo encontrado, tamanho é o bombardeamento de amor e atenção.

Fase da desvalorização

O alvo se encontra diante de um príncipe se transformando num bom sapo. nesta fase o alvo passa a submeter a todo tipo de abuso. Desde humilhações, abandonos, agressão verbal e física.

Fase do Descarte

Passando por estas duas fases citados acima vem a fase do descarte. Aqui o alvo é sugado de todas as suas energias vitais e descartado como um cachorro sarnento ou um papel higiênco usado. 

imagem sem cor de uma mulher de olhos pintados com fisionomia séria mão perto da boca
narcisista

Narcisista Manipula a Verdade

Embustes abusadores emocionais manipulam a verdade com tanta maestria que, raramente, é o alvo  que os descartam

Suas vítimas ficam como zumbis, aceitam o inaceitável e mesmo após o descarte sofrem e correm atrás de seus algozes, pois, se sentem culpados e responsáveis custando a abrir mão da figura idealizada.

Enfim, raramente, a vítima desses abusadores que dão um basta no relacionamento. Num instinto gigantesco de sobrevivência rompem, mesmo com dor, o ciclo abusivo e partem em busca de juntar seus cacos e recuperar o tempo perdido.

O que estas vítimas não sabem é que embustes com características de narcisismo patológico não lidam bem com rupturas não iniciadas por eles.

Não aceitam que lhes tirem das mãos e o controle, pois, farão qualquer coisa para tê-lo de volta. Mesmo que seja apenas para reatar e descartar deixando claro quem manda na relação.

A recusa do alvo para o embuste narcisista se traduz numa enorme humilhação e injustiça levando-o a ficar obcecado por aquela pessoa que o descartou confundindo esta obsessão com amor.

Além disto, o sentimento de abandono e rejeição em alguém, cuja ferida narcísica está aberta, é magnificado e insuportável que fará qualquer coisa para trazer seus alvos de volta para o inferno, utilizando-o para tanto técnicas de “hoovering”.

Portanto, tendo em mente este cenário passo a fazer uma lista de possíveis comportamentos que essas figuras grandiosas e arrogantes têm diante do descarte inesperado.

Descartados, muitas vezes ostentam comportamentos persecutórios, diretos ou indiretos, agindo como “irremediavelmente apaixonados”, o que pode levá-los a ter os comportamentos a seguir descritos nesta ordem ou não.

Algumas vezes não se utilizarão de todas essas técnicas e outras transitarão entre uma e outra segundo sua conveniência.

Desprezo e Indiferença do Narcisista

Trata-se de uma reação fria e indiferente ao momento em que o alvo anuncia que vai embora dizendo que quer a separação ou o fim daquela situação.

Enfim, se farão de indiferentes, pois, para o alvo que não tem a real intenção de romper, está dizendo aquilo apenas para provocar uma reação.

E isto é um balde de àgua fria que o fará recuar, desta forma, o embuste atinge o seu objetivo de sugá-lo de volta para dentro da relação.

Vitimização e Culpabilização

Pensando na hipótese, que mesmo diante da indiferença o alvo esteja determinado a romper, entrará em cena um comportamento vitimista e culpabilizador na qual o embuste fará uma lista de “injustiças” imaginárias que você cometeu contra ele.

Enfim, a culpa da desgraça do casal será sua e caso o alvo não estiver muito convicto de que não cometeu aqueles erros ou injustiças se sentirá culpado e voltará a submeter-se às regras do abusador.

Declarações de Amor. O Narcisista  Volta para fase da Idealização 

Se o alvo está esperto o bastante para não assumir culpas, que sabe não serem suas, ele será surpreendido por algo muito mais difícil de resistir.

De repente todos aqueles lindos comportamentos do início do relacionamento como atenção, flores, presentes, surpresas, viagens, ou a promessa de casamento que nunca saiu, enfim, tudo aquilo que o alvo sempre sonhou que ele fizesse, o embuste “apaixonado” passará a fazer.

Ele mudou! É tudo o que o alvo sempre quis! Finalmente ele descobriu que você é o amor da vida dele que o mesmo não soube valorizá-la,enfim, agora tudo será “diferente”.

Mas saiba: Esta lua de mel tem fim! E será, imediatamente, após sua decisão de dar uma segunda chance.

