Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 10 Tipos de Terapia. O Que é. Quais os seus Benefícios

Conheça 10 Tipos de Terapia. O Que é. Quais os seus Benefícios

 

A terapia é uma ferramenta de extrema importância para o autoconhecimento e a melhoria da saúde mental para o ser humano. E existem "cardápios" com diferentes tipos de abordagens, métodos e benefícios específicos para ajudar à aquela pessoa a lidar com desafios emocionais e psicológicos.

Então, conheça neste artigo 10 tipos de terapia, saiba como elas funcionam e quais vantagens que podem oferecer para o bem estar e a qualidade de vida.

O que é a terapia e para que serve?

Se você não sabe o que é uma terapia saiba que ela é um processo de autoconhecimento e apoio emocional que a pessoa se submete, através de um profissional, para ajudá-lo a resolver seus próprios conflitos internos. 

O que você precisa entender é que o objetivo mais importante de um processo terapeutico é melhorar a qualidade de vida do paciente lhe proporcionando bem estar mental e emocional com técnicas específicas, para te auxiliar num eventual problema, por exemplo, de ansiedade, depressão, traumas e outros.

Mas atenção: A terapia não é exclusiva para quem passa por crises, pois, é, também, uma ferramenta de autocuidado. Você pode frequentá-la mesmo não tendo problemas emocionais, pois, ela pode te ajudar e outros fatores, como por exemplo, ser mais resiliente.

Outro fator importante é que a terapia serve para fortalecer as relações humanas, pois, ela melhora a comunicação e promove autoconfiança, facilitando a construção de vínculos mais saudáveis.

Quais os tipos de terapia?

Neste caso aqui eu selecionei 10. Veja quais são abaixo

Tipo de Terapia
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Terapia Psicanalítica
Terapia Humanista
Terapia Junguiana
Terapia Sistêmica
Terapia Comportamental Dialética (DBT)
Terapia Lacaniana
Psicodrama
Terapia Gestalt
EMDR

 

1- Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem que foca na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos, pois, ela ajuda o paciente a identificar e modificar padrões de pensamento negativos, promovendo mudanças comportamentais. A TCC é prática, estruturada e orientada para objetivos.

Essa terapia é eficaz no tratamento de transtornos como ansiedade, depressão e fobias, pois, ela ensina técnicas para lidar com situações desafiadoras, promovendo respostas mais adaptativas. A TCC se concentra no presente, buscando soluções práticas para problemas emocionais.

A TCC utiliza ferramentas como reestruturação cognitiva e exposição gradual. Essas técnicas ajudam a reduzir a intensidade de pensamentos e reações negativas. O foco da terapia é proporcionar melhorias rápidas e duradouras no bem-estar do paciente.

Terapia cognitivo comportamental: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os pros e contras da terapia cognitivo comportamental. Pros esta em verde e contra em vermelho
Terapia

2- Terapia Psicanálitica

A Terapia Psicanalítica é baseada nas teorias de Sigmund Freud, que busca compreender o inconsciente e seus efeitos sobre os comportamentos.

Esta abordagem procura decifrar o paciente através da análise de sonhos, fantasias e associações livres, onde explora os sentimentos e experiências reprimidas com objetivo claro de trazer à consciência conflitos internos que influenciam a vida cotidiana.

O processo terapêutico na psicanálise é bem profundo e de longo prazo, permitindo uma compreensão abrangente das motivações inconscientes. A relação do paciente com o terapeuta é fundamental para o tratamento, pois permite a reinterpretação dos fatos passados. 

Esta abordagem é Psicanalítica é bastante eficaz no tratamento de transtornos de personalidade, traumas e questões emocionais profundas.

Em contra partida, devido à sua abordagem intensa e demorada, pode não ser adequada para quem busca soluções rápidas, mas a sua profundidade e o tempo investido são vantajosos para quem deseja um autoconhecimento completo.

Terapia Psicanálitica: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os prós e contras da terapia psicanalitica. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho
terapia

3- Terapia Humanista

A Terapia Humanista tem mais foco no auto desenvolvimento e no potencial humano, pois, ela busca ajudar o paciente a alcançar seu pleno potencial, promovendo auto conhecimento e autoaceitação. Em suma, esta abordagem o terapeuta cria um ambiente empático e livre de julgamentos.

Esta abordagem é centrada no momento presente e na experiência única do paciente, pois, o terapeuta atua de forma genuína, facilitando a exploração dos sentimentos e pensamentos, ou seja, o objetivo é ajudar o paciente a viver de forma mais autêntica e satisfatória.

