Neste texto vou mostrar algumas ideias de que o sofrimento é ilusório. Citarei alguns livros, um phd em psicologia, uma filósofa e por fim Brett e kate mackay
Também, será citado eckhart Tolle e Krisnamurti, gurus espirituais, explicando por que sentimentos tanta agonia e dor. Por fim, falarei um pouco sobre a teoria do Desamparo Aprendido.
Boa leitura!
Sofrimento: Você Sabia Que Ele Não Está Fora de Você?
Tem uma coisa que podemos chamar neste mundo que se chama causa e efeito. Segundo o livro um curso em milagres, a ideia de que o nosso sofrimento está lá fora é uma percepção errada do que está acontecendo, realmente.
Você que está lendo isto acredita que toda causa de sofrimento está fora de você, então, acaba acreditando que se alguma coisa mudar, lá fora, você ficará feliz. (Corpo bonito, namorado rico e etc).
Ou se você ganhar uma casa estará feliz ou se ter um carro estará bem ou conseguir um namorado ficará melhor ainda ou se ganhar dinheiro…enfim: Tudo mentira! Você nunca estará feliz.
Invertemos o Sofrimento
O curso diz que as pessoas invertem a causa do seu sofrimento e o que realmente eles pensam que é a causa é no fundo o efeito. Tudo que acontece no mundo é o efeito que está acontecendo dentro de você.
Aquilo que acontece lá fora é o que acontece dentro de você e de mim. A causa do seu e dos nossos problemas e sofrimento sempre está dentro da gente.
Por exemplo: Você deixou uma esposa conversando com sua mãe na sala por 20 minutos, certo? Até aí tudo bem! Mas, se a tua esposa te acusar que você a abandonou na sala?
Surge um problema entre o casal por que a mulher interpretou (percepção do ego) que o mesmo largou ela na sala, ou seja:
O inferno começou dentro dela, mas a culpa é do outro. (Isto aconteceu com uma pessoa que conheço que namora uma mulher sem paz de espírito)

Sofrimento Significa Apenas Uma Causa
O que as pessoas não sabem é que existe apenas uma causa e que a única é Deus e o seu efeito é o filho e que ambos está dentro de ti. Enfim, nós somos um raio de Deus, uma luz dele!
E que toda fonte da nossa felicidade está nesta luz, neste filho de Deus que nós somos, que está no Cristo e no ser superior que nós somos.
Essa é a causa de toda nossa alegria, felicidade e amor e que dentro de nós, também, temos um outro lado, a do qual o curso chama de ego.
O Ego é uma parte da nossa mente que está interessado em teu sofrimento e que não tem o menor interesse em que você olhe para dentro de você e descubra que ela é a causa de seu sofrimento.
Um exemplo interessante é quando os casais terminam um relacionamento. Já reparou que o outro sempre é o problema? Quem pensa assim nunca vai mudar, só vai repetir os fatos, mas com namorado diferente.
O Seu Sofrimento é Por Causa Dos Teus Pensamentos
Você precisa entender que se você sofre é por causa dos teus pensamentos e não a verdadeira realidade que o mundo está diferente ou não. Isto vemos, claramente, no mundo.
Tem gente que ganha milhões e continua infeliz, tem pessoas que não ganham nada e, também, estão infelizes, ou seja: A felicidade ou infelicidade não estão na pobreza ou na riqueza e sim como você está vendo o mundo.
Vemos, também, pessoas felizes com muito dinheiro e pobres, também. Quando você vê este dois lados, começa a pensar que alguma coisa está acontecendo e deve existir alguma maneira de ver de forma diferente este mundo, um dos problemas de entender é que a causa é o filho de Deus.
Infelizmente, a maioria das pessoas se afastam de Deus ao dar o controle da sua mente para os teus pensamentos egoístas, são eles que nos fazem sofrer.
São os pensamentos é que nos leva achar que falta alguma coisa que o ego nos convenceu que não somos completos e que está faltando algo.
O mais interessante é que ele consegue nos convencer de que está faltando algo e que devemos buscar lá fora, mas não!
Está dentro de você e de mim. Então, estamos, constantemente, buscando lá fora coisas e pessoas para aliviar a nossa dor e o nosso sofrimento.
