A resposta é de uma narcisista confessa. Veja abaixo o que ela disse depois que perguntaram a ela sobre que tipos de narcisistas existem:
Os dois principais tipos de narcisistas são: Vulnerável (oculto) e exibicionista (grandioso).
A principal diferença entre os dois é que o primeiro passa despercebido, é visto como bonzinho e vítima.
Enquanto o segundo escancara sua necessidade de ser o centro das atenções, e de maneira geral, acha que é o máximo.
O narcisista pode oscilar entre esses dois perfis principais, como é o meu caso.
Aqui nesta rede social sinto que minha postura é mais grandiosa e exibicionista, enquanto que na minha vida real me porto como uma pessoa bastante introvertida e “meiga, gentil, boazinha”.
Dentro desses dois tipos existem outros perfis derivados, e que não se aplicam a todos, como é o caso do narcisista perverso.
Esses são, extremamente, sádicos e sentem prazeres sádicos exacerbados, além de poderem ter outras comorbidades como paranoia, esquizofrenia, depressão.
Também, são profundamente infelizes e vingativos, de uma maneira geral. Podem ser agressores sexuais, sequestradores, pedófilos, e por aí vai.
É um ERRO BRUTAL você querer generalizar e colocar todo narcisista que você cruza nessa categoria de perverso.
Ou seja, dizer que todo narcisista é um demônio vazio infeliz, só porque você conheceu um narcisista perverso, que batia em você e te abusava sexualmente.
Nenhum livro de psiquiatria decente irá cometer generalizações, então cuidado com as respostas que você lê e acredita cegamente, de pessoas que não tem o transtorno ou não são psiquiatras.
Essas pessoas ao em vez de estudarem tomam a história delas como a verdade universal.
Para a grande maioria dos narcisistas, a violência cometida é só a psicológica mesmo: Te idealizar, perder o interesse, desvalorizar e descartar.
Eu digo só, mas sei como isso pode ser danoso, não estou querendo minimizar. Mas abuso sexual? Agressões? Sequestro? Morte? Tem algo a mais aí.
Eu mesma jamais seria capaz de tais comportamentos tão nojentos como os de um narcisista perverso. Eu os acho extremamente não funcionais. Precisam ser internados, no meu ponto de vista.
O meu máximo, em termos de transgressões, quando ainda não estava em tratamento, foi usar o cartão de crédito de ex sem pedir permissão.
Ou usar algum namoro para pagar contas, usar alguém somente pra sexo (consensual), ou comida, etc.
Leia também