AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Dinheiro: As Maiores Mentiras Que Já te Disseram

Dinheiro: As Maiores Mentira Que Já te Disseram




Dinheiro: As Maiores Mentiras Que Já te Disseram

Jaspreet Singh, também, conhecido como Minority Mindset, é advogado, investidor e CEO da Market Briefs e Market Insider.

Ele deu uma entrevista em um canal americano sobre as mentiras que te contaram sobre o dinheiro e prosperidade. Eu reproduzi esta entrevista neste texto para você adquirir a consciência de aprender as regras do jogo neste mundo.

Embora, não tenha recebido qualquer educação financeira formal ele está numa missão de tornar a educação financeira divertida e acessível.

A sua marca ajudou inúmeras pessoas a sair da dívida, a começar a investir e a criar um plano para construir riqueza. Veja alguns trechos desta entrevista para o canal Lewis Howes

A Mentiram que Te Contaram sobre o Dinheiro

Qual a maior coisa que você gostaria que todo mundo soubesse sobre dinheiro antes de começarem a tê-lo?

A maioria de nós nunca aprendeu nada sobre dinheiro, tanto que a maior mentira que nos disseram foi pra gente ser bem sucedido precisamos obter um diploma, estudar bastante e assim conseguir um bom emprego 

E o que acontece com a maioria das pessoas com esta mentalidade? A maioria delas acabam falidas, tem dificuldades financeiras e nunca conseguem descobrirem o porquê.

Então, a primeira coisa que você deve pensar é o que você quer alcançar da sua vida financeiramente?

Dinheiro: As Maiores Mentira Que Já te Disseram
dinheiro

A Escola só te Ensinou Mentiras Sobre o Dinheiro

Para responder esta pergunta você tem que sair e descobrir sozinho, porque, infelizmente, a escola nunca vai te ensinar essas coisas.

Me formei no ensino médio, passei para a faculdade e estudei um ano de pós-graduação e depois fiz faculdade de direito e nunca aprendi a pensar em dinheiro.

Nunca aprendi a pensar em orçamentos ou em construir riqueza, enfim, nada sobre investir meu dinheiro e a pensar em renda passiva.

No entanto, hoje, estou com um diploma de direito e não trabalhei um único dia como advogado, ou seja, não faz sentido para mim, financeiramente.

Não é o meu propósito, então, eu cresci numa casa tradicional indiana. Para mim eu tinha duas opções: Ser médico ou fracasso.




A Infância Pobre e sem Dinheiro

Meus pais são imigrantes da índia e vieram para os estados unidos com muito pouco. Então, eu vi os meus pais trabalharem duro.

Eles sempre me diziam que eu tinha que me tornar bem sucedido e eu concordei, completamente, porque eu queria retribuir aos meus pais e queria ajudá-los e a sustentá-los.

E pensei: “Tudo bem se eu quiser ser bem sucedido devo seguir os passos que me disseram para ser bem sucedido”

Quais são esses passos pra ser bem “sucedido”? Vá para Escola, obtenha um bom diploma, consiga um bom emprego e no meu caso era me tornar um médico.

E nesse caminho fui na faculdade e percebi que tinha algo errado. Algo que não tinha sentido e aconteceu assim:

Eu estava estudando para entrar na faculdade de medicina e enquanto isto comecei a ler outros livros de negócios e livros financeiros.

Um dia eu estava na biblioteca estudando e fui ao Google e pesquisei: As pessoas mais ricas dos Estados Unidos e vi pessoas como Steve Jobs ou Bill Gates.

Com estes milionários tem Dinheiro?

Pensei: Opa! Nenhuma dessas pessoas é médica ou seguiu esse caminho tradicional de obter um diploma e de procurar um bom trabalho.

Então, eu estou perdendo alguma coisa, pois, pensei que se eu fosse para escola e conseguir um bom diploma eu poderia ganhar muito dinheiro.

E se eu me esforçasse mais na escola, tirasse notas melhores, eu ganharia muita grana, enfim, a ideia de prosperidade financeira eu relacionava com notas ou renda.

A partir deste raciocínio, pesquisando o google e vendo o caminho dos milionários, comecei a descer cada vez mais na toca do coelho e perceber:

“Ah meu Deus tudo que me disseram é mentira!”

E foi este senso crítico sobre como funciona o mundo que me empurrou para toda essa jornada dolorosa e emocional de aprender sobre dinheiro, empreendedorismo, o que significa se tornar rico e como você realmente faz isso.

Essa foi a fase inicial para mim, então, eu tive que realmente começar a aprender. E a primeira experiência real disso para mim foi que eu tive uma empresa de planejamento de eventos que comecei na faculdade.

