AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

O Narcisista Tem Alguma Possibilidade de Cura?

 




O Narcisista Tem Alguma Possibilidade de Cura?

Neste texto você vai encontrar tudo que envolve o narcisista. Se ele tem cura, como ele é nos relacionamentos, como se comporta na família e com os filhos e estratégias pra viver com eles.

O conteúdo que tem aqui é de suma importância para que você se previna e não perca 1 ou 10 anos envolvido num relacionamento com eles.

Boa leitura!

Existe Cura para o Transtorno de Personalidade Narcisista?

Se você foi diagnosticado com transtorno de personalidade narcisista ou ama alguém que tem pode estar sentindo e pensando muito sobre este diagnóstico.

Você provavelmente está se perguntando o que causou isto e como sua vida vai mudar, inclusive, pode estar esperando que haja uma cura.

Infelizmente, não há cura para o transtorno de personalidade narcisista. É um distúrbio, não uma doença e ainda por cima é um distúrbio de personalidade.

Os transtornos de personalidade, geralmente, são padrões de comportamento, profundamente, arraigados. É um tipo específico de comportamento que afeta o modo como a pessoa funciona na sociedade.

Os transtornos de personalidade se manifestam durante a adolescência e duram pelo resto da vida de uma pessoa e com o transtorno de personalidade narcisista não é diferente.

Se você foi diagnosticado com precisão com esse distúrbio é algo com o qual você viverá.

No entanto, só porque não há uma cura não significa que seja impossível. Existem tratamentos. Você pode aprender a gerenciar o transtorno de personalidade narcisista.

Geralmente, os tratamentos duram por toda a vida onde envolvem terapia e aprendizado para reconhecer, alterar ou gerenciar seus comportamentos.

O Narcisista Tem Alguma Possibilidade de Cura?
narcisista

Transtorno de Personalidade Narcisista Não é Transtorno Mental

É importante observar que um transtorno de personalidade, como o transtorno de personalidade narcisista, não é um transtorno mental como a esquizofrenia.

Na verdade, estima-se que cerca de 10% da população sofra de um transtorno de personalidade, o que é uma boa notícia para você ou para seu ente querido, enfim, o tratamento é gerenciamento

O narcisismo pode ter um impacto dramático em sua vida. Pode afetar, negativamente, seus relacionamentos,  trabalho, família e seu sucesso. No entanto, só porque não há uma cura para isso não significa que não possa melhorar.

Psicoterapia é o melhor tratamento para o transtorno de personalidade do narciso. As sessões de tratamento giram em torno de aprender a identificar os pensamentos e comportamentos que têm um impacto negativo em sua vida.

Você aprenderá a entender a causa de seus comportamentos para poder modificá-los e como se relacionar melhor com os outros.

Um dos fundamentos deste transtorno é a incapacidade de ter empatia pelos outros e isto é algo em que você pode trabalhar.

Diretamente, não há medicamentos para tratar deste transtorno. No entanto, se você estiver com depressão ou ansiedade, poderá receber medicamentos prescritos para aliviar esses sintomas e condições.

Uma das maiores preocupações para muitos que lidam com transtorno de personalidade são seus relacionamentos.

Pode ser difícil ter um relacionamento amoroso com um narciso. No entanto, existem etapas que você pode seguir.

Da próxima vez, falaremos sobre relacionamentos e transtorno de personalidade narcisista.




Narcisista pode Ter um Relacionamento?

É difícil amar alguém que só ama a si mesmo, certo? Esse é o desafio de se relacionar com alguém que tem transtorno de personalidade narcisa.

Na verdade, é importante saber que os narcisos podem e sentem amor pelos outros, mas o desafio é ter um relacionamento saudável com eles.

Como é um relacionamento saudável?

Um relacionamento saudável é aquele em que ambas as partes:

a-Tenha empatia um pelo outro

b- Apoie e encoraje uns aos outros para ter sucesso e ser feliz

c- Respeitar o outro

d- Compartilhar

e- Comunicar

f- Confiar

g- Apoie a justiça e a igualdade

Problemas com um Relacionamento Narcisista

O desafio para uma personalidade narcisa é sentir, genuinamente, emoções. Os narcisos experimentam emoções bastante diferentes e num relacionamento amoroso isto pode se tornar difícil.

Por exemplo, um narciso, geralmente, faz de seu cônjuge ou ente querido parte de sua identidade. Quando o ente querido falha em cumprir esse papel há conflito.

