AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Como Ter Foco: Os 4 Comportamentos que Você Tem que Fazer

Como Ter Foco: Os 4 Comportamentos que Você Tem que Fazer




Neste texto você vai encontrar reflexões de como ter foco na sua vida profissional e pessoal. Espero que gostem e boa leitura.

Você acha fácil se concentrar e focar 100% nas suas tarefas?

É  simples para você exercer autodisciplina quando precisa? Você é confiante ao conversar com colegas, parceiros ou até mesmo com seus filhos?

Você já aprendeu como a arte do foco, confiança e autodisciplina muda vidas? Quando você estiver em frente a um espelho você poderá sorrir por todas as suas conquistas?

Já se viu preso em uma rotina com a sensação de que sua vida está indo pra nenhum lugar? Você já sentiu dúvida sobre os passos que você deu e continua a dar em sua vida?

Você é, exatamente, onde você quer estar na vida agora? Não? Não se preocupe e não se sinta mal.

Existem muitas outras pessoas como você. Pessoas que não têm direção ou poderiam ter uma direção, mas simplesmente não sabem como chegar lá.

Eu posso ter a resposta para você hoje. A vida de todos tem seus altos e baixos, mas nem todos estão cientes de que podem, realmente, fazer algo para mudar as coisas.

Saber como se concentrar, como construir confiança e auto-estima e saber quando exercitar a autodisciplina são enormes passos em direção a uma vida melhor para você e para aqueles ao seu redor.

Ok, vamos entender por que você está lendo este texto. Vamos olhar para a arte de focar, ter confiança, autodisciplina e ver o que podemos fazer para que as coisas funcionem para você.




O que o Foco pode te Ajudar?

Foco é uma palavra assustadora para a maioria das pessoas. O que isso pode fazer por nós? Como isso pode nos ajudar? Podemos nos programar para focar? .

Aprender a focar pode nos ajudar de várias maneiras e uma delas é ajudar a perceber o que, realmente, queremos na vida. Além disto pode nos ajudar a tomar boas decisões embasados em boas informações.

Também, pode nos ajudar a nos aceitar do jeito que somos, sem sentir a necessidade de nos condenar ou nos rebaixar de qualquer forma.

Ele, também, pode nos ajudar a ganhar confiança, poder e felicidade. Além de nos ajudar a manter os pés no chão e permanecer no caminho certo.

Leia também

Foco: Qual é o Caminho pra Ter Mais Produtividade?

Quando você tem Foco

Focar pode transformar a confusão em conhecimento absoluto e a autocrítica em amor por si mesmo. Esteja sempre ciente de que você é capaz de focar em qualquer pensamento que você quer pensar, por exemplo:

Experimente agora pensar na louça da sua casa, agora mude e fique focado no seu carro e mude, novamente, o seu foco para um cachorro.

É, realmente, muito fácil se concentrar em tudo o que você deseja focar. Todos nós precisamos aprender a reservar tempo para ser usado na única coisa que queremos ou precisamos focar.

Não é uma questão de “ter tempo” para focar, mas mais uma questão de “criar tempo”. Se estivermos dispostos a arranjar tempo, vamos nos concentrar muito melhor no que você quer e precisa fazer.

Você me pergunta:

Como posso arranjar tempo para me concentrar com quatro filhos exigentes, três cachorros e uma casa nova?

Fácil, posso ficar acordado por mais uma hora quando todas as crianças estão na cama e a casa está silenciosa e arrumar tempo para me concentrar no que estou fazendo sem, absolutamente, nenhuma distração.

Oh, isso mesmo! Você, também, trabalha, e deve estar cansado demais para ficar acordado até tarde. Então, que tal levantar meia hora mais cedo, antes que comece a loucura em casa?

Como ter Foco

1- Faça o Horário do Foco

Antes de ir para a cama, prepare tudo para o seu “horário de foco” matinal, para não ter que sair correndo procurando por ele quando estiver meio acordado.

Claro, isso significa que você deve ter um plano de ação pronto de antemão, por isto decida quando você vai arranjar tempo e cumpra-o como cola.

Não deixe nada te tirar desse tempo. Certifique-se de ter tudo o que precisa em um só lugar, talvez, uma sala ou até mesmo um canto de uma sala onde você possa se sentar em paz.

Desconecte o telefone, desligue a televisão e nem mesmo ouça uma música baixa de fundo. O que quer que aconteça ao seu redor irá distraí-lo, a menos que aprenda a se concentrar.

Às vezes, parece mais fácil, simplesmente, aceitar essas distrações do que focar no objetivo final. Lembre-se, se você se deixar levar pelas distrações estará perdendo de vista seus objetivos.

