No que consiste a verdadeira comunicação? Consiste em não apenas em só falar, mas despertar no ouvinte a atenção dele para o assunto que está sendo tratado.
Afinal, é preciso falar o óbvio, pois, nada pode ficar em entrelinhas. Mas é impressionante a quantidade de gente que distorce a conversa se você não fala de forma clara.
Já que comunicar-se bem é, primeiramente, ser tranquilo e procurar ouvir e ler bem, em suma, pessoas muito rápidas atropelam tudo e isso dá uma certa agonia.
Alguns Problemas que se Encontra na Comunicação
Muita gente tem problemas de comunicação que pode acarretar em problemas de insegurança, ansiedade podendo ter pressa de responder sem a outra pessoa terminar o que estava falando.
Outras vezes a forma de comunicar é tão ruim que pode até distorcer a sua imagem perante os outros devido a inadequação das fala, postura incorreta e sem objetivos.
Talvez, estes problemas da má comunicabilidade se deve ao imediatismo que vivemos nos dias atuais. Tudo tem que ser instantâneo e de preferência pra "ontem", acarretando num atropelamento geral que te faz se sentir um idiota quando é vindo de você mesmo e quando é do outro você se sente aflito(a) e com vontade de sair correndo.
Já o ritmo é outro grande problema, pois, não é fácil de adequar ao ritmo da outra pessoa, principalmente, para você que gosta de ser objetivo e rápido já que a outra pessoa dá uma volta enorme para falar o que é importante.
Nas reuniões de trabalho é um outro grande problema. Para muito gente o correto seria sentar, falar o assunto resumido, ouvir as opiniões e decidir.
Todavia, a maioria das reuniões parece sem fim e o pior: Quando termina sem decidir nada e tem que marcar uma nova reunião, que, provavelmente, vai falar tudo de novo. Meu Deus!
Outros Problemas encontrados na falta de comunicação eficaz:
Eu vi uma pesquisa que 90% dos mal entendidos se dão pela forma como se fala. Talvez, estes índices se deve por que a pessoa coloca palavras erradas nas frases fazendo com que não tenha sentido ou gagueja e não consegue colocar a palavra certa no momento certo.
Ou é disperso na correria do dia a dia que tem pouco tempo pra concluir seu raciocínio que acaba acarretando uma má impressão das pessoas sobre você.
Um problema muito comum, também, é que muita gente não consegue ter lugar de fala e quando se tem a outra pessoa corta a fala e aí o que você faz?
Tenta falar rápido por que está com medo de alguém não te deixar mais falar e o resultado disto é que o assunto fica meio vago.
Entretanto, vale ressaltar que não é apenas isto. Todos tem dificuldades de encontrar no interlocutor essa mesma habilidade. Se apenas um lado se posiciona, corretamente, o resultado tende a ser ruim.
Consequências da Falta de Comunicação
1- Você pode perder a naturalidade ao falar em público, pois, a ansiedade e o medo tomam conta nesses momentos.
2- Não conseguir escutar tudo o que o outro tem a dizer, seja no âmbito profissional, social ou familiar.
3- Muita dificuldade de ouvir, pois, o outro fala demais e escuta de menos.
4- Causar confusão. Pois, quando vai falar alguma coisa sempre tem vergonha de começar a falar e quando abre a boca, se esquece do que vai dizer.
5- Falta de paciência: A pessoa não é paciente pra esperar o outro terminar o que está falando e quer responder logo.
6- Causar stress: Quando você se depara com pessoas que falam as mesmas palavras e continua tudo confuso pode lhe causar um grande estresse psicológico.
7- Se sentir desconfortáveis em reuniões de trabalho onde acaba falando coisas que não deveria falar e só percebe isto quando a reunião acabou.
8- Não vão conseguir te entender, pois, fala muito rápido.
9- Esquecimento: Você pode esquecer de palavras que iria falar e aí o outro tem que ficar te esperando
10- Naturalidade: Você pode perder a naturalidade pra falar com familiares, amigos e relacionamentos.