Mas mal sabemos que tudo externo é temporário, claro, que quando compramos um carro novo ficamos felizes, mas o problema retorna.
A Causa do Sofrimento é o Mundo Interno
Então, é muito importante entender que a causa do que está acontecendo com você está no seu mundo interno.
Um fator muito importante é quando conseguimos mudar esta ideia de que o problema está dentro de nós. Sabe qual é a tendência? Você ganha outro problema:
O Ser humano volta esta culpa para dentro dele e assim entra num processo de auto punição. A direção da culpa não importa se for para dentro ou para fora, o importante que ela nos faz sentir mal.
Então, o trabalho com o curso em milagres é te fazer se responsabilizar pelo que está acontecendo com você e ao seu redor sem culpar você mesmo e os outros. Acontecendo isto APRENDEMOS A OLHAR PARA DENTRO.
E na medida que você vai aprendendo a olhar para dentro, não terá mais medo de se punir por que você vai conseguir reconhecer as mazelas do seu ego.
Vai começar a reconhecer que ele, realmente, organiza todas as armadilhas para você sofrer, atacar os outros e mentir.
O final de tudo é que você fica em total sofrimento. Por que quando você está em total dor, o ego toma conta de sua mente.
Entretanto, a medida que o sofrimento vai sendo abandonado, o teu ego se sente ameaçado e assim ele faz você se voltar mais pra fora ainda.
A Causa do Teu Sofrimento Deve-se ao Que Está Dentro de Você. Mas cuidado para não ficar culpando você e os outros.
Acabe com o Sofrimento Olhando Sem Julgamento
Quando estamos na mente do amor, o seu ser superior, o espírito santo, olhamos, claramente, para o mundo sem julgar, avaliar, culpar e só assim podemos aprender de que agora em diante podemos fazer tudo para estarmos
vigilantes, para não entrarmos mais neste jogo do ego ou jogos psicológicos que são danosos para as nossas vidas.
Temos que entender bem a causa e o efeito, onde a causa é ilusão em pensar que o problema está no mundo, mesmo coisas felizes. Por exemplo:
Nós achamos que estamos felizes por causa do por do sol, mas não é! E sim por que toda vez que olhamos para uma paisagem é naquele momento que se deu uma oportunidade de entrar na nossa paz interna.
Enfim, buscando a paz na sua mente e no seu sistema de pensamento você pode estar feliz em qualquer lugar. Isto não quer dizer que você pode ter experiências no mundo e que elas vão te salvar.
Você pode encontrar os mesmos problemas de maneira diferente e tomar consciência disto ou vai ficar mudando de um lado para o outro pensando que vai encontrar o céu, mas na verdade voltará ao mesmo estado que você estava.
Agora, se você for com intenção de aprender e crescer como pessoa, vale a pena qualquer experiência. Desde que não traga aquela dor pra você e nem pro outro onde você possa a estar com o outro de uma maneira profunda, seja ele quem for.
Entenda a Causa e o Efeito e Você Acaba Com o Teu Sofrimento
Este processo de entender a causa e efeito coloca você em controle do seu mundo. Você tem uma força interna de fazer tudo acontecer na sua vida, tanto para o lado bom ou ruim.
Veja como você fica deprimido: Pra acontecer tem que ter imagens, relembrar de coisas ruins que aconteceram, ficar repetindo pensamentos ruins na cabeça que te vai levar a um sentimento de mal estar e quanto mais se repete na sua cabeça, mais deprimido você vai ficando.
Então, a mudança está em suas mãos. Se você não pode mudar sozinho, vá buscar uma ajuda pra mudar.
Na medida que você vai fazendo este trabalho começa a ter controle do seu mundo, foco da tua atenção, pois, quando você focaliza as coisas ruins você se sente mal e quando está no bom acaba por se sentir bem.
Parece simples, não é? Pra muita gente não! Isto exige um processo de aprendizagem grande onde o curso em milagres facilita este processo, saber lidar com os nossos pensamentos é fundamental, já que eles são responsáveis pelo nosso céu e inferno e da causa e efeito.
(Antônio Monteiro dos Santos – PhD, MSCP – Psicólogo)
Sofrimento: A Tua Memória que lhe Traz Transtornos
A memória do ser humano é o seu grande problema, afinal, a habilidade de remoer os fatos é que trazem sofrimento.