Essa terapia é mais eficaz para questões como baixa auto estima e inseguranças. Embora não seja indicada para transtornos graves, em suma, é útil no desenvolvimento pessoal. Enfim, esta Terapia humanista foca em mudanças positivas e no bem estar emocional do paciente.

Terapia Humanística: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os prós e contras da terapia humanística. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho
Terapia

4- Terapia Junguiana

A Terapia Junguiana, desenvolvida por Carl Jung, foca no inconsciente e nos arquétipos universais que influenciam o comportamento humano. Ela integra o consciente e inconsciente para alcançar a individuação, ou seja, processo de desenvolvimento completo do nosso ser.

Em suma, esta abordagem utiliza métodos como análise de sonhos, símbolos e imagens, ajudando o paciente a entender os conflitos internos. O que o terapeuta busca fazer é explorar as camadas mais profundas da psique transformando padrões negativos em promoção para crescimento pessoal

A Terapia Junguiana é muito eficaz para questões como depressão, ansiedade e conflitos existenciais, em suma, ela, também, ajuda a lidar com traumas e dificuldades emocionais profundas. 

Vale ressaltar que esta abordagem dá ênfase à espiritualidade e no significado da vida oferecendo uma abordagem única para o autoconhecimento e bem estar.

Terapia Junguiana: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os prós e contras da terapia junguiana. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho
terapia

5- Terapia Sistêmica

A Terapia Sistêmica tem mais foco nas relações e interações dentro de um sistema, como a família ou grupos sociais, pois, ela vê os problemas não como questões individuais, mas como fruto de padrões de relacionamento, o seu objetivo é identificar e modificar esses padrões para promover o bem estar coletivo.

Esta abordagem foca o contexto familiar e social onde busca compreender como cada membro influencia o outro. O terapeuta atua como facilitador, ajudando a melhorar a comunicação e a dinâmica entre os indivíduos, em suma, a terapia sistêmica promove a resolução de conflitos e o fortalecimento dos vínculos.

Enfim, a terapia sistêmica é eficaz para problemas familiares, de relacionamento e questões comportamentais, pois, ela pode ser usada em diferentes contextos, como casais, famílias ou grupos de trabalho. O foco está em melhorar as relações e promover o equilíbrio emocional de todos os envolvidos.

Terapia Sistêmica: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os prós e contras da terapia sistêmica. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho
Terapia

6- Terapia Comportamental Dialética (DBT)

A Terapia Comportamental Dialética foca no tratamento de transtornos emocionais intensos, em suma, ela combina técnicas de terapia cognitivo comportamental com práticas de mindfulness com objetivo de ajudar o paciente a regular suas emoções e melhorar suas habilidades interpessoais.

A DBT ensina habilidades de enfrentamento, como a tolerância ao estresse e o controle de impulsos, em suma, ela equilibra a aceitação dos sentimentos do paciente com a necessidade de mudanças em seu comportamento. 

A Terapia Comportamental Dialética é eficaz para tratar transtornos graves, como transtorno de personalidade borderline e comportamentos suicidas. 

Em suma, ela exige comprometimento do paciente, com participação em sessões individuais e em grupo, pois, a DBT pode ser intensa e desafiadora, mas oferece bons resultados a longo prazo.

Terapia Comportamental Dialética: Pontos a favor e contra

quadro mostrando os prós e contras da terapia comportamental dialética. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho.
terapia

7- Terapia Lacaniana

A Terapia Lacaniana é baseada nas ideias de Jacques Lacan, que reformulou a psicanálise freudiana. Em suma, esta abordagem foca na linguagem e no inconsciente, sendo este estruturado como uma linguagem. Lacan acreditava que os significados profundos da psique se manifestam através de palavras e símbolos.

Na prática esta técnica tem na escuta atenta e interpretações para acessar o inconsciente. Também, ela envolve o uso de intervenções e perguntas específicas para revelar conflitos psíquicos, pois, o objetivo é desvelar os significados ocultos por trás das palavras e comportamentos do paciente.

Enfim, a terapia lacaniana é eficaz no tratamento de questões profundas, como traumas e conflitos internos. Porém, sua complexidade torna-a difícil para quem busca um tratamento mais direto, pois, o processo terapêutico tende a ser longo e exige disposição do paciente para o autoconhecimento.

quadro mostrando os prós e contras da terapia lacaniana. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho.
terapia

8- Psicodrama

A Terapia Psicodrama, desenvolvida por Jacob Moreno, utiliza dramatizações para explorar emoções. Durante as sessões, os pacientes encenam situações de suas vidas e confrontam seus conflitos, pois, isto ajuda a visualizar e entender melhor as questões emocionais.

