Aguia e Galinha: Com qual delas você irá morrer identificado?
Você sabia que o ambiente é até mais importante do que a hereditariedade?
Saiba que onde moramos e com quem conversamos influencia nossas vidas. Aliás, tem uma história assim:
Aguia e Galinha
Um homem encontrou um ovo de águia e o colocou debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal e então nasceu uma águia pequena, juntamente, com os pintos. Com o passar do tempo cresceu, normalmente, com eles.
O problema é que durante todo o tempo a águia fazia o mesmo que faziam os pintinhos, pois, ela foi convencida de que era igual a eles. Ciscava e ia ao chão buscando insetos, também, pipilava como fazem os pintos.
Como eles, também, batia as asas conseguindo voar apenas um metro ou dois, afinal de contas, é só isso que um frango pode voar, não é verdade?
Passaram-se anos! E a águia ficou velha…
Num certo dia a águia viu riscando o espaço num céu azul uma ave majestosa planando no infinito. Era graciosa, levada, docemente, pelo vento sem nem sequer bater a asa dourada.
Já a águia do chão olhou-a com respeito e logo perguntou ao seu amigo: “Que tipo de ave é aquela que lá em cima”?
É uma águia! É rainha! diz-lhe o amigo pinto. Mas é bom não olhar muito para ela pois nós somos de raça diferente, infelizmente, somos simples frangos de chão e nada mais.
Daí por diante, então, a pobre da águia nunca mais pensou nisto até morrer convencida de ser uma simples galinha.
Anthony de Mello
Leia Também
Fábula: Um Saco de Terra e a Carga nas Nossas Costas
Águia e Galinha: Outra metáfora
Era uma vez uma grande montanha onde as águias tinham seus ninhos. Um dia, um tremor de terra fez com que um dos ovos de águia rolasse montanha abaixo.
Ele rolou até parar no terreiro de uma fazenda ao pé da montanha.
As galinhas, como sempre muito responsáveis, decidiram cuidar do ovo e uma galinha mais velha ficou com a incumbência de chocá-lo e cuidar da educação da pequena ave.
Após algumas semanas, o ovo se abriu e uma bela águia nasceu. Infelizmente, a pequena águia foi criada como uma galinha e passou a acreditar que era mais uma ave do galinheiro da fazenda.
A águia amava seu lar e sua família, mas, intimamente, seu espírito sonhava com algo mais.
Um dia, enquanto ciscava o chão à procura de insetos, a águia olhou para o céu e viu um grupo de poderosas águias voando muito alto. “OH”, a águia gritou, “como eu gostaria de voar como aquelas aves”.
As galinhas riram e zombaram: “Você não pode voar como aquelas aves. Você é uma galinha, e galinhas não voam”.
A águia continuou a mirar sua verdadeira família, sonhando que poderia estar lá em cima com aquelas belas aves.
Mas toda vez que ela revelava seus sonhos, era lembrada que isto não era possível. Isto foi o que a águia aprendeu a acreditar.
Com o passar do tempo, a águia parou de sonhar e continuou a viver sua vida de galinha. Finalmente, após muitos anos vivendo como galinha, a águia morreu.
Auto desconhecido