AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

Maus Hábitos: Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar




Neste texto você vai conhecer os 5 comportamentos que você deve evitar maus hábitos. Além disto vai conhecer as ideias de Nir Eyal e por fim um pequeno resumo do livro o poder do hábito de Charles Duhigg.

Boa leitura!

Maus Hábitos

Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar

Você muita vezes quer adicionar bons hábitos pensando que desta forma irá deixar a sua vida melhor e não percebe que pra você ir em direção a sua melhor versão você não precisa adicionar mais coisas na sua vida.

O que você precisa é tirar! Isto mesmo! Tirar aqueles maus hábitos que te atrapalha e que não te deixa alcançar seu maior potencial e consequentemente melhorar a sua vida e de todas as pessoas ao seu redor.

Maus Hábitos: Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar
maus hábitos

Maus Hábitos

O Primeiro que Você Deve Evitar

Imagine que você esteja dirigindo o seu carro em uma grande rodovia e em determinado momento você se lembra que precisa enviar uma mensagem muito importante pelo celular, além da chance de você receber uma multa por conta disto.

Uma pesquisa inglesa mostrou que o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do motorista em 35%.

Para se ter uma ideia esse percentual é bem acima da demora provocada pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Pronto! Você já sabe o malefício de mexer no celular, enquanto, está fazendo outra coisa, então, por que você permite fazer isto?

Ou quando você ou qualquer pessoa está trabalhando ou estudando porque se permite fazer isto quando está com a sua família?

Você pode não perceber de imediato, mas está atrapalhando, consideravelmente, esses momentos.

O primeiro hábito que você deve deixar de lado é o de checar seu celular quando você tá fazendo algo importante.




Maus Hábitos

O Segundo pra se Evitar

Se estiver com dificuldades em eliminar esse mau hábito use a técnica pomodoro. Há um tempo atrás eu estava totalmente quebrado, o que eu não fiz foi isso.

“Oh! Como pode eu não ter nada e o Pedro ter tanto dinheiro? Como pode ele ter nascido em uma família tão boa?”

Eu já mencionei que ele conseguiu um emprego que eu não consegui, a razão do porque eu não fiz isso é porque esse é um jogo Impossível de ganhar. Isso eu tenho certeza! Não importa quem você seja!

Até mesmo o Pedro não consegue vencer esse jogo. Então, o segundo mau hábito que você deve deixar de lado é o de comparar a si mesmo com os outros.

É óbvio que todos olhamos para o lado algumas vezes, mas não podemos comparar nossa pior parte com a melhor parte de outra pessoa, pois, este é um jogo impossível de ganhar.

Maus Hábitos: Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar
maus hábitos

Maus Hábitos

O Terceiro que Você Deve Evitar

Você reclama que choveu e que não deu para sair para fazer exercícios e, também, reclama que a economia está horrível e por isso não arrumou emprego.

E você continua investindo na reclamação, onde diz que não tem os recursos necessários e por isto não tira a sua ideia do papel.

Enfim, é fácil reclamar e dar desculpas! É muito fácil! Mas fazer isto não resolve seus problemas.

Agora imagine algo diferente onde você está sendo, totalmente, responsável pela sua vida. Será mais trabalhoso e irá precisar de mais dedicação e até de alguns sacrifícios.

Mas é assim que se consegue ultrapassar qualquer barreira que a vida te impõe. Enfim, o terceiro mau hábito que você deve deixar de lado é o de reclamar e arrumar desculpas.

Maus Hábitos

O Quarto que Você Deve Evitar

Agora, o quarto mau hábito é sobre o que você coloca para dentro do seu corpo como combustível. Se você usa um combustível em todas as suas refeições não espere que seu corpo trabalhe da melhor forma.

Isto vai desde uma falta de energia até doenças crônicas, como diabetes ou ataque cardíaco. Se você tiver sido criado como eu fui, tenho certeza que esse é um mau hábito que será difícil de ser eliminado.

Mas você pode ir aos poucos diminuindo cada vez mais a quantidade de combustível ruim e aumentando um pouco de cada vez mais com bom combustível.

Enfim, o quarto mau hábito é o de comer mal.

