Shrek, aparentemente, é um desenho que apenas nos trás diversão e entretenimento, porém, ele nos dá outra coisa: Muitos ensinamentos pra vida e até uma certa dose de filosofia na sua história.
Aqui neste breve texto você vai aprender a origem do shrek e os ensinamentos da história com a filosofa Prof Lucia Helena Galvão que o desenho quer nos proporcionar. Boa leitura.
Shrek: O Lado Ogro e Ruim De Todos os seres Humanos
Ogro ou ogre é um tipo de criatura fantástica típica do folclore europeu, pois, é algo um tanto vago que varia muito do folclore de um país para o outro ou mesmo de uma obra literária para outra no mesmo país.
É retratado como um gigante ou como um homem maior do que o normal. De aparência brutal que se alimenta de carne humana.
Na mitologia, quase sempre é retratado como um monstro que habita florestas isoladas e lúgubres. Já na literatura, um ogro famoso é o do conto de fadas O Pequeno Polegar.
Lançamento de Shrek
Shrek (bra/prt: Shrek) é um filme norte-americano de 2001 de animação computadorizada dos gêneros fantasia, aventura e comédia produzido pela PDI/DreamWorks.
Lançado pela DreamWorks Pictures e dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson. Com Mike Myers no papel do personagem título.
O filme, também, estrela Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow. É livremente inspirado pelo livro Shrek, escrito por William Steig e lançado em 1990 que de alguma forma serve como uma paródia.
Alvejando outros filmes baseados em fantasias infantis, grande parte da Disney.
Em sua trilha sonora é notável o uso de música popular. Smash Mouth, Eels, Joan Jett, The Proclaimers, Jason Wade, Baha Men e John Cale, que, por sua vez, regravou uma canção de Leonard Cohen.
Os direitos a uma adaptação do livro foram originalmente comprados em 1991 por Steven Spielberg, antes da fundação da DreamWorks quando ele pensou em fazer um filme tradicionalmente animado baseado no livro.
John H Williams convenceu-se levar à ideia quando a produtora foi fundada em 1994.
Shrek e o Recorde de Bilheteria
O protagonista seria interpretado por Chris Farley gravando entre 80% a 90% do texto. Todavia, Shrek foi colocado em um ativo desenvolvimento, após a compra dos direitos em 1995.
Antes de terminar as gravações e após a morte do ator Myers foi levado para trabalhar o personagem e após a primeira gravação ele decidiu gravar com um sotaque escocês.
A produção seria em movimento capturado, entretanto, após resultados insatifatórios o estúdio resolveu pedir ajuda à PDI pra dar seu último toque de animação.
Tendo uma receita de US$ 484.4 milhões em todo o mundo, a obra de 2001 foi um sucesso comercial e crítico.
Shrek recebeu, também, divulgação em cadeias alimentares como Baskin-Robbins que promoveu o lançamento em Dvd e Burger King.
Este filme despertou bastante interesse dos adultos, apesar de ter enredo muito simples e voltado para as crianças.
O Primeiro Oscar de Shrek
Primeiro foi como melhor roteiro adaptado e o segundo como melhor filme de animação, onde ganhou um oscar.
Foi posto ainda à concorrer a seis prêmios da British Academy of Film and Television Arts, incluindo o BAFTA de melhor ator coadjuvante pela interpretação de Eddie Murphy como Burro e recebeu o BAFTA de melhor roteiro adaptado.
O personagem principal recebeu uma estrela na Calçada da Fama em maio de 2010.
O sucesso levou o estúdio a produzir três sequências:
1- Shrek 2
2- Shrek the Third
3- Shrek Forever After
Dois especiais de Natal, Shrek the Halls e Scared Shrekless e um spin-off, Puss in Boots. Com o quarto filme concluindo a saga, já estava sendo planejado o quinto filme, todavia, foi cancelado em 2009.
O sucesso, também, inspirou outros produtos como jogos eletrônicos, um musical e até uma revista em quadrinhos publicada pela Dark Horse Comics.
Fonte: Wikipedia
Quais as Características do Shrek?
Sua principal característica é que são criaturas que possuem um cérebro reduzido. O que justifica suas atitudes insensatas, falta de discernimento e sua capacidade de raciocínio reduzida. (ego)
Talvez o "representante" mais famoso no cinema é mesmo o personagem Shrek. O protagonista dos filmes de mesmo nome produzidos pela DreamWorks.
Que apresenta boa parte das características mitológicas do ogro. Que é desajeitado, bruto, mal-educado, teimoso, feio e insensível suavizadas pelo tom infantil.
O que Shrek quer nos mostrar?
Ele nos mostra que Pessoas ogras possuem um perfil comportamental não agradável. Abaixo listei alguns destes comportamentos que não são acaeitáveis. Vamos a elas:
1- Vivem no egoísmo
2- Pouco amorosas
3- Competem entre si
4- Invejosas
5- Querem o mal do outro
6- Muita estressadas
7- Deprimidas
8- Mentem pra si mesmas
9- Odeiam a verdade
10- Ciumentas
11- Frustradas
12- Roubam ou querem tirar vantagens
13- Vive os valores da sociedade
Todo ser humano tem um Ogro dentro de si e o pior: A maioria de nós deixamos o ego (shrek) vencer o lado humano, ao do espírito, do amor e da nossa essência. Então, a pergunta que todos nós devemos fazer é:
No nosso dia a dia, o lado humano está vencendo o lado ogro ou este lado ruim está vencendo o lado humano? O que você responderia neste momento?
Leia também
Psicologico: Você sofre da Síndrome de Peter Pan?
Cara Feia: Por que as Pessoas Vivem Com Rostos Fechados?
Qual Lado de Nós está sendo Protagonista ou Shrek?
Se for o Lado Ogro, vive a lei da alienação que é:
1- Eu não sei
2- Não quero saber
3- Tenho raiva de quem sabe
Abrir mão do ogro dentro de nós é uma delícia, pois, sai das banalidades do ego, do mundo e sente o que você tem de melhor dentro de você.
E vale a pena deixar o ogro (ego) de lado apenas para viver a sua essência. Você obtém maturidade emocional e fica mais tranquilo.
Não faz fugas e muito menos se alimenta de vícios. Se ama de verdade e não corre atrás de mentiras.
Tem paz de espírito e não perde tempo com amizades infrutíferas e falsas. Não está em guerra com ninguém e enxerga o lado bom da vida. Portanto, se existe este lado ogro dentro de você deixe-o de uma vez por todas.
Entendeu que este famoso personagem de cinema está querendo nos dizer?
Pense.
Prof Lúcia Helena Galvão