Sabotadores: Como Derrotar as Nossas Sombras?
O primeiro passo é abandonar todas as expectativas de derrotá-la. O lado obscuro da natureza humana esta na guerra e conflito, por isto que falar "vencer a sombra", já perdeu!
Pois quando somos arrastados pela dualidade do bem e do mal, nada pode acabar, o bem não pode derrotar seu oponente.
Não tem jeito, meu "eu bom" não tem nenhuma chance de viver uma vida pacífica, afetuosa e organizada a menos que meu "eu mau" seja preso na escuridão, enjaulado em confinamento solitário.
Então, se tentarmos sufocar nossos sentimentos de raiva, medo, insegurança, inveja e sexualidade, a sombra ganha mais energia para seu próprio uso.
"O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras".
Quando os Sabotadores Ganham Poder?
Sempre que qualquer aspecto do 'self' for separado, rotulado como mau, ilícito, vergonhoso, culposo ou errado, a sombra ganha poder.
Não importa se o lado sombrio da natureza humana se expressa de forma violenta ou branda, socialmente tolerada e separada.
"Existem no mundo quatro tipos de indivíduos: Os sombrios, que caminham para sombras; os sombrios, que caminham para a claridade; os claros, que caminham para as sombras e os claros, que buscam a claridade." Buda
Depois de separado, o fragmento "ruim" perde contato com a essência do self, a parte que consideramos "boa" por conta de sua aparente ausência de violência, raiva e medo.
Este é o self adulto, o ego que se adaptou tão bem ao mundo e as outras pessoas.
Enfim, a sombra perde o poder quando a consciência para de se dividir, quando não está dividido não há nada para ver além de um 'SELF' em todas as direções.
A consciência vê a si mesma! E ao descobri-la, veremos que dessa simples função pode nascer um novo 'SELF' e talvez um novo mundo.
(Deepak Chopra)
Outra Forma de Descobrir os Sabotadores
Vou chamar de sombras ao invés de sabotadores, certo? É a mesma coisa. Bom...uma das formas de descobrir a sombra é estar atento aquilo que você faz sem querer.
Por exemplo: Por mais que se esforce por não se atrasar acaba sempre por chegar tarde. Diz que vai dar mais atenção à sua família, mas está cada vez mais ocupado com o trabalho.
Ou começa um relacionamento íntimo com outra pessoa sabendo, intuitivamente, que só vai lhe causar problemas. Também, informar amigos que vai deixar de fumar e ao virar a esquina está comprando mais um maço de cigarros.
E quando estiver repetindo um padrão comportamental involuntário pode ter certeza de que a sua sombra está controlando a sua vida.
Descubra os Sabotadores Através da Projeção Psicológica
Outra forma de descobrir a sua sombra pode ser através do que se chama projeção. Jung afirmava que só conseguimos ver no outro o que se encontra dentro de nós.
Qual é a sua tendência ao criticar e julgar os outros? Quando acontece é a sua sombra projetando algo que é seu.
Não é fácil descobrir que você faz, precisamente, aquilo que mais critica porque faz, automaticamente, que não percebe.
Por exemplo: Você pode criticar as pessoas que mentem e você mesmo mentir ou julgar as pessoas que maltratam crianças e você mesmo falar mal dos seus filhos.
Então, você estará sempre mais atento ao comportamento daqueles que são um reflexo da sua sombra. Sempre que reagir de maneira inapropriada ao comportamento de alguém pode ter certeza que se trata de uma projeção da sua sombra.
Sabotadores: As escuras forças das nossas sombras sobre nós são formada pelas somatórias das memórias negativas que vamos acumulando ao longo dos anos.
São traumas, mágoas, ressentimentos, sentimentos de culpa, tristeza, ódio e sentimento de abandono. E essa negatividade toda começa a agir em nosso lugar.
As forças das nossas sombras sobre nós funciona como se fosse uma entidade própria. Influencia então os nossos pensamentos e as nossas ações.
E é por isto que nos momentos de raiva acabamos fazendo coisas que nós mesmos nos surpreendemos de ter feito por que a sombra cresce em todos nós.
E assim, conforme vamos abraçando-a, também, vamos dando uma vida de negatividade. Com comportamentos indesejáveis que vão gerar mais sofrimentos.
Mas quando resolvemos olhar para dentro de nós, observamos algo curioso. Que existe uma força divina querendo se manifestar ao mundo.
Sabotadores Não querem nos libertar do nosso Sofrimento
Queremos muito sermos felizes. Mas nos identificamos tanto com os padrões de pensamento e comportamento da nossa sombra que chegamos ter pavor da simples ideia de ter que nos transformar.
Por que mudar representa perder a atual identidade e trocá-la por mais uma mais nova, mas que nós é ainda desconhecida.
Algo tem que morrer dentro de nós para dar lugar a uma nova vibração. Mas a sombra se sente ameaçada nesta hora. Fechando-se para mudanças por mais que ela esteja sofrendo.
E como sei disso? Precisamos parar de nos identificar com nossas sombras. De paralisar nossos bons pensamentos e atitudes por esse medo sem sentido e focarmos na luz.
Mas a luz que existe dentro de nós, na nossa essência, que está sempre lá dentro de nós. Bela, brilhante, perfeita e intacta. E preparada para se manifestar, assim que você permitir.