Eles, também, podem exigir atenção e apoio incondicional, mesmo quando não fornecem o mesmo suporte.

Muitas vezes o relacionamento com um narciso pode ser uma montanha russa de ser colocado em um pedestal e idealizado, para se enfurecer e culpar quando você não se encaixa no ideal.

Comportamentos de relacionamento comuns incluem, mas não estão limitados a:

a- Chantagem emocional e culpa

b- Isolando você de amigos e familiares

c- Acompanhando seus movimentos quando você não está em casa (e bisbilhotando)

d- Mentindo

e- Reter o sexo ou intimidá-lo para fazer sexo

f- Ameaçar sair ou causar danos

g- Ciúmes

pessoas narcisistas em relacionamentos
narcisista

Um Narcisista pode ter um relacionamento?

Os narcisistas podem e têm relacionamentos, mas nem todos são saudáveis, pois, podem ser um ambiente dramático e caótico.

No entanto, se o narciso for diagnosticado e estiver trabalhando para controlar seu comportamento e o parceiro for compreensivo e solidário, ao mesmo tempo que capaz de manter seus próprios limites, a resposta é que o narciso pode ter um relacionamento.

Um narciso pode ter um relacionamento saudável. Dá trabalho, mas todos os relacionamentos dão trabalho. Da próxima vez, falaremos sobre criar uma família com um deles.

Narcisista deve ter filhos?

É uma pergunta difícil de fazer e ainda mais complicada de responder. Afinal, você pode ser um narciso ou pode amar alguém com transtorno de personalidade e ainda assim querer filhos.

Em vez de tentar fornecer uma resposta geral “sim” ou “não”, vamos dar uma olhada em algumas das preocupações e como elas podem ser superadas.

Preocupação n 1: Falta de empatia

Um dos principais comportamentos do narciso é a falta de empatia. Eles são incapazes e muitas vezes não querem ver uma situação do ponto de vista de outra pessoa.

As crianças exigem uma tremenda quantidade de empatia, pois, pequenas coisas podem ser um grande problema para uma criança.

Preocupação 2:  A Família Perfeita

Muitas pessoas com transtorno de personalidade vivem em um mundo de ideais. Eles têm uma imagem de como querem que sua vida seja.

Essa imagem pode incluir um marido ou esposa e filhos perfeitos. Os narcisos manipularão, ameaçarão e farão tudo ao seu alcance para perpetuar essa imagem perfeita.

O problema é que ninguém é perfeito e as crianças, raramente, se comportam quando você quer.

Quando a família perfeita não coopera, um narciso pode ficar muito zangado e até agressivo. Eles podem culpar, gerar culpa e ameaçar.

As crianças que crescem com esse tipo de manipulação e precisam ser perfeitas, muitas vezes crescem com problemas emocionais significativos.

No entanto, existem muitos grupos de apoio para crianças com pais narcisos.

Preocupação n 3: Poder e controle

O comportamento de um narciso tem tudo a ver com controle, fazer com que os outros o acompanhem e façam as coisas do jeito deles.

As crianças costumam ser fáceis de controlar e, portanto, podem ser consideradas uma vantagem para um narciso.

Não é incomum que um narciso queira ter filhos, pois, não apenas ganha uma pessoa pequena para controlar, mas agora tem mais influência sobre o cônjuge.

É possível ter uma família saudável narcisista?

Se um narciso está em terapia e realmente comprometido em mudar seu comportamento, o que geralmente não acontece, então é possível que um narciso e seu parceiro criem uma criança saudável e bem ajustada.

Não é comum, porém, com muito trabalho, ajuda e comprometimento com o crescimento pessoal é possível. Viver com um narcisista? Da próxima vez, falaremos sobre enfrentamento e quando é hora de sair.




Dicas para Viver com um Narcisista

Você ama um narciso, mas não tem certeza se pode viver com ele? Pessoas com transtorno de personalidade têm duas faces.

Eles têm a personalidade que compartilham com o mundo, aquela que é agradável e muitas vezes divertida e então têm aquela que pode ser bastante desagradável quando não conseguem o que querem.

E quem consegue ver o rosto desagradável com mais frequência? As pessoas com quem convivem. Portanto, embora possa ser muito fácil amar um narciso pode ser difícil conviver com ele.

Estratégia pra Conviver com Narcisista.

