O desânimo é um sentimento que, muitas vezes, toma conta de nós em momentos difíceis da vida.
É como se uma nuvem negra se instalasse sobre nossas cabeças, tirando todas as cores e alegrias do nosso dia a dia.
Quando estamos desanimados, tudo parece cinza e sem graça, pois, os problemas parecem insuperáveis e cada passo que damos nos parece mais pesado do que o anterior.
É como se uma voz interior nos dissesse que não vale a pena continuar, que não temos forças para enfrentar os desafios que a vida nos impõe.
É muito comum as pessoas se sentirem desanimadas, mas ao mesmo tempo é comum, também, as pessoas não terem uma clareza do porquê estão desanimadas.
Por exemplo: Um amigo teu te diz que está desanimado por que não tem dinheiro, todavia, não ter dinheiro é muito amplo.
Pois não tem dinheiro para fazer o que? Ou seja: Precisa ter mais clareza dos verdadeiros motivos do seu desânimo.
Como Lidar com o Desânimo
Desâmimo: Os 3 Pontos Importantes que Você precisa saber:
Qual é o ponto? A falta de clareza é que potencializa o seu desânimo.
Então, o primeiro ponto do desânimo é não saber quem você é e se você não sabe tem risco de se tornar o que os outros dizem sobre você.
A importância de saber quem você é é fundamental, pois, você pode não encontrar valor no que você faz e isto trás desânimo. É importante dizer quem é você hoje e não ontem.
O segundo ponto do desânimo é que o problema não é o problema. A maioria das pessoas dizem que é um certo problema, mas o verdadeiro problema é o que está por trás do que ela diz.
Vamos a um exemplo? Você está desanimado por que tem uma xícara vazia de café ao seu lado, mas se ela estivesse cheia no que ela mudaria na sua vida? Tenho certeza que nada.
Outro exemplo:
Você diz que está desanimado por que não tem dinheiro mas de repente você fica milionário e ganha 1 milhão de reais, todavia, com o passar do tempo você volta a ficar desanimado e triste.
O terceiro ponto do desânimo é a carência emocional, necessidade de ser aceito e amado pelos outros fruto da sua criança interior ferida que se tornou um adulto pedinte de atenção e amor.
Enfim, quando o assunto é emoções muitos adultos de 30 ou 40 anos ainda são crianças emocionalmente, pois, o problema é você se sentir valorizado e amado por alguém.
Como Lidar com o Desânimo
Você sabe quando ele começa?
Ele pode começar com algo que alguém fez pra você e que você não gostou e se esta mesma pessoa faz outra coisa este desânimo aumenta ainda mais.
Se você não tomar cuidado pode desencadear a depressão, afinal, tudo começou por algo que alguém fez pra você e que você não resolveu ou não quis resolver até chegar ao ponto de desencadear a depressão.
Como Lidar com o Desânimo
Como Podemos vencê-lo?
É importante você fazer um cenário correto sobre o seu ambiente e se perguntar: Aqui tem motivo pra eu ficar desanimado? Então, se você tem o hábito de estar desanimado pode estar fazendo uma leitura errada do cenário.
Quantas coisas Deus faz por nós e mesmo assim ficamos reclamando? Ou quantos fatos positivos estão acontecendo com você que você não reconhece?
Portanto, quer sair do desânimo? Faça uma leitura certa sobre o cenário que você está inserido. E a maioria das pessoas não tem motivos, pois, trabalham, tem saúde, passeiam, tem o que comer e etc.
Ah! Mas eu estou desempregado! Calma, daqui a pouco estará empregado, novamente. O desânimo que você está quem te causou? Enfim, você foi responsável pelo seu desânimo, em suma, seja responsável pra sair dele.
Enfim, o quanto você quer mudar a sua vida? E por fim: Seja grato. Busque enxergar as bençãos que Deus tem dado a sua vida, pois, sua vida vai mudar.
Leia também
Foco: Qual é o Caminho pra Ter Mais Produtividade?
Fé: 13 Dicas Para Mudar a Sua Vida
Desânimo no Trabalho: Como Você Pode Resolvê-lo?
Desistir ou Persistir: 3 Fatores pra Não Abandonar seus Sonhos
Quando Estiver Desanimado Faça Estas 3 Coisas
Como Lidar com o Desânimo
Conclusão:
É importante lembrar que o desânimo é apenas uma fase passageira, uma tempestade que eventualmente passará.
É fundamental buscar forças dentro de nós mesmos para enfrentar essa fase e não permitir que ela nos domine por completo.
A ajuda de amigos e familiares, também, é fundamental nesses momentos, em suma, conversar com alguém de confiança pode nos ajudar a enxergar novas perspectivas e encontrar soluções para os problemas que nos afligem.
Lembre-se sempre que, por mais difícil que pareça é possível superar o desânimo e encontrar novamente a motivação e a alegria de viver.
Enfim, acredite em si mesmo e não desista, pois, dias melhores virão.