Stephen Hawking, nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, Inglaterra, foi um dos físicos teóricos mais renomados do século XX e início do século XXI.
Sua vida e trabalho marcaram uma era na ciência, transformando nossa compreensão do universo.
Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos, uma condição que gradualmente o deixou paralisado, tornando-o incapaz de falar e se movimentar.
No entanto, sua mente brilhante permaneceu ativa, e ele continuou a fazer contribuições significativas para a física teórica.
Uma de suas maiores realizações foi a teoria da radiação Hawking, que descreve a evaporação dos buracos negros e as implicações para a física teórica.
Esta teoria revolucionou nosso entendimento dos buracos negros e conectou a relatividade geral de Einstein com a mecânica quântica, dois pilares fundamentais da física.
Além disso, Hawking foi autor de diversos livros populares, como "Uma Breve História do Tempo", nos quais conseguiu explicar conceitos complexos de forma acessível ao público em geral.
Isso o tornou uma figura pública amplamente reconhecida e respeitada, inspirando muitos a se interessar pela ciência.
Stephen Hawking faleceu em 14 de março de 2018, deixando um legado duradouro na física, na divulgação científica e como um exemplo de determinação e superação.
Sua história de vida é um testemunho do poder da mente humana e da capacidade de explorar os mistérios do universo, independentemente das adversidades.
Hawking continuará sendo uma fonte de inspiração para cientistas e amantes da ciência em todo o mundo, um verdadeiro ícone da exploração intelectual e da resiliência.
Por que Stephen Hawking ficou tetraplegico?
Stephen Hawking ficou tetraplégico devido a uma doença neurodegenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.
Ele foi diagnosticado com ELA em 1963, quando tinha apenas 21 anos.
A ELA é uma condição médica progressiva que afeta as células nervosas no cérebro e na medula espinhal, levando à perda progressiva da função muscular.
Ao longo do tempo, a condição de Hawking piorou, resultando em sua tetraplegia.
Ele perdeu gradualmente a capacidade de controlar seus músculos, incluindo os necessários para a fala e a mobilidade.
No entanto, mesmo com suas limitações físicas, Hawking, continuou a fazer contribuições significativas para a física teórica.
Usando um sistema de comunicação computadorizado que respondia a movimentos faciais e ações específicas para gerar fala sintetizada.
Qual foi a grande descoberta de Stephen Hawking?
Stephen Hawking fez várias contribuições significativas para a física teórica ao longo de sua carreira, mas uma de suas realizações mais notáveis foi a descoberta da chamada "radiação Hawking".
Essa descoberta está relacionada aos buracos negros.
Em 1974, Hawking propôs que buracos negros não eram completamente "negros" no sentido de absorver toda a luz e radiação eletromagnética.
Ele argumentou que, devido a efeitos quânticos perto do horizonte de eventos de um buraco negro (o ponto além do qual nada pode escapar da gravidade do buraco negro), partículas subatômicas perto desse limite poderiam ser separadas em pares de partícula-antipartícula.
Um membro desse par poderia cair no buraco negro enquanto o outro escaparia, criando radiação.
Essa radiação, agora conhecida como radiação Hawking, sugere que os buracos negros podem emitir energia ao longo do tempo e, eventualmente, perder massa.
Isso desafia a ideia anterior de que nada poderia escapar de um buraco negro.
A radiação Hawking é uma consequência das leis da mecânica quântica aplicadas ao espaço-tempo curvo ao redor de um buraco negro.
A descoberta da radiação Hawking foi revolucionária e teve implicações profundas para a compreensão da natureza dos buracos negros e para a relação entre a mecânica quântica e a relatividade geral.
Stephen Hawking: Qual foi a sua teoria?
Stephen Hawking fez várias contribuições teóricas ao longo de sua carreira, mas é importante notar que ele não desenvolveu uma única "teoria" específica.
Sua pesquisa abrangeu várias áreas da física teórica, incluindo cosmologia, gravidade quântica e buracos negros, abaixo, estão algumas das áreas em que ele trabalhou:
1- Radiação Hawking:
Como mencionado anteriormente, Hawking propôs a existência da radiação Hawking, que sugere que buracos negros podem emitir radiação e, eventualmente, perder massa ao longo do tempo.
2- Teoria da Gravidade Quântica:
Ele trabalhou em esforços para unir a mecânica quântica e a teoria da gravidade, uma tarefa desafiadora que ainda é um dos problemas em aberto na física teórica.
3- Setor Inicial do Universo:
Em colaboração com outros cientistas, Hawking, desenvolveu teorias sobre a origem do universo, como a teoria do estado inicial quântico que sugere que o universo começou em um estado quântico que pode ser descrito sem a necessidade de um ponto singular inicial.
