Bem-vindo
Foco: Pode funcionar para você?
Hoje, você está fazendo o que você quer fazer da sua vida? Você já alcançou todos os objetivos que definiu para si mesmo? Se você pode responder sim a estas perguntas, então, este texto, provavelmente, não é para você.
Mas espere! Se você respondeu não a estas perguntas , então, você precisa deste texto. Você acha fácil se concentrar e focar 100% nas suas tarefas?
É simples para você exercer autodisciplina quando precisa? Você é confiante ao conversar com colegas, parceiros ou até mesmo com seus filhos?
Você já aprendeu como a arte do foco, confiança e autodisciplina muda vidas? Quando você estiver em frente a um espelho você poderá sorrir por todas as suas conquistas?
Já se viu preso em uma rotina com a sensação de que sua vida está indo pra nenhum lugar? Você já sentiu dúvida sobre os passos que você deu e continua a dar em sua vida?
Você é, exatamente, onde você quer estar na vida agora? Não? Não se preocupe e não se sinta mal.
Existem muitas outras pessoas como você. Pessoas que não têm direção ou poderiam ter uma direção, mas simplesmente não sabem como chegar lá.
Eu posso ter a resposta para você hoje. A vida de todos tem seus altos e baixos, mas nem todos estão cientes de que podem, realmente, fazer algo para mudar as coisas.
Saber como se concentrar, como construir confiança e auto-estima e saber quando exercitar a autodisciplina são enormes passos em direção a uma vida melhor para você e para aqueles ao seu redor.
Ok, vamos entender por que você está lendo este texto. Vamos olhar para a arte de focar, ter confiança, autodisciplina e ver o que podemos fazer para que as coisas funcionem para você.
foco
O que o Foco pode te Ajudar?
Foco
Foco é uma palavra assustadora para a maioria das pessoas. O que isso pode fazer por nós? Como isso pode nos ajudar? Podemos nos programar para focar? .
Aprender a focar pode nos ajudar de várias maneiras e uma delas é ajudar a perceber o que, realmente, queremos na vida. Além disto pode nos ajudar a tomar boas decisões embasados em boas informações.
Também, pode nos ajudar a nos aceitar do jeito que somos, sem sentir a necessidade de nos condenar ou nos rebaixar de qualquer forma.
Ele, também, pode nos ajudar a ganhar confiança, poder e felicidade. Além de nos ajudar a manter os pés no chão e permanecer no caminho certo.
Quando você tem Foco
Focar pode transformar a confusão em conhecimento absoluto e a autocrítica em amor por si mesmo. Esteja sempre ciente de que você é capaz de focar em qualquer pensamento que você quer pensar, por exemplo:
Experimente agora pensar na louça da sua casa, agora mude e fique focado no seu carro e mude, novamente, o seu foco para um cachorro.
É, realmente, muito fácil se concentrar em tudo o que você deseja focar. Todos nós precisamos aprender a reservar tempo para ser usado na única coisa que queremos ou precisamos focar.
Não é uma questão de “ter tempo” para focar, mas mais uma questão de “criar tempo”. Se estivermos dispostos a arranjar tempo, vamos nos concentrar muito melhor no que você quer e precisa fazer.
Você me pergunta:
Como posso arranjar tempo para me concentrar com quatro filhos exigentes, três cachorros e uma casa nova?
Fácil, posso ficar acordado por mais uma hora quando todas as crianças estão na cama e a casa está silenciosa e arrumar tempo para me concentrar no que estou fazendo sem, absolutamente, nenhuma distração.
Oh, isso mesmo! Você, também, trabalha, e deve estar cansado demais para ficar acordado até tarde. Então, que tal levantar meia hora mais cedo, antes que comece a loucura em casa?
Faça o Horário do Foco
Antes de ir para a cama, prepare tudo para o seu “horário de foco” matinal, para não ter que sair correndo procurando por ele quando estiver meio acordado.
Claro, isso significa que você deve ter um plano de ação pronto de antemão, por isto decida quando você vai arranjar tempo e cumpra-o como cola.
Não deixe nada te tirar desse tempo. Certifique-se de ter tudo o que precisa em um só lugar, talvez, uma sala ou até mesmo um canto de uma sala onde você possa se sentar em paz.
Como ter Foco
Desconecte o telefone, desligue a televisão e nem mesmo ouça uma música baixa de fundo. O que quer que aconteça ao seu redor irá distraí-lo, a menos que aprenda a se concentrar.