O terapeuta atua mais ou menos como diretor, orientando o paciente nas encenações. O uso de "role-playing" permite vivenciar diferentes perspectivas de eventos passados, em suma, essa técnica favorece a expressão emocional e a autoexploração.

Enfim, a terapia psicodrama é eficaz no tratamento de traumas e problemas emocionais, em suma, ela facilita a comunicação e o entendimento de si mesmo. Contudo, pode ser desafiadora para quem tem dificuldade em se expor emocionalmente.

quadro mostrando os prós e contras do psicodrama. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho. s
terapia

9- Gestalt Terapia

A Terapia Gestalt tem como alvo o foco na consciência do momento presente e na experiência do indivíduo. Ela busca ajudar o paciente a se tornar mais consciente de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. O objetivo é promover a autorregulação e o autoconhecimento, conectando o paciente com suas emoções reais.

Na prática significa que o terapeuta incentiva a exploração de sentimentos não resolvidos e padrões de comportamento sejam reintegradas à vida do paciente. Através da "experiência no aqui e agora", o paciente pode identificar o que está bloqueando seu bem estar. 

A Terapia Gestalt é eficaz no tratamento de problemas emocionais e comportamentais., pois, ela promove a resolução de conflitos não reconhecidos e melhora a auto estima. Em contra partida, a abordagem pode ser desafiadora para quem tem dificuldades em lidar com emoções intensas ou situações de confronto.

quadro mostrando os prós e contras da terapia gestalt. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho.
terapias

10- EMDR

A Terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimento Ocular) é usada para tratar traumas emocionais. Ela utiliza movimentos oculares bilaterais para ajudar o cérebro a processar memórias dolorosas, em suma, isto facilita a integração dessas memórias e a redução do impacto emocional.

Este processo terapêutico envolve a recordação do trauma enquanto se realiza os movimentos oculares. Essa técnica ajuda o paciente a reprocessar as memórias traumáticas de forma mais adaptativa, pois, o foco é diminuir a angústia e promover a cura emocional.

A Terapia EMDR é eficaz no tratamento de PTSD (Post Traumatic Stress Disorder) e outros distúrbios relacionados a traumas, pois, ela gera resultados rápidos e visíveis em poucos encontros. Entretanto, pode ser desafiadora para aqueles que têm dificuldades em reviver experiências traumáticas.

quadro mostrando os prós e contras do emdr. pros escrito com fundo verde e contra com fundo vermelho.
terapia emdr

7 Benefícios de Fazer Terapia

1- Promove o Auto conhecimento

Ao trabalhar com um profissional, o paciente é incentivado a refletir sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos, pois, isso permite uma compreensão maior e profundo de si mesmo e dos fatores que influenciam as suas decisões.

Durante o processo terapêutico, os pacientes aprendem a identificar padrões comportamentais e emocionais. Através de perguntas direcionadas, o terapeuta ajuda a explorar crenças e valores que podem estar inconscientes. Esse entendimento facilita a mudança de atitudes e a tomada de decisões mais conscientes.

O auto conhecimento promovido pela terapia, também, ajuda a ganhar mais auto estima, pois, ao reconhecer suas forças e fraquezas, o paciente pode desenvolver uma visão mais equilibrada de si mesmo fortalecendo a sua confiança e capacidade de lidar com desafios de forma mais saudável e independente.

2- Ajuda a Aliviar Tensões advindas de conflitos

A terapia é um espaço seguro para lidar com tensões causadas por conflitos emocionais ou interpessoais, ou seja, os pacientes podem entender melhor as origens dos conflitos. Isso permite uma abordagem mais equilibrada e racional ao lidar com as tensões resultantes.

Durante as sessões, o terapeuta oferece ferramentas e estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade. Técnicas como a reestruturação cognitiva ajudam a mudar padrões negativos de pensamento, em suma, isto faz diminuir o impacto emocional dos conflitos e promover um alívio bem mais significativo.

A terapia, também, ensina habilidades de comunicação eficazes. Ao aprender a expressar sentimentos de maneira saudável, os pacientes conseguem resolver conflitos de forma construtiva, em suma, isto ajuda na construção de relações mais harmoniosas e reduz a carga emocional dos desentendimentos

3- Melhora os relacionamentos

A terapia pode melhorar, significativamente, os relacionamentos ao ajudar os indivíduos a se comunicarem de maneira mais eficaz.

Ao explorar sentimentos e expectativas, os pacientes aprendem a expressar suas necessidades de forma clara e respeitosa, em suma, isto reduz os maus entendidos da vida e promove um ambiente de compreensão mútua.