Mau Hábito: Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar
mau hábito

Maus Hábitos

O Quinto que Você Deve Evitar

Puxa! A Maria não me olhou hoje! O que será que eu fiz para ela? Será que ela não gosta de mim? Poxa! Pedro fez um churrasco no final de semana mas nem me chamou! O que será que eu fiz para ele?

Pare de pensar que o mundo gira ao seu redor, provavelmente, a Maria estava preocupada com outra coisa em nem te percebeu.

O João, talvez, não tem o seu número e mesmo que você tem razão em seus questionamentos, ninguém gasta muito tempo preocupado com a sua vida.

Cada um está, também, achando que o mundo não gira ao redor deles. Em geral, o quinto mau hábito que assola a mente dos brasileiros é o de pensar que tudo é sobre você.

E estes foram cinco mal hábitos que você deve eliminar se quiser conquistar coisas na sua vida. 

Fonte: Aqui

Depois destes 5 comportamentos que você deve evitar, também, quero te trazer uma reflexão baseado nos conhecimentos do autor Nir Eyal que é palestrante e investidor americano nascido em Israel.

Seu livro mais conhecido se chama: Hooked: How to Build habit Forming Produtcs

Nir Eyal nasceu em 19 de fevereiro de 1980, em Hadera , Israel. Quando ele tinha três anos sua família imigrou para os Estados Unidos e se estabeleceu em um subúrbio de Orlando, Flórida . 

Ele ganhou um BA na Emory University em 2001, trabalhou para Boston Consulting Group e uma empresa de instalação de painéis solares antes de frequentar Stanford para seu MBA. Também, fez mestrado em administração de empresas. Fonte: Aqui

Enfim, veja como ele ensina a você quebrar as suas sabotagens logo abaixo. Espero que gostem e Boa leitura!




Maus Hábitos

Faça Isto pra Quebrá-los

O autor diz que que quando você está tentando mudar os seus hábitos, sempre há certos comportamentos que as pessoas querem se tornar especialistas.

Por um outro lado, existem outros comportamentos que não ficaremos incomodados se formos amadores, pois, eles não são tão importantes.

Da mesma forma para aqueles que estão tentando largar vícios e maus hábitos sempre há aqueles comportamentos que exigem mais força de vontade e aqueles que exigem bem menos.

Desta forma não se trata, necessariamente, da pessoa e sim do comportamento que ela está querendo mudar.

E um fato importante é que pode ser muito difícil se tornar um especialista em alguma coisa se os critérios usados forem os mesmos que são necessários para se tornar um amador em qualquer coisa, ou seja:

Se o seu teste para se tornar um especialista é uma ação mínima e agradável você com certeza não terá a coragem e persistência necessária para superar os momentos difíceis.

Portanto, o problema da maioria das pessoas, principalmente, quando o assunto é saúde e fitness é que ela se preocupam em treinar como se fossem especialistas, quando na realidade elas já ficariam satisfeitas com o resultado de um comportamento amador.

Então, assim elas mal começam a ir para academia e logo criam a ideia de que precisam de um personal trainer ou um nutricionista esportivo ou um kit caro de suplementos e que, também, precisam treinar todos os dias até exaustão se não o resultado não virá.

Mas bem: Essa é a mentalidade dos especialistas e não dos amadores. Há um tempo atrás eu escrevi um artigo chamado: “O seu aplicativo fitness está te deixando gordo”. 

A razão disto é que quando a pessoa adota uma mentalidade do tipo especialista, na qual se baseia em acreditar que para ter resultados satisfatórios ela precisa fazer algo sacrificante ou doloroso acaba optando por fazer exercícios que odeia.

Maus Hábitos e Viés Moral

O problema é que logo isto acaba sendo insustentável, mas não para por aí. Além disto, nós sabemos que quando você sofre fazendo alguma coisa ocorre um fenômeno subconsciente chamado viés moral.

Que, basicamente, significa que quando sentimos que estamos indo muito bem em uma área de nossa vida nós tendemos a trapacear em outras áreas, este fenômeno ocorre várias vezes.

Por exemplo: Um estudo revelou que quando as pessoas compram produto sustentáveis ela se tornam menos gentis com os outros, ou seja, ela se tornam menos propensas a ajudar alguém que acabou de cair na sua frente.

