Neste texto você vai encontrar visões de alguns autores famosos sobre como o passado pode te atrapalhar a tua vida pessoal e profissional e como resolvê-la.
Além disto vai encontrará exercícios mentais pra você viver no presente. Boa Leitura!
Passado, Presente ou Futuro?
Você acha que vive o presente? Claro que não. Nós somos um "depósito de lixo emocional" onde todas as pancadas que recebemos da vida ficam armazenadas na nossa mente.
E conforme vai aumentando as frustrações, tristezas, decepções ou traumas no nosso inconsciente começamos a olhar o mundo e o presente através da percepção destas dores.
Não é a toa que existe aquele ditado popular: "Em terra de cegos quem tem um olho é rei"
Por que esta frase é tão verdadeira? Por que o ego tem uma estranha noção de tempo e é com essa noção que poderia começar o teu questionamento.
O ego investe, maciçamente, no passado, pois, no final acredita que ele é o único aspecto do tempo que é significativo.
Por exemplo: Eu entrei num grupo do whats app sobre vítimas de pessoas que tiveram abusos emocionais de pai, mãe e relacionamento afetivo. Mas o que percebi?
Que todos estavam alimentando suas dores por dias, semanas, meses e até anos. Claro que nossa dor não pode ficar de lado, mas até quando vamos ficar falando dela? Até morrer? Isto é viver no passado.
Mas permanecer nela é o grande objetivo do ego, pois, para ele o presente é uma breve transição.
Enfim, o agora não tem qualquer significado para o ego, já o presente apenas lembra as feridas passadas na qual o ego reage ao presente como se fosse aquele acontecimento de anos atrás.
Por que não consigo esquecer o Passado
O ego odeia liberar o passado
Por que ele não quer que escapemos das sombras do passado, pois, elas carregam as manchas de dor na tua mente te orientando a atacar o presente em vingança de um passado que já não existe.
Então, o que devemos aprender que a dor passada é uma ilusão e que estamos escolhendo um futuro de ilusões, perdendo oportunidades que poderia nos liberar no presente.
O ego quer preservar os teus pesadelos e te impedir de despertar para compreender que eles são apenas passado.
Já o olhar verdadeiro, da tua essência, espírito santo, é outra, pois, ele tem uma visão, exatamente, de forma oposta a do ego.
O agora é a noção mais próxima da eternidade que esse mundo oferece, pois, só o agora está aqui e só ele apresenta as oportunidades de encontros santos nos quais se pode achar a salvação.
Passado
Passado: Os 7 Conceitos Para Você Virar Mestre da Sua Mente
Quer se libertar da dor do teu passado e das pessoas que te machucaram? Eu imagino a dor que você deve estar sentindo neste momento, mas calma: Ela tem um propósito e um Porquê: Então, respire fundo e tome uma água.
Eu vou te apresentar alguns conceitos de uma senhora que sobreviveu ao campo de concentração de Hitler. Ela se chama Edith Eva Eger, que tem uma história de dor e sofrimento inimaginável.
Começo dizendo que a maior sacada que Eva teve foi descobrir com o passar do tempo que tinha se libertado, fisicamente, de Auschwitz (Campo de Concentração).
Mas, psicologicamente, ela ainda estava presa a tudo que Hitler fez para sua família e em especial a seus pais que morreram no campo.
Foi, então, que ela percebeu que ainda continuava nas grades do campo de concentração, mas desta vez era na sua mente.
Ela tinha saído daquele inferno mas passaram-se alguns anos e ela ainda vivia lá dentro.
Então, eu apresento alguns conceitos que a Eva praticou para se libertar desta dor e experiência traumática que Hitler a submeteu. Vamos a elas:
Como Ressignificar o Passado
O primeiro conceito: O passado não é doloroso
Eva, assim que vou chamá-la aqui, aprendeu que nossas experiências dolorosas não são uma desvantagem, mas no fundo são presentes.
Elas nos dão perspectivas e sentido ou uma oportunidade de encontrar nosso propósito especial e a nossa força.
Enfim, ela percebeu que o seu passado era o teu grande ouro e o seu presente de aniversário que o ajudou a encontrar um sentido de viver.