1- Saiba o que está causando o comportamento

Os narcisos podem ser manipuladores, controladores e francamente irritantes. No entanto, se você entender de onde vem o comportamento, isto pode ajudá-lo a ter clareza e gerenciar melhor sua própria resposta emocional ao comportamento deles.

Isto não quer dizer que você deva aceitar o comportamento deles e permitir, mas estamos dizendo que entender de onde vem pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões por si mesmo.

2- Obtenha ajuda para eles e talvez um pouco para você

Existem diferentes tipos e graus de narcisismo. Algumas pessoas com transtorno de comportamento de narciso se comportam dessa maneira, pois, estão mascarando inseguranças mais profundas.

Outros, realmente, acreditam que são maravilhosos. Se você está lidando com alguém que está mascarando a insegurança eles podem obter ajuda.

A psicoterapia pode ser uma ferramenta útil para começar a modificar comportamentos. E você pode obter terapia para ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento.

3- Estabeleça limites

A maioria dos narcisios irá empurrá-lo o mais longe que puder. O objetivo deles é controlar você e seu comportamento para que você se encaixe no ideal deles.

Ao estabelecer limites claros e cumpri-los, você poderá estabelecer um relacionamento positivo. Isto pode significar não permitir suas manipulações, explosões emocionais ou ameaças.

É possível amar e viver com eles, no entanto, você deve ter certeza de que está preparado mental e emocionalmente para lidar com isto.

É preciso uma pessoa forte para lidar com esse transtorno de personalidade dia após dia. Muitas pessoas acham que não conseguem controlar o comportamento do tipo Jekyll e Hyde.

Com apoio externo, uma forte consciência de suas próprias necessidades, objetivos e uma compreensão do distúrbio, você pode superá-lo.




Mitos Predominantes em Torno do Narcisismo.

A única maneira de entender uma condição como transtorno de personalidade de narcisismo ou NPD é descobrir os mitos e revelar a verdade.

Se você está tentando lidar com o narcisismo e não está ciente da verdade, os mitos podem realmente atrapalhar o gerenciamento. Então, vamos falar sobre esses mitos.

Mito 1: Os narcisistas têm uma confiança tremenda

A verdade é que existem diferentes tipos de narcisos e que o narcisismo vem de algumas perspectivas diferentes, pois, sempre há alguns que acreditam que são o rei ou a rainha do mundo.

Eles têm uma abundância de confiança, no entanto, outros narcisos têm baixa auto-estima e se esforçam para controlar o mundo ao seu redor para protegê-lo.

Afinal, sua auto estima não pode ser prejudicada se todos ao seu redor fizerem o que você quer que façam, certo?

Mito 2: Narcisismo é sobre vaidade

Isso, simplesmente, não é verdade. Claro, alguns deles são vaidosos e acreditam ser fisicamente bonitos, e talvez sejam, mas isto é apenas a ponta do iceberg.

Outros comportamentos e crenças comuns incluem materialismo, direitos e comportamento anti-social, bem como problemas de carreira, controle e relacionamento.

Mito 3: Os Narcisistas são altamente bem-sucedidos

Não! Isto, também, não é verdade. Muitos são bem-sucedidos e parte desse sucesso pode ser atribuído ao seu narcisismo.

No entanto, dependendo do tipo de narcisismo com o qual estão lidando, eles, também, podem ter tanto medo do fracasso que não estão dispostos a correr grandes riscos.

Normalmente, um grande sucesso requer que alguém não apenas esteja disposto a falhar, mas também esteja disposto a assumir grandes riscos para ter sucesso.

Mito 4: Os Narcisistas são abusivos

Alguns são e outros recorrem à raiva quando não conseguem o que querem. Nem todos, mas a maioria recorre a manipulação e coerção em vez de raiva e fúria.

Lembre-se de que os narcisos se esforçam para controlar o mundo ao seu redor e manter uma imagem de sua vida ideal ou perfeita. A violência nem sempre desempenha um papel nesse mundo perfeito.

Mito 5: O narcisismo pode ser curado

Mais uma vez, isso é um mito. O narcisismo é um transtorno de personalidade. Geralmente começa quando a pessoa é muito jovem.

Com o tempo, um padrão de comportamento se torna arraigado. Embora o comportamento possa ser modificado por meio de psicoterapia e apoio, ele não pode ser curado, pois, o narcisismo é uma condição difícil de conviver.

