Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fernando Pessoa: Quais os Códigos de Conduta Que Devemos Ter?

Fernando pessoa escreveu este código de conduta quando tinha 17 anos de idade,

 

Fernando Pessoa: Quais os Códigos de Conduta Que Devemos Ter?

Fernando Pessoa: Meus Sonhos São Mais Belos que a Conversa Alheia
fernando pessoa

Fernando pessoa escreveu este código de conduta quando tinha 17 anos de idade, vejam quais são:

1- Nunca deixar ou retrair-se do propósito de fazer o bem à humanidade.

2- Nunca escrever coisas sensuais ou de outro tipo, más que possam ser causa de dano e ofensa aos que as lerem.




3- Nunca esquecer, ao atacar a religião em nome da verdade, que a religião só é substituída com dificuldade e que o pobre ser humano chora nas trevas.

4- Nunca esquecer os sofrimentos e as doenças dos homens.

(Fernando Pessoa)

Fernando Pessoa: Simplesmente Navegue e Descubra Tesouros

Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admire a Lua, sonhe com ela, mas não queira traze-la para a terra.

Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos. Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu.

Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda a parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde. Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu.

As lágrimas ? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso! Esse você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o!

Quem você ama ? Guarde dentro de um porta-jóias, tranque, perca a chave! Quem você ama é a maior jóia que voce possui, a mais valiosa.

Não importa se a estação do ano muda, se o século vira e se o milênio é outro, se a idade aumenta; conserve a vontade de viver, pois não se chega a parte alguma sem ela.

Abra todas as janelas que encontrar e as portas também. Persiga um sonho, mas não o deixe viver sozinho. Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho.

Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for.




Dê um sorriso pra quem esqueceu como se faz isso. Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam. Olhe para o lado, alguém precisa de você.

Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tira-lo também.

Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudade, mate-a.

Se perder um amor, não se perca! Se acha-lo, segure-o!

“CIRCUNDA-TE DE ROSAS, AMA, BEBE E CALA. O MAIS É NADA”.

fernando pessoa

Fernando Pessoa: Meus Sonhos São Mais Belos que a Conversa Alheia

Não faço visitas! Nem ando em sociedade alguma. Nem de salas e muito menos de cafés. Fazê-lo seria sacrificar a minha unidade interior, entregar-me a conversas inúteis.

Furtar tempo senão aos meus raciocínios e aos meus projetos pelo menos aos meus sonhos que sempre são mais belos que a conversa alheia.

Devo-me a humanidade futura. Quanto me desperdiçar desperdiço do divino patrimônio possível dos homens de amanhã; diminuo-lhes a felicidade que lhes posso dar e diminuo-me a mim-próprio.

Não só aos meus olhos reais mas aos olhos possíveis de Deus. Isto pode não ser assim, mas sinto que é meu dever crê-lo.




Fernando Pessoa: Quais São Os Teus Conselhos de Vida?

1 – Faça o menos possível de confidências. Melhor não as fazer, mas, se fizer alguma, faça com que sejam falsas ou vagas.

2 – Sonhe tão pouco quanto possível, exceto quando o objetivo direto do sonho seja um poema ou produto literário. Estude e trabalhe.

3 – Tente e seja tão sóbrio quanto possível, antecipando a sobriedade do corpo com a sobriedade do espírito.

4 – Seja agradável apenas para agradar, e não para abrir a sua mente ou discutir abertamente com aqueles que estão presos à vida interior do espírito.

5 – Cultive a concentração, tempere a vontade, torne-se uma força ao pensar de forma tão pessoal quanto possível, que na realidade você é uma força.

6 – Considere quão poucos são os amigos reais que tem, porque poucas pessoas estão aptas a serem amigas de alguém. Tente seduzir pelo conteúdo do seu silêncio.

7 – Aprenda a ser expedito nas pequenas coisas, nas coisas usuais da vida mundana, da vida em casa, de maneira que elas não o afastem de você.

8 – Organize a sua vida como um trabalho literário, tornando-a tão única quanto possível.

(Fernando Pessoa, in ‘Anotações)




Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

---------------Veja mais---------------