Às vezes, parece mais fácil, simplesmente, aceitar essas distrações do que focar no objetivo final. Lembre-se, se você se deixar levar pelas distrações estará perdendo de vista seus objetivos.
Afie sua visão do que você quer ou você ficará à mercê do seu ambiente, pois, quando você quer algo tem que decidir, exatamente, o que você quer.
Se você não sabe o que quer não há como se concentrar nisto. Então você quer passar no exame de direção que fez e falhou inúmeras vezes, ou quer passar naquele exame importante na escola.
Você pode querer escrever um livro ou criar um site, administrar seu próprio negócio, ser professor ou qualquer outra coisa.
Foco é Saber o que quer
O principal é que você sabe que é isso que você quer e por isto você tem que definir seus objetivos mais altos e exigir que você se concentre em alcançá-los.
Depois de decidir o que quer, você tem que decidir o porquê quer. Visualize-se naquele Mercedes ou BMW novinho em folha, ou na frente daquela carteira escolar ensinando geografia às crianças.
A visão faz você se sentir bem, certo? Então, isso é por que você quer e é bom fazer o que você quer fazer e ser quem você quer ser e assim possuir o que você quer possuir.
A visualização é uma parte importante em ser capaz de se concentrar. Se você puder, realmente, se ver na posição em que deseja estar será muito mais fácil se concentrar na tarefa de chegar lá.
A próxima coisa que você precisa fazer é decidir como vai realmente conseguir o que deseja. O que você está disposto a sacrificar na busca por obter aquelas notas excelentes nos exames?
O que você pode prescindir para iniciar seu próprio negócio? Como você pode tornar sua vida familiar mais feliz e pacífica?
Sente-se e feche os olhos imaginando como será ter o que você deseja na vida e pense muito sobre o que você pode abrir mão para poder chegar lá.
Digamos que você queira um sofá novo, mas a única maneira de conseguir um é parando de fumar. Visualize o sofá, com você e seu parceiro abraçados nele.
Que cor é essa? É grande e fofo ou é um pequeno sofá ultra moderno? Concentre-se no sofá e queira muito, você vai parar de fumar para conseguir.
Todas essas coisas são pequenas e perfeitamente atingíveis com um pouco de foco, mas e se você quiser coisas maiores e melhores do que isso?

Metas pra si mesmo
Bem, então você define metas para si mesmo. Primeiro supere os exames, uma vez alcançado esse objetivo, vá tirar a carta de condução.
Em seguida, você obtém um BMW novinho em folha. Continue estabelecendo metas; assim que chegar ao primeiro, passe para o próximo, mantendo o foco o tempo todo no que você deseja.
Alcançar o primeiro objetivo lhe dará um impulso incrível de confiança, o que, por sua vez, tornará muito mais fácil começar o próximo objetivo.
Quanto mais metas você atingir, mais confiança terá em si mesmo e isso alimentará o sucesso da próxima meta, e da seguinte, até que haja infinitas possibilidades para você.
Comece anotando cada meta que você quer alcançar em sua vida e em seguida escreva, primeiro, um plano diário para a meta que deseja alcançar.
Escreva o plano antes de ir para a cama à noite, isso dá ao seu cérebro tempo para absorver tudo e trabalhar com ele. É incrível o que o cérebro faz quando estamos dormindo.
Além disto, escrever o plano na noite anterior ajuda a liberar esse tempo durante o dia seguinte, para que você possa, simplesmente, sentar e se concentrar na tarefa em questão.
Foco é planejar
Faça do plano uma lista numerada e risque cada item ao finalizá-lo e você ficará surpreso com a rapidez com que passará por isso dessa maneira.
Depois de alcançar o resultado desejado, passe para a próxima meta seguindo o mesmo padrão de antes.
Se você encontrar seus pensamentos vagando em seu “tempo de foco”, faça uma pausa, anote seus pensamentos e guarde-os em algum lugar para referência futura.
Caso você descubra que há várias coisas que pode fazer para atingir seus objetivos, veja qual delas é a mais provável de ajudá-lo a chegar mais rapidamente.
Deixe os outros em espera, eles podem ser úteis quando você estiver mirando no próximo objetivo. Se você travar seu foco e ficar com ele pelo tempo que for necessário, você terá sucesso.