Como Superar o Passado
O segundo conceito pra acabar com o passado
Assumir responsabilidades por seus sentimentos. Parar de reprimi-los, evitá-los ou colocar a culpa em alguém.
Não é bom fugir dos sentimentos, afinal, ele vai aumentar até você não conseguir mais controlá-lo.
É impossível evitar a dor e os teus sentimentos, pois, você tem que vivenciá-lo com responsabilidade e depois expressá-lo com segurança.
É importante aprender a gerenciar suas emoções: Observe, aceite, verifique e permaneça.
Quando um sentimento começar a dominá-lo, a primeira ação de gerenciamento é aprender a observar e reconhecer que estava sentindo algo.
Reconheça, por exemplo: É ódio! Agora é Raiva! Importante é não fugir do teu sentimento.
Faça um exercício que eu mesmo pratico: Entre no carro, pegue uma estrada vazia, feche os vidros e grite, chore, xingue, solte os cachorros ou faça isto em qualquer lugar que você se sinta confortável, mas o mais importante:
Nunca reprima o teu sentimento.
Passado
O Terceiro Conceito é se Perguntar: O que Você Quer?
Você se fazer esta pergunta é uma permissão para se conhecer e ouvir melhor, também, é se alinhar com os teus desejos.
Se você quer que o outro pare de falar mal de você ou você quer que seu marido pare de beber, então, responder isto evita a pergunta. Enfim, escreva no papel o que sua parte mais sombria quer fazer.
Passado
O Quarto Conceito é se Perguntar: Quem Quer Isto?
Precisamos aprender a compreender as nossas expectativas versus atender as expectativas dos outros. As vezes, você queria se tornar professor de matemática, mas seu pais te obrigaram a fazer medicina.
Esta pergunta nos leva a ter responsabilidade em agir em nome de nosso verdadeiro eu e abrir mão da necessidade de agradar e obter a aprovação dos outros.
Se você agir para agradar o mundo em sua volta, pediu pra pegar uma depressão profunda.
Passado
O Quinto Conceito é se Perguntar: O que vou Fazer sobre Este Meu Passado?
Pensamento positivo é fundamental e para se libertar do passado exige uma ação positiva, ou seja:
Qualquer coisa que você praticar vai se tornar uma pessoa melhor. Por exemplo: Se você pratica a raiva, ficará com mais raiva, caso prefira praticar o medo, terá mais deste sentimento.
Passado
O Sexto Conceito: Corra Riscos
Para ressignificar o teu passado é fundamental você aprender a correr riscos necessários para alcançar a verdadeira auto realização. O Maior risco de Eva foi voltar ao campo de concentração depois de 20 anos.
É importante dizer que correr riscos não significa se jogar, cegamente, em situações perigosas, mas admitir o seu medo para não ficar preso nele. Um certo risco é sempre inseparável da cura da tua dor.
O que você precisa correr risco nos dias atuais? Pense nisto.
O que o Passado nos ensina?
O Sétimo Conceito: Tristeza Não é Doença
Esta ideia é fantástica que Eva percebeu de que a tristeza não é Doença. Colocar esta ideia na tua cabeça foi fundamental para ela sair da dor do passado.
Então, aprenda a viver com o vazio e a angústia e pare de anestesiá-los com comidas, álcool ou outros comportamentos compulsivos.
Perdoar o Passado
O Oitavo Conceito: Perdoar
Também, é importante perdoar, entretanto, perdoar a parte de si mesma que foi vítima e deixar a culpa para trás.
Eva, depois de 20 anos, ainda continuava presa ao teu passado e teve que passar por todas estas lições citado acima e perdoar Hitler de qualquer jeito.
A sobrevivente percebeu que mesmo depois de 5,10,15 e 20 anos da "liberdade" do Campo de Concentração a sua mente ainda estava presa no campo, por isto teve que aprender a dominá-la.
Enfim, estes são os conceitos da Eva, a sobrevivente de Hitler.
Passado
A Chave para Abrir Mão do Passado
A chave está no teu bolso para deixar o passado e ser feliz.
