Pirâmide de Maslow: Em Qual Degrau Você se Encontra no Mundo?
Maslow estudou as pessoas e os comportamentos da sociedade, assim ele determinou que a humanidade se encontra em seis faixas piramidais, vejam quais são:
Pirâmide de Maslow: As características do 1º Degrau
Bem no começo da pirâmide, na parte mais baixa se encontra o primeiro degrau: Aqui estão a maioria das pessoas no mundo que, infelizmente, estão focados apenas num prato de comida, tudo que fazem é apenas para matar sua fome, não existe outra razão mais forte de viver do que aqui.

Nesta faixa de degrau estão um bilhão de pessoas. Seu motivo de vida é: Comer e sobreviver! E mais nada…
Pirâmide de Maslow: Características do 2º Degrau
Já o segundo degrau a preocupação da maioria das pessoas é o relacionamento afetivo, já que a parte de comida está resolvida.
Aqui o foco é total na reprodução da espécie, por isto o desespero de se casar e fazer filhos dentro da classe média.
Infelizmente, aqui se encontram mais seres humanos do que o primeiro degrau. São, exatamente, cinco bilhões de pessoas focadas apenas em se acasalar.
Vale ressaltar que neste degrau é onde se encontra todo o foco da sociedade. Eles usam muito a sexualidade na publicidade, tudo funciona neste ponto.
Aqui estimulam muito, mas reprimi na mesma altura.
O Terceiro Degrau e o Poder em Jogo
Todavia, no terceiro degrau a busca é implacável pelo PODER. Se a pessoa sobe as duas primeiras escadas ela tem como foco o poder, já que a perpetuação da espécie e sobrevivência não o satisfaz. Nesta faixa se encontram os mega empresários, os bancos e políticos.
E vejam que interessante: Aqui se encontram no máximo 1 milhão de pessoas no mundo inteiro.
A Busca Pelo Auto Conhecimento e Espiritualidade
Já o quarto degrau se encontra o autoconhecimento. Mas quantas pessoas estão no autoconhecimento? No filme quem somos nós apenas 200 mil pessoas viram este filme, ou seja:
Se existem bilhões de pessoas apenas duzentas mil pessoas buscam autoconhecimento. Enfim, não tem quase ninguém nesta faixa da pirâmide de maslow.
No quinto degrau entra a busca por espiritualidade, a pessoa transcende todos os aspectos mundanos. Com certeza existem pouquíssimas pessoas por aqui.
E por último a gente encontra o sexto degrau: Que significa a fusão com o divino e a centelha divina. A pessoa, se quiser fundir sua onda com a do divino, o que acontece? Transforma! ele não perde a sua individualidade, mas ele e o divino se tornam um.
Aqui, praticamente, a pessoa abre mão do ego e vive uma vida iluminada, talvez, é o lugar mais difícil para estar.
Só Jesus Cristo conseguiu junto com o Buda. Pode ser que Osho tenha chegado perto, Gandhi e por aí vai. É um degrau que poucos ousam estar e, principalmente, tentar buscá-lo.
Enfim, estes são os seis degraus da pirâmide de Maslow. Se você, por exemplo, quer poder mas não tem, talvez, por que ainda não conseguiu se encontrar e se acertar com algum relacionamento afetivo.
Walmei Junior