Homem narcisista rindo debochado com a mão pegando no pescoço de uma mulher
narcisista

Mea Culpa do Narcisista e Promerssa de se tratar

Quando as técnicas anteriores não surtem efeito o embuste arrependido entrará em ação. Dizendo ao alvo que ele assumirá uma parte da culpa (nunca toda) e concordará que teve aqueles comportamentos e que precisa de ajuda.

Se justificará colocando a culpa em alguém em sua baixa autoestima ou no seu “medo de se entregar”.

Prometerá fazer terapia, mas nunca passará de uma ou duas sessões. Enfim, ele vai fazer apenas o suficiente para que o alvo baixe a guarda acreditando que realmente o embuste está arrependido e que deseja uma mudança.

Apenas para se certificar de não perder o alvo de vista costumam propor terapia de casal que, em pouco tempo, se mostra ineficaz.

Enquanto para casais saudáveis com problemas pontuais pode ser a tábua de salvação, a terapia de casal com embustes narcisistas é um desperdício de tempo, dinheiro e energia.

Leia Também

Narcisista: Me libertei de um narciso. História real

Abordagem Amiga/Nada Aconteceu

Então o alvo, que já está calejado, decide que não acredita mais nessas juras de amor e fica firme no propósito de tocar sua vida sem o embuste narcisista.

Como lhe é típico, tentará uma abordagem de amigo, puxando assuntos do dia-a-dia ou fingindo-se preocupado com seu alvo. Tentando a todo custo fazer-se presente, afirmando “respeitar” sua decisão de por um fim.

Pode até parecer sincero, mas atenção:

Aqui tem uma bandeira vermelha: Se ele realmente respeitasse sua decisão daria espaço ao seu alvo que deseja se desconectar e saberia que aquele que não seja o melhor momento para ser “amigo”.

Mas ele não respeita e se faz presente, exatamente, para que seu alvo não tenha tempo de se desconectar e passando a raiva, volte como se nada tivesse acontecido.

A Fila Andou/Novo Alvo

Num dia o alvo estava recebendo mensagens e juras de amor e súplicas por uma segunda chance. Já no outro  está o embuste apaixonado, ostentando um novo alvo nas redes sociais se fazendo presente em lugares onde sabe que a informação chegará até você.

Ele parecerá que está feliz e vivendo um linda história de amor, mas não raro continuará a fazer investidas para sugar sua antiga vítima de volta.

Esta é uma técnica que costuma confundir muito os alvos desses embustes metidos a Don Juan, pois, acreditam que deram espaço para outra pessoa e abriram mão de sua “felicidade”.

Sentem ciúmes e dor, acreditando que perderam algo e que foram os culpados pelo término, afinal, o embuste “parece muito feliz ao lado da outra pessoa”.

Essa é uma manobra perigosa que pode sugar o alvo de volta muitas vezes para compor com o novo alvo. Um triângulo amoroso do qual o embuste vampirão se alimentará onde vai impor suas novas regras.

Esfrie a cabeça, pois, ele não está feliz com ninguém. Está apenas usando uma outra pessoa para atingir você e garantir alimento, já que não suportam a solidão.

Acusações e Agressões Verbais do Narcisista

Não adianta se o alvo está mesmo decidido a ir adiante sem aquela relação que já lhe fez tão mal. O embuste incansável já tentou de tudo e nada funcionou.

Ele está transtornado e sua fúria narcísica foi acessa e ele se sente humilhado e vítima de sua frieza.

Aqui começam as agressões verbais de uma violência jamais experimentada antes. Sem máscaras! Nua e crua! Sob medida para fazer o alvo se sentir com 2 centímetros de altura.

Haverá nessa fase também acusações de traições de todo tipo.

O alvo será atacado por ter atrapalhado sua vida e seus sonhos. De ter tido amantes e terá suas preferências sexuais colocadas em check.

Srá acusado de ter vícios que nunca teve. Entre outras agressões verbais que objetivam uma única coisa: Causar dor, desespero e desestabilização emocional.

Enfim, para embustes narcisistas, não importa se tua atenção seja boa ou ruim, o importante que é alimento vital, pois, a sua reação as agressões lhe será nada mais que alimento.

duas amigas cochicando e difamando uma garota que está a frente delas.
narcisista

Difamação e Recrutamento do Narcisista

Paralelamente: Iniciará uma campanha de difamanção entre seus amigos, familiares e muitas vezes colegas de trabalho.

Seu objetivo aqui é manchar seu nome e colocar pessoas contra você. Modificando o modo que as pessoas o veêm.