A nossa mente tem tanta sede de segurança que ela conclui que se você teve experiência ruim com aquela pessoa, ela mesma busca que você se afaste e isto é auto engano.
Se tem memória é capaz de acabar com a mágoa? Por que estou magoado? Por que você diz algo sobre mim que não é agradável. A imagem fica ferida, ela sou eu.
Eu investi nesta imagem, ela fica ferida, mas não sou esta imagem, mas ela investi sentimento, um monte de emoções, tudo isto sou eu. A realidade desta imagem sou eu.
Agora é possível não ter imagem nenhuma? E isto leva a outra pergunta: Quem sou eu? Somos o resultado da forma física, educação, experiências, crenças, incidentes, medos, prazeres.
Por que quero me identificar com algo maior, não me sinto suficiente ou queremos raízes?
A resposta é por que queremos pertencer. Entramos em outro quesito, por que queremos nos tornar? Significa escapar do que é.
E isto tudo é parte da comparação com alguém. Não tenho como ter segurança com identificação e sim no isolamento. Casamos, temos uma nação por que no fundo queremos identificação, a nossa solidão é grande.
Queremos nos tornar algo por que somos insuficientes. Enquanto eu me identifico com meu emprego, família e assim por diante haverá dor e essa identificação é não estar seguro.
Responsabilidade significa ordem no isolamento, não existe segurança, a identificação com algo cria o isolamento.
O problema é que queremos nos identificar com algo uma atrás da outra, se não funciono encontro outra coisa.
Sofrimento: Os 4 Fatores de Sofrimento Segundo Eckhart Tolle
Existem alguns fatores, vejamos quais são:
1- Milhares de pensamentos diários
A maioria das pessoas há os pensamentos involuntários, automáticos e repetitivos, ou seja:
As pessoas não são os pensamentos, pois eles são o que acontecem dentro de nós. Tanto que dizer “EU PENSO” é uma afirmação falsa, pois o pensamentos acontece e não por que o ser humano quis pensar.
2- A voz
Todos seres humanos tem uma voz na cabeça, que tem vida própria. A maioria de nós está a mercê dela, as pessoas vivem possuídas pelo pensamento e a mente.
E uma vez que a mente é condicionada pelo passado, então somos forçados a reinterpretá-lo sem parar. Se soubéssemos disto não seríamos mais possuídos por ela, pelos pensamentos ou melhor: Pela voz na cabeça.
3- Mente dominante
A mente humana domina os seres humanos, a humanidade, já há milhares de anos: Por causa dessa completa identificação com os pensamentos com a mente, uma falsa percepção do eu passa a existir que se chama: Ego.
4-Identificação forte:
O grau de identificação com a mente depende de indivíduo para indivíduo, alguns vivem o presente, o amor, a compaixão, mas a maioria das pessoas estão alienadas de si mesmo, dos demais e do mundo.
A maior parte de seus pensamentos estão sendo absorvidos pelo pensamento. Portanto, a voz na cabeça, a identificação, os milhares de pensamentos repetitivos são os motivos do o homem estar com tantos problemas e sofrimentos.
Sofrimento: Como Parar de Sofrer e Começar a Ser Feliz?
Bom…não é numa mágica ou algumas palavrinhas que vou aqui salvar sua vida, não é? Se fosse assim, tão fácil, eu seria BILIONÁRIO e me tornaria até maior que Jesus Cristo.
Na minha humilde opinião posso dar um caminho, mas quem vai trilhar é você, entretanto, uma descoberta particular pode te ajudar a dar um insight. Vamos a ela: .
Sofrimento Tem a ver com Questionar o que Você Aprendeu da Família
Ou Seja: Questione a família e o que ela te ensinou, pode ser que você viva preso nas crenças familiares. A maioria das pessoas acredita que ser livre é não estar numa cadeia e não é bem assim. A primeira prisão que você se depara é com a sociedade, o mundo e tudo que está em sua volta.
Você já parou pra pensar que pode estar repetindo todos os comportamentos do Pai e da Mãe, além das crenças, mas o problema é: As crenças dos seus pais são boas? Vou dar um exemplo:
A crença da minha mãe é: “VOCÊ NÃO SABE NADA!”
