Neste texto você vai encontrar alguns pensamentos do osho que te fará pensar e evoluir. Espero que gostem e boa leitura.
Osho
1- Por que o Abraço é uma Ferramenta Terapêutica Poderosa?
Dar um abraço é necessário, pois, é uma das necessidades mais fundamentais dos seres humanos. Se uma pessoa não tem um abraço ou uma demonstração de amor ela começa a morrer.
A menos que uma pessoa sinta que é importante para alguém, quer dizer: Pelo menos para alguém, pois, toda a sua vida se torna insignificante, por isto, o amor é a maior terapia que existe.
Este mundo precisa de terapia porque nele está faltando o abraço e o amor. Em um mundo realmente repleto de amor nenhuma terapia seria necessária de jeito nenhum, pois, o amor seria o suficiente e mais do que suficiente.
Abraçar é apenas um gesto de amor, calor humano e de carinho. A própria sensação do calor que flui da outra pessoa derrete muitas doenças no ser humano, dissolve o ego frio e gelado e faz com que o homem volte a ser criança.
O ser humano é exatamente como uma cebola, com uma camada sobre a outra. Entretanto, se a cebola for descascada, logo, serão encontradas camadas mais frescas por dentro.
Osho
2- Entre em Contato com a Criança
E o mesmo serve para o homem, pois, é possível encontrar a criança inocente e entrar em contato com ela é terapêutico, ou seja, o abraço proporciona um contato imediato com a criança.
Se você abraçar alguém com calor humano e não for um gesto impotente, mas significativo, importante e verdadeiro e o coração estiver fluindo através desse abraço, de forma imediata você entra em contato com a criança inocente.
E mesmo por um único momento, quando a criança inocente vier à tona já faz uma grande diferença, pois, a inocência dela é sempre saudável e por inteiro, enfim, não é corrompida.
Então se chega ao núcleo mais íntimo da pessoa onde nenhuma corrupção jamais entrou, o núcleo virgem. E só de fazê-lo com a vida pulsar novamente já é o suficiente.
Com esse abraço você dá início e desencadeia um processo de cura, pois, toda criança é tão fresca, viva, cheia de entusiasmo que sua própria vivacidade a torna saudável.
Se você puder tocar a criança no paciente o abraço é simplesmente uma das coisas mais importantes.
Enfim, a análise é o caminho da mente. O abraço é o caminho do coração. A mente é a causa de todas as doenças e o coração é a fonte de cura.
(Osho)
Osho
7- Você acha que Está Acordado
Uma das coisas mais importantes que é preciso entender sobre o ser humano é o fato de que ele está dormindo. Pois, nem quando ele pensa está acordado, infelizmente, não está.
Sua virgília é muita frágil. Ela é tão insignificante que não vale nada. É só um nome bonito, entretanto, totalmente vazio.
Olha! Vou dizer uma coisa: Você dorme a noite e de dia, desde o dia que nasce até o dia que morre. E continua mudando seus padrões de sono, mas nunca está de fato acordado.
Não banque o tolo achando que está acordado só por que seus estão abertos. A menos que os olhos interiores se abram a menos que seu interior fique cheio de luz.
A menos que você consiga ver a si mesmo. Quem você é! Não pense que está acordado. Essa é a maior ilusão que vive o homem.
Osho
8- As Pessoas Não estão Acordadas
A primeira coisa para guardar no fundo do coração é o fato de que você está dormindo e sonhando um dia atrás do outro. As vezes com os olhos abertos e fechados, enfim, você é um sonho.
Você ainda não é uma realidade, mas tudo isto pode ser mudado se receber um choque e estremeça nas bases. Se não você não vai despertar.
O sono já dura tanto tempo que ele chegou no âmago do seu ser, pois, você está mergulhado nele. Cada célula do seu corpo e cada fibra da sua mente estão cheias de sono.
Por isto é necessário muito esforço para ficar alerta e estar vigilante para se tornar uma testemunha. Saiba que o silêncio é o espaço em que se acorda, mas a mente ruidosa é o espaço em que se continua dormindo.
Se ao sentar em silêncio você puder ouvir o assobio dos pássaros e a sua mente desaparecer e não entrar em nenhuma atividade a consciência brotou em você.
Enfim, a consciência não vem de fora, mas ela desperta e cresce em você, mas do contrário, lembre-se: Você Está dormindo.
Leia Também
Gratidão: Agradecer é riqueza mas reclamar é pobreza
Osho
9- Qual Seria a Sua Tensão?
Ela é a sua identificação com todo tipo de pensamentos, medos, mortes, falências e alta do dólar, enfim, todo tipo de medo. Essas são as suas tensões e elas afetam seu corpo também.
Seu corpo fica tenso pois corpo e mente não são entidades separadas. Corpo-mente é um sistema único, por isso quando a mente fica tensa o corpo também fica.
Você pode começar sair esta tensão com a consciência, então a consciência leva você para longe da mente e das identificações com a mente.
Naturalmente, o corpo começa a relaxar. Você deixa de lado os apegos e as tensões não conseguem existir na luz da consciência.
Você, também, pode começar pelo outro lado. Simplesmente relaxe, deixe as tensões irem embora e à medida que relaxa, você fica surpreso ao constatar que uma certa consciência vai surgindo em você.
O relaxamento e a consciência é mais fácil, começar pelo relaxamento é um pouco mais difícil, pois mesmo esforço para relaxar gera uma certa tensão.
Enfim, saindo desta tensão você vai adquirindo consciência, se desenvolve e toda sua personalidade começa a mudar. A passagem da inconsciência para a consciência é o maior salto quântico que existe.