Isto ocorre porque elas tiveram que fazer um certo sacrifício para comprar aqueles produtos, ecologicamente, corretos.

Além disso outros estudos mostraram que quando os participantes acreditavam que ao tomar em cápsulas de multivitamínico eles estariam melhorando, significativamente, sua saúde eles eram menos propensas a escolherem alimentos mais saudáveis e mais voltadas a fumarem uma quantidade maior de cigarros.

Outro exemplo: Uma das taxas de seguro mais altas, hoje, nos Estados Unidos não são de carros luxuosos como Ferraris e Lamborghinis, mas sim do Toyota Prius Azul.

Isto se deve porque o viés moral nos faz permitir passar por algo ruim em uma área desde que estejamos indo bem outra. Agora vamos para um exemplo do mundo Fitness:

Você passa 30 minutos na esteira e fica, extremamente, cansado. Porém, você sente orgulho de si mesmo, afinal, você perseverou quando parecer que não ia conseguir e isso soa como uma grande superação, portanto, você diz: “Agora eu mereço um milk shake!”

Que diga-se de passagem te trará cerca de 600 calorias, enquanto, que aqueles 30 minutos na esteira só te fizeram queimar 300 calorias.

Mas você ainda faz isso por achar que merece uma recompensa e infelizmente quando falamos da indústria de tecnologia, muitos aplicativos fitness só focam nesse lado da equação.

Felizmente, existe algo muito útil que pode facilitar o processo, inclusive, eu mesmo utilizei isso na minha vida. É uma estratégia que eu chamo de extremismo progressivo, na qual se baseia na seguinte ideia:




O Extremismo Progressivo

O maior problema da maioria das dietas e a razão pela qual elas acabam nos engordando é que elas treinam nosso cérebro para antecipar escassez, então, elas nos fazem criar o seguinte pensamento:

Ok! Eu tô sofrendo agora, mas quando essa dieta acabar eu, finalmente, conseguirei entrar naquela roupa ou naquele vestido de noiva”. Enfim, seja o que for eu vou poder comer até não aguentar mais.

Entretanto, este é o problema! Então, em vez de colocar as minhas esperanças em uma dieta que tem prazo de validade eu opto por utilizar o extremismo progressivo.

Funciona assim: Se você quiser mudar seus hábitos alimentares escolha algo que você gostaria de parar de comer usando o seguinte critério.

É algo que você consegue parar de comer sem muito esforço e pelo resto da sua vida. Esse critério é importante!

Porque se você escolher algo que ama e tem dificuldade de parar isto vai durar pouco tempo e você voltará a comer na mesma quantidade ou até mais do que antes.

Portanto, siga este critério para ter uma mudança permanente. No meu caso, quando eu comecei, a primeira coisa que eu cortei da minha vida foi um doce que eu gostava foi quando eu disse:

“Eu nunca mais vou comer isso na minha vida”. Bom: Após isso eu comecei a monitorar todos os comportamentos que acabei decidindo parar de fazer.

Dessa forma cerca de duas semanas depois de ter parado com algo eu pensava: “Poxa isso não foi tão difícil. O que mais eu posso parar de fazer?”

Dessa forma eu escolhi outro comportamento e assim por diante. Aí eu decidi que não queria mais consumir bebidas açucaradas dentro de casa. Eu até poderia consumir fora de casa, mas não dentro.

Maus Hábitos: Os 5 Comportamentos Que Você Deve Evitar
maus hábitos

Maus Hábitos e a Auto Imagem

Essa foi a regra! E com o tempo eu fui acumulando cada vez mais coisas que decidi parar de fazer até chegar num ponto onde eu decidi parar, completamente, de consumir açúcar refinado.

E hoje em dia é algo que eu, simplesmente, não consumo mais. Agora a questão é a seguinte: Muita gente vai olhar pra isso e dizer: “Ah! Parar de comer um certo tipo de doce é fácil!”

Mas aí quando você disse para ela parar de consumir qualquer tipo de açúcar a coisa muda de figura, pois, isto é uma estratégia que precisa ser executada de forma progressiva.

