Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Papai Noel e Qual é o Significado do Natal?




Neste texto trago uma reflexão da filósofa e professora Lucia Helena Galvão sobre o Natal e os seus simbolismos. Espero que gostem e boa leitura!

Papai Noel: Quem Será Ele? E o que este Simbolismo quer te Falar?

Pra quem não sabe a data de natal foi trocada várias vezes.

Na idade média o natal foi dia 2 de janeiro, 28 de março, 19 de abril, 20 de maio, 29 de setembro, 6 de janeiro e por fim foi 25 de dezembro para coincidir com os soltícios de inverno.

Essa mudança se deve por que havia uma resistência dos celtas, então, pra suprimir estas festividades a data foi para dia 25 de dezembro.

Isto teria acontecido em 324 D.C, na época do sacerdote Filocalos, foi quem criou o calendário filocaliano.

A data não é tão precisa, mas sabemos que está carregado de simbolismos e vamos a elas:

Papai Noel e Qual é o Significado do Natal?
Papai Noel

Papai Noel

Se voltarmos ao mundo celta, eles tinham uma divindade que era o ancião dos dias, que vivia andando pela neve com uma roupa vermelha, salvando pessoas em situações difíceis.

Este Ancião representa um espírito bondoso e a sua roupa vermelha estava associado ao espírito que estava no meio das neves da matéria, ou seja: Era o espírito penetrando na matéria para despertar os homens.

Posteriormente, houve um fato histórico na cidade de Mira na Asia menor no ano de 274 D.C.

Tinha um cara chamado Nicolau que tinha muitas posses materiais, mas dotado de uma grande generosidade.

Num certo dia ele descobriu que tinha um vizinho bastante pobre que tinha 3 filhas. Segundo a tradição da época as mulheres não se casava se não tivesse um dote.

Sabendo que elas iriam chegar a idade do casamento, nicolau, coloca umas moedas dentro de uma bolsa e vai na janela do vizinho sem ninguém ver e então joga a bolsa cheio de moedas de ouro, desta forma, Nicolau, consegue casar a primeira filha do vizinho.

Passa-se o tempo e chega a vez da segundo filha do vizinho de se casar e Nicolau faz o que? Ele faz a mesma coisa: Joga as moedas pela janela!

Quando chega a vez da terceira filha o vizinho colocou na cabeça que iria descobrir quem jogava a bolsa de moedas de ouro, dito e feito! Ele descobriu que era Nicolau.

Essa história se espalhou pela cidade, Nicolau, vira Bispo e assim dá continuidade no seu trabalho pela sua enorme generosidade.

Nicolau é muito adorado, hoje, em Bari, na Itália, seus restos mortais estão lá e com o passar do tempo fez-se sua imagem como um homem que tinha três bolsinhas de ouro de moedas que começou a se transformar em imagens, santos, para adoração.

Com o passar do tempo o Ancião dos Dias e São Nicolau começam a se fundir.

As 3 bolsinhas vira apenas uma só,  vestido de vermelho, com o passar do tempo não eram mais as moedas na bolsa e sim brinquedos, assim foi indo, tomando corpo e forma.

Até que no início do séc XX o papai noel foi criado por um desenhista da coca cola, baseado na imagem de São Nicolau.

Mas independente se o símbolo é bom ou ruim para as crianças, se é certo ou errado, o que é interessante é que acima das contaminações do mundo é um símbolo de generosidade e esperança.

Pois, está juntando o branco e o frio que representa a indiferença ao materialismo com a cor vermelha, da chama, do calor do coração humano e da generosidade.

Que não se deixa engolir pelas neves, abalar pelo frio e que está constantemente trabalhando pelo belo, justo, generoso ou harmonioso. Assim é o papai noel e seu simbolismo.

Papai Noel e o Presépio

Existe uma formação interessante no presépio onde tem a manjedoura com o menino Jesus onde tem de um lado o burro e outro tem o touro.

Dentro da tradição indiana existem 3 formas do homem se manifestar no mundo, pois, toda vez que o homem está no mundo estará em ação.

É impossível vida sem ação, então, o homem age de acordo com a lei divina, equilíbrio ou vai errar por excesso ou escassez.

Errar por excesso é desproporcional e muito além do que é necessário, devastadora, ferindo e guiada pelo impeto.

Por isto é associado ao touro, já o erro pela escassez é a inércia, preguiça, que nos faz perder a lei da vida, que é associado ao jumento e burro.

No meio deles existe a ação perfeita, o cristo. Então a tradição indiana dizia que era um triângulo e a ação perfeita é que está acima do touro e do burro está elevado, ou seja, acima do manjedouro.

Papai Noel: Pinheiro

A arvore é um símbolo muito antigo da humanidade que era muito comum entre os Celtas, a arvore da vida que no fundo era pra ser virada de cabeça pra baixo, pois, todo o corpo da árvore tira seus nutrientes da raiz.

Só que eles acreditavam que as verdadeira raízes estão mergulhadas no invisível e no espiritual.

Já a ramificação era o mundo manifestado e as bolinhas que fica nas árvores de natal são o cosmos, com suas estrelas, planetas, suas esferas, ramificação visível de uma raiz invisível que fica no plano espiritual.

Então, se formos ser bem fiéis a nossa tradição original, pasmem, a arvore de natal teria que ser de cabeça pra baixo, com as raízes mergulhando no mundo espiritual.




Papai Noel: Velas Acesas

As velas tem a ideia que os solticios de inverno, onde se faz a escuridão da terra e simula a luz do sol na terra.