Pra botar a mão nesta chave é fundamental você ter a vontade de assumir a responsabilidade absoluta pela sua vida, se arriscar e se libertar de julgamentos, ou aceitar e amar a si mesmo como realmente é.
Lembre-se: Não sabemos para onde estamos indo ou muito menos sabemos o que vai acontecer, mas ninguém pode tirar de você o que você põem na sua própria mente. Então, se abra para o agora.
Você que está numa angústia terrível neste momento, eu sei que você não pode mudar o que aconteceu, nem eu!
Eu e você, também, não podemos mudar o que aconteceu e o que fizeram com nós, mas podemos, sim, escolher como vamos viver no agora.
E a Eva escolheu! Ela se tornou Terapeuta de Ex combatentes do Exército e usou a própria experiência no campo de concentração para recuperar as pessoas.
Ela ainda os ensinou e os incentivou a enfrentar as adversidades, serem resilientes e ajudá-los a transcenderem a dor do passado.
Ou seja: Tudo que ela precisou enfrentar no campo de concentração se tornou lições para ajudar milhares de pessoas nos Estados Unidos, pois, sua dor virou seu trabalho, afinal, quem se consultava com ela, pensava:
Se ela sobreviveu e ultrapassou tanta dor e superou o inferno, por que eu não consigo? Isto serve pra você, também, que está lendo isto agora.
Você pode ultrapassar esta tua dor, entretanto, precisa aprender a partir de agora a fazer como a Eva e interpretar os fatos de forma mais positiva.
Como mesma a Eva disse: "O Sofrimento não é uma doença e sim é ouro!"
Walmei
Para você passar pelo passado e construir um futuro você vai precisar ultrapassar por um tripé: Primeiro fazer escolhas, segundo a mobilidade e terceiro mudanças.
Passado
Abandone o Passado Fazendo Escolhas
Você escolhe o que é possível e não o que realmente quer. Você já escolheu o impossível? Existem escolhas que são fundamentais, por exemplo: Eu escolho ser a força criadora da minha vida.
Se você escolhe ir à academia, você teve outras diversas escolhas secundárias, como por exemplo:
Acordar cedo, ir pra sala de ginástica, pagar à academia, tomar banho e etc. Então, você não faz uma única escolha, você faz diversas por baixo daquela escolha primária.
Por exemplo: Tem gente que se casou para ter a segurança do marido, mas perdeu a liberdade. Enfim, o seu livre arbítrio está em fazer escolhas, mas ela não aparece pra escolher consequências.
Leia também
Como vencer na vida mesmo com tudo contra?
Passado
A Segunda forma de largar o Passado é Gerar Mobilidade
Para passar pelo o que já aconteceu e construir um futuro tem tudo a ver com uma ação para gerar mudança.
Se você tem câncer mas escolhe ser sadio mentalmente, espiritualmente, financeiramente, então, há uma mudança na ecologia e o câncer não fica no corpo.
Mas isto não ocorre de um dia para o outro, pois, o processo criativo você tem 3 fases: Primeiro a germinação, segundo a assimilação e por último a conclusão.
Germinação: Quando você tem uma ideia e fica motivado. É a fase da germinação. Um processo lento. Você planta uma semente.
Mas dentro da semente está havendo várias reações bioquímicas que não está a olho nu. Se você quer andar de bicicleta, anda a primeira, segunda, terceira, nova! Você aprendeu e isto é assimilação.
Como o passado pode interferir no futuro?
A Terceira Fase é a Conclusão
Se você não espera a germinação, você poderá começar muita coisa na sua vida e parar, pois, não terá forças pra continuar e vai interferir no seu futuro.
Vai ficar acumulado no cérebro por que você não conclui nada. Assim, você não libera energia para novas germinações e pode perder o entusiasmo pela vida.
Passado
Como Resolver isto?
Eu vou tomar café da manhã, estou tomando eu terminei de tomá-lo. Eu vou para o trabalho, estou nele e o concluí. Assim, seu cérebro começa a ficar treinado.
Imagina quando você abre uma empresa, o que poderia acontecer?
Se você quer construir novas coisas na sua vida, criando seu futuro, provavelmente, terá que destruir algumas coisas concluídas.