Eu comecei porque quando estava no ensino médio eu trabalhava em casamentos indianos, por isso conheci muitos DJs.

E quando eu estava no ensino médio esses DJ diziam:

“Ei cara! Você conhece muitas pessoas na escola e tal! Que tal organizarmos uma festa de adolescentes?”

Comecei esse pequeno negócio de festas para adolescentes no ensino médio, comecei a melhorar minhas finanças e comecei a ler livros sobre negócios onde todos eles diziam que pessoas ricas investem em imóveis.

Eu não sei o que significa isso, não conheço nenhum investidor imobiliário, meus pais não são investidores, então, pensei:

“Tudo bem! Se as pessoas ricas investem em bens imobiliários eu, também, deveria fazer isso”.

Dinheiro: As Maiores Mentira Que Já te Disseram
Dinheiro

Ganhando Dinheiro com Imóveis

Então, eu comecei a pesquisar imóveis entre as minhas sessões de estudo. No dia 22 de agosto eu fiz o vestibular de medicina e no dia 23 adquiri minha primeira propriedade de investimento imobiliário.

A partir disto a minha mente explodiu! Eu tinha começado a entender a ideia do que era empreendedorismo, pois, eu nunca tinha ouvido esse termo até entrar na faculdade.

Entretanto, eu estava administrando a minha empresa de eventos e estava começando a aprender sobre essa coisa chamado empreendedorismo

Essa coisa de investir é muito especial porque eu nunca aprendi sobre isto na escola já que os meus professores nunca me ensinaram.

Foi, então, que eu tive um dilema emocional: Eu estava ganhando dinheiro com a minha empresa, tinha imóveis e ao mesmo tempo estava na escola estudando pra me tornar um médico e quem sabe depois ganhar grana. 

Ou seja, eu estava começando a questionar as minhas próprias crenças e pensava: Isso não é para mim! E comecei a jornada de educação financeira, mas quanto mais eu aprendia mais percebia que mentiram para mim.

A Grande Mentira sobre Dinheiro

Somos ensinados a ir para à escola, a obter um diploma, para conseguir um emprego e subir a escada corporativa. Mentira! Isto não te deixa rico!

As pessoas ricas não fazem isto! Elas não trabalham para subir a escada corporativa e sim para dominá-la

A maioria de nós foi ensinado a obter um diploma para poder fazer uma coisa: Subir a escada corporativa pra ganhar um salário maior

Entretanto, se você confia apenas no seu salário está apenas a um passo de ficar falido, caso perca o seu emprego ou a empresa fecha você perde o salário.

Enfim, descobri que eu nunca fui ensinado sobre riqueza, a investir e ter educação financeira.

Mas por que não aprendemos? Eu percebi que é muito lucrativo para o sistema manter as pessoas sem educação financeira e mantê-las pobres.

Qual você diria que é o principal sistema que mantém um povo pobre?

Os bancos lucram quando você não tem educação financeira, eles vão te manter economizando suas finanças no banco, por exemplo, quando você vai deposita 1000 dólares no banco esta grana se torna um passivo.

Para o banco um ativo é algo que coloca grana no seu bolso e um passivo é algo que tira dele, portanto, quando o banco se apossa das suas finanças é uma responsabilidade para eles

E querem se livrar dele o mais rápido possível e a maneira que fazem isto é emprestando, pois, vira um investimento para o banco.

Eles não querem guardar as suas finaças, entretanto, querem que você guarde o seu com eles, enquanto perde valor para a inflação ficando mais pobre a cada dia que passa




Os 5 Fatores Sobre o Dinheiro que você Precisa Aprender 

O Primeiro fator Sobre Dinheiro

A primeira coisa a ser feita é se perguntar: O que é grana? Porque a maneira como conhecemos finanças é falso. Nossos dólares são apenas pedaços de papel e eu cresci pensando que eles era um Santo Graal.

Você quer economizar um pequeno papel porque é a coisa mais valiosa que existe? Não! A medida que cresci comecei a perceber que não é o caso, pois, nossos dólares são apenas pedaços de papel.

É moeda fiduciária. O que significa que é emitida pelo governo e o valor é garantido pela força do governo.

Agora temos sorte que os Estados Unidos são uma superpotência mundial com as forças armadas e a economia mais forte do mundo.

Mas tem altos e baixos e a inflação é quando o valor de um dólar cai. Esses dólares que muitos de nós pensamos, que conforme a gente acumula ficamos rico, na verdade nos tornamos mais pobres.

Se Torna pobre a cada dia, então, a primeira coisa que você precisa entender é se perguntar: O que é o grana?

Segundo Fator Sobre Dinheiro

A segunda coisa a se perguntar é: Para quem trabalham as pessoas ricas? A maioria de nós foi ensinado a trabalhar para conseguir um emprego e subir uma escada corporativa.

