AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?

um atleta chegando na linha de chegada




Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?

Neste texto vou compartilhar algumas visões de vida de como vencer na vida. Uma delas é de Olavo de Carvalho, Miguel Lucas e outra de Deepak Chopra.

Além de mostrar uma experiência científica do Dr Daniel Gilbert sobre resiliência. Enfim, Espero que gostem e boa leitura!

As Circunstâncias nunca são Adequadas

Ao longo da vida você vai perceber que as circunstâncias, pessoas que você conhece, oportunidades que aparecem e situações que você vive, raramente, coincidem com os meios adequados para a realização do que você quer ser.  

Ou seja: O mundo não foi moldado para você, pois, ele é um só para todo mundo.

Ninguém tem controle total do que acontece. Você vai ter que fazer novos arranjos e acordos entre o que é desejável e possível.

Mas estes arranjos tem que ser conduzidos, de tal modo, que no final o desejável prevaleça de algum modo ou que pelo menos seja em 51%.

Ter uma grande vida é um sonho que estabelecemos na juventude que seria realizado na idade madura.

Mas por não ter se colocado neste sonho para si mesmo, claramente, você não consegue transformar num projeto operacional.

E não transformando num projeto você não vai poder fazer as negociações que serão exigidas pelas diferentes situações.

Desta forma o seu sonho e seu objetivo acaba se apagando e se dissolvendo no meio da multiplicidade das situações de vida que aí se trata efetivamente de um confronto entre unidade e multiplicidade.

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?
vencer na vida

As Correntes para Você Vencer na Vida ou Não

Na medida que você tem um objetivo e consegue desenhar ou perfilar como se fosse uma imagem unitária, então, este é o fator unificante da sua vida. Pelo menos é o fator diferente da sua vida consciente.

E as situações que você atravessa, pessoas que vêm parar na sua vida, encontros ocasionais e as inúmeras dificuldades e oportunidades vão para ascensão ao elemento múltiplo.

Então, você está forçando para restaurar a unidade da sua vida, já a outra situação está forçando o tempo todo para dissolvê-la de algum modo.

A não ser naqueles casos excepcionais em que a circunstâncias concorrem para a organização, mas isso é realmente raro, em geral elas nem concorrem ou atrapalham.

Vencer na Vida com Victor Franklin

Existe na vida do Victor Franklin aquele famoso episódio que ele não sabia se saía da Alemanha para estudar nos Estados Unidos.

Os estudos era o que ele queria fazer, mas ele ficou em dúvida se ficava com os pais dele que já estavam bem velhinhos. 

Devido a uma bomba numa igreja ou sinagora, Victor Franklin, tirou esta dúvida quando caiu um objeto que estava gravado o seguinte mandamento: “Hornar Pai e Mãe!

E ele entendeu aquilo como uma mensagem de Deus para que ele ficasse com os pais, entretanto, acabou indo para o campo de concentração de Hitler com eles.

Dentro do projeto de Victor Franklin foi uma ruptura ou um elemento de forte oposição ao teu sonho de estudar nos Estados Unidos, entretanto, aconteceu ao contrário.   

Perceba que toda a substância de investigação médica que ele se dedicaria pelo resto da sua vida foi dada pela experiência que ele teve no campo de concentração.

É Possível Vencer na Vida?

Esta foi a investigação e a pergunta que ele fez e que o orientou, pois, algumas pessoas resistíam bem a experiência do campo de concentração e saíam até fortalecidas.

Todavia, outras pessoas desabavam! Eram, totalmente, destruídas. Portanto, se a situação é a mesma para todos, porque um reage de uma maneira e outro de outra forma?

Essa pergunta pode ser transformada numa outra, por que, em alguns indivíduos o fator unificado prevalece e em outros o fator dispersante é o que acaba ganhando.

Ou seja: Era um problema que o Victor, também, estava tentando resolver. Quer dizer: Como é que ele perseverava na sua vocação médica numa situação que vai ser hostil e absolutamente antagônica?

Como é que o sujeito vai poder ser realizar numa carreira médica dentro de um campo concentração?