As vezes você terá que sair de um relacionamento que não esteja funcionando, trocar de amizades ou até de cidade.
Então, não é só construir, você tem que destruir, também. Não existe construção sem destruição.
Uma coisa que você fazer, uma técnica para mudar é escrever uma carta, datada, com 6 meses de antecedência e você contará nesta carta o que aconteceu com você nos últimos meses.
E escreve com verbo no passado e logo após guarda e leia esta carta 2 vezes por mês. Você estará criando o seu futuro. Você acabou de fazer suas escolhas, mas toma cuidado:
Aquilo que você escreveu lá, provavelmente, vai acontecer.
Como esquecer o Passado e Seguir em Frente?
O ser humano tem uma relutância muito grande em largar o passado e isto é ilustrado numa pequena história de dois monges que caminhavam numa estrada cheia de lama e chuva.
Próximo a uma aldeia, eles encontraram uma moça que estava com dificuldade em atravessar a estrada por causa da lama. Se ela continuasse a caminhar, estragaria seu quimono de seda.
Sem titubear um dos monges a pegou no colo e a carregou para o outro lado da estrada.
Os monges prosseguiram na sua caminhada em silêncio, mas cinco horas depois, quando já estavam perto do templo onde passaria a noite, um destes monges perguntou ao outro:
"Por que você carregou a moça para o outro lado da estrada? Nós, monges, não devemos fazer estas coisas"
O outro monge respondeu: "Já faz horas que coloquei aquela moça no chão e você ainda está carregando?".
Passado
Qual a Conclusão da História?
Imagine como seria a vida de alguém que viva como um dos monges. O tempo todo carregando um pesado fardo do passado acumulando material dentro de si.
O passado vive em nós na forma de lembranças, no entanto elas em si mesmas não são um problema. Na verdade, é por meio delas que aprendemos com nossas experiências e com os erros que cometemos.
Somente quando as recordações, isto é, os pensamentos sobre o passado que nos dominam completamente, é que elas se transformam num fardo, começam a ser problemáticas e a fazer parte do que entendemos como o eu.
Assim nossa personalidade é condicionada pelo passado. Ela se torna nossa prisão, pois, estas memórias são investidas de uma percepção do eu, por isto, a nossa história passa a ser a percepção que temos de nós mesmos.
Então, este "pequeno eu" é uma ilusão que obscurece nossa verdadeira identidade, como a presença eterna e sem forma.
Então, é fundamental largar este peso nas costas, em suma, temos que aprender a não manter vivos acontecimentos e situações.
Mas, em vez disto, sempre dirigir a atenção para o momento presente, puro, atemporal, em vez de nos deixarmos atrair por histórias mentais produzidas pela mente.
Assim, nossa própria presença se torna nossa identidade e não nossos pensamentos e nossas emoções.
Passado
Passado: Aprenda a Abandoná-lo o Mais Rápido Possível
Uma das coisas mais importantes é a gente estar preparado para soltar o que já foi, então, você tira as coisas mais velhas da tua casa e joga fora.
Se você tem um vício, joga fora e perceba como seus vícios travam sua carreira e sempre nós temos que estarmos atentos pra falar assim: "Situações que se repetem são causados por mim!" e assumir esta responsabilidade.
Por exemplo: "Meu chefe sempre está me criticando!", mas o que você sempre faz para o teu chefe estar sempre te criticando?
Tenha a responsabilidade de abrir mão de um tempo que não volta mais, enfim, colocar dentro de você que tudo que acontece contigo é por que você buscou aquele acontecimento.
É fundamental pra você ter clareza na tua vida pra você querer mudar e entender que as coisas começam em você.
Enfim, eu quero que você entenda que você é o responsável pelo teu sucesso ou fracasso. Se você quiser que algo mude, você tem que mudar.
Enfim, pega sua vida na tua mão e seja o piloto do carro, diriga pra onde você quiser, pois, você merece ter muito sucesso.
Passado
Passado: Vamos Recriá-lo Pra Você Parar de Sofrer
Como se educa um elefante? Amarrando ele numa árvore onde ele tenta sair, não consegue e assim desiste. Desta forma ele cresce acreditando que está amarrado numa árvore.