11- Pode ter problemas com apresentações escolares e faculdade.
12- Não responder nada o que a pessoa te perguntou
Comunicação: As Maiores Necessidades
1- As pessoas querem se apresentar e ter uma boa tonalidade de voz
2- Expressar com clareza o que se quer transmitir
3- Aprender a se comportar em uma entrevista de emprego
4- Melhorar apresentações em público
5- Falar com clareza e ser certeiro no objetivo da conversa
6- Inibição de se comunicar em publico
7- As pessoas querem melhorar pronuncia e dicção.
8- Como continuar uma conversa com alguém que você acabou de conhecer
9- Quer aprender a não ficar nervosa quando falar
10- Querem apresentar melhores trabalhos na faculdade ou palestras
11- As pessoas querem aprender a vender
12- Começar uma conversa com alguém que você acabou de conhecer.
13- Como se comunicar pelo whats app
14- Como pedir aumento de salário
15- Como vencer a timidez e o nervosismo para se comunicar com pessoas cultas
16- Como não ser ansiosa durante uma conversa de trabalho, principalmente, com o diretor
17- Como melhorar quando uma pessoa vai se expressar e já esta com medo da reação da outra?
18- Como desenvolver uma boa comunicação no ambiente escolar?
19- Como se comunicar melhor em reuniões de pais.
20- Como faço para ter comunicação melhor meus clientes
21- Quero saber como conversar com pessoas de nível mais alto.
22- Como lidar com o nervosismo na hora de conversar formalmente?
23- Como as pessoas que têm gaguez podem falar ao público sem pausas?
Comunicação: Dicas para se Comunicar Melhor
1- Escuta e dar atenção genuína
2- Fazer perguntas estratégicas
3- Linguagem corporal boa. Ombros pra trás, não cruze os braços, sorriso nos lábios, fazendo o sinal com a cabeça mostrando que está compreendendo o que o interlocutor diz.
4- Tom de voz tranquila, variacão de volume e pausas estratégicas
5- Expresse as suas necessidades com clareza (assertivadade/objetividade)
6- Timing para gerenciar crises
7- Reconhecer próprias falhas
8- Observar ao invés de julgar (observação especifica da situação que está acontecendo ao invés de julgamento de valor)
9- Gesticule, expansivamente, devagar com a sua postura ereta, com as escápulas um pouquinho ativadas para trás. Relaxe seu corpo e se sinta a vontade com gentileza e respeito.
10- Tenha domínio do que vai falar.
11- Seja simples na forma de falar.
12- Se prepare para o desconforto de falar em público, tenha noção da quantidade de pessoas, do espaço, da forma de se comportar, na tonalidade de voz e movimentos corporais
13- Lembre-se de ser você mesmo/a sempre! Você é único/a e é especial! Ame a sua vida!
14- Chame a atenção da pessoa
15- Escreva e ensaie
16- Escute e pense antes de responder.
13- Responda de acordo com as necessidades do interlocutor
14- Diga: "Tenho algo importante pra falar"
15- Faça gestos com as mãos
16- Não fique falando a palavra "né".
17- Fale do que sabe e ouça, atentamente, do que não sabe.
18- Respire e fale devagar
19- Pergunte! Perguntar é demonstrar interesse
20- Seja objetivo e não enrole
Comunicação e Conclusões
Não enrole na hora de falar, vá direto ao ponto e corte 50% de informações irrelevantes. Por que isso é importante?
A atenção das pessoas dura menos de 30 segundos. Chame a atenção antes disto. Seja específico, direto e sucinto.
Seja rápido e prático, pois, isto não é ser mal educado, é ser objetivo. Afinal, as pessoas gostam e valorizam a objetividade.
Estudos dizem que a atenção das pessoas dura 25 segundos em um blog, levamos 17 milisengundos para decidirmos se gostamos de algo ou não. A verdade é que:
Dispersamos rápido e a todo tempo. Isto se aplica na sua comunicação, portanto, a partir de hoje seja curto e jamais raso. Vá direto ao ponto, poupe o tempo das pessoas e o seu também.