Afie sua visão do que você quer ou você ficará à mercê do seu ambiente, pois, quando você quer algo tem que decidir, exatamente, o que você quer.

Se você não sabe o que quer não há como se concentrar nisto. Então você quer passar no exame de direção que fez e falhou inúmeras vezes, ou quer passar naquele exame importante na escola.

Você pode querer escrever um livro ou criar um site, administrar seu próprio negócio, ser professor ou qualquer outra coisa.

Como Ter Foco

2- Foco é Saber o que quer

O principal é que você sabe que é isso que você quer e por isto você tem que definir seus objetivos mais altos e exigir que você se concentre em alcançá-los.

Depois de decidir o que quer, você tem que decidir o porquê quer. Visualize-se naquele Mercedes ou BMW novinho em folha, ou na frente daquela carteira escolar ensinando geografia às crianças.

A visão faz você se sentir bem, certo? Então, isso é por que você quer e é bom fazer o que você quer fazer e ser quem você quer ser e assim possuir o que você quer possuir.

Concentre-se com a Visualização

A visualização é uma parte importante em ser capaz de se concentrar. Se você puder, realmente, se ver na posição em que deseja estar será muito mais fácil se concentrar na tarefa de chegar lá.

A próxima coisa que você precisa fazer é decidir como vai realmente conseguir o que deseja. O que você está disposto a sacrificar na busca por obter aquelas notas excelentes nos exames?

O que você pode prescindir para iniciar seu próprio negócio? Como você pode tornar sua vida familiar mais feliz e pacífica?

Sente-se e feche os olhos imaginando como será ter o que você deseja na vida e pense muito sobre o que você pode abrir mão para poder chegar lá.

Digamos que você queira um sofá novo, mas a única maneira de conseguir um é parando de fumar. Visualize o sofá, com você e seu parceiro abraçados nele.

Que cor é essa? É grande e fofo ou é um pequeno sofá ultra moderno? Concentre-se no sofá e queira muito, você vai parar de fumar para conseguir. 

Todas essas coisas são pequenas e perfeitamente atingíveis com um pouco de foco, mas e se você quiser coisas maiores e melhores do que isso?

Como Ter Foco

3- Metas pra si mesmo

Bem, então você define metas para si mesmo. Primeiro supere os exames, uma vez alcançado esse objetivo, vá tirar a carta de condução.

Em seguida, você obtém um BMW novinho em folha. Continue estabelecendo metas; assim que chegar ao primeiro, passe para o próximo, mantendo o foco o tempo todo no que você deseja.

Alcançar o primeiro objetivo lhe dará um impulso incrível de confiança, o que, por sua vez, tornará muito mais fácil começar o próximo objetivo.

Quanto mais metas você atingir, mais confiança terá em si mesmo e isso alimentará o sucesso da próxima meta, e da seguinte, até que haja infinitas possibilidades para você.

Comece anotando cada meta que você quer alcançar em sua vida e em seguida escreva, primeiro, um plano diário para a meta que deseja alcançar.

Escreva o plano antes de ir para a cama à noite, isso dá ao seu cérebro tempo para absorver tudo e trabalhar com ele. É incrível o que o cérebro faz quando estamos dormindo.

Além disto, escrever o plano na noite anterior ajuda a liberar esse tempo durante o dia seguinte, para que você possa, simplesmente, sentar e se concentrar na tarefa em questão.

Como Ter Foco

4- Foco é planejar

Faça do plano uma lista numerada e risque cada item ao finalizá-lo e você ficará surpreso com a rapidez com que passará por isso dessa maneira.

Depois de alcançar o resultado desejado, passe para a próxima meta seguindo o mesmo padrão de antes.

Se você encontrar seus pensamentos vagando em seu “tempo de foco”, faça uma pausa, anote seus pensamentos e guarde-os em algum lugar para referência futura.

Caso você descubra que há várias coisas que pode fazer para atingir seus objetivos, veja qual delas é a mais provável de ajudá-lo a chegar mais rapidamente.

Deixe os outros em espera, eles podem ser úteis quando você estiver mirando no próximo objetivo. Se você travar seu foco e ficar com ele pelo tempo que for necessário, você terá sucesso.

Se você se apega a uma coisa, um objetivo e se concentra nisso, é praticamente impossível não colher os frutos de suas ações. 

Conclusão de como ter foco

Você pode fazer o que quiser, ser o que quiser e ir aonde quiser. Tudo o que você precisa é de confiança em si mesmo e da capacidade de se concentrar.

Eu já lhe dei ideias sobre como fazer isso, então continue, vá lá e faça!

Um lema para viver, em todos os aspectos da vida, citado no livro de Napoleon Hill “Think rico, enriqueça”.




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.