AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Olavo de Carvalho: Aprenda a Sair Do Sistema e Da Matrix

Olavo de Carvalho: Aprenda a Sair Do Sistema e Da Matrix

 

Olavo de Carvalho: Aprenda a Sair Do Sistema e Da Matrix

Se você quer mudar o sistema, você é escravo do mesmo e está vivendo em função dele, pois, o importante não é mudar o sistema, é você criar outro sistema para si mesmo.

Eu vivo no meu sistema, o seu é irreal! Todos vivem uma peça de teatro e eu saí desta peça de teatro, ou seja:

Eu não fico agindo de acordo com suas pautas de conduta, pois as minhas motivações não são as suas, vocês não vão compreender o que eu estou fazendo.

Substitua sua Existência

Então, não basta mudar o sistema e sim substituí-lo na sua condição de existência, pois, a partir do momento que você faz isto adquire um poder extraordinário.

Agora, para mudar o sistema você vai ter que mudar a cabeça das pessoas e você só pode fazer isto se ela pede pra você mudar, mas se ela não quer nada você pode fazer.

E se eu, você ou qualquer um quer mudar o sistema, então, devemos mudar a cabeça de todo mundo e pra mudar de todos eu preciso ser maior que o sistema.

E a maior parte das pessoas que se aventuram a fazer isto são menores que o sistema, em suma, estão desajustadas e são fracassadas dentro dela.

Por isto que nunca houve no mundo uma revolução que resultasse algo bom pra toda a humanidade.

Alguns políticos não são capazes de se comportar de acordo com a moralidade da sociedade, pois, muitos estão abaixo do padrão, então, quanto destes políticos sabem o que acontece?

A moralidade cai e fica implantado um novo sistema onde é modelado por estes políticos e no que resulta? Todo mundo vai estragar! A não ser aquele que tenha criado para si mesmo o seu sistema.

Bíblia: O que ela diz?

O que a Bíblia diz? Eu sou o caminho, a verdade e a vida, então, se você faz de Deus o seu interlocutor e a sua plateia e tudo que você faz é pra agradar a ele e mais ninguém, pronto! Você saiu do sistema!

Mas a maioria das pessoas querem agradar o patrão, o chefe, o grupo de amigos, o padre, o pastor e não dá! E olha que agradar a Deus não é tão difícil!

Por que ele não exige tanta perfeição! Os seres humanos é que exigem, pois, qualquer porcaria que você faz as pessoas te aplaude.

O Verdadeiro amor a Deus é tê-lo como referência constante, pois, temos que colocar na cabeça que é o sorriso dele que queremos e a aprovação dele é o que desejamos, pronto! Está fora do sistema.

Mas as outras pessoas não vão entender e é bom que não entendam. Então, não mude o sistema, sobreponha a ele e se pendure a uma dimensão superior.

O Nosso negócio tem que ser com Deus e com a nossa consciência sem interlocutor! Essa é a chave para sobrepor a pressão do ambiente, em suma, agradar a Deus e apenas buscando a ele você sai do sistema.

Não Ouse Buscar a Felicidade

A felicidade é um resultado mais ou menos acidental. São Thomaz de Aquino disse que prazer é um efeito lateral resultante de algo que deu certo.

E não é um objetivo, afinal de contas, o prazer é um termo abstrato que designa com a constelação de sentimentos que pode diferir de uma pessoa para outra.

Leia Também

Matrix Frases: 100 citações mais icônicas pra inspirar a sua vida

O Prazer é Efêmero

Então, o prazer é evanescente e efêmero demais para que você fique buscando, então, temos que buscar algo mais concreto, por exemplo: O que é um prazer gastronômico?

Você pode comer um prazer gastronômico? Não! você tem que buscar alguma coisa concreta para comer que te dê prazer, então, São Thomaz de Aquino tem razão.

Você comeu, aquilo funcionou e então você disse que tem prazer. Então, prazer é o nome que damos ao efeito lateral subjetivo de alguma coisa, portanto, felicidade é a mesma coisa.

Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. Érico Veríssimo

Por isto que buscar a felicidade é a coisa mais inútil do mundo por que você nunca sabe o que vai te deixar feliz ou não.

Então, são estas coisas que você vai ter que buscar, pois, o nosso esforço é pra fazer alguma coisa ou conquistar e não algo pra buscar algo abstrato como felicidade.

Enfim, se a pessoa buscar a felicidade ela vai ficar infeliz, portanto, ela tem que buscar a vitória, auto afirmação, a força e etc, aí passou pela busca de felicidade.