O que aconteceu com os 4 filhos dela? Eles cresceram acreditando que NÃO SABEM NADA, inclusive eu, proprietário do site.
Então, imagina se eu não questionasse esta crença? Que agonia eu estaria? Eu quero dizer que estamos presos a figura de autoridade dos pais.
O que eles dizem assinávamos embaixo, principalmente, na infância onde buscamos o tempo todo ser aceito por eles.
Portanto,o primeiro motivo que você sofre é não questionar a família e as crenças por ela dita.
Sofrimento tem a ver a Não Questionar seu Professor
Logo após disto vem outra prisão: A EDUCAÇÃO! Aprendemos na escola fórmula de Báscara, Teorema de Pitágoras e etc, mas você vai usar isto em algum lugar? Não.
Agora: Empreendedorismo, inteligência emocional, Espiritualidade, aprender a administrar finanças, isto nenhuma faculdade ensina.
Então, este é o segundo motivo que você sofre: NÃO QUESTIONOU A EDUCAÇÃO ESCOLAR.
Sofrimento Significa não Alimentar a Espiritualidade
Você, também, não cresceu com alguém te ensinando sobre sua mente ou espiritualidade. Nunca te disseram que você não é os teus pensamento, pois, eles estão sempre no passado e no futuro e nunca no presente.
Então, este é o terceiro motivo que você sofre: Não questionou por que você não tem espiritualidade.
Sofrimento tem a Ver com Falta de Dinheiro
Você já nasceu com os pais dizendo que você precisa ter uma boa faculdade e um emprego fixo, de preferência fazendo concurso público.
Além disto, te ensinaram a gastar dinheiro com futilidades ao invés de investir. Portanto, nunca te ensinaram sobre finanças ou como ficar rico ou que buscar segurança em CLT é uma armadilha.
Perceba que você nasceu sem liberdade. Você herdou uma”HERANÇA” indigesta. E este “presente de grego” é o distúrbio coletivo, ou seja, toda loucura da sociedade foi introjetado dentro da sua mente. Pois ela é contra estes fatores que citei acima.
Não é a toa que Ramana Maharshi, um sábio indiano, cita a seguinte frase:
“A MENTE É MAIA!”.
Já para o Budismo a mente humana produz o que chamamos de DUKKA, que é: SOFRIMENTO, INSATISFAÇÃO E TRISTEZA.
Para os Cristãos, a humanidade está em estado de PECADO ORIGINAL, significa ERRAR O ALVO, ou seja, pecar quer dizer: Errar o sentido de EXISTÊNCIA HUMANA, viver de maneira desorientada.
Existe Saída pra Acabar com o Sofrimento e Ser Feliz
Primeiro se identificar com a própria loucura, como diz Eckart Tolle, no livro o poder do agora:
“A maior conquista da humanidade não são as obras de arte, nem os inventos da ciência, mas a identificação com a própria loucura!”.
A saída é você TER CORAGEM pra enfrentar a caminhada solitária rumo ao sucesso. Segundo é SE AMAR de toda sua alma e coração.
A busca por aceitação externa acaba com o ser humano. Pra questionar a família, a educação escolar, as amizades e a sociedade em geral, você precisa SER CORAJOSO E SE AMAR. Por quê?
Por que eles que continuam fazendo o que o mundo quer e você vai junto? Ir para o buraco com eles igual as ovelhas seguem seus líderes é precipício na certa.
A maneira de ser feliz é amar a Deus em primeiro lugar e não a sociedade ou as pessoas em sua volta.
Assim, você resgata o amor que existe dentro de ti e começa a colocar fim no sofrimento através do amor próprio. Amar a Deus acima da sociedade está sendo a melhor escolha da minha vida.
Enfim, essa é a minha experiência para parar com o sofrimento, espero que eu tenha lhe dado um insight.
Walmei Junior
Sofrimento: Será que Sofrer Não é Bom?
É muito natural o ser humano ter medo do sofrimento e desejar, permanentemente, a felicidade. Aliás, virou até uma moda no Brasil que o importante é ser feliz.
Isso está errado, pois, o importante é ser bom. Se a pessoa for boa, com palavras sadias, pensamentos e boas ações, ela acaba fazendo o outro feliz e se torna plena.