Nesta fase há o “recrutamento” de possibilitadores, macacos voadores e puxa-sacos que o ajudarão a destruir sua presa. Não raro, pessoas perdem o emprego como resultado dessa difamação.

Perseguições e Ameaças do Narcisista

Quando o embuste inconformado chega a esse ponto ele pode ficar perigoso e passa a perseguir por todos os lados. Bloqueado, entra em contato através de outros números e perfis falsos.

Invade residências ou surge no ambiente de trabalho e escola. Pratica stalking de todas as formas tentando amizade com seus amigos e familiares.

Ou surgindo em lugares que você costuma frequentar tentando se fazer presente. A isto, podem agregar ameaças seja revelando segredos ou intimidades.

Pode, também, matar o alvo ou pessoas e animais ligados a ele numa tentativa derradeira de despertar a preocupação do alvo que correria em seu socorro.

Nesta fase é importante informar o máximo de pessoas possível do que está acontecendo e evitar o confronto ou os convites para “ter uma última conversa”.

Se possível, faça boletins de ocorrência e se necessário busque medidas protetivas.

Agressão Física e Morte

Apesar de não ser um comportamento presente na maioria dos abusadores emocionais que normalmente agem no silêncio e na surdina, levando suas vítimas a experimentar dores emocionais inimagináveis, sem jamais tocar-lhes um dedo, todo embuste emocionalmente violento tem potencial para machucar, portanto, subestimá-los é um erro.

São capazes de coisas inenarráveis tais como mutilar, atear fogo e outras substâncias voltadas a desfigurar o alvo que ousou dispensá-lo, além dos espancamentos que deixam cicatrizes, ossos e dentes quebrados.

Em casos mais extremos, apoiados no mantra “não fica comigo, então, não fica com mais ninguém”, ceifam à vida de suas vítimas como quem quebra um copo de R$1,99.

Portanto, se você rompeu e se identifica com alguma dessas fases esforce-se para não entrar no ciclo de idas e vindas.

E rompa o relacionamento com decisão e coragem de modo que você possa retomar sua vida de forma saudável.

Enfim, sabendo que à medida que esses ciclos se reiniciam os níveis de violência aumentam. O seu limite do tolerável se expande trazendo você cada vez mais perto este ultimo exemplo.

Acredite, você não quer e não precisa chegar até aqui.

Fonte: (Lucy Rocha, coach de relacionamento e advogada)

*O termo “hoovering” vem da palavra Hoover. Marca famosa de aspirador de pó em vários países que descreve os comportamentos que abusadores emocionais.

Têm para “sugar” ou “aspirar” suas vítimas para dentro da relação após uma ruptura.

Narcisistas: Namorar ou Se Casar com Eles é Problema! Fuja!

Mas por que namorar narcisistas é problema? Por que a pessoa narcisista NÃO quer se enxergar, entender e compreender seus defeitos.

Como não admitem se ver vão praticar a projeção em você! seu lado sombra, os defeitos dele em você.

Homem narcisista sorrindo e se olhando no espelho com braço encostado no espelho
narcisistas

Narcisistas projetam suas sombras

Mas o que é projeção? Ela está baseado na teoria psicanalítica que foi, originalmente, desenvolvida por Sigmund Freud que diz que a projeção é um tipo de mecanismo de defesa psicológica do ego. 

Por exemplo: Se você diz que sua namorada é egoísta, você é! se você diz que seu irmão é explorador de velhinhos, você é!

Um exemplo foi um amigo que diz que deu um abraço num amigo no shopping e a namorada dele começou a brigar, o acusando de ser gay.

Moral da história: Ela projetou o homossexualismo dela, nele! Logo após se arrependeu e ficou com aquela cara de: O que que eu fiz?

Os profissionais da saúde mental consideram a projeção como um mecanismo de defesa primitivo que foi aprendido durante a nossa infância.

Eles acreditam ainda que, ao mesmo tempo que nos serviu bem quando crianças, nós, como adultos, somos capazes de usar de formas mais sofisticadas e eficazes de lidar com nossas emoções desagradáveis.

Namorar Narcisistas é um Problema

Os narcisos podem transformar o seu relacionamento em algo doentio, eles não aceitam os seus defeitos e sempre vai culpá-la(o) de alguma coisa e isto pode ser perigoso pra você.

Afinal, sua vida pode começar a se deteriorar, já que uma hora ou outra a manipulação é tão forte que você irá acreditar que realmente você é o problema.

Por isto a importância da pessoa se conhecer, já que relacionamentos afetivos sempre nos desnudam, mostram quem realmente somos.