Osho
10- Descarte Tudo o Que Disseram Sobre Você
Um dos grandes problemas que temos é sobre o que falam de nós. A famosa fofoca. Pessoas falam nós, mas ninguém nos conhece de verdade. Então vai uma dica de Osho sobre esse assunto:
“O que acham de nós”.
“O problema é o ego, exatamente o oposto do verdadeiro EU.
O ego não é a pessoa e sim o que os outros acham de nós. E assim acreditamos o que “os outros” disseram sobre a nossa pessoa.
Esta pessoa pode ter sido pai, mãe, algum amigo, padre, pastor, enfim, qualquer pessoa! E acreditamos nisto 100% do tempo. Como podemos sair desta?
A pessoa tem que buscar a verdade sobre si mesmo. E descartar tudo o que foi dito pela sociedade em relação a quem você é. Com certeza, você não é nada do que disseram.
Pois ninguém pode saber quem o outro é, exceto a própria pessoa. Ninguém pode entrar na privacidade de seu ser.
Logo, ninguém sabe nada sobre você. Então o que quer que tenham dito a seu respeito está errado.
Assim, descarte, desmantele todo o ego. Ao destruir o ego você vai descobrir seu ser e assim o que os outros disseram sobre você vai se dissolver.
Esta descoberta é a maior que o ser humano pode fazer! Descobrir quem você é de verdade.”
Osho
Osho
11- É Você Que Vai Escolhe Estar no Inferno ou no Céu
Aonde você estiver, é exatamente onde você deveria estar.
Onde quer você esteja, se você puder simplesmente aceitar isso, o inferno desaparece, porque o inferno em si só pode perdurar através de sua rejeição a ele.
Aceitando-o, o inferno desaparece e surge o paraíso.
É dito que uma pessoa iluminada não pode cair no inferno porque ele sabe bem como transformá-lo.
Você certamente já ouviu falar que “pecadores vão ao inferno, santos vão para o céu”, mas você certamente entendeu errado.
Corrigindo, poderíamos dizer que: Onde quer que pecadores vão, eles criam o inferno. E onde quer que os iluminados vão, eles criam o paraíso.
“Nenhum iluminado é “enviado para o paraíso”.
Não há ninguém para enviá-los. Porém, onde quer que eles vão, eles o criam, eles carregam o paraíso dentro de si.
E os pecadores? Onde quer que eles estejam, mesmo que seja em algum paraíso, criarão o seu inferno.
Osho
12- Ego: Você Acredita que o Ser Humano Poderia Vencê-lo?
É impossível! Ele não pode ser vencido, acabado ou sacrificado, porque não existe. É apenas uma ideia: não tem substância nele. Não é uma coisa, é apenas um puro nada.
Você o torna real, acreditando nele. Você pode abster-se dessa crença e a realidade dele desaparece, se evapora.
Ele é uma espécie de ausência. Porque você não conhece a si mesmo, então o mesmo aparece. No momento em que você conhece a si mesmo, não existe.
Essa sombra é como a escuridão; escuridão não tem existência própria positiva, porque é simplesmente a ausência de luz.
Você não pode lutar com a escuridão ou pode? Será que você não pode jogar a escuridão para fora da sala?
Acredito que você não pode tirá-la nem mesmo você não pode trazê-la para dentro da sala.
Infelizmente não há nada que fazer com a escuridão de forma mais direta. Se você quiser fazer alguma coisa com a escuridão terá que fazer algo com a luz.
E se você ascender a luz não haverá trevas ou se você apagar a luz haverá trevas.
Ego
12- Vencer o Ego: É uma escuridão sem Luz
A escuridão é apenas a ausência de luz, assim como é o ego: A ausência de auto-conhecimento. Você não pode sacrificá-lo.
Foi dito para você de novo e de novo: “Vença o seu ego”, e essa afirmação é um absurdo! Porque uma coisa que não existe não pode ser vencida ou sacrificada.
E se você tentar vencer algo que não existe, por consequência, você estará criando um novo ego, o dos humildes, o ego do sem ego, o ego da pessoa que pensa que sacrificou seu ego. Será um novo tipo de escuridão novamente.
Não, eu não digo que deva sacrificá-lo. Pelo contrário, eu digo para tentar ver onde ele está. Olhe bem para ele, tente localizá-lo, onde ele existe, se é que existe ou não.
Antes que se possa sacrificar qualquer coisa é preciso ter certeza sobre a sua existência.
Mas não seja contra ele desde o início. Se você é contra isso, você não pode olhar profundamente dentro dele.
Não há necessidade de ser contra qualquer coisa. O ego é a sua experiência – talvez seja apenas aparente, mas ainda é a sua experiência.
Toda a sua vida se move em torno do fenômeno do ego. Pode ser um sonho, mas para você, é bastante verdadeiro.
Não há necessidade de ser contra ele. Mergulhe profundamente dentro dele, atinja ele. Atinjí-lo significa trazer a consciência para sua casa, trazer luz para as trevas.
Esteja atento, vigilante. Assista os caminhos dele, como funciona, como ele gerencia tudo em sua vida.
Você ficará surpreso: quanto mais fundo você entrar, menos será encontrado. E quando você tiver penetrado no âmago do seu ser, você vai encontrar algo totalmente diferente, que não é o ego, que é ausência de ego.
É o eu, o supremo eu. Você desapareceu como uma entidade separada, você não é mais uma ilha. Agora você faz parte do todo.
13- Ego: Por que Ele Machuca Tanto Os Seres Humanos?