Logo após um palhaço o coloca amarrado numa cadeira e o que ele faz? Nada! Pois ele continua pensando que está amarrado numa árvore.
Nós podemos fazer isto com pulgas, também. Coloque-as dentro de um jarro, fecha, assim a pulga começa a pular pra sair do jarro, entretanto, ela bate na tampa do jarro e se machuca.
Desta forma ela vai aprendendo a não pular para não se machucar mais, até que uma hora você pode deixar o jarro aberto sem as pulgas querendo pular.
Então, te pergunto: Quantas coisas você decodificou na infância que você fica carregando com você são obsoletas? Então, o que você pode modificar dessa codificação?
Nós somos animais linguísticos e linguagem nos diferencia dos outros seres que nos fazem humanos.
Passado
Quais os 2 tipos de Linguagens?
Nós temos 2 tipos de linguagens: O que gera ou não ação. Se eu disser pra você que a temperatura desta sala está quente mudou alguma coisa no universo?
Absolutamente nada! Agora se eu dissesse pra você segurar a caneta aconteceu uma ação, pois, você pegou a caneta. Esta linguagem de solicitação gerou uma ação.
Uma outra linguagem que gera ação é declaração. O juiz não diz: Eu declaro vocês marido e mulher. Mas se dois minutos depois você disser que não vai mais se casar, sabe o que ele vai te dizer?
Ele vai te dizer que você terá que se divorciar por que já foi declarado marido, pois, você criou uma realidade jurídica na sua vida.
Então, tudo tem que ser no aqui e agora, o juiz não declara: "Você será marido e mulher". Mas sim vocês são marido e mulher e por último tem que ser positivo.
O juiz se declara no aqui e agora que são marido e mulher com uma declaração e autoridade.
Agora, lhe pergunto: Quem tem mais autoridade sobre você? Você! Quando você tinha 5 anos de idade não era você, mas hoje, ninguém tem mais autoridade sobre você do que você mesmo.
Então, você tem a possibilidade de se recriar linguisticamente.
Como se recriar do Passado?
Eu me declaro que sou independente financeiramente ou que sou um grande vendedor, enfim, você se recria.
Mas primeiro sendo, fazendo e depois tendo, (ser-fazer-ter), as pessoas pensam que são ao contrário. Por exemplo: Se eu tivesse inteligência...
Eu declaro que sou inteligente por que aí começo a fazer o que o inteligente faz e assim passo a ter inteligência.
Por isto o SER vem antes do ter, pois, se você tiver o ter sem ser, não pertence a você.
Eu declaro que sou saudável, sincero comigo mesmo, ser livre, pensar no que quiser, então, na medida que você vai fazendo isto você vai mudando a cibernética do seu cérebro.
O seu cérebro trabalha ciberneticamente. O que é isto? Cibernética é uma disciplina que estuda sistemas autônomos.
Se eu colocar um ar condicionado na sala e coloco um termostato nesta sala com uma temperatura de 21 graus eu coloquei uma inteligência na máquina. Sabe por quê?
Por que o ar condicionado desta sala vai ligar e desligar independente da minha presença física, pois, agora vai usar a temperatura da sala como retroalimentação.
Nós, também, temos os nossos termostatus. Você tem pra dinheiro que diz quanto você vale por ano, saúde, relacionamentos e etc.
Passado
O Passado Muda Através da Linguagem e Visualização
E você pode mudar isto através da linguagem e da visualização. Se você visualiza com nitidez, as cores, isto tem impacto enorme no seu termostatus.
William James que foi o pai da psicologia moderna, filósofo, psicólogo e prof da Universidade de Harvard ele diz o seguinte:
"O Passarinho não canta por que está feliz, ele está feliz por que canta!"
Perguntaram para o Dr William: Qual a descoberta mais importante no campo para o desenvolvimento humano nos últimos 100 anos?
Foi a descoberta de que antes de fazer você tinha que sentir primeiro, agora não! Você começa a agir antes que o sentimento apareça.
Então, não fique esperando que o sentimento apareça pra começar a executar, mas começa a executar que teu termostatus vai começar a mudar e assim você recria o seu passado.