Mas se NÃO estamos preparados ou se NÃO queremos que o conjugue nos mostre a nossa outra face ou defeitos, provavelmente, estamos diante de um narcisista que pode acabar com nossa vida.

Narcisistas não querem se auto conhecer!

Por isto que é fundamental namorar ou casar com pessoas que queiram se trabalhar, se auto conhecer, se aprofundar na sua escuridão ou na sua sombra.

Relacionamento afetivo não é entretenimento e sim aperfeiçoamento, pois, amor é lapidação e não destruição! É mais fácil namorar pessoas evoluídas por dentro, já narcisos são fúteis.

Portanto, fique atento a pessoas que não promovem o próprio auto conhecimento, não querem se ver, enxergar, provavelmente, você terá problemas.

Aliás, eles odeiam ser descobertos, não gostam de ser criticados e odeiam perder. Enfim, namorar pessoas narcisistas é problema por que não querem evoluir e admitirem sua escuridão.

Como Reconhecer Narcisistas?

Aqui vai algumas características destas pessoas que só pensam em si mesmo:

1- Eles praticam a invalidação, que é um tipo de abuso psicológico que pode acabar com a auto estima da outra pessoa.

2- Deboches (desvalidação-diminui o outro o tempo inteiro)

3- Tratamentos de silêncios que podem durar semanas

4- Te descartam facilmente

5- No início eles “o amam”, mas em poucos dias “o odeiam”.

6- Não falam dos seus sentimentos por medo de mostrar suas fraquezas.

7- Medo de serem abandonados, precisam da sua atenção o tempo inteiro.

8- Narcisistas te desvaloriza, te diminue e te humilha.

9- Se a Narcisista for mulher, provavelmente, tentará te pegar pelo sexo, ainda mais se ela for bonita, te dão o “mel” pra depois você virar uma abelha e correr atrás.

É o famoso estímulo e resposta. Caso for homem procurará deixar dependente dele em tudo, o homem, precisa sentir que a “presa” esteja em suas mãos.

10- Não aceitam seus defeitos e suas sombras e quando sua onipotência ou motivos internos são revelados ficam furiosos.

11- Comportamento controlador

12- Desvaloriza quem não lhe dá suprimento narcísico

13- Tem controle de impulsos

14- Necessidade de poder sobre a relação

15- Gostam de namorar pessoas fracas emocionalmente para que os mesmos a idolatrem.

16- Eles não tem amigos

17- Pra se submeter a tratamento, o narcisista precisa se expor, admitir fraquezas e permitir que o psicólogo lhe dê direcionamento. E isso o narcisista não faz por isso não tem tratamento.

18- Invertem tudo, distorcem a realidade e de narcisista viram vitimas, se comportam como coitadinhos. São articuladores de mentiras e que tudo não passa de uma imaginação tua.

Este tipo de estratégia de fragmentação do psiquismo é uma forma altamente eficaz de abuso emocional.

Porque leva a vítima a achar que está ficando louca, posto que suas percepções de realidade são, constantemente, negadas e você é a sombra, o louco da história.

Por fim, namorar narcisistas é um problema! Quer dizer: Um gigantesco problema! Sua vida não vai andar!

Walmei Junior

Uma mulher com olhos pintados e roupa vermelha e do lado escrito os 6 tipos de narcisistas que você deve saber
narcisistas

Quais os 6 Tipos de Narcisistas que Você Deve Saber?

E o narcisismo pode ser definido como a tendência é que o indivíduo tem de considerar a si mesmo como superior privilegiado ou especial.

Além da propensão para marginalizar, diminuir e invalidar os outros para poder se sentir bem consigo mesmo. Mas nem todos os narcisistas são iguais.

Muitos narcisistas crônicos podem apresentar múltiplos subtipos que se mesclam e alternam dependendo da situação.

O Narcisistas Evidentes

Que é aquele que todo mundo nota apresenta muitos dos traços mais comuns associados ao narcisismo como o sentimento de grandiosidade, a busca pela atenção, o charme superficial, uma certa extravagância e um certo exibicionismo.

Mas, também, é um manipulador agressivo que adora humilhar e demonstrar arrogância. Vale a pena destacar que os narcisistas em geral mas principalmente o narcisista evidente apresenta a total falta de consideração pelas pessoas.

Sim! Porque apenas o que ele pensa e faz importa, então, ele esperar que o mundo gira em torno de si.