(Olavo de Carvalho)

Como Ter Poder Sobre a Tua Vida?

A formação da consciência é a mesma coisa da formação da personalidade, pois, no fim das contas a personalidade é uma criação da consciência.

Nós, particularmente, partimos do pressuposto do ideal do eu e quem você quer ser quando crescer, mas a vida é um esforço para se realizar neste sentido.

Só que quando você aparece no mundo você tem uma série de elementos que você não escolheu.

São dados pela circunstâncias externas como na sua formação e hereditariedade em que as figuras do ante passado quer que você repita os destinos deles.

Destinos que pode favorecer ou desfavorecer seus objetivos na vida, pois, não são elementos de livre escolha.

Mas de algum modo tudo isto nos envolve, externamente, já que tem que ser de alguma forma processadas.

Olavo de Carvalho

Integre a Cultura

E a primeira coisa que você vai ter que processar são os elementos que você processa da cultura. Ela te molda por certo aspecto, mas a partir de um certo ponto você integra os elementos da cultura e trabalha do seu jeito.

Então, você recebe da cultura, é modelado por eles ou você os modela. Quer dizer que a absorção da cultura na qual você está, a máxima de medida possível, é evidentemente pela condição da liberdade humana.

Se você não quer ser modelado e forjado pela cultura terá que inverter para seu próprio uso. 

Se você olha a obra de grandes escritores e filósofos, eles integram o máximo possível a cultura contemporânea e se posicionam perante aquilo, processam, analisam e reciclam e com tudo isto criam uma figura de personalidade intelectual própria.

Como diz Ortega:

“Diga-me Para o Que Tu Dás Atenção e eu Direis Quem Tu És!”

Ou seja: O destino concreto do homem é a reabsorção das circunstâncias e transformá-las em você e não você se transformar nela.

É evidente que o elemento mediador aí é a educação, alguém tem que te ajudar isto ou você mesmo tem que se educar.

Já os elementos familiares são os mais difíceis pois segundo os ingleses o Brasil é um país que ninguém sabe quem é seu avô.

Então, estes elementos hereditários vem baseado em paixões, desejos e temores que você não quer ter, mas que você tem de algum modo, eles estão em você mas não é você.

Então, o que fazer com eles? Vai ter que trabalhar criativamente.

Todo elemento da psicoterapia, por exemplo, é fazer as pessoas construírem seu próprio papel no cenário do mundo com os elementos do script recebido e que compara a psique humano como um palco giratório onde estão todas nossas impulsões.

Integre Tudo em Você

Só que quando um impulso se torna muito predominante é como se o palco giratório travasse, ou seja, continuamos no comportamento repetitivo ou compulsivo, sempre hereditário.

Então, estes elementos genéticos, familiares, culturais, enfim, tudo isto tem que ser integrado.

Eu me lembro que meu amigo Muller, gênio da psicologia clínica, escreveu um manual para os seus clientes dizendo:

“Lembre-se que seus problemas podem ter origem em fatores genéticos, familiares, sociais, culturais e cósmicos dos quais você não tem domínio nenhum”.

Você medir o coeficiente de liberdade que você pode ter e se adaptar àquilo que você não pode mudar, pois, este é um exercício da própria liberdade, aliás, ela consiste no conhecimento dos seus limites.

O que dá pra fazer e o que não dá, em suma, estes é um dos segredos da vida.

Enfim, o segredo da vida para se ter liberdade é sair da lealdade quase carnal da família para uma lealdade mais abstrata onde sempre existe um ponto de tensão.

Como Você Descobre Você Mesmo?

Aprendendo a ser real com você mesmo, em suma, admita coisas que você faz.
Por exemplo:
“Puxa vida, fiquei com inveja daquela pessoa”

“Nossa! desejei mal a minha mãe hoje”

“Caramba, eu roubei 10 reais do troco”

“Vixe, eu buzinei no ouvido daquele carro”
” Puts, fui arrogante naquela festa”
“Porra! fui maior FDP com meu namorado(a)”

E assim você confessa quem é você mesmo, pois, você tem a coragem de confessar a sua verdade para você mesmo! Mas a maioria não se conhecem.

Pois, a busca da verdade tem que começar com você mesmo, contando sua história e colocando sua própria voz, assim não tem mais muro entre você e você, não conspire, por favor, contra você mesmo. 

(Olavo de Carvalho – Intelectual Brasileiro)

Escritor, conferencista, ensaísta, jornalista e filósofo brasileiro. É um dos principais representantes do conservadorismo brasileiro.

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.