4- Conjectura da Perda de Informação:
Hawking propôs a "Conjectura da Perda de Informação" em relação aos buracos negros, argumentando inicialmente que a informação perdida dentro de um buraco negro violaria os princípios fundamentais da mecânica quântica.
No entanto, mais tarde, ele modificou sua posição sobre essa questão. Essas são apenas algumas das áreas em que Stephen Hawking contribuiu significativamente para a física teórica.
Sua carreira foi marcada por uma busca contínua para entender os aspectos mais profundos do universo e sua natureza fundamental.
Por que Stephen Hawking viveu tanto tempo com ELA?
A longevidade incomum de Stephen Hawking com esclerose lateral amiotrófica (ELA) é um fenômeno que ainda não foi completamente compreendido.
A ELA é geralmente uma doença progressiva e fatal, com uma expectativa de vida média de apenas alguns anos após o diagnóstico.
No entanto, há algumas possíveis razões que podem ter contribuído para a longevidade de Hawking:
1- Forma mais lenta da doença:
A progressão da ELA varia entre os indivíduos. Algumas pessoas experimentam uma progressão mais lenta da doença, enquanto outras enfrentam uma deterioração rápida.
Parece que Hawking teve uma forma mais lenta da doença.
2- Cuidados médicos de alta qualidade:
Stephen Hawking teve acesso a cuidados médicos excepcionais.
Ele recebeu atenção médica regular e suporte de uma equipe dedicada de profissionais de saúde. Isso é crucial para gerenciar os sintomas da ELA e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
3- Uso de tecnologia assistiva: Hawking utilizava tecnologia assistiva avançada para se comunicar.
Seu sistema de comunicação por computador permitiu que ele continuasse a trabalhar e se envolver intelectualmente com o mundo, apesar da perda progressiva de sua capacidade física.
4- Determinação e atitude resiliente:
A atitude positiva e determinada de Hawking também desempenhou um papel importante em sua longevidade.
Ele enfrentou a doença com coragem e continuou a trabalhar e contribuir para a ciência, o que pode ter tido efeitos positivos em sua saúde mental e física.
5- Fatores genéticos desconhecidos:
Pode haver fatores genéticos específicos que influenciam a progressão da ELA. Embora não seja totalmente compreendido, os fatores genéticos podem ter desempenhado um papel na experiência de Hawking com a doença.
É importante notar que a longevidade de Stephen Hawking com ELA é única e não representa a experiência típica da maioria das pessoas com essa condição.
Cada caso de ELA é único, e muitos fatores podem influenciar a progressão da doença e a resposta individual ao tratamento e ao suporte médico.
Somos seres vibracionais, cada vibração equivale a um sentimento e no mundo "vibracional", existem apenas duas espécies de vibrações, a positiva e a negativa.
Qualquer sentimento faz com que você emita uma vibração que pode ser positiva ou negativa.
Exemplos de sentimentos que geram vibrações positivas: Paz, alegria, amor, entusiasmo, gratidão, abundância, esperança, conforto, confiança e afeição.
Exemplos de sentimentos que geram vibrações negativas: Desapontamento, solidão, falta, tristeza, confusão, estresse, raiva e mágoa.
Vamos a escala de emoção do cientista Stephen Hawkins
A Lei da atração está em ação em ambas as formas, expandindo e orquestrando tudo o que precisa acontecer para trazer uma maior quantidade da mesma coisa, seja ela positiva ou negativa.
As vibrações positivas são mais altas, enquanto as negativas são mais baixas. Quando você vivencia um sentimento frequentemente ou mantém um sentimento por muito tempo e ele se torna padrão.
Vergonha:
Vibrando apenas 20 Hz é a vibração mais baixa que um ser humano emite.
A vergonha impede tomada de decisões, convivência social, não tendo experiências na vida, o que dificulta o aprendizado, a evolução e a tomada de ação, porque não se sabe o que dá certo e o que não dá.
De forma mais amena, se manifesta como timidez. E em um nível extremos de vergonha a pessoa quer desaparecer, até suicidar-se sentindo ódio de si mesmo.
Culpa:
Vibração em 30 Hz, é um pouco mais alta que a vergonha, pois, para sentir culpa a pessoa precisa agir.
Pessoas assim criam muito pouco, fazem papel de vítima, culpando tudo e a todos por não conseguir ter sucesso em suas pretensões.
Nunca inova, vive do passado. A religião para esse tipo de pessoa, alimenta nela o sentimento de que são pecadores.
Apatia:
Vibração de 50 Hz, perda da esperança e vitimização. Características dos sem teto. As pessoas nesse estado não conseguem agir perante o que a vida apresenta.
