Neste texto você vai encontrar alguns conceitos do significado de auto conhecimento por alguns autores. Espero que gostem!
Auto Conhecimento: Conhecer a Si Mesmo Dói, Mas Liberta
Conhecer a si mesmo é conhecer o falso eu que é o nosso ego que tem por característica nos fazer sofrer.
O Auto Conhecimento é duro! Mas é importante, Sabe Por quê? Para saber o que se experimenta e principalmente, o que se sente.
É, extremamente, curador tomar consciência da agressividade inconsciente, da dor inconsciente e do medo inconsciente.
Apesar do medo e do inconsciente é libertador se auto conhecer! E se conhecendo nos aproximamos do amor.
Fonte: Livro Um Curso em Milagres
Descobrir sua Identidade Vai Depender do Grau do Auto Conhecimento
Essa pergunta todos fazemos, diariamente.
Mas se eu lhe disser que os pensamentos que passam pela sua mente não é você? O que você acha dessa afirmação?
Se você tem dúvidas ou acha meio esquisito esta afirmação é melhor começar a acreditar nisto, segundo, Eckhart Tolle, guru espiritual, diz que:
"Quanto mais o indivíduo faz dos seus pensamentos sua identidade, mais ele se distancia do plano espiritual."
A espiritualidade de cada um dos seres humanos tem uma relação profunda com nível de consciência.
Se não buscamos adquiri-la, ficamos vivendo na superficialidade do falatório da nossa cabeça, assim nossa realidade fica vulnerável e se torna, totalmente, distorcida pelo ego.
Os problemas de identidade é que tentamos adquirí-la nas coisas. Segundo o autor Eckhart Tolle, uma das maneiras do ser humano perder a identidade é querer se encontrar nas coisas, afinal, não estamos adquirindo um produto e sim um meio de realçar a nossa identidade.
Auto Conhecimento Obtêm Identidade e Consciência
A nossa identidade vem da consciência, pois, ela e inconsciência não bate! São água e óleo! Não combinam! Inconsciência é ego, a consciência é o divino.
Somente por meio da consciência e não pensamento é que sabemos diferenciar entre fato e opinião, por exemplo.
"Só com consciência que não nos perdemos de nós mesmos para os pensamentos".
Como se fosse uma roda de bicicleta. A roda tem um centro, se sair dele, o que acontece com os raios da bicicleta?
O que acontece com você? O ser humano é a mesma coisa. Se não ter consciência (buscar sua essência), toda sua vida em volta vai por água abaixo.
Enfim, a nossa verdadeira identidade é apenas a nossa consciência. O resto é viver na superficialidade do falatório mental, do mundo e das coisas.
Eckhart Tolle
Auto Conhecimento: Como Aprender Sobre Você Mesmo?
O orador não tem nenhuma autoridade e precisamos estabelecer uma relação com nós e o orador. Cada um de nós deveríamos ser nosso próprio professor. Nós somos a sociedade e a sociedade sou eu, eu sou o mundo.
Não precisamos ler jornal, ver palestras se temos conhecimento de nós mesmos, vivemos em contradição e divisão como o mundo.
A pessoa tem a responsabilidade de entender que ela é o mundo e assim buscar se entender completamente.
Como observar a si próprio como totalidade do ser humano? Não somos um individuo e sim somos o mundo.
Indivíduo é uma unidade harmoniosa, indivisível, então não somos isto, somos fragmentados.
Um fragmento observa outro fragmento? Nossos fragmentos tomam conta de nós, como observar esse fragmento?
Enquanto a fragmentação existir dentro da pessoa, não pode existir paz. Como você observa? Condenando, julgando, se for assim existe conflito.
Você observa através de uma imagem? Como observa as pessoas, seu marido, sua esposa? Como olhamos para o outro? Você não olha o outro através da imagem que você criou do outro?
A imagem que você andou criando todos os dias é o que você olha, então, este observador é o fragmento e ele tem o que é certo, errado, por que ainda ele olha como um fragmento.
Será que a pessoa pode ver a si mesmo, o mundo e aos outros sem a fragmentação? Se sou violento, como olho para ela e para mim mesmo?
Leia também
Exercício Mental: Responda estas 3 perguntas
Como Conhecer a si mesmo e se Transformar?
Auto Conhecimento o Pensamento Separa a Humanidade
A separação é um dos truques do pensamento. O observador olha para a violência, se separa dela, a condena ou é o observado?
O observador reconhece a violência e se separa pra fazer algo, mas a separação é um dos truques do pensamentos.
Então o observador é o observado, é a violência, portanto, enquanto houver divisão entre observador e observado deve haver violência,
Quando o observador se torna consciente de que ele é o observado, portanto, nenhuma imagem entre eles, então você perceberá que o conflito acabará. Isto é meditação real.