Homem de óculos escuro com cigarro na mão e soltando fumaça pela boca.
narcisistas

Narcisistas Encobertos

Nem todos os narcisistas são grandiosos. O narcisista encoberto, por exemplo, apresenta um sentimento de superioridade meio oculto e disfarçado.

Ele adora se sentir o gênio incompreendido, a pessoa maravilhosa que não é reconhecida. Por isso ele nunca demonstra, abertamente, que se acha o máximo, preferindo fazer isso de forma sutil.

Também, fazem parte deste perfil a falta de compaixão, desconsideração e a facilidade de julgar, negativamente, as outras pessoas.

Narcisistas Passivo-Agressivo

A agressividade passiva pode ser definida como a utilidade disfarçada e ela tem como finalidade obter algum tipo de vantagem sobre outra pessoa.

Alguns narcisistas utilizam agressividade passiva como meio de satisfazer seus desejos egoístas ou de punir aqueles que não atendem seus caprichos.

Quando nascisista passivo-agressivo não consegue o que deseja, ele utiliza esquemas mais ocultos para tentar fazer a vida dos seus desafetos um verdadeiro inferno.

Então, eles fazem piadas ofensivas colocam apelidos humilhantes, usam linguagem de duplo sentido, sabotam, mas fazem tudo isso fingindo não saber de nada ou fingindo as melhores intenções.

Narcisista Situacional

O narcisista situacional é aquele cujo sucesso lhe subiu à cabeça, porque o narcisismo pode brotar depois que o indivíduo atingiu um certo nível de status financeiro ou recebeu um prêmio importante ou se tornou uma pessoa reconhecida.

Enfim esses narcisistas, frequentemente, se tornam cada vez mais egocêntricos na medida em que atingem mais e mais os dados. Por que passam acreditar que são superiores aos outros.

Homem narcisista com mais de 50 anos, cabelo grisalho beijando um espelho.
narcisistas

O Narcisistas Sexuais

O narcisista sexual pode ser definido como aquele que explora física e emocionalmente outra pessoa com o objetivo de conseguir gratificação sexual e sentir-se, falsamente, valorizado.

Seu comportamento é caracterizado pelo abuso de poder. Diz respeito aos limites do outro, manipulação flagrante e o uso repetido da vítima. 

Muitas vezes o narcisismo sexual tem relação com o vício em sexo, a violência doméstica e a infidelidade conjugal.

Narcisista Espiritual

Os narcisistas espirituais, frequentemente, usam sua espiritualidade para justificar comportamentos prejudiciais. Usam expressões religiosas para intimidar as outras pessoas.

Como narcisista precisa projetar uma versão idealizada de si mesmo para fugir da própria insegurança ele usa ações aparentemente religiosas e espiritualizados, como uma forma de você levar sobre os outros.

Especialmente sobre as suas vítimas preferenciais que são, justamente, pessoas fragilizadas por divórcios, perdas de entes queridos, perdas financeiras.

Esta fragilidade torna a pessoa mais suscetível à influência cativante do narcisista espiritual.

Um narcisista pode assegurar tal vejo se ele estiver consciente dos aspectos problemáticos de sua personalidade e disposto a se conhecer e se trabalhar para desenvolver relações genuínas e honestas. O que é raro e narcisistas crônicos.

Agora: Para as pessoas que trabalham ou moram com narcisistas, suas melhores proteções são o distanciamento, discernimento para não se deixar manipular e os limites bem definidos e claros, para que a convivência seja minimamente respeitosa 

Canal Didatics

Conclusão

Concluir sobre relacionamentos com pessoas narcisistas é complexo. Embora possuam charme inicial e autoconfiança, a natureza centrada em si mesma desses indivíduos pode criar desafios significativos.

Relações com narcisistas, frequentemente, envolvem falta de empatia, manipulação e uma busca incessante por validação. Namorar ou se casar com uma pessoa narcisista exige cautela.

Embora possam oferecer momentos de excitação, a longo prazo, a dinâmica narcisista pode causar desgaste emocional e prejudicar o bem-estar do parceiro.

Relacionamentos saudáveis exigem reciprocidade, empatia e comprometimento mútuo, aspectos muitas vezes ausentes em dinâmicas narcisistas.

Avaliar as prioridades pessoais, estabelecer limites claros e, se necessário, buscar aconselhamento são passos cruciais.

Enfim, vale a pena considerar se a busca por relacionamentos mais equilibrados e saudáveis não seria uma opção mais gratificante e sustentável a longo prazo.

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.