Compreender os mitos pode ajudá-lo a tomar decisões melhores sobre como lidar com a condição. Da próxima vez, veremos como o transtorno de personalidade do narciso pode e afeta os relacionamentos.

O Narcisista Tem Alguma Possibilidade de Cura?
narcisista

Como o transtorno de personalidade narcisista afeta o relacionamento

Os narcisos têm dificuldade em relacionamentos. Não é uma surpresa, pois, não são bons em compartilhar empatia ou limites.

Existem sinais reveladores de que você está em um relacionamento com um narciso. Se alguém tem NPD ou transtorno de personalidade do narciso, isto pode ter um impacto negativo em seus relacionamentos.

Vamos dar uma olhada em como.

1- Troféus e Ideais

Eles costumam escolher seus parceiros com base em seus ideais. Procuram alguém que os faça parecer bem. Se você é o parceiro, isto pode parecer um elogio. Afinal, você foi escolhido porque é incrível.

No entanto, você também está sendo idealizado. Ninguém pode viver de acordo com o ideal. Simplesmente não é possível. Quando isso acontece e o mundo real chega pode causar problemas.

Os narcisos resistem a qualquer interrupção em seu mundo perfeito e seus parceiros, simplesmente, não conseguem viver de acordo com o ideal. Seguem-se discussões, manipulações e frustrações.

2- Direito

Os narcisos sentem que têm direito a tudo. Os melhores empregos, itens materiais e as melhores pessoas. A lista poderia continuar sem fim.

O direito pode ser exaustivo. Se você está recebendo um narciso pode ser tratado como se existisse para servi-lo.

Não há equilíbrio e nenhum senso de justiça e apoio. A maioria dos relacionamentos não consegue lidar com esse tipo de luta pelo poder.

3- Manipulações narcisistas

As pessoas que têm transtorno de personalidade de narcisista são manipuladoras e assim fazem os outros se curvarem à sua vontade.

É uma característica e um comportamento que eles aprendem quando são muito jovens. Pode parecer divertido no início de um relacionamento ser colocado em um pedestal.

No entanto, mais tarde, quando as manipulações começam, pode ser cansativo. Limites são cruzados, sentimentos são feridos e relacionamentos muitas vezes não duram.

Outras considerações com NPD são questões de confiança, fidelidade, materialismo e muito mais. Pode ser extremamente difícil ter um relacionamento saudável com o NPD.

No entanto, não é impossível. Se você ama alguém com NPD ou tem NPD, existem etapas que você pode seguir para gerenciá-lo.

Na próxima vez, falaremos sobre como o NPD pode impactar a vida profissional e a carreira.




Como o NPD afeta seu trabalho e carreira?

Estima-se que o transtorno de personalidade do narciso, NPD, afeta até seis por cento da população e é mais prevalente em homens do que em mulheres.

Pode ser um distúrbio difícil de controlar e ainda mais difícil de conviver. Pessoas com NPD podem lutar com seus relacionamentos e conexões sociais.

Uma área que não é, comumente, abordada é o mundo profissional. Vamos falar sobre como o NPD pode impactar seu trabalho e carreira.

Quando tudo está indo bem no trabalho, eles podem ser muito fáceis de trabalhar e serem carismáticos. Na verdade, muitos deles são excelentes profissionais de vendas e empreendedores.

Eles são, incrivelmente, persuasivos e têm anos de prática trabalhando para conseguir o que querem. Pode dar errado, e muitas vezes dá.

No entanto, quando está ruim e as coisas não estão indo bem, pode ficar muito ruim. Podem se tornar muito agressivos, manipuladores e até mesmo ameaçadores quando não conseguem o que querem.

Essa pode ser uma maneira rápida de afastar colegas de trabalho e fazer inimigos. Os narcisos podem ser habilidosos em tornar a vida de todos miserável e são conhecidos por serem vingativos.

Se um narciso se sente desafiado ou ameaçado, o que acontece no local de trabalho, ele pode começar a se comportar de maneira não tão agradável.

Arrogância, direito e auto-importância. 

Os narcisos costumam parecer arrogantes e presunçosos, acreditam que merecem o melhor e o que é bom porque todos deveriam ter confiança, mas eles acreditam nisso às custas dos outros.

Isto nem sempre os torna muito fáceis de trabalhar. Como gerentes e líderes de equipe, não são tão eficazes. Eles podem desligar, rapidamente, a equipe de pessoas que deveriam liderar.