Como você se declarasse: "Eu me alio a luz!" Eu gero uma luz na terra para ajudar na batalha do sol contra as trevas nos soltícios de inverno.

Antes usava-se velas como presente, simplesmente, para relembrar o homem a presença do divino dentro de si. A vela é um suporte material para gerar luz, igual ao homem.

O homem tem a parte física e espiritual quando ele se dedica a trabalhar o que é próprio do ser humano, ele gera luz. Mas esta luz deixa de existir cumprindo sua missão.

Por pena de acendê-la, que é comum, ela não vai deixar de existir, vai ressecar, se esfarela e assim deixa de existir por jamais ter conquistado sua identidade de verdade, pois, ela não foi vela e não colocou luz no mundo.

Portanto, não presenteamos apenas as pessoas com velas, mas sim o que queremos ser.

Os presentes de vela era a presença do divino dentro de si, pois, era um presente para a alma e não hoje que os presentes são mais para o corpo.

Leia também

Frases de Natal: Curta, para amigos, clientes e família

Um Menino Chamado Natal: As 18 Frases Impactantes do Filme

Papai Noel: Soltícios de Inverso

Quando vivemos os solticios de inverno neste hemisfério que nos corresponde (Brasil), neste momento, o calor, a vida física, chega a minima vibração.

Consequentemente, as tradições dizem que a vida física e metafísica trabalha num sistema de compensação.

Então, eles comparavam a Índia com o pulsar do coração do universo, necessariamente, temos uma contração, de interiorização, de trabalhar dentro de nós elementos profundos e depois de expansão.

Solticios de inverno é quando a vida física se encolhe, na filosofia budista os monges se recolhiam, então, neste momento de natal é um momento para o homem se contrariar, entrar dentro de si.

É o momento para o homem obter consciência espiritual, pois, algo de divino o ronda para que ele nasça. É a natureza criando o berço para o homem.

Para que o divino nascesse dentro de si, o florescer da sua vida metafísica e várias tradições trabalham com esta mentalidade.

Papai Noel e Qual é o Significado do Natal?
Papai Noel

Papai Noel: O Nascimento do mestre

Todo grande mestre de sabedoria representa, simbolicamente, a trajetória do sol, então, este simbolismo é transferido para o mestre e segundo as tradições todo mestre de sabedoria passa por algumas fases:

A anunciação que acorda de manhã antes que o sol apareça e depois aparece a exposição da sua luz.

A jornada diária e aí mergulha no horizonte, desce aos infernos, a descida das trevas e a vitória contra todos os infernos e trevas.

E o ressurgimento vitorioso, inclusive, várias tradições relatam que o grande mestre (sol) foi ameaçado por ser engolido pelas trevas.

Papai Noel: Os Reis Magos

Os três Reis Magos dá três presentes ao menino: Ouro, incenso e mirra. Todas as tradições diz que o homem é dividido em certas estruturas:

Ouro, incenso e mirra equivalem aos três níveis do homem, os três corpos do homem que é o elemento físico, psíquico e espiritual, com o alinhamento destes elementos é representado pelos 3 presentes.

O ouro: Espiritual. Incenso: Psique, que gasta suas energias em função do sagrado. Mirra: Que é a base física que se queima nesse ofício da vida, ou seja: A união dos três elementos em serviço para o divino.

Este símbolo ta representando o nascimento de algo em qualquer ser humano, onde ele alinhe estes 3 mundos na sua busca de sabedoria.




Papai Noel e a Estrela de Belém

A Estrela de Belém é um fenômeno estéril que é uma conjunção do planeta Júpiter com saturno que teria acontecido no ano 7 A.C.

Jose e Maria

Dentro da mitologia universal é muito comum associarem a razão ao homem e a intuição a mulher.

Se diz que o homem completo é aquele que se utiliza dos dois. Mas algumas vezes, o homem, perde o contato com sua intuição e se torna racionalista.

Então, José é a razão e Maria a intuição. José jamais conseguiria conceber o divino, mas para ele conseguir precisaria que maria concedesse sozinha.

Ele só teria a inclusão do divino se aceitasse esta concepção exclusiva de Maria. Impossível entender o divino na racionalização, pois, a mente separa, adjetiva, ou seja: Perde a natureza de unidade.

Então, a mente humana não consegue trabalhar pelo único, assim entra a intuição que é representado simbolicamente pela Maria.

Enfim, este é o simbolismo do natal e isto é o que está por detrás de todo o mês de dezembro.

(Prof e filosofa Lucia Helena Galvão)




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Pós graduado em Administração de Empresas. Redator Profissional, Pesquisador e Criador de Conteúdo para Blogs. Robby: Culinária

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------
Como Fazer Torta de Ganache Especial para o Natal em Família

Como Fazer Torta de Ganache Especial para o Natal em Família

Como Fazer uma torta de Ganache? Se você é um amante de doces, com certeza já sonhou em preparar uma torta que impressione não só pelo sabor, mas também pelo visual. A

Farofa de Abacaxi Simples e Fácil. Passo a Passo. Faça Agora

Farofa de Abacaxi Simples e Fácil. Passo a Passo. Faça Agora

Se você está em busca de um acompanhamento delicioso e surpreendente para suas refeições, a farofa de abacaxi é a escolha perfeita! Essa receita combina a crocância da farofa tradicional

Receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída

Receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída

Neste post, exploraremos uma deliciosa receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída. Perfeita para impressionar em qualquer ocasião, esse prato tradicional ganha uma nova vida com a defumação,