Se você se apega a uma coisa, um objetivo e se concentra nisso, é praticamente impossível não colher os frutos de suas ações.
Confiança
Antes de começarmos, por favor, tenha uma coisa em mente; Confiança e arrogância são duas coisas totalmente diferentes. Se você confundir os dois, certamente se tornará uma pessoa muito infeliz e com poucos amigos de verdade.
A arrogância NÃO é uma “qualidade” e não o ajudará a atingir seus objetivos mais rapidamente. A confiança em si mesmo, ou a falta dela, é o que impede as pessoas de se concentrarem firmemente no que desejam alcançar.
Aquela vozinha dizendo que eles não podem fazer algo é o maior motivador da ONU. O que você pode fazer para ganhar confiança?
25 dicas para aumentar o foco, confiança e autoestima.
1. Ame-se
Isso pode exigir um pouco de prática e parece muito engraçado, mas tente, funciona. Ao acordar, dê a si mesmo um grande abraço. Faça o mesmo na hora de dormir.
Você já ouviu isso um milhão de vezes antes: “Como você pode esperar que os outros o amem se você não ama a si mesmo?” É verdade.
Pratique os abraços matinais e noturnos por 2 semanas, talvez 3 semanas se você for do tipo teimoso e verá como funciona bem.
2. Olhe-se no espelho
Toda vez que você passar por um espelho olhe para ele e mostre seu maior e melhor sorriso para si mesmo. Pode parecer estranho no começo, mas, eventualmente, fará você se sentir brilhante consigo mesmo.
Diga a si mesmo “Está bem!” ou “Nossa, eu me amo!” ou frases semelhantes com frequência suficiente para realmente começar a acreditar.
3. Faça coisas que façam você se sentir bem
Isso pode ser qualquer coisa, desde ouvir música, caminhar nos Andes, fazer algum trabalho voluntário ou até mesmo tomar um banho.
Qualquer coisa que lhe dê um sentimento positivo sobre si mesmo funciona.
4. Ouça você
Encarar. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, não importa quantas pessoas tentem te dizer o contrário.
Ouça o teu corpo, mente ou intestino estão lhe dizendo algo, portanto, preste atenção nisso e não se preocupe com o que outras pessoas possam ter a dizer sobre isso.
5. Fale com você
Em tempos de estresse, faça uma pausa e vagueie em sua própria mente conversando consigo mesmo sobre qualquer coisa.
Diga a si mesmo o quão sortudo você é por ser você e elogie-se por todas as coisas boas e positivas que você pode atribuir a si mesmo.
6. Remova os negativos
Se algo parece estar te arrastando para baixo, livre-se disso. Caso for bagunça, arrume e se for um amigo cheio de negatividade, explique bem que você não está com vontade de falar agora.
E se forem seus filhos agindo mal, saia da sala por um tempo e assim por diante.

7. Envolva-se com aspectos positivos
Cerque-se de coisas que despertam bons sentimentos em você. Exemplos podem ser coisas como amigos felizes e otimistas, uma bela foto nova, um carro novo, um velho cobertor confortável, velas, fotos de sua família, sua namorada, namorado, cônjuge etc.
8. Morrem os rumores
Você ouviu algo sobre alguém que disse algo sobre outra pessoa? Largue! Rumores são coisas desagradáveis e horríveis que só vão te derrubar.
Melhor maneira de acabar com um boato? Ignorá-lo!
9. Total Honestidade
Seja, totalmente, honesto consigo mesmo em todos os momentos. Se há algo que você não gosta, admita.
Se há algo que você não quer fazer “agora” e não é necessário por razões de saúde e segurança, então, simplesmente não faça até que você se sinta a vontade.
O mesmo vale para os aspectos positivos, pois, se há algo que você quer fazer e não está prejudicando ninguém, vá em frente e faça.
Se você começar a se sentir bem consigo mesmo sem motivo aparente, admita e aproveite o sentimento.
10. Foco é Responsabilidade
Assuma total responsabilidade por suas próprias ações. Não jogue a culpa de nada em alguém ou em outra coisa.
Todos nós fazemos escolhas em nossas vidas e uma vez que assumimos a responsabilidade por essas escolhas, tendemos a escolher melhor para nós mesmos.
Quando começamos a escolher melhor nos sentimos muito melhor e as coisas começam a se encaixar. Por outro lado, não assuma as responsabilidades de outra pessoa só porque você sente que “tem que fazer”.