A terapia, também, auxilia a resolver conflitos de maneira mais saudável. Com técnicas de escuta ativa e empatia, os pacientes aprendem a entender melhor as perspectivas dos outros, em suma, isto cria um espaço mais seguro para discussões construtivas e fortalecimento dos laços emocionais.

Leia também

Memórias: Como Elas se Formam e Como Podemos Vencê-las

4- Combate problemas como ansiedade e depressão

Esse processo terapêutico é eficaz no tratamento de ansiedade e depressão, ajudando o paciente a entender e processar seus sentimentos.

O terapeuta trabalha com o paciente para identificar padrões negativos de pensamento que contribuem para essas condições, pois, a modificação desses padrões pode aliviar, de forma significativa, os sintomas emocionais.

Técnicas como a reestruturação cognitiva são fundamentais para desafiar crenças negativas. O paciente aprende a questionar pensamentos automáticos que alimentam a ansiedade e a depressão, que o leva a uma maior clareza mental e emocional.

Junto com isto, a terapia proporciona ferramentas práticas, como técnicas de relaxamento e mindfulness. Estas ajudam o paciente a gerenciar o estresse e a ansiedade de maneira mais eficaz. Enfim, com o tempo, o controle emocional e a qualidade de vida do paciente tendem a melhorar.

5- Ajuda a administra melhor os sentimentos

A terapia é fundamental para ajudar a administrar melhor os sentimentos, permitindo que os pacientes compreendam suas emoções.

Ao refletir sobre suas reações emocionais, eles aprendem a identificar as causas de seus sentimentos, pois, isso oferece uma base mais concreta para uma liderança mais eficaz das emoções.

Durante o processo terapêutico, técnicas como a regulação emocional são ensinadas para lidar com sentimentos intensos. O paciente aprende a controlar suas reações impulsivas e a reagir de maneira mais equilibrada, pois, isso favorece uma resposta mais consciente às situações emocionais.

6- Auxilia no Desenvolvimento de habilidades e aptidões

O processo terapêutico pode ser um grande aliado no desenvolvimento de habilidades e aptidões pessoais, pois, ao trabalhar com um terapeuta, o paciente é presenteado com insights sobre suas próprias forças e fraquezas. Isso facilita o aprimoramento das áreas que precisam de maior atenção.

Durante o processo terapêutico, o paciente é incentivado a desenvolver novas estratégias de enfrentamento. Técnicas como a resolução de problemas e a comunicação assertiva são praticadas, pois, estas habilidades ajudam o paciente a lidar melhor com os desafios do dia a dia.

A terapia também pode ajudar a melhorar a auto estima, um componente essencial para o desenvolvimento pessoal.

Ao aprender a valorizar suas capacidades, o paciente se sente mais confiante. Isso contribui para a aplicação das habilidades e aptidões de maneira mais eficaz em diversos contextos da vida.

7- Aumento da Resiliência Emocional

Ao explorar as experiências passadas e as reações emocionais, o paciente aprende a enfrentar as dificuldades com mais controle, em suma, isso permite uma resposta mais equilibrada em momentos de adversidade.

Durante o processo terapêutico, o paciente é incentivado a mudar a perspectiva sobre os desafios, pois, a terapia ajuda a identificar formasmais  saudáveis de lidar com o estresse e a frustração. Essas abordagens promovem uma maior resistência emocional frente às dificuldades.

Ou seja, a terapia proporciona ferramentas para fortalecer a auto confiança, auto estima. Com o tempo, o paciente se torna mais capaz de lidar com situações difíceis. Isso contribui para uma vida mais equilibrada e resiliente, mesmo diante de grandes desafios.

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Pós graduado em Administração de Empresas. Redator Profissional, Pesquisador e Criador de Conteúdo para Blogs. Robby: Culinária

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------
Como Fazer Torta de Ganache Especial para o Natal em Família

Como Fazer Torta de Ganache Especial para o Natal em Família

Como Fazer uma torta de Ganache? Se você é um amante de doces, com certeza já sonhou em preparar uma torta que impressione não só pelo sabor, mas também pelo visual. A

Farofa de Abacaxi Simples e Fácil. Passo a Passo. Faça Agora

Farofa de Abacaxi Simples e Fácil. Passo a Passo. Faça Agora

Se você está em busca de um acompanhamento delicioso e surpreendente para suas refeições, a farofa de abacaxi é a escolha perfeita! Essa receita combina a crocância da farofa tradicional

Receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída

Receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída

Neste post, exploraremos uma deliciosa receita de Peru Defumado com Nozes, Bacon e Carne Moída. Perfeita para impressionar em qualquer ocasião, esse prato tradicional ganha uma nova vida com a defumação,