Mas as pessoas ricas estão fazendo algo, totalmente, diferente. Elas trabalham para possuir a escada corporativa e para algo chamado patrimônio líquido

Isto me surpreendeu! Porque as pessoas ricas não estão trabalhando por um salário e sim para possuir uma parte da empresa e desta forma obter uma parte dos lucros.

Você tem que fazer a pergunta: Para quem eles estão trabalhando? Eles estão trabalhando para cuidar de seus funcionários ou dos seus clientes?

Nada disso! Eles estão trabalhando para cuidar de seus acionistas, é um conceito chamado dever fiduciário. Agora o que significa?

Um exemplo fácil pra você entender: Você sai para jantar fora com a sua namorada ou esposa e você recebe uma mensagem de um de seus bons amigos dizendo:

“Ei! vamos tomar uma cerveja aqui em casa?” O seu dever fiduciário está com a sua esposa ou sua namorada e passar tempo com ela, caso saisse você teria problemas.

Então, com quem você tem uma aliança é com os acionistas, o dever fiduciário dos executivos, do CEO da empresa é com os acionistas, enfim, os donos da empresa. 

Por isto o que eles tentam fazer é trabalhar para aumentar o valor da empresa.

Enfim, você começa a entender porque há essa grande discrepância entre o que as pessoas são pagas e o que elas gostariam de ser pagas.

Grana: As Maiores Mentira Que Já te Disseram
grana

Como você obtém o patrimônio e a propriedade?

Você tem que possuir um pedaço da escada corporativa, então, se você trabalha em uma empresa pública você pode pegar parte da sua renda e comprar ações da própria empresa.

Talvez, eles te paguem com patrimônio líquido, talvez, eles te deêm algum tipo de participação nos lucros, que é o que fazemos nas minhas empresas.

Cao ela não faz nada disto você tem que começar a pegar essa grana e investir em algum lugar onde você está obtendo patrimônio líquido.

Pode ser ações ou imóveis, enfim, existem vários investimentos diferentes. Mas você tem que trabalhar para obter esse Capital .

Terceiro Fator Sobre Dinheiro

Você tem que pensar grande. Eu cresci pensando que alguém que se parece comigo, moreno, usa turbante, seria capaz de investir suas finanças? 

Meus pais, também, me disseram que eu não poderia fazer. Eu não conhecia ninguém fazendo isto, enfim, mas é você que tem que dar o primeiro passo e uma vez que você deu você aprende e já vê o segundo passo.

Então, você dá o segundo passo e pensa: “Ah eu posso começar um investimento de $100!”

Aqui não precisa de centenas de milhares ou milhões de dólares e sim 100 dólares. Os aplicativos da Internet tornaram isto muito mais acessível

Enfim, tudo é possível se você mora nos Estados Unidos, fala inglês e tem mais oportunidades do que qualquer outra pessoa no mundo.

As pessoas, literalmente, arriscam suas vidas para vir a este país, porque, aqui há oportunidades. Então, se você está aqui, consegue entender o que eu e você estamos dizendo e tem tecnologia para isso, você é abençoado.

Agora o que você faz com isso? Você tem que começar a aprender que precisa começar a praticar a pensar grande. 

Quarto Fator Sobre Dinheiro

Se Informe Sobre Divida, Dinheiro e Consumo

Busque estudar o conceito de dívida, compreenda a cultura de consumo e até adquira a consciência do quanto a humanidade quer viver uma vida de ostentação para manter aparências.

Muita gente quer um carro novo para mostrar no instagram ou comprar uma nova bolsa da Chanel ou Gucci.

Ao mesmo tempo, ficam presas a este estilo de vida onde as pessoas podem pensar que elas são ricas, mas o que elas estão fazendo é viver falidas e deixando todo mundo rico.

As pessoas pensam que você é rico, mas é em produtos. Você tem um monte de coisas legais, entretanto, você está quebrado.

E assim você vive esse estilo de vida e se torna a razão pela qual a Gucci, Louis Vuitton e Chanel estão ganhando tanto grana e mantendo você sem nada.

Pois você se endividando nestas lojas você está comprando passivos. Que são coisas que depreciam a sua grana, você acaba pagando juros em cima disto, deixa todo mundo rico e não sobrando nada pra você.

Por isto você tem que sair dessa mentalidade de pobreza, então, o que que a gente precisa saber sobre dívida?

Aprender a nunca financiar nada que não vai te pagar. Me dá um exemplo: Bolsas, férias, parar de financiar carro, enfim, coisas que não estão te pagando.

Eu percebi o poder de colocar minha grana nos bem certos e adquirir consciência do que é que vale ou não a pena gastar as suas finanças.