11. Finja
Se você se sentir inseguro ou nervoso, então, vá para dentro de si mesmo e finja que você é um advogado, ator, atriz, cantor ou o que quer que você precise ser.
Faça de conta que está se apresentando como aquela pessoa faria até se sentir melhor. Confie em mim, você se sentirá melhor e, eventualmente, não precisará ser nada além de si mesmo.
12. Continue tentando
Se você está tentando fazer algo, mas não acerta da primeira vez, então, tente de novo e quantas forem precisos.
Aprendendo, constantemente, com seus erros até acertar e quando você, finalmente, acertar, você se sentirá maravilhoso com isso.
13. Crédito onde é devido
Se você fez algo, realmente, bom e as pessoas o elogiam, então, aceite os elogios com agradecimento e entenda que eles estão elogiando porque, realmente, estão impressionados com o que você fez.
Acredite em você e dê um tapinha nas costas. (Embora fisicamente seria provavelmente mais fácil apenas dar a si mesmo uma salva de palmas).
14. Fique em pé
Ficar em pé sempre fará você se sentir melhor consigo mesmo do que se curvar. Fique em pé com os pés ligeiramente afastados, contraia a barriga e as costas, alargue os ombros e endireite o pescoço. É um aumento de confiança, incrivelmente, rápido.
15. Diga Olá
Tenha como regra dizer oi para pelo menos uma pessoa que você não conhece todos os dias e dê a eles o sorriso que você dá a si mesmo no espelho, pois, é o maior e melhor que você pode encontrar.
Eles vão sorrir de volta, automaticamente, e vão embora com um pouco mais de confiança graças a você. As pessoas ficam melhores quando sorriem e também se sentem melhor sorrindo.
Em última análise, isso significa que você, também, obtém um aumento de confiança por fazer outra pessoa se sentir bem consigo mesma.
16. Jamais diga a palavra nunca
Se você acha que algo não pode ser feito acabará provando que está certo, em suma, nunca diga esta palavra apenas continue conectando até que funcione para você.
Se outras pessoas estão lhe dizendo que não pode ser feito você sentirá uma satisfação tão imensa em, realmente, fazê-lo que sua confiança aumentará.
17. Seja ativo
Não fique sentado em casa sem fazer nada, levante-se, saia, ande de bicicleta, caminhe, faça exercícios, qualquer coisa que possa revigorar seu cérebro.
Um cérebro vivo e cheio de pensamentos o ajudará a ganhar confiança.
18. Alimentos Felizes
Alimentos felizes como chocolate, morangos, limões, sorvetes e etc aumentam os níveis de serotonina no cérebro levando a um aumento da sensação de felicidade.
Sentir-se feliz é um impulso natural de confiança, portanto, vá em frente e aproveite sua comida! (com moderação, claro).

19. Foco é Enfrentar o medo
Existe algo que você tem medo? Enfrente-o completamente! Fazer algo assustador e superá-lo é uma maneira fantástica de aumentar sua confiança.
Então vá em frente! Pule daquele avião (de paraquedas, é claro!), dirija aquele carro, fale na frente de uma grande multidão, peça uma promoção ou seja lá o que te assusta.
Enfim, você se sentirá, absolutamente, brilhante assim que terminar.
20. Força de vontade:
Crie uma meta que você realmente deseja alcançar, possivelmente, algo como perder peso antes de certo tempo ou parar de fumar ou ter uma certa quantia de dinheiro no banco em tantos meses.
Dê passos de bebê e use sua força de vontade até conseguir atingir seu objetivo. Vai ser muito difícil, pois, a força de vontade pode ser muito elusiva às vezes, mas continue e não desista.
Depois de atingir esse primeiro objetivo usando sua força de vontade, você terá confiança para criar novos objetivos e alcançá-los.
21. Faça perguntas
Sempre que estiver preocupado com algo que não fez ou que acha que deveria ter feito faça a si mesmo perguntas positivas.
Em vez de pensar: “Estou péssimo por perder o aniversário do meu amigo”, pense “O que posso fazer para que meu amigo se sinta especial?”
Ou em vez de “Por que parece que nunca consigo fazer as coisas na hora?” mude para “O que posso mudar para administrar melhor meu tempo?”
Enfim, criar perguntas positivas liberará as energias negativas que tendem a diminuir a sua autoconfiança.