Dor e sofrimento:
Vibração 75 HZ. Tristeza extrema, principalmente, diante de perdas. Vibra mais que a apatia, pois, o sofrimento transforma as pessoas e lhes tira do estado de apatia.
Medo:
Vibração de 100 Hz, As pessoas com medo se sentem inseguras diante a questões da vida, tudo se torna perigoso.
Podem virar paranóicas, ficam preocupadas e estressadas. Muitas vezes necessitam de ajuda para superar e lidar com esses medos e sair dessa situação. Medos são crenças limitantes, que geram galta de qualidade de vida.
Desejo:
Vibração de 125 Hz. Nesse nível a pessoa é materialista ao ponto de nunca estar feliz com o que tem. Alimenta vícios e luxúria.
É consumista, enquanto não compra o que quer e fica impaciente e ansiosa. Somos nós que escolhemos qual efeito as coisas físicas terão sobre nós, podem ser boas ou ruins. temos que ter equilíbrio.
Raiva:
São 150 Hz, é um sentimento de frustração que pode ficar escondido em nosso interior ou ser exposto num momento de fúria.
Que também causa culpa, vergonha e mal estar, pois, sempre após perder o controle, o indivíduo sente-se mal, por não ter conseguido controlar os sentimentos.
Quando a raiva fica guardada dentro de si, se acumula e chega num ponto onde um "mosquito vira um boi", causando uma "explosão".
O ideal não é guardar a raiva e sim tentar canalizá-la em outras coisas como sair ao ar livre pra fazer exercícios físicos por exemplo.
Orgulho:
A vibração é de 175 Hz. Esse é o estado de consciência predominante da humanidade atualmetne. Dependente de circunstâncias externas (dinheiro, poder, fama, etc).
É o estado que leva ao nacionalismo, racismo e guerras religiosas. Um ataque a suas crenças, vira um ataque pessoal.
Coragem:
Sua vibração é de 200 HZ. Nesse estado o ego ainda existe, mas já se começa a ver uma vida fora de si, pensando mais nos outros. O otimismo prevalece, e a espiritualidade começa a aflorar.
Neutralidade:
Essa vibração é de 250 Hz. Nível de sistemas onde nossas crenças são flexíveis, nos tornamos desapegados e mais felizes.
Aconteça o que acontecer, você vai estar firme em sua posição. Perde-se a necessidade de provar. Você se sente seguro e convive muito bem com outras pessoas, é um estado confortável.
Disposição:
A vibração é de 310 Hz. Neste nível você começa a usar sua energia de forma mais eficaz. Começa a colocar em prática as ideias, não existe mais reclamação de quase nada.
Aqui começa a acabar a entropia. A vida fica mais organizada.
Aceitação:
A vibração é de 350 Hz. Mudança verdadeira, elimina-se crenças antigas. Vive proativamente pois sua energia aumenta.
No nível de aceitação você se torna competente e aqui você quer utilizar suas habilidades para fazer algo bom. É aqui que você define e alcança metas.
Começa a entender que tem um papel a mais no mundo e quer fazer a diferenças. já consegue perdoar facilmente.
Razão e contemplação:
Esta vibração está em 400 Hz Hawkins define este nível como o nível da medicina e da ciência.
Consciência dos mestres, onde se é desapegado de tudo. Enxerga o mundo como um todo conectado, não existe mais sofrimento por coisas externas, não vive mais na matrix.
Amor:
Esta virbação fica em 500 HZ. Não existe mais o ego, somente o amor incondicional, onde tudo que se faz é por um bem maior.
Hawkins diz que esse nível é alcançado apenas por uma em 250 pessoas durante todo o seu tempo de vida. Uma parcela mínima como 0,0001% vive nesse estado.
Alegria:
Esta vibração fica em 540 Hz. Estado de felicidade inabalável. A alegria é o maior estado de consciência que o ego pode atingir.
Começa o desapego com a vida. Nível onde estão mais avançados na espiritualidade. A energia dessas pessoas é radiante e é muito bom estar perto delas. Expansão de consciência. A pessoa age através de sua intuição, que é muito forte.
Paz: Esta vibração fica em 600 HZ. Total transcendência hawkins diz que este nível só é alcançando por uma pessoa em 10 milhões.
Iluminação:
Esta vibração fica em torno de 700 Hz. É a união do ser com o todo. O fim do individualismo, o fim do eu, fim do ego.
O homem transcendental, extremamente raro. Só o fato de pensar sobre pessoas desse nível pode fazer com que você aumente seu nível de consciência.
É aqui que acontece o estado da "consciência elevada", também, conhecido como "super consciência". Você vê o mundo como ele realmente é, indescritível.
