As Lições Que Todos Os Humanos Devem Aprender
Todos nós temos o que aprender aqui na terra. A filósofa Lúcia Helena Galvão citou algumas lições de vida que devemos aprender, vamos a elas?
Toda ação tem uma reação. Aprender que o Karma não tem intenção punitiva, de se vingar, mas sim de aprendizado, pra corrigir, com intuito de trazer a pessoa de volta para o seu caminho.
Este caminho, a lei, chamamos de Dharma, mas o Karma seria aquilo que nos desvia da estrada, portanto, ele não é punitivo e sim um ato de misericórdia, pois quer nos trazer de volta para casa.
Então, quando não entendemos ou não sabemos que a vida tem lei, Darma e Karma, colocamos a conta no abstrato, que chamamos de acaso e investimos no vitimismo.
Mas se encaramos a lei do karma como provas de vida para as nossas dificuldades, veremos que aquilo serviu para o nosso crescimento.
Lições de Vida: Achar a Si Mesmo
O ser humano tem milhões de vozes na cabeça e dentro destas vozes existe alguma que seja nossa.
O motorista não fica a disposição do carro por que se não o carro leva-o para o buraco, portanto, o ser humano tem que controlar o carro.
Então, você tem uma consciência que é o motorista, mas aqui na terra temos corpo energético, mental, emocional e físico e quando não temos um auto comando, dançamos.
O Paraíso do corpo físico é a lei do menor esforço, ficamos na preguiça, na procrastinação e queremos ficar parado.
O Paraíso do energético é aquele que dispende o mínimo de energia e quer tirar o máximo de energia dos outros para si, é um egoísta! as coisas tem preço e não valor.
Já o Paraíso emocional ele vai fazer da tua vida um melodrama, então você vive colérico, entristecido, apaixonado, enfurecido e etc, é uma oscilação emocional tão grande que não permite a razão.
E o Paraíso mental é o mais concreto, se deixar ele vai querer saber como as coisas funcionam, mas nenhuma transcendência a quem elas podem servir, pra quem são úteis.
Então, podemos usar a inteligência pra escolher dentro de muitas vozes, quem é você.
Portanto, a sua inteligência é sua identidade, pois quem são estas vozes que só quer ler coisas ruins na internet, ficar na cama o dia todo e buscar apenas coisas fúteis no mundo?
Assim, quando você conhece a ti mesmo não é manipulado, pois, a sua base é o seu centro.

Lições de Vida: A Teoria do Centro
Tudo no universo tem o seu centro como os átomos, a roda, o núcleo, galáxia, portanto, em todos os níveis tem uma lógica do centro e em geral quando as coisas correm para o centro encontra um sentido.
Então, por um determinado momento você começa perceber o centro ou fases da vida, do universo, pois precisamos correr pra ele para nos sentirmos protegidos, tem que ter um núcleo, um eixo, para qual nos apeguemos.
Lições de Vida: A Teoria da Responsabilidade
Somos praticantes da síndrome do vitimismo, temos que ser vitima todos os dias, se o outro tem culpa, você nunca vai mudar.
Nada que acontece ao homem que não seja próprio do homem, então, você necessita crescer para chegar o mais próximo do que chamamos do ideal do ser humano.
As falhas que aparece em nossa vida é para vê-las e trabalhá-las para chegar neste IDEAL HUMANO.
Lições de Vida: Teoria do Impacto
A consciência nasce pelo contraste, se o mundo fosse apenas branco não perceberíamos esta cor, pois, só damos conta do branco quando enxergamos o azul do céu.
Por exemplo: E de repente a vida gera contrastes para vermos algo, talvez, esteja soando a “hora de crescer”, ta na hora de passar adiante, então, este contraste é fundamental na nossa vida para crescermos.
Lições de Vida: Compromisso
A única corda que te resgata do meio da tempestade e que evita que você seja arrastado pelas adversidade é o compromisso.
Quando está, intimamente, ligado ao espírito de missão você paga o preço. É um elo de ligação com o futuro, você não deixa cair (exemplo: preguiça) ou perder tempo com bobagem, pois, sempre tem alguém precisando de você, pena que poucas pessoas estão compromissadas com você.
Vontade
Sua concretização. Onde ha vontade, há caminho. Mas ela é capaz de dar uma força de propulsão pra você que não existe caminho pra você que esteja obstruído.
Mas como canalizar a vontade? Existe dois caminhos: No plano mental é identidade, no plano físico é perseverança e constância, sem pressa e sem pausa.
Plano mental: Eu sou humano e vou honrar isto, no plano físico brigando com cada obstáculo que aparece nas nossas vidas, sem pressa, mas sem lentidão, o ritmo garante à vida.
E assim você vence obstáculos e a procrastinação! Essa semente existe dentro de nós.
Lições de Vida: Generosidade como Medida da Estatura Humana
O critério de valor na nossa sociedade é de ter muito, mas os homens que marcaram a humanidade doaram muito, então, como chegamos a este equívoco?
Khalil Gibran dizia que somos um poço de enriquecimento dos dons da vida, então, quanto mais você entrega, mais a vida vai pedir.
Lições de Vida: Unidade como Transformação e Direção
Tudo que estivermos fazendo temos que ter mais harmonia, ser mais íntegro e assim voltamos para a unidade.
Se estou agindo pela unidade estou crescendo, se estou agindo longe da unidade estamos descemos e nos alienamos nas sombras.