Seria impossível! Mas na verdade, o que parecia tudo contra e hostil acabou só ajudando e dando a inspiração para ele.

Então, isso mostra que se você estiver, firmemente, disposto a ser quem você quer ser, onde não fique contando com circunstâncias favoráveis e aceitar de bom coração a circunstâncias desfavoráveis, tentando se integrar com elas, você acaba absorvendo todos esses elementos.

Existe uma terceira frase que serviu, também, de inspiração para este exercício que é do Ortega Gasset, em suma, dizia:

“A reabsorção da circunstância é o destino concreto do Ser humano”

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?
vencer na vida

Vencer Com o que Você Tem e Nasceu

Preste bem atenção! Quer dizer eu só escolho uma parte do que eu sou e a outra parte eu recebo de fora. Por exemplo, a minha hereditariedade.

Ninguém conhece todos os seus antepassados, mesmo que você tem uma árvore genealógica que vai até a idade média.

Então, você não sabe quais são as tendências hereditárias com as quais você nasceu, portanto, elas não fazem parte da sua personalidade, embora, façam parte do seu ser, uma gravação de elementos estranhos que estão dentro de você.

Tem uma outra frase que inspirou esse exercício que diz:

“As figuras dos nossos antepassados pesam diante de nós exigindo que nós repitamos os seus destinos”.

Enfim, como se não quisessem morrer. Aliás, ao contrário! Eles querem que a gente viva de novo o mesmo destino que foi dele.

Por pior que tenha sido este destino, aliás, quanto pior ele foi mais eles vão forçar para que você se torna igual a eles.

Leia também

Os humanos são Cegos porque vivem no passado

Elementos Antagônicos

Então, tem uma galeria de personagens sugerindo comportamento para você. Se você os visse como figuras, fisicamente, identificáveis e os ouvisse falando você poderia fazer uma escolha.

Mas não é assim que eles aparecem dentro de você e sim como se fossem a sua própria voz, vontade e você se deixa enganar por ela. E é só com o tempo que você vai percebendo que você mesmo quer coisas contraditórias.

Você vai percebendo que esses elementos são antagônicos, mas são o teu material, é o que você tem e o que  você nasceu onde você terá que fazer um arranjo.

E não estou falando da circunstância externa que você vai se encontrar e sim daquilo que já vem com você e que faz parte de você!

É a sua herança. Mas não é você. É o sujeito que vai ter que se arrumar com essa herança. E com os elementos externos para compor a vida que você deseja.

Olavo de Carvalho




Como Vencer os Sabotadores?

O primeiro passo para derrotar as sombras (sabotadores internos) pra atingir os nossos objetivos é abandonar a expectativa de derrotá-la! Já que é impossível querer vencê-la, pois, no fundo precisamos dela.

Se você ousar em falar que vai vencê-la, já perdeu, pois, você já foi arrastado para a dualidade do bem e do mal.

E nada acaba com a dualidade, já que o bem não tem poder pra derrotar o oponente. Por exemplo: O Batman precisa do Coringa.

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?
vencer na vida

Então, como podemos vencer nossos sabotadores internos já que tentar derrotá-la é uma grande ilusão? Os realistas já admitiram que a repressão é maligna.

Se você tentar sufocar seus sentimentos de raiva, medo, insegurança, inveja e sexualidade, a sombra ganha mais energia para o seu próprio uso.

E esse uso é implacável! Quando o lado sombrio se volta contra você, começa o massacre. Então, precisamos abordar a sombra e desarmá-la.

Como Vencer na Vida e o Medo?

Para vencer a procrastinação, o medo e vencer qualquer situação da sua vida você precisa abandonar a ideia de que seus sabotadores são maus ou bons.

Por exemplo: Se você vai quer reprimir um vício, como tomar cerveja e julgá-lo com mal, ilícito ou ruim você vai reprimi-lo, fazendo isto a vontade de tomar cerveja surge com uma força de um tsunami, simplesmente, por que a maioria de nós ignora a natureza dualista.