O mais interessante é que quando você aplica isso na sua vida, você acaba usando a sua alta imagem para alavancar a sua força de vontade e auto controle. 

Existem vários estudos mostrando que quando uma pessoa identifica um comportamento como algo que faz parte ou não de quem ela é se torna muito mais fácil resistir a tentações, por exemplo:

Se você for um vegetariano ou um muçulmano ou se você for um judeu ortodoxo você não fica, constantemente, se perguntando se deve ou não comer carne ou tomar cerveja ou não fazer algo que vai contra aquilo que você é.

Você, simplesmente, não faz! Então, se você é um muçulmano devoto você, simplesmente, não bebe cerveja.

Caso você seja vegetariano você não come carne, enfim, você não fica debatendo se pode ou não ou se só dessa vez não terá problema. Isso é uma coisa que você, simplesmente, não negocia.

Em contrapartida, muitas pessoas que fazem dietas ficam tempo todo se questionando coisas como: Será que eu posso comer um pedaço desse bolo ou tomar este sorvete?

O que acontece é que cada vez que elas precisam tomar essas decisões gastam cada vez mais suas reservas de força de vontade. Que diga-se de passagem: É um recurso limitado, pois, o que torna a tarefa de resistir a tentações cada vez mais difícil.




Maus Hábitos

Trate-o Como Algo que Você Não é

Quando você usa a estratégia de extremismo progressivo e trata aquele comportamento como algo que não faz parte de quem você é as coisas caminham de uma forma muito mais fácil.

Só que isso leva tempo, pois, terão certas coisas que você só vai conseguir tirar, completamente, da sua vida depois de anos, pois, isto é um processo.

Enfim, você começa com algo fácil e vai escalando até chegar no comportamento que, hoje, parece impossível de largar. E quanto mais você avança mais a sua identidade é reforçada.

E quanto mais você se vê como um certo tipo de pessoa mais você tende a ser congruente com as ações que esse tipo de pessoa faz.

Nir Eyal

O Poder do Hábito com Charles Duhing

Por incrível que pareça no começo da década de 1900, apenas 7% dos americanos usavam pastas de dente. Entretanto, uma empresa teve uma ideia brilhante de adicionar alguns ingredientes que não mudavam, absolutamente, em nada na limpeza dos dentes.

Apenas dez anos depois o número pulou para incríveis 65%. Enfim, foi-se criado o hábito de escovar os dentes nos americanos.

Um estudo descobriu que apenas 60% de todas as decisões que tomamos, diariamente, são realmente decisões, os outros 40% são hábitos.

Isto quer dizer que quase metade de todas as nossas decisões funcionam em uma espécie de piloto automático.

Em suma, uma maneira que nosso cérebro encontra de economizar energia e garantir a nossa sobrevivência mesmo com tarefas complicadas e que exigem muita concentração.

No comércio, como dirigir, por exemplo, depois de um tempo se torna muito mais simples e requer menos esforço.

Entender o que são os nossos hábitos e como eles funcionam pode ser um fator determinante para mudarmos as nossas vidas.

Basicamente, todos os hábitos podem ser divididos em três partes distintas e interligadas que formam um círculo mais conhecido como loop do hábito. Essas partes são:




Maus Hábitos

Uma deixa, rotina e uma recompensa

A deixa nada mais é do que um gatilho que dispara um sinal no cérebro para começar uma atividade ou uma rotina. Pode ser um local, objeto, sentimento, uma pessoa ou algo que ligue a chave do hábito.

Em seguida, vem a rotina. Uma atividade que é sempre realizada quando você se depara com a deixa e finalmente, depois da rotina vem a recompensa.

Uma espécie de prêmio ou sensação por ter realizado a tarefa, pois, quanto melhor e prazerosa for a recompensa, maior será o desejo de se repetir a rotina e que ficará mais presa na memória.

Reforçando a sua ligação com a deixa e com a recompensa, em outras palavras, maiores serão as chances do hábito se repetir.

Agora você deve estar se perguntando: E quanto a história da pasta de dente? Bom, a empresa apenas entendeu o núcleo do hábito e aplicou os princípios ao produto.