22. Aprenda
Aceite que nem tudo funciona como planejamos. Decida aceitar quaisquer erros e rejeições como parte de uma curva de aprendizado pela qual todos nós precisamos passar.
Sem erros, você não pode aprender com suas próprias experiências. Lembre-se, a experiência aumenta a confiança, então, sempre aprenda o máximo que puder.
23. Foco é fazer uma Lista
Escreva uma lista de todas as coisas em que você é bom, desde cortar as unhas dos pés do cachorro até montar uma prateleira.
Reserve um tempo para sentar e realmente pensar sobre o que você é bom e adicioná-los à lista. Você ficará surpreso com quantas coisas acabará anotando, pois, não importa o quão insignificantes ou triviais possam parecer no momento.
Sempre que tiver 5 minutos livres ou se estiver se sentindo um pouco deprimido tire a lista do bolso e leia-a. Esta é uma ótima maneira de dar a si mesmo um bom impulso de confiança.
24. Ajude
Existem muitas maneiras de ajudar os outros e sentir-se útil e a utilidade é uma ótima maneira de aumentar sua confiança. Enfim, apenas certifique-se de fazer as coisas porque quer fazê-las.
Você pode ligar para um bom amigo que pode estar deprimido no momento até mesmo levá-lo para tomar um café, você iluminará seus dias ou poderá ajudar em um lar de idosos ou algo semelhante.
Saber que as pessoas apreciam sua ajuda, certamente, aumentará sua confiança.
25. Mostre o caminho
Pense na única coisa que você faz de melhor. Pensou em algo? Agora, encontre um grupo de discussão ou similar relacionado a esse tópico e espalhe sua sabedoria respondendo a perguntas, oferecendo conselhos ou ajuda a quem precisar.
Se você não conseguir encontrar um grupo você mesmo pode começar um, enfim, as pessoas vão olhar para você e isso lhe dará mais motivos para se sentir confiante em si mesmo.
26. Foco é Autodisciplina
Ser realmente capaz de se concentrar exige muita autodisciplina, então, lembre-se de que seu resultado depende de você e não do mundo ao seu redor. Se você deseja muito algma coisa fará tudo ao seu alcance para obtê-lo.
A autodisciplina, neste contexto, é basicamente apenas permitir-se fazer o que você quer fazer naquele exato momento para poder alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Lembre-se que você é o chefe de suas ações e está no controle, portanto, você decide o que e quando fazer as coisas que precisa fazer para alcançar seu sucesso final.
Sua capacidade de gerenciar suas ações está, diretamente, relacionada ao nível de sucesso e felicidade que você experimentará ao longo de sua vida.
Gerenciar suas ações é comumente conhecido como exercitar a autodisciplina.
Não se trata absolutamente de restringir seu estilo de vida ou punir a si mesmo. Trata-se de poder trabalhar com seus pensamentos, comportamentos e ações para atingir os objetivos que deseja alcançar.
A falta de autodisciplina é uma das principais razões pelas quais falhamos no que queremos fazer, tanto profissional quanto pessoal.
Muitas vezes, dar desculpas cria falta de autodisciplina, portanto, abandone todas as suas desculpas e comece a manter hábitos que, por si só, criarão a autodisciplina de que você precisa.
Crie rotinas que você sabe que é capaz de cumprir e mantenha-as. Como você atinge a autodisciplina?
Opções para Obter Disciplina e Foco
Algumas opções podem ser exercícios regulares, uma alimentação melhor e mais saudável e até mesmo aprender a gastar menos dinheiro.
Pode ser algo como decidir aprender algo novo todos os dias ou simplesmente acordar uma hora mais cedo do que o normal.
Ter autodisciplina o ajudará a concluir as tarefas mais chatas e mundanas nas quais você está se concentrando.
Se você se encontrar sentado e pensando em pensamentos como “Ah, vou fazer isso em vez disso” ou “Posso fazer isso em outro momento” quando estiver trabalhando em seus objetivos, pare, respire fundo e lembre-se de sua autodisciplina .
No final
O fim da história? Você pode fazer o que quiser, ser o que quiser e ir aonde quiser. Tudo o que você precisa é de confiança em si mesmo e da capacidade de se concentrar.
Eu já lhe dei ideias sobre como fazer isso, então continue, vá lá e faça!
Um lema para viver, em todos os aspectos da vida, citado no livro de Napoleon Hill “Think rico, enriqueça”.