Ignorando este lado dualista e obscuro, o nosso sabotador passa a tomar as decisões, tirando-nos o direito a escolhas conscientes seja quanto ao que comemos ao tanto que gastamos ou aos vícios a que sucumbimos.

Nosso lado sombrio (sabotador) nos incita a agir de forma que jamais imaginamos. Dominados pela sombra, nosso verdadeiro EU não é expressado para falar a verdade e viver uma vida autêntica.

Portanto, sempre que qualquer aspecto do SELF for rotulado como mau, ilícito, vergonhoso, culposo ou errado, a sombra ganha poder. Separado, o fragmento ruim perde contato com a essência do self.

Enfim, a sombra (sabotadores internos) só perderá o PODER quando a CONSCIÊNCIA parar de se dividir, não há nada para ver além de UM self em todas as direções.

Deepak Chopra




Resiliência pra Vencer na Vida: Experiência Científica

Você pode desenvolver a sua resiliência?  Antes de responder esta pergunta devemos entender o que ela é.

A resiliência é a capacidade de enfrentar contratempos, fracassos, crises, dores (emocionais e físicas) com confiança e coragem.

É a capacidade de rebater com rapidez as provações e tragédias, ou seja: Para desenvolver a resiliência você precisa do sentimento de controle.

Esta afirmação está baseado na experiência cientifica do Dr Daniel Gilbert que fala sobre a morte que tem como alicerce dois estudos realizados para testar as relações entre sentimentos de controle e saúde.




Resiliência: Experiência Feita com Idosos

No primeiro estudo, os idosos de um asilo receberam uma planta e foram divididos em dois grupos: Era chamados de alto e baixo controle.

No grupo de alto controle a planta foi deixada sob o cuidado dos idosos, todavia, o grupo de menor controle ficou sob os cuidados dos funcionários.

Ao final do estudo, os resultados obtidos foram impressionantes. Mais de 30% dos membros do grupo de baixo controle havia falecido em comparação a apenas 15% do grupo de alto controle.

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?
vencer na vida

Também, foi realizado um estudo de seguimento que obteve resultados similares. Em outro asilo, os idosos formaram duplas com alunos do ensino médio.

Um grupo de idosos (o de baixo controle) não podia controlar quando os jovens viriam visitá-los, eram os estudantes que marcavam a data de visita.

O grupo de alto controle podia ditar as regras quando os estudantes viriam visitá-los, como resultado, após 2 meses de experiência, estavam mais felizes, saudáveis e ativos.

Além disto, tomando menos medicamentos do que os idosos do grupo de baixo controle. Enfim, qual é o recado que esta experiência quer nos mostrar?

Que o sentimento de controle sobre uma planta pode prolongar sua vida. Imagine o efeito que o sentimento de controle sobre coisas maiores pode ter em sua felicidade, confiança e resiliência.

Portanto, a base para você desenvolver sua resiliência é o sentimento de controle e para tê-lo deixe de ser vítima para nunca mais dar o controle de suas vidas as condições externas.

Vencer na Vida é Entender seus Fracassos

Você Chega até ao “topo da montanha” compreendendo seus fracassos, afinal, ele anda de mãos dadas com o sucesso.

Então, faz parte do seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal o fracasso aparecer.

Umas das formas de aprendizagem é por tentativa e erro, logo o fracasso é algo inevitável, pois, é uma condição da vida.

Não saber lidar com o fracasso ou falha é suprimir e não retirar vantagem desse processo natural de aprendizagem.

Usualmente o fracasso torna-se destrutivo sempre que o interpretamos como uma ataque ao nosso ego. Que é quando nos sentimos diminuídos, frustrados ou sem valor.

Se sente que alguns dos seus fracassos o diminuem, pois, o olha como resultado e não como se fizessem parte de ti ou daquilo que você representa.

Não quero dizer com isto que você não deve fazer uma avaliação crítica daquilo que não consegue atingir ou que correu mal na sua vida, nada disso!

Olhe o Fracasso de Forma Construtiva

O que pretendo dizer é que o fracasso não tem de ser, necessariamente, avaliado como um ataque ao seu ego, mas uma forma mais construtiva de avaliar aos fracassos ou falhas através de um distanciamento saudável.

