Fases da Vida: A Evolução Humana Segundo Tradição ZEN
O processo de evolução humana existe etapas, como se fosse uma escola. Vejamos estas etapas segundo esta tradição:
1- A fase de estar procurando o touro.
O homem já sabe que tem um touro dentro de si, mas ele não sabe onde procurar, pois, na tradição grega existia o minotauro que era meio homem e meio touro.
No minotauro domina a parte animal que tem por característica ser instintivo, egoísta, vulgar, procura sobreviver e perpetuar a espécie e que nos causa mais problemas, pois, se situa na mente e nas emoções.
A humanidade em geral é o touro. O por do sol, o mar, não é prioridade para o eu animal. Quando dizemos que a pessoa é um ser humano ela dominou a parte animal.
Quem vai arrastar quem? Quem estiver mais forte e quem está mais forte? Quem você alimenta mais!
Enfim, o homem já sabe que tem um touro, pois, tem consciência de que esse eu animal não é ele e por isto tem que dominá-lo.
2- A fase de estar descobrindo o Touro.
É a fase que procuramos pelo rastro, pegadas, ou seja, a marca que deixamos no mundo é o que vai determinar se deixamos algo para a humanidade ou não.
Se ele quer achar e se encontrar os rastros que deixou no mundo.
3- A fase de ver o Touro.
É o momento que o homem enxerga o touro, portanto, é um momento dramático da experiência humana.
Demonstra a constatação do seu zoológico particular, pois, a evolução passa por aqui, enfim, a famosa frase: Conhece-te a ti mesmo.
Aqui toda vida trama pela constatação própria. É o momento que o homem não quer ver, mas ele admite seu touro, é dolorido, mas aceita.
4- A fase de estar segurando o Touro.
É a fase que ele não vai desistir, pois, vai procurar, eternamente, pois, uma hora o touro vai ceder. É a fase que ele amarra o touro, em suma, tira a base do touro para derrubá-lo.
Mas o que é esta base?
São os valores pelos quais ele se sustenta que é o egoísmo, instinto, se eu não fizer isto o outro vai me passar para trás.
Hércules travou uma batalha com o touro tampando suas narinas pra ficar sem ar. O ar, simbolicamente, representa o emocional, então, Hércules tirar as explosões de depressão, egoísmo, enfim, dominar o emocional para dominar o eu animal.
5- A fase de estar dominando o Touro.
Exige uma atenção total de estar com a corda puxando o tempo todo, pois, se bobear o touro o devora. É uma vitória vigiada e de controle constante, portanto, não bobeie.
6- A fase de estar guiando o touro.
Ele agora está tranquilo, pois, o que ele quer o touro faz, então, vai se harmonizando com as leis do universo, enfim, aqui é o homem sábio.
7- A fase de estar transcendendo o touro.
Uma fase difícil do homem chegar a um nível muito alto de sabedoria, em suma, aqui o homem encontrou com tua essência espiritual.
8- A fase de estrar transcendendo o eu e o touro.
É a fase de descobrir que é uma essência espiritual, ou seja, a fase de descobrir que é a gota d’água. É o caminho final e o ego sendo superado, enfim, o homem transcende a separação.
9- A fase de estar voltando a origem.
Ele viu a essência de tudo que está no mundo, mas o homem tem que voltar e buscar os outros que estão na sombra.
10- A fase de estar novamente no mundo.
Trazer a sabedoria aos homens, pois, é assim que o sábio se realiza por que conquistou a flor da sabedoria. Agora pode apontar o caminho para os homens.
Enfim, para a tradição ZEN é assim as fases de evolução do homem.
(Prof e filósofa Lucia Helena Galvão)