Mas se quisermos ser felizes mesmos, este fim justifica qualquer meio e com isso fazemos outros infelizes. Mas roubando, traindo, mentindo vamos ser infelizes.
Tanto é que saiu uma pesquisa de pessoas deprimidas, clinicamente, e que muitas vezes elas não reagem a medicações, corretamente.
Entretanto, levá-las a um sopão, onde de noite servem um prato para moradores de rua e ter a oportunidade de conversar com elas é um dos maiores modificadores de ânimo que se conhece.
Ser útil a uma pessoa com situação pior do que nós é um modificador de ânimo tremendo. Então, felicidade e infelicidade são coisas muito relativas.
Um dos maiores gênios do século XX, Victor Frank, criador da logoterapia, disse que se a vida tem um propósito, o sofrimento tem um propósito, também.
Sofrimento Aprimora
Já Dostoiévski que era outro gênio onde sofreu, imensamente, disse que a única coisa que ele temia de não ser digno dos sofrimentos. Pois o sofrimento aprimora o homem. É uma das leis naturais.
Ou seja: Se temos uma pedra preciosa bruta ela é feia, mas na hora que começamos a cortar as facetas ela brilha como um rubi, esmeralda ou diamante.
Uma planta quando ela está sem poda fica toda abarrotada e fraca. Na hora que ela está podada volta com uma força enorme.
A terra que não é arada, machucada e fértil. Tudo no universo é assim! Através de sofrimento que se expõe a beleza, e a grandeza.
Todas as grandes almas no campo religioso, nas artes, na filosofia forma almas que sofreram muito.
Mas fizeram uma magia, transformação e fizeram do sofrimento uma fonte de grandeza e não de dor.
Este é o grande segredo que cabe a nós descobrirmos. Como transformar a poda em crescimento, a lapidação em brilho, o arado em fertilidade.
(Prof Lucia Helena Galvão)

Sofrimento: Como Parar de Sofrer Vem da Resiliência
Se você vive numa angústia neste momento onde não consegue sair do lugar, eu te dou esta outra saída para por fim ao seu sofrimento seja por amor ou por alguém ou no trabalho ou por alguma morte.
Vamos ver se consigo lhe dar outro insight mergulhando na resiliência que não nos ensinaram.
Sofrimento tem a Ver com Falta de Resiliência
Alguns estudos dizem que quando a pessoa se torna resiliente ela fica mais protegida contra o stress e pode até diminuir as chances de depressão. Mas o que é esta tal de resiliência?
É uma capacidade que os ajuda a agir e reagir de maneira adequada e produtiva, inclusive vamos falar sobre estes dois itens: Agir e reagir.
A Resiliência Como Capacidade Reativa
A resiliência é a capacidade de enfrentar contratempos, fracasso, frustração, crise, dor (emocionais e físicas) com confiança, coragem e de rebater com rapidez as provações e tragédias nas nossas vidas.
Ela, também, é uma qualidade: A de não desistir! Mesmo quando a coisa fica ruim, de perseverar em bons e maus momentos e o poder de vencer a tentação de pular fora quando as coisas começam a engrossar.
Pessoas resilientes não permitem preocupações com o futuro, ou seja: Com aquilo que poderá ou não acontecer vai os deixar de cabelo em pé.
Outra característica de pessoas resilientes é que não permitem que suas falhas passadas os devorem por dentro. Em vez disso, eles se concentram no presente e nas coisas sobre as quais possuem real controle.
Também, tomam responsabilidade pessoal pelos seus atos. Eles não resmungam ou saem culpando os outros e ainda assim não se culpam com exagero ao ponto da vergonha e da culpa impedi-los de avançar e de tentar, novamente.
A resiliência é uma qualidade que não só o ajuda durante as grandes crises da vida, mas permite que você supere as pequenas irritações cotidianas que podem, vagarosamente, consumir toda a sua vitalidade.
O Homem resiliente é aquele que consegue lidar com o colega de trabalho irritante sem perder a calma, discutir com a esposa sem explodir e desapontar-se com um erro do filho sem perder as estribeiras.
A Resiliência Como Capacidade Ativa
Nós, também, costumamos pensar na resiliência como uma qualidade que nos ajuda a reagir aos desafios, mas ela, também, é essencial nos aspectos pró ativos das nossas vidas.