Avaliando os seus passos, ações, estratégias e até mesmo algumas das suas atitudes, mas sempre numa perspectiva construtiva.

Ou seja: Fazer essa avaliação tendo sempre presente o aspecto positivo de superar-se numa próxima oportunidade, pois, a antítese do fracasso é o perfeccionismo.

É o medo do fracasso levado ao extremo, uma tradicional de não cumprir objetivos de vida, como pessoais, desportivos ou profissionais.

Mas sim a obsessão de fracassar consigo mesmo na grande maioria das tarefas que se realiza sendo prioritárias ou não.

É como se em tudo que a pessoa faz tivesse de ser “perfeito” e tudo o que faça que seja menor que a suposta perfeição é considerado uma derrota pessoal.

(Miguel Lucas)

Pra terminar quero colocar uma observação particular.

Como Vencer na Vida Mesmo com Tudo Contra?
vencer na vida

Sucesso: Nunca Deixe Ninguém Te Desanimar E Seja Forte

A maioria das pessoas estão mergulhadas no fracasso, sem ânimo pra vida e o pior: Querem arrastar você com elas, portanto, nunca cometa estes erros que muitos fazerm:

Escute Pessoas que Venceram na Vida

Jamais faça isto com você! Pedir conselhos para pessoas que não tem a menor ideia do que você está passando em se colocar no seu lugar é como dar um tiro no próprio pé. Eles vão começar a te taxar de louco, sabe por quê?

Por que você quer sonhar. E sonhar em ter uma vida melhor, obter uma mente equilibrada, ser mais produtivo e ter prosperidade financeira. Estas pessoas que te desanimam são limitadas pelo medo, culpa e frustração.

Então, te pergunto: Pra que ficar pedindo conselhos para pessoas que não querem levantar a bunda do sofá?

Que não querem terem a ousadia de batalhar por uma vida melhor? Não vale a pena! O melhor é se afastar destas pessoas.

Sucesso é se Libertar do Negativo

Estas pessoas que te desanimam estão presas a algum trauma, dor e são incapazes de viver de maneira plena.

Coisas ruins acontecem, quando nascemos não tem nada escrito que vamos ter uma vida fácil, mas ficar como vítima e preso ao passado é opção.

E elas optaram por ser vítimas, se renderam a dor e sofrimento e por consequência querem te colocar dentro do ônibus com elas e cair num precipício.

O que elas não sabem é que nós nos tornamos vítimas não pelo que acontece conosco, mas quando escolhemos se agarrar ao sofrimento, enfim, o complexo de vítima é opcional.

Mas não se deixe levar por estas pessoas negativas, são seres que estão na escuridão que não movem uma palha pra sair do lugar, mas você não! Você vai ter a ousadia de batalhar por uma vida melhor e vai fazer da sua dor seu sucesso.

Então, pare de dar ouvidos a quem não fez nada, não sabe de nada e não quer que você faça. Estas pessoas acreditam que sabem opinar sobre tudo. Estas pessoas só sabem destruir os sonhos dos outros por que nunca tiveram coragem de batalhar pelos seus sonhos.

Quer Sucesso, conselhos e Motivação?

Procure pessoas que passaram pela trilha que você quer passar. De quem enfrentou a insegurança, medo, críticas e conseguiu abrir mão da fome de ser aceito, da aprovação e afeição dos outros.

Seja um sobrevivente! E sê-lo é aceitar tudo que aconteceu com você. Sobreviventes não tem tempo para perguntar: “Por quê eu?“, mas sim: “E agora?”

Ouça apenas pessoas que tem coragem de viver de verdade e principalmente: É verdadeiro consigo mesmo!

Pessoas que encaram a verdade são muito mais felizes que aquelas que vivem de aparências. 

Estas pessoas escrevem a própria história com determinação, foco, coragem e sede de vencer, estes são os seres humanos que você precisa ficar perto e ouvir.

Enfim, acredite em você e jamais deixe alguém fazer você desistir dos seus sonhos.

Walmei Junior

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.