Caíto Maia: O Empreendedorismo do Brilhante Shark Tank
O Empreendedorismo do Empresário Caíto Maia começou com a mochila nas costas vendendo produtos comprados no Paraguai e hoje, com 600 lojas em 8 países, fatura cerca de 500 milhões por ano com a Chilli Beans.
Em 1997, quando o roqueiro fracassado Caito Maia fundou a Chilli Beans, vender óculos de sol para a classe média
brasileira era coisa de camelô. Como sua banda, a Las Chicas Tienen Fuego, teimava em não emplacar, Maia decidiu ganhar a vida trazendo óculos dos Estados Unidos, onde morava.
Em 2000, abriu o primeiro quiosque num shopping. Hoje, a Chilli Beans cntrola uma rede de 560 lojas e quiosques
em sete países e tem como sócio o fundo de investimento Gávea, que pagou estimados 100 milhões de reais por 30% da companhia — avaliada, assim, em cerca de 300 milhões de reais.
O ex roqueiro Maia conseguiu realizar a proeza típica dos pioneiros — ficou rico apostando num mercado que nem sequer existia.
Mas eis aqui o paradoxo desse sucesso e pioneirismo. Maia provou que existia uma forma de ganhar dinheiro vendendo óculos no Brasil.
A concorrência estrangeira notou e decidiu que chegou a hora de esmagar o ex roqueiro.