O bom, o mau e a realidade

A boa notícia sobre alguns narcisos é que existem diferentes tipos. Alguns deles podem ser realmente eficazes no local de trabalho. Essas são pessoas incrivelmente carismáticas e acreditam que merecem o melhor.

Eles são bons vendedores. Por exemplo, um corretor de imóveis não precisa trabalhar em equipe e seu relacionamento com os clientes costuma ser de curta duração, pois, podem vender casas rapidamente e nunca mostrar seu lado sombrio.

No entanto, outros deles têm uma auto-estima frágil e não estão dispostos a tomar medidas que possam destruir seu mundo perfeito.

Isso significa que muitas vezes eles não se esforçam no trabalho e não correm riscos. Eles podem não ter muito sucesso no local de trabalho.

A realidade é que a maioria das pessoas precisa trabalhar com narcisos em algum momento, pois, precisam ganhar a vida.

Compreender uns aos outros e aprender a trabalhar juntos é possível e necessário. Se você tem NPD, aprender a entender seus comportamentos e gerenciá-los pode ajudá-lo a ter uma vida profissional mais bem-sucedida.

Você pode se surpreender ao saber que o NPD geralmente anda de mãos dadas com outros distúrbios e doenças de personalidade.

Vamos dar uma olhada neles na próxima vez.

O Narcisista Tem Alguma Possibilidade de Cura?
narcisistas

Transtornos de Personalidade que Ocorrem com o Transtorno de Personalidade Narcisista

Você sabia que os transtornos de personalidade, geralmente, vêm com uma cesta inteira de outras condições às quais uma pessoa pode ser suscetível? Infelizmente é verdade!

No entanto, quando você sabe o que observar pode estar preparado para agir rapidamente. Se você tem transtorno de personalidade narcisista, NPD, ou conhece alguém que tem é bom saber quais outros transtornos de personalidade podem estar em risco de desenvolver.

Depressão

A depressão não é um transtorno de personalidade, mas é uma condição com a qual as pessoas com transtorno de personalidade narcisa costumam lidar.

Eles muitas vezes lutam com dois transtornos depressivos diferentes, ou seja, transtorno depressivo persistente e transtorno depressivo maior.

E embora não haja medicamentos para NPD, existem medicamentos para depressão. É importante consultar um terapeuta e conversar com seu médico se você tiver NDP e estiver com depressão.

Distúrbios alimentares

As pessoas com NPD têm um desejo, uma necessidade profundamente enraizada, de serem perfeitas. Eles não veem o mundo como os outros e isto pode levar a distúrbios alimentares.

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar comum com o qual um narciso pode lutar e a bulimia é outro.

Problemas de abuso de substâncias

Você pode se surpreender ao saber que as pessoas com NPD podem lutar contra o abuso de substâncias. É um mecanismo de enfrentamento para alguns.

Para outros, é uma forma de perpetuar a sensação de estar no controle e no topo do mundo. A cocaína, por exemplo, é uma substância comum que é abusada.

Transtorno de Personalidade Paranóide

Isso pode fazer sentido para aqueles que estão familiarizados com o NPD. Eles costumam exibir ciúmes em seus relacionamentos e não confiam facilmente nos outros.

Eles cruzam limites pessoais e invadem a privacidade quando se sentem ameaçados. A paranóia é um transtorno de personalidade comum que anda de mãos dadas com o NPD.

Não é incomum que muitos distúrbios, doenças e condições causem novos problemas. O mesmo é verdade para o transtorno de personalidade do narciso.

No entanto, quando você sabe o que procurar, pode agir, rapidamente, e gerenciar a condição. Na próxima vez, falaremos sobre outros distúrbios que podem ser confundidos com NPD.




Transtornos de personalidade que podem ser confundidos com NPD

Os transtornos de personalidade são bastante comuns. Na verdade, estima-se que uma em cada dez pessoas tenha um transtorno.

Diagnosticá-los pode ser difícil, pois, muitos transtornos de personalidade compartilham comportamentos e traços iguais ou semelhantes.

Transtorno bipolar

No cerne do narcisismo está uma luta para manter o mundo ao seu redor. Pode se manifestar em muitos comportamentos diferentes, incluindo aqueles que podem parecer semelhantes ao transtorno bipolar.

Uma pessoa narcisa, geralmente, terá duas personalidades distintas. Alguém pode ser bastante charmoso, embora manipulador e persuasivo. O outro pode ser bastante ofensivo, agressivo, ameaçador e até deprimido.