Ela é a virtude que permite que nos lancemos de cabeça no mundo como aventureiros impetuosos e avancemos sobre o desconhecido com coragem dos antigos exploradores.
A resiliência, também, nos confere a capacidade de correr riscos, de estender a mão ao próximo e de viver uma vida com profundidade e vigor, afinal, sem ela ficamos fadados a viver eternamente para os nossos contratempos e nunca progredimos em nossas vidas.
As dores de nossas frustrações passadas são tão debilitantes que não conseguimos reunir a coragem e a vontade necessárias para correr riscos e criar oportunidade, temos medo de sentir dor e vergonha, novamente.
Sofrimento é Ficar Sem Resiliência e se Esconder do Mundo
Sem resiliência, contentamo-nos a jogar no garantido e nos escondemos do mundo privando-nos da dor, mas, também, das possibilidades de alegria, entusiasmo e satisfação.
O medo do fracasso assoma-se sobre nossas mentes, no entanto, ignoramos um fracasso maior, o de não conseguir nem ao menos tentar ou arriscar.
Todos nós queremos saber o segredo daquele homem que é capaz de se aproximar de qualquer mulher e puxar uma conversa.
Que pode caminhar, tranquilo, até a mesa do seu chefe e pedir um aumento ou que faz aquela viagem que todo mundo considera loucura.
O seu segredo é a resiliência. Sua couraça é forte, ele não anda por aí pensando que sua próxima frustração será um golpe fatal, uma ferida em seu ego e em sua felicidade que levará uma eternidade para sarar.
Pessoas resilientes não se apequenam pelo medo da humilhação e sabem que, por mais que sejam rejeitados e que as coisas não dê certo, eles não perdem o pique e a vontade.
Compreendem que a dor é uma possibilidade, mas confiam na própria capacidade para administrá-la e seguir em frente.
Sofrimento Chega ao Fim Aumentando o Nível de Resiliência
Pra aumentá-la você precisa entender dois fatores:
1- Sofrimento vem de Interpretações Irreais, portanto, Questione!
Crer em alguma coisa, mesmo que por muitos anos, não faz com que ela seja verdadeira. Acreditar em mentiras limitará sua capacidade de chegar a raiz do problema e suas possibilidades de solução.
Se o modo como você interpreta os acontecimentos da sua vida está sabotando sua resiliência, você precisa contestá-lo, desafiá-lo e ter uma boa discussão consigo mesmo.
2- Assuma o Controle da Sua Vida
A pessoa resiliente compreende que a única coisa que ela pode controlar é ela mesmo e que só a própria pessoa pode mudar suas circunstâncias e de como vai reagir aos eventos e adversidades.
Hoje em dia nós culpamos os outros e nos fazemos de vítimas quando não acreditamos que podemos resolver nossos próprios problemas.
Pessoas vítimas jogam o jogo o “SE”. São aqueles que dizem o que seriam as pessoas que desejariam ser. “Se eu amasse mais…se eu trabalhasse menos…” e sua felicidade fica em stand by enquanto esperam as circunstâncias e pessoas mudarem.
Entretanto, pouca gente muda e a maioria não quer fazer transformações, então, você acaba entregando o controle da sua vida a estas pessoas.
Enfim, as circunstâncias não ditam suas vidas, mas você é que dita elas e uma forma de assumir o controle da sua vida é fortalecer a sua capacidade de resolver problemas.
Por que fortalecendo suas capacidades você ganhará confiança e passará a crer que é capaz de vencer qualquer desafio que cruzar o seu caminho e pra isto seja criativo e curioso.
Exercícios Para por Fim ao Sofrimento
Então, não se esqueça deste 2 itens para aumentar a sua resiliência e dê uma nova interpretação para os os fatos que ocorreu com você e ainda vai acontecer e o outro assuma o controle da sua vida no mundo onde a maioria é vítima.
Se conscientizando disto, comece agora fazendo uma lista das coisas que não o estão agradando em sua vida. Selecione um desses problemas e crie um plano concreto de ação para atacá-lo.
Isto significa sentar-se a frente de um caderno e não levantar antes de descobrir uma solução concreta que você possa tomar para resolver o problema.
Alguns passos concretos que você pode tomar para resolver os problemas. Siga o seu plano sem dar nenhuma desculpa.