O Quinto Fator Sobre o Dinheiro

Você tem que estar disposto a cometer erros, correr riscos e começar. 

Muitas pessoas que eu conheço estão tão excitantes em fazer o primeiro investimento que fizeram algo de errado e o investimento for por água abaixo

Mas é o preço a ser pago! Tem que estar disposto a experimentar as coisas, porque, se você não fizer isto vai ficar preso em perder grana.

Não importa se você erra e sim o aprendizado que você cometeu com os erros. 

Uma das coisas que eu digo é que a psicologia do investimento é tão importante quanto os verdadeiros meios reais de investir. Isto é verdade quando se trata de algo como o mercado de ações no setor imobiliário.

O que eu faço é entender que eu não sou um comerciante, não negocio e não busco retorno imediato nos meus investimentos.

O que isso quer dizer é que eu tenho duas estratégias na hora de investir meu dinheiro. Uma é estratégia ativa e uma passiva

Vou começar com a passiva porque é mais fácil de entender.

Grana: As Maiores Mentira Que Já te Disseram
Grana

Estratégia Passiva do Dinheiro

Todos os meses eu invisto, passivamente, o meu dinheiro em ações, ouro e criptomoeda. Isto significa que é automático e consistente. Não importa se o mercado está em alta ou em baixa.

Toda semana acontece o ouro físico e todo mês eu uso um aplicativo para isso. Existem muitos aplicativos que fazem isso, o dinheiro é retirado na conta e compra ouro físico

Então, essa é a minha estratégia passiva. Não importa o que aconteça no mercado que eu vou continuar comprando, pois, não importa o que aconteça

Estratégia Ativa 

Já a minha estratégia ativa é onde eu faço mais análise, estudo e me aprofundo.

Esta estratégia eu uso bastante na parte imobiliária, onde busco entender onde estou investindo minhas finanças, portanto, isso requer muito mais tempo e esforço da minha parte.

Por exemplo: Procuro e pesquiso negócios que me paguem 7% de retorno em cima do dinheiro investido, então, vou analisar os números e procurar a propriedades que valha a pena investir.

Enfim, você tem que fazer um pouco de investigação. Esta estratégia é marcada pela investigação profunda sobre o negócio.

A Diferença de Mentalidade Pobre e Abundante 

A mentalidade de pobre é quando você está olhando para o que a outra pessoa está fazendo em vez de olhar para o que você poderia conseguir.

Você está contando dinheiro de outra pessoa em vez de ver o que você mesmo pode fazer, então, você pula de dólares pra pegar centavos. 

Essa é a primeira ideia. Você está muito preocupado com aquilo que está ao seu redor onde deveria focar mais em si.

A Mentalidade de Abundância

Aprenda a viver abaixo de suas posses O que é importante quando você está nas fases iniciais de tentar construir sua riqueza.

Digamos que você está poupando 25% da renda, então, se você ganha 40 mil por ano são 10 mil destinados aos seus investimentos.

Enfim, aprenda as regras do jogo, economize, cometa erros e destine uma parte da tua renda para investimentos ativos ou passivos. 




Qual a sua Conclusão?

O que você tem que entender é como o dinheiro desempenha um papel em nossas vidas, pois, eu não estou dizendo que a grana em si é a única coisa ou é a mais importante.

Ela é apenas um fator! Você tem que ser fisicamente, mentalmente e espiritualmente saudável para estar, financeiramente, em boa situação e poder ter o maior impacto queu chamo de triângulo quadrático

E vai nessa ordem porque se você está em seu leito de morte você é o beijo mórbido. Não importa se você tem 10 milhões do banco. A única coisa que importa é estar saudável.

Se você está, mentalmente, deprimido ou ansioso, lutando com estes problemas mentais mais dinheiro vai torná-lo mais Infeliz. Mais grana não vai consertar isto!

As pessoas tentam pensar que se elas tem estes problemas de saúde mental e ganhar um milhão de dólares ficaria mais felizez e que todos vão gostar dela e isto, definitivamente, é uma grande mentira.

Enfim, vai ficar pior! Tem que ser espiritualmente saudável e isto não significa ser religioso e sim questionar qual é o seu propósito.

Qual é o seu motivo para levantar da cama todos os dias por que é isto que vai continuar te levando a viver uma vida plena, seja por 10 mil ou 1 milhão.

Não importa! uma vez que você tenha essas três coisas é quando ser financeiramente saudável tem maior impacto e maior poder, pois, você pode viver uma vida plena e feliz por que o dinheiro é só a cereja do bolo.

Qual a sua definição de Grandeza?

Sempre em busca do melhor! Querendo ser um pouco melhor a cada dia!

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.