Stephen Hawking: As 15 Frases Motivacionais
1- Certamente, aqui estão 15 frases motivacionais atribuídas a Stephen Hawking em português:
2- Não importa o quão difícil a vida possa parecer às vezes, se você mantiver o otimismo e trabalhar com determinação, pode superar qualquer obstáculo.
3- Lembre-se de olhar para as estrelas e não para os seus pés. Tente dar sentido ao que você vê e pergunte por que as coisas existem."
4- A vida seria triste se não tivéssemos a curiosidade para nos impulsionar para a frente. Nunca pare de questionar.
5- As pessoas que têm sucesso na vida são aquelas dispostas a assumir riscos calculados e a continuar avançando apesar dos obstáculos.
6- A adversidade não determina o destino; o que você faz com ela sim. Aproveite os desafios para crescer e aprender.
Stephen Hawking
7- A imaginação é a chave para desbloquear o potencial humano. Sonhe grande e, em seguida, trabalhe duro para tornar esses sonhos realidade.
8- A inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança. Abraçe a mudança e procure oportunidades no meio da incerteza.
9- A verdadeira medida da inteligência não é o conhecimento, mas a imaginação. Pense além do que se conhece.
10- O conhecimento é um tesouro, mas a sabedoria está na aplicação desse conhecimento na vida cotidiana.
11- Não importa quantas vezes você caia; o importante é quantas vezes você se levanta e continua avançando.
12- O sucesso não se trata de evitar erros, mas da capacidade de aprender com eles e continuar avançando com determinação.
Stephen Hawking
13- Nunca subestime o poder da sua mente. É a ferramenta mais poderosa que você tem para mudar sua vida e o mundo ao seu redor.
14- A vida é uma jornada, e cada desafio é uma oportunidade para crescer e evoluir.
15- Não permita que as limitações do seu corpo impeçam você de alcançar seus sonhos. A mente é mais poderosa do que você imagina.
A verdadeira beleza da vida está em explorar o desconhecido, buscar respostas para perguntas sem resposta e seguir em frente apesar das adversidades.
Essas frases refletem a atitude positiva e a filosofia de vida de Stephen Hawking em relação à superação pessoal.
Quais as Lições de Vida de Stephen Hawking?
Stephen Hawking deixou um legado significativo não apenas na área da física teórica, mas também em termos de inspiração e lições de vida.
Algumas das lições que podemos extrair da vida e do trabalho de Stephen Hawking incluem:
1- Determinação e Resiliência:
Mesmo enfrentando uma condição debilitante como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), Hawking demonstrou uma notável determinação e resiliência.
Ele continuou a trabalhar, pesquisar e contribuir para o campo da física, desafiando as expectativas iniciais de sua doença.
2- Superando Limitações:
Apesar de sua tetraplegia, Hawking não permitiu que suas limitações físicas o impedissem de realizar feitos notáveis.
Ele utilizou tecnologia assistiva avançada para se comunicar e explorar as fronteiras da ciência.
3- Comunicação Eficaz:
O uso de seu sistema de comunicação computadorizado permitiu que Hawking se expressasse de maneira clara e articulada, demonstrando a importância da comunicação eficaz, independentemente das barreiras físicas.
4- Contribuição para a Ciência:
Hawking fez contribuições fundamentais para a física teórica, especialmente com a proposta da radiação Hawking.
Sua dedicação à pesquisa científica e sua capacidade de questionar e explorar conceitos desafiadores são lições inspiradoras para cientistas e estudantes.
5- Mente Aberta e Curiosidade Infinita:
Hawking era conhecido por sua mente aberta, sua curiosidade infinita e sua vontade de explorar ideias revolucionárias.
Ele incentivou outros a questionar, desafiar e explorar o desconhecido.
6- Valorizar o Tempo:
Dada a natureza imprevisível da ELA, Hawking aprendeu a valorizar o tempo. Ele maximizou suas contribuições e experiências, destacando a importância de aproveitar cada momento.
7- Humor e Espírito Positivo:
Mesmo diante de desafios significativos, Hawking manteve um senso de humor aguçado e um espírito positivo. Ele usava seu humor para enfrentar a adversidade e inspirar os outros.
8- Popularização da Ciência:
Hawking foi um comunicador eficaz da ciência, tornando conceitos complexos acessíveis ao público em geral.
Ele destacou a importância de compartilhar o conhecimento científico de maneira compreensível e entusiasmante.
Essas lições de vida de Stephen Hawking transcendem as fronteiras da ciência e podem inspirar pessoas em diversas áreas, incentivando-as a superar obstáculos, buscar conhecimento e contribuir para o mundo de maneiras significativas.