Lembre-se: Sua vida não é fixa e sim maleável e você pode se tornar aquilo que desejar. Pra isto retome o controle da tua vida e aprenda interpretá-la de uma forma diferente.
Brett e kate Mckay
Sofrimento: Será Que Você sofre de Desamparo Aprendido?
Martin Seligman, nascido em 1942 nos EUA é pesquisador mundialmente reconhecido e um dos mais importantes autores na Psicologia Positiva.
Martin foi muito criticado ao desenvolver a teoria da Síndrome de Desamparo Aprendido em 1965 na Universidade da Pensilvânia, pois, deploravelmente, foi feito teste em cães.
Os experimentos e a teoria do “Desamparo aprendido“, que notabilizaram o psicólogo, foram amplamente criticados por sofrimento excessivo infligido aos animais. Especificamente, a aplicação de choques elétricos foram em cães e em intervalos aleatórios.
Até que o animal atinja um estado de total impotência, se tornando incapaz de agir para escapar dos choques, mesmo quando é dado a ele a oportunidade para tal.
Bom…os pesquisadores dividiram os sujeitos experimentais (cães) em 3 grupos:
Sofrimento do Momento 1
Agrupamento 1: Os cachorros neste grupo foram presos por uma coleira e depois liberados.
Grupo 2: Os cães num outro grupo recebiam choques, mas tinham a capacidade de pará-lo ao baixar uma alavanca.
Grupo 3: Cada cachorrinho neste grupo estava relacionado a um animal do grupo 2. Sofria os choques mas nada podia fazer por si mesmo para pará-lo.
Sofrimento do Momento 2
Como mostra na figura abaixo, os cães foram colocados em uma outra estrutura.
Vejam que nesta estrutura acima, eles recebiam choque de um lado e podiam facilmente pular para o outro lado.
Resultado Sobre o Sofrimento dos Cães
Os cães do grupo 1 (que tinham recebido choque) e do grupo 2 (que tinham recebido choque mas não conseguiam pará-lo) rapidamente pulavam para o outro lado.
Já os cães do grupo 3 tinham aprendido o desamparo, ou seja, tinham aprendido no momento 1 que não podiam fazer nada para mudar sua situação e continuavam sem se mexer no momento 2.
Os cães que ficaram no local onde não podiam desligar os choques ficaram depressivos, pois, pararam de comer ou comiam muito pouco. Além disto, não brincavam e nem buscavam pular.
Assim, com o experimento, podemos compreender a definição:
“O desamparo constitui um déficit específico de uma resposta específica produzido pela exposição a estímulos aversivos, incontroláveis e específicos”
Quer dizer: Os cães diminuem o seu comportamento ao terem sido expostos a estímulos aversivos (o choque) sobre o qual não tinham nenhum controle.
O pesquisador, Seligman, sugeriu que o fenômeno do ‘desamparo aprendido’ poderia ser, significativamente, análogo à depressão clínica em humanos.
Baseado nessa generalização, o autor teorizou que um arranjo específico de contingência de reforço, ou seja, punição inevitável, seria um fator causal nas vidas dos que se tornam clinicamente deprimidos.
Conclusão do Sofrimento dos Deprimidos
Os Pacientes Deprimidos teriam aprendido em sua história de vida que não podiam fazer nada para mudar sua situação, pois, de qualquer modo receberiam punição. iAssim como os cães do grupo 3.
Dicas para superar esta condição de Sofrimento:
1- Entender que situações passadas são individuais e únicas, pois, se em alguma circunstância você falhou ou sofreu algum dano, não quer dizer que isso vai acontecer, novamente.
2- Evitar situações que acreditamos que podem nos causar algum tipo de dano, pois, não precisamos provar o contrário.
3- Livrarmos da culpa ou do sentimento de inferioridade que pode ter sido gerado nessas situações.
4- Dar um novo significado a esses acontecimentos que causaram desconforto removendo o próprio estigma.
5- Evitar o isolamento e buscar o apoio de outros que podem ajudar, mas, se julgar necessário, procure ajuda de um profissional. (Fonte: Psicologianews.com)
Lembre-se: Todos tem o direito de cair, mas, também, tem o direito de se levantar e se recuperar.
Enfim, liberte-se do passado.
(Walmei Júnior)