É muito importante que a pessoa se entenda, todas as respostas, vários temperamentos, apenas olhar sem observador, observar sem o observador, esse é o ato de aprender e então essa é a ação.
Quanto mais você descobre maior é a liberdade. Irei ver com olhar do conhecimento que acumulei através da observação prévia.
A imagem é a causa do conflito, por exemplo: A imagem que temos sobre a burguesia, com o católico, evangélico, seu filho, e aí há a contradição.
Então, temos que observar, sem nomear, julgar, isso impede a mente de observar o total.
Enfim, quando a mente pode olhar sem o observador, todos os fragmentos chegam ao fim em si mesmo e isto é realmente importante de se perceber e entender, isto não pode ser ensinado pelo outro.
Auto Conhecimento: Faça Este Exercício Mental Sobre a Morte
Este exercício do Filósofo Platão é muito impactante, veja abaixo:
“A morte não é o pior que pode nos acontecer” (Platão)
Pegue um papel e uma caneta (ou celular, notebook, tablet) e comece a anotar em tópicos todos os detalhes de seu próprio funeral.
Que tipo de caixão você gostaria de ter? Com que roupa estaria vestido? Vai ser enterrado ou cremado? Quem não pode faltar ao enterro?
Quem é dispensável e quem não deveria aparecer de forma alguma? Que tipo de discurso ou cerimônia combinaria mais com você?
A recomendação é de Platão que viveu em (428 a.C. — 348 a.C.). Pois pensar no próprio funeral nos lembra que morreremos um dia.
Assim, passamos a valorizar cada instante e a vivê-lo intensamente, pois pode ser o último. Se não recordarmos sempre disto nos deixaremos ser levados pela vida, quando deveríamos ter controle sobre ela, afirma o filósofo britânico Nigel Warburton.
Observação: Você quer fazer outro exercício? Quer descobrir as crenças negativas que estão no teu subconsciente e que te impedem de ser feliz e de ter prosperidade? Então, Clique aqui
Auto Conhecimento: Faça Estas 4 Técnicas que Vai Fazer Pensar na Vida
Técnica do Abrir Mão.
Técnica para estabelecer o que você irá ou não abrir mão durante sua jornada para alcançar seu objetivo.
Mais importante do que definir uma meta ou mudança é entender que por menor que seja vai exigir esforços de sua parte.
Quando você decide "pagar o preço" para alcançar algo maior é muito importante que tenha a clareza de tudo que será necessário.
Faça uma lista com o que está disposto a abrir mão para atingir seu objetivo e outra com o que não está disposto a abrir mão.
Essa técnica ajuda na clareza dos seus princípios frente ao objetivo, priorizando o que é importante para você e não criando metas que sejam incoerentes com seus princípios.
Técnica das Cartas Apc
Técnica para que você se arrependa, gere perdão e compromissos. Escreva uma carta de tudo que se arrepende na vida.
Em seguida, baseado na carta anterior, faça uma nova carta mas desta vez de perdão pelo que você se arrependeu.
Após, uma carta de compromisso, recheada de ações que você se compromete a ter para não se arrepender mais.
Essa ação gera um gatilho mental de ciclo de ressignificação, onde você consegue expor seus erros e olhar no papel o seu próprio perdão.
É extremamente importante em nosso subconsciente, pois guardar no coração as dores dos arrependimentos pode gerar perturbações e impossibilitar nosso progresso.
Guarde essas cartas, até que você perceba um sentimento de paz total ao lembrar da situação em questão sem sofrer mais.
Cartões de Compromisso
Técnica para ajudar você a aumentar seu comprometimento. Escreva o objetivo/compromisso em cartões e distribua para algumas pessoas, em média 5. Seja claro na meta e quando irá cumpri-la.
Entregue sabiamente a pessoas que respeitarão e o apoiarão em sua caminhada, serão motivadores em seu caminho, te dando força para continuar.
Quando compartilhamos nossos objetivos com aqueles que nos querem bem, geramos um campo de força positiva, mostrando ao Universo em grupo a importância da meta e não nos faltará coragem para persistir na jornada.
“Nada cai do céu, a vida não tem controle remoto, você precisa levantar e mudar.”
Auto Coaching e a Técnica do Círculo de Influência
Técnica para ajudar você a mapear as pessoas que o cercam e o influenciam. Liste as cinco pessoas que mais passa tempo durante a semana.
Ao lado de cada nome, o relacionamento que tem com essas pessoas, por exemplo: profissional, pessoal, lazer, etc. Estas pessoas contribuem com seu objetivo primário?
Alinhe novos relacionamentos que contribuam com seu objetivo ou mudar o modo de relacionamento com as pessoas já existentes a fim de potencializar o seu foco.
Entenda que essa reflexão serve para que você consiga perceber que tipo de influencia recebe diariamente.
Walmei Junior