O Núcleo do Hábito

Naquela época as pessoas não viam os dentes amarelados como algo ruim ou indesejado, aliás, eles eram muito comuns.  Foi aí que a empresa formulou a deixa perfeita que criava um forte desejo nos americanos.

Além de reforçar os dentes brancos e brilhantes que ficavam mais bonitos e higiênicos, enfim, o grande motivo do sucesso foi a adição de ingredientes químicos.

Que não deixavam os dentes mais limpos, mas que dava uma sensação refrescante, levemente, ardida na boca.

Pois, foi esta sensação ou recompensa é que ficou, fortemente, associada a limpeza e higiene que garantiu o sucesso da empresa no mercado.

É por isso que toda vez que você está com os dentes sujos você sente falta de frescor na boca e assim pensa em em escovar os dentes.

Um fato curioso aqui. Anos mais tarde outro elemento que não mudava, absolutamente, em nada na limpeza mas foi adicionado apenas para reforçar a sensação de limpeza ao fazer o creme dental espumar na boca.

Você consegue imaginar seus dentes limpos se a pasta não fizesse espuma? Ou, então, se não houvesse aquela sensação refrescante na boca?

Foi, exatamente, por este motivo que eles foram adicionados e reforçar o desejo pelo hábito.

O mais importante de toda essa história é entendermos como os hábitos funcionam para que possamos trazer os conhecimentos para as nossas vidas, tanto para criarmos novos hábitos, quanto para mudar os antigos hábitos indesejáveis.

Maus Hábitos

Forte Conexão entre o Deixa e Recompensa

Vamos dizer que você quer praticar hábitos mais saudáveis, então, você decide que irá caminhar todos os dias. 

Como nós acabamos de ver, o segredo é criar uma forte conexão entre a deixa e a recompensa que são associadas ao hábito.

No caso da deixa você poderia combinar diversos fatores para criar uma deixa bem clara, como um horário específico, objeto e uma determinada atividade antecessora que emite um sinal para o cérebro.

Para criar o grande anseio e realizar a tarefa você deveria associar a rotina a recompensa prazerosa que você terá ao terminar a sua caminhada, como por exemplo:

A sensação de dever cumprido, o bem-estar, a dose de endorfina no corpo, as calorias queimadas ou quem sabe até um prêmio como um pequeno chocolate.

Por isso quem quiser criar um novo hábito não deve focar na rotina, mas sim na forte conexão entre a deixa e a recompensa que estarão associadas ao hábito.




Mudar os Maus Hábitos

Para mudar um hábito a regra de ouro é a mesma. Você vai precisar de uma dose extra de disciplina e força de vontade, pois, vai continuar havendo desejo pela recompensa que está no fim daquele núcleo do hábito.

O grande segredo, entretanto, é continuar atendendo ao desejo, que mantém as mesmas deixas e recompensas mas substitui a rotina.

Vamos supor que você deseja parar de fumar, então, você não pode achar que seu anseio de parar de fumar irá, simplesmente, sumir.

Você deve continuar atendendo ao desejo do corpo, mas de uma forma menos prejudicial à sua saúde. No caso do cigarro,mude a rotina ao sentir a necessidade de fumar.

Encontre outras maneiras que te satisfaça e te dá prazer ou que alivia o stress, em suma, experimente pastilhas de nicotina, algum alimento mais saudável ou pratique atividades físicas.

O importante é fornecer a mesma recompensa de uma outra maneira.

O outro fato muito interessante sobre os hábitos é que alguns deles são capazes de desencadear uma sequência de mudanças positivas em nossas vidas. Eles são conhecidos como hábitos angulares.

É por isso que muitas pessoas que começam a praticar atividades físicas, regularmente, conquistam resultados positivos em outras áreas de suas vidas.

Elas começam a se alimentar melhor e mudam seus hábitos em relação ao sono, diminuem o cigarro, álcool e tem até mudanças no comportamento, se tornando pessoas mais pacientes e dispostas.

Enfim, a razão pela qual o hábito angular funciona é que ele fornece pequenas vitórias, sensações de sucesso e que são mais fáceis de serem atingidas, pois, fazem você acreditar que conquistar a mudança em outras esferas da vida, também, é possível.

E agora que você sabe tudo, que tal revolucionar seus hábitos e transformar a sua vida?

Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.