Psicológico: Você Sofre da Síndrome de Peter Pan?
A Síndrome de Peter Pan foi aceita em psicologia desde a publicação de um livro escrito em 1983 The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up ou “síndrome do homem que nunca cresce”, escrito pelo Dr. Dan Kiley.
No entanto não há evidências de que esta síndrome seja uma doença psicológica real e por isto não está referenciada nos manuais de transtornos mentais. Não consta, por exemplo, no livro DSM-5.
Esta síndrome caracteriza-se por determinados comportamentos imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais.
Segundo Kiley, o indivíduo tende a apresentar rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento.
Geralmente crianças superprotegidas e adquirem este distúrbio que podem levá-las para vida toda. Já Jordan Peterson se refere ao Peter Pan como um garoto mágico.
Peter Pan é o Deus de tudo, pois, a grosso modo é um menino que não cresce. Ele, também, é mágico por que as crianças, também, são mágicas, pois, podem ser qualquer coisa, são puro potencial e Peter Pan não quer abrir mão disto.
Por que Peter Pan Não Quer Abrir Mão da Infância?
Segundo Jordan Peterson, autor do livro Best Seller as 12 regras para à vida, por que ele tem alguns adultos em volta de si mesmo, como o Capitão Gancho, mas quem quer crescer para ser Capitão Gancho?
Primeiro, você teria que ter um gancho e em segundo lugar deveria ser tirano e por último seria perseguido pelo Dragão do Caos com um relógio no estômago e um crocodilo que já arrancou um pedaço dele.
E o que acontece quando você envelhece? O tempo já arrancou um pedaço de você. Gancho é tão traumatizado que ele não consegue evitar de ser um tirano.
Já Peter Pan olha para ele e diz: “Não vou sacrificar minha infância por isto”
Só que isto tem um preço, segundo o autor: Peter Pan acaba se tornando um Rei dos meninos perdidos e quem quer ser Rei dos meninos perdidos?
Neverland não existe, a terra do nunca e além disto, pessoas com esta síndrome perde a possibilidade de ter um relacionamento com alguém mais maduro, segundo, Jordan Peterson.
Adultos que têm a Síndrome de Peter Pan são pessoas que continuam a se comportar como crianças mesmo depois de adultas.
São pessoas que se recusam a crescer e demonstram uma forte imaturidade emocional, pois, têm um grande medo de não serem amadas e serem rejeitadas.
Síndrome de Peter Pan: Adultos que ficaram presos na infância:
Estas pessoas preferem se afastar das exigências do mundo real e se escondem em um mundo de fantasia, pois, ficam presos na terra do nunca, inclusive, foi isto que Michael Jackson fez.
Relutam em cortar a ligação de dependência com os pais e, geralmente, tem apenas relações superficiais com as pessoas.
Assim ficam vagando por aí como Peter Pan procurando aventuras, mas são incapazes de pousar em algum lugar, pois, eles tem medo de enfrentar o mundo real.
A síndrome de Peter Pan se caracteriza, portanto, pela imaturidade em certos aspectos (psicológicos, sociais, problemas sexuais), além de apresentar comportamentos narcisistas, de dependência, irresponsabilidade e rebeldia.
São pessoas que temem a solidão, o abandono e o fracasso onde costumam ter mais de 30 anos e irradiam bem estar no primeiro momento em que os conhecemos.
Portanto, a irresponsabilidade é uma de suas características principais, pois, sempre ficam colocando a culpa nos demais e faltando a compromissos.
E por fim, na parte afetiva, não se esforçam para fazer parte de um casal maduro e estável.
Sinais para reconhecer pessoas com Síndrome de Peter Pan
1- Embora sejam adultos com mais de 30 anos, se comportam como crianças
2- Buscam uma grande necessidade de chamar atenção
3- Só querem receber, ordenar e criticar: Não se preocupam em dar ou fazer algo pelos outro, pois, só te dão o que você pede e, geralmente, o fazem a contra gosto.
4- São egoístas, pois, só se preocupam consigo mesmos.
5- Estão sempre insatisfeitos com o que tem. Querem ter tudo, mas sem se esforçarem para conseguir.
6- Consideram o compromisso como um obstáculo à liberdade.
7- Não se responsabilizam pelos próprios atos.
8- Vivem se escondendo atrás de desculpas.
9- Tentam viver em contato com o público mais jovem.
10- A insegurança e a baixa auto estima os domina.
Causas do Psicológico de Peter Pan
Pode ser por traços de personalidade dependente, o estilo de lidar com problemas e padrões educacionais. Pelo que consta a infância tem um grande peso nesta causa.
Uma infância muito feliz e despreocupada pode ocasionar a síndrome, mas uma infância muito infeliz, também.
No primeiro caso, a síndrome perpetua os momentos felizes e vividos na infância, enquanto, no segundo caso, a função da síndrome é tentar recuperar a infância que foi roubada através da liberdade oferecida pela vida adulta.
Amadurecimento: Redefinindo o Conceito Psicológico
Crescer como pessoa é parte do desenvolvimento natural dos seres humanos, mas nem sempre é uma tarefa fácil.
Para ser adulto é necessário que você tome a decisão de crescer e adote valores e objetivos de vida.
É também necessário que você desista de algumas coisas para que atinja seus objetivos, se responsabilize pelos próprios erros e tolere os dias de frustração.
Amadurecer não significa ter que perder a criança que há dentro de nós, pois precisamos que essa criança venha à tona, às vezes, para que a vida não seja tão rígida, só não permita que essa criança te domine e dificulte a sua vida adulta, como no caso de Peter Pan.
É indispensável ter uma relação harmoniosa entre o adulto e a criança interior. Pra que você fique maduro é necessário alcançar um equilíbrio entre esses dois aspectos da sua personalidade.
Fonte: Wikipédia