Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Famílias: Todo Filho Vira Pai dos Seus Pais

Famílias: Todo Filho Vira Pai dos Seus Pais




Famílias: Todo Filho Vira Pai dos Seus Pais

Este meu texto, todo filho vira pai do teu pai, foi feito no Facebook em 2016. E, exatamente, hoje, a página social me lembrou deste desabafo que eu fiz.

Então, quero compartilhar com vocês o que eu passei, principalmente pra você que está cuidando do teu pai como eu cuidei. Espero te ajudar com este desabafo.

Boa leitura!

Nas Famílias Todo filho vira pai do teu pai

Há uma quebra de tempo, na qual os papéis se invertem. É quando o filho se torna pai do teu pai.

Isto acontece quando o pai começa a balançar ou a andar como se estivesse num mar de lama, ou seja, fica lento e falta equilíbrio.

O tempo se inverte e passa e quando nos deparamos que tudo girou em 306 graus. Aquele homem que nos segurava com força e nos pegava no colo, hoje, precisa da nossa ajuda para levantar do sofá.

Outrora aquele pai era firme em suas decisões, hoje, nós é que tomamos todas as decisões por ele acatando e te obedecendo da mesma maneira quando eramos criança. É impressionante!




Em Qualquer Família Seu Pai vai Virar Criança

Eu vivi acostumado com aquele pai trabalhador e disposto que mandava e desmandava em tudo.

Nos dias atuais precisa da minha ajuda para tomar banho, sentar na privada, colocar a roupa e ainda vestir os chinelos entre os dedos dos pés, enfim, a ficha caiu que virei pai do meu pai.

E eu, como filho, tenho a obrigação de aceitar este novo papel e se responsabilizar por aquela vida que lutou para pagar a minha escola, alimento e vestimentos por tantos anos.

Ou seja: Responsabilidade! A palavra mágica pra honrar aquela vida que nos gerou e que precisa do nosso amor para ter um final de vida tranquilo e em paz.

Como diz a música de Cazuza:

“O Tempo não pára!”

Tanto que neste, agora, estou aprendendo que todo filho vira pai do teu pai.

Cuidar dos Pais na Velhice é:

1- É uma oportunidade de retribuir o amor que ele tentou nos dar durante todo o tempo de vida.

2- Buscar o amor que está dentro de nós.

É interessante como nosso universo está sempre em movimento, o planeta gira, as montanhas, o sol e lua, claro, que se tudo está em constante movimento e um dia tínhamos que cuidar dos nossos pais

Ela faz você mudar de papel e somos obrigados pelas leis de Deus a nos sacrificarmos por que quem tanto se sacrificou por nós.

E a metamorfose continua…de repente não é apenas você que muda, mas sim sua casa!

Você coloca barra no box, andador e poem os seus pés em cima de um banquinho pra ficar com as pernas esticadas.

Além disto ajuda a colocá-lo na mesa pra almoçar e ainda há tempo de se emocionar vendo-o almoçar e se recuperando.

Aliás, como somos ingênuos de achar que nunca viramos pais daquele que sempre nos protegeu.

Nos tornamos engenheiros, pedreiros, cozinheiros, psicólogos, dentistas, médicos e pai do seu próprio pai, enfim, nos transformamos em tudo.

Nossas Famílias e Pais Vão Envelhecer

Entretanto, como não prevíamos que um dia transformaríamos em pai do seu próprio pai? Como somos infantis ao acreditarmos que eles jamais envelheceriam, adoeceriam e ainda precisaríam de nós?

To de boca aberta de como somos ingênuos, pois, a vida é um carrossel. 

Quando criança nunca passaria em minha cabeça que ficaría uma noite inteira ao lado do meu pai dentro de um hospital.

Dormindo ao lado de uma maca, dizendo, mentalmente que o amava, abraçado, mesmo dormindo e cheio de sedativos?

Eu não acreditava que este dia chegaria, pois, onde estava aquele meu pai que me pegava no colo e trazia comida pra eu sobreviver?

Que falha na nossa educação e até falta de ousadia das escolas, universidades e até dos nossos pais de não nos ensinarem que um dia viraríamos pais deles. Não nos preparam mentalmente.

Nenhuma instituição e nenhum familiar! Ninguém nos ensinou que um dia viraríamos pais de nossos próprios pais.

Num passado distante eu estava com febre, em outro estava resfriado. Já um outro dia eu estava vomitando em outro estava com catapora.

Até me lembro de quando precisei operar de apendicite e lá estava ele me carregando até o médico, pois, não conseguia nem andar, todavia, este passado se foi e no presente quem coloca-o no colo pra sair da cama sou eu.

Mas ali percebi que era um homem feliz, pois, estava sendo o pai dele. Presta bem atenção no que eu vou dizer:

“Feliz do filho que tem este privilégio de ser PAI antes do homem que te deu a vida partir!”




As Famílias e a Falta de Amor

É triste ver quanta falta de amor que existe dentro do ser humano. Naquela noite de segunda-feira alguns familiares perderam a oportunidade de ver um pouco mais o meu pai

Um dia nos machucamos com nossas brincadeiras de rua e o nosso pai passava remédio nas nossas feridas, hoje, nós ajudamos a enfermeira a colocar uma sonda para tirar a sua infecção. 

Isto se chama amor que tanto falta em várias casas familiares. Muitos filhos se revoltam com a educação dos pais e desaparecem, pois, as mágoas tomaram conta da sua essência.

Um dia papai me botava pra dormir e dizia:

“Estou aqui filho!”

Naquele dia no hospital era eu que retribuía:

“Estou aqui pai!”

E abraçava-o passando um pouco da minha energia jovial para aquele homem que tanto me transmitia energia de segurança para mim. Quantas vezes ele me ajudou a vomitar dizendo:

“Vira o rosto filho pra vomitar ”

Naquela noite, foi eu que virei o rosto dele e dizia:

“Estou aqui pai! vomita!”

E vi que ele se sentia seguro por eu estar ali, naquele momento entendi o que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali do teu lado.

Enfim, todo filho vira pai do teu pai. Alguns aceitam esta condição e dá amor e carinho para aquele que tanto o ajudou, mas a maioria não é assim.

Muitos fogem deste papel, entretanto, não sabem que o universo será implacável com eles, enfim, experimente dar as costas e jogá-lo no asilo?

Enfim, ser pai do seu pai é um grande presente que o universo me deu onde pude conhecer mais de mim mesmo e descobrir como sou a fonte de amor que tanto busquei no mundo lá fora.

Pai: Espero que o senhor tenha lido o que acabei de escrever neste blog aí do céu, viu? Te amor para sempre!

(Walmei Junior)

Observação: Este texto foi feito por mim 20 dias antes dele falecer no ano de 2016 publicado no Facebook.




Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

---------------Veja mais---------------