Basicamente, quando um narciso sente que não está conseguindo o que quer ou que sua visão de mundo e vida está sendo ameaçada, ele pode ficar deprimido ou com raiva.

Indivíduos bipolares, também, podem ter altos e baixos extremos. Eles podem vacilar entre serem maníacos, enérgicos e felizes, dormir por dias e ficar extremamente deprimidos.

As duas condições são bastante diferentes e são tratadas de forma absolutamente diferente, mas podem ser confundidas uma com a outra.




Transtorno de Personalidade Antissocial ou Sociopática

Alguém com esse distúrbio, um sociopata, desconsidera os sentimentos e direitos das outras pessoas. Eles não têm nenhuma consciência ou empatia por outras pessoas.

Eles, também, podem parecer arrogantes ou narcisos. Um narciso, também, luta contra a empatia. Eles querem que as pessoas se dobrem à sua vontade.

No entanto, eles não são impulsivos, agressivos ou enganosos, entretanto, os sociopatas são.

Transtorno de personalidade limítrofe

Transtorno de personalidade limítrofe, TPB e transtorno de personalidade narcisa compartilham muitas das mesmas características.

No entanto, o pessoal do BPD tende a ser muito mais agressivos e após os ataques sentem remorso. As pessoas com NPD tendem a ser mais, verbalmente, manipuladoras e críticas e não sentem remorso por coagir as pessoas ou menosprezá-las.

Eles também podem buscar vingança por se sentirem injustiçados, mas a vingança geralmente não é física.

É importante obter um diagnóstico preciso para sua condição. Existem tratamentos para transtorno de personalidade de narcisismo e são bem diferentes dos tratamentos para outros transtornos.

O tratamento é a chave para viver uma vida plena e é sobre isso que falaremos na próxima vez que respondermos à pergunta: “Alguém com NPD pode viver uma vida plena e feliz?”

Você pode Viver uma vida boa com Transtorno de Personalidade Narcisista?

Se você tem transtorno de personalidade ou conhece alguém que o tem pode se preocupar. É uma condição que pode causar muitos problemas para a pessoa que luta contra ela.

Isto pode custar-lhes relacionamentos, afetar sua vida profissional e, em última análise, pode afetar a felicidade e a realização. No entanto, com tudo isso, é possível viver uma vida boa.

Conscientização é a chave

Aqueles com transtorno de personalidade do narciso costumam ser difíceis de convencer de que têm um problema.

Muitas vezes, pode levar muitas lições difíceis antes que eles estejam dispostos a admitir qualquer coisa. Imagine se você acha que o mundo gira em torno de você e que todos devem se curvar à sua vontade.

Agora imagine que alguém lhe diga que você está errado e não apenas isso você está tão errado que tem um distúrbio.

É difícil para alguém com NPD admitir que tem um problema.

O tratamento é essencial

Estar ciente de que você tem NPD e gerenciá-lo com eficácia suficiente para ter relacionamentos satisfatórios, sucesso em seu trabalho e uma vida gratificante são duas coisas diferentes.

Não basta apenas saber que você tem um distúrbio, precisa realmente querer tratá-lo. O tratamento requer psicoterapia e muitas pessoas, simplesmente, não estão dispostas a dar esse passo.

A psicoterapia orienta alguém com NPD a começar a reconhecer não apenas seus comportamentos, mas também como esses comportamentos afetam os outros.




Compreendendo amigos e familiares

As pessoas com NPD precisam de pessoas ao seu redor que estejam dispostas e sejam capazes de ser compreensivas, ao mesmo tempo em que são capazes de manter seus limites.

Alguém com NPD trabalhará duro para manipular e persuadir. Se as pessoas ao redor de um narciso não tiverem bons limites, ele passará por cima delas.

Também, é importante ter em mente que uma “boa vida” pode ser definida de forma diferente por um narciso do que por outra pessoa.

Um narciso pode definir uma boa vida como aquela em que todos cumprem suas ordens. Outra pessoa pode defini-la como uma vida cheia de amor, família e amigos.

Enfim, conscientização, tratamento na forma de psicoterapia e uma comunidade de apoio de familiares e amigos são essenciais para alguém com NPD.

Se você estiver pronto, disposto e comprometido em mudar seus comportamentos, o que pode exigir muito trabalho e anos, é possível que